domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vasco 9 x 0 América-RJ, 7ª rodada

“Peças, e receberás”

Ontem o Vasco me deu o que pedi de aniversário, uma goleada histórica contra o mequinha, 9 x 0.5

Ok, o América é fraco? é.

Mas o Vasco fez o que outros não fizeram, e além de aplicar o que será  maior goleada do estadual, é a maior do clássico da paz.

O Flamengo ficou em apenas 3 x 1 contra esse mesmo time, e do outro lado, Fluminense e Botafogo enfrentaram um time bem pior que o América, que é a Cabofriense e de goleada só os 5 x 0 do Botafogo.

Portanto, não venham desmerecer.

Agora vamos ser práticos: O time jogou muito bem, não dá nem para eleger o melhor em campo, mas eu destaco o Éder Luís que finalmente fez grande partida. Além da vontade de vencer e da confiança que os jogadores mostraram, taticamente também houve melhoramentos.

O trabalho do Ricardo Gomes começa bem, em duas semanas não dá para dizer que a equipe já têm um padrão tático consistente mas que está mais “arrumado” está. Além disso, o principal que era recuperar o emocional do grupo também foi feito.

Agora, o time tem 11 dias de ralação, para se adaptar ao esquema que Ricardo poderá trabalhar com mais calma. Nesse tempo, também deverá chegar a documentação de Élton, o que dará a Gomes mais um homem de área para trabalhar.

Leandro vai precisar de pelo menos 15 dias para estar em condição de jogo, então deve estar a disposição na segunda rodada da taça Rio.

Após passar esse início de carioca, a obrigação do Vasco é de ganhar a taça Rio, mas não nos esqueçamos que os outros largaram na frente e com justiça são favoritos, NESTE momento.

Por hoje, a ordem é trabalho, mas com muito mais tranquilidade.

O JOGO

Nos primeiros minutos de jogo, o América partiu para cima do Vasco e deu a impressão que criaria dificuldades ao time cruzmaltino. Mero engano. Bastou o primeiro ataque para o Gigante da Colina se impor em campo e abrir o placar. Fagner puxou contra-ataque pela direita e tocou para Eder Luis. O atacante devolveu para o lateral dentro da área. Mesmo se enrolando para dominar a bola, Fagner conseguiu desferir um chute certeiro.1 a 0 Vasco.

O América tentou dar a resposta. Edson arriscou de longe e a bola passou perto. Felipe Adão chegou a assustar em cobrança de falta. Mas era o Vasco que chegava com mais perigo. Eder Luis, que parece ter voltado aos seus bons tempos, recebeu na esquerda e rolou para Felipe na entrada da área. O meia, que disse durante a semana que era mais fácil a estátua do Romário fazer gol do que ele, encheu o pé e contou com a sorte ao ter seu chute desviado em Bruno para ampliar o marcador. Na comemoração, foi abraçado por todos os companheiros.

O Vasco cresceu e o América se intimidou. Voltando ao time após sofrer lesão na mão, Fellipe Bastos chamou a responsabilidade nas cobranças de bola parada de longe. Em uma delas, de quase do meio do campo, o volante mandou uma bomba com a direção certa. Mota fez bonita defesa. No banco, Ricardo Gomes se espantou com o chute. “Ele vai chutar dali mesmo?”, perguntou aos auxiliares, antes da batida

Mota nem teve tempo de comemorar sua boa defesa. Logo em seguida, Ramon sofreu falta perto da área. O próprio lateral bateu com efeito e o goleiro, que pulou para o lado errado, aceitou. Festa dos torcedores do Vasco, que emendaram a comemoração do terceiro com a do quarto gol. Dois minutos após o gol de Ramon, Marcel mandou de cabeça para as redes, após cobrança de escanteio.

Eder Luis continuava a todo vapor e comandava o ataque cruzmaltino. De seus pés, quase saiu o quinto gol, em chute cruzado da entrada da área. Nervoso, o time do América estava atabalhoado em campo. Leandrinho, ao disputar bola com Felipe, acertou o dedo no olho do meia. O jogador cruzmaltino pediu para sair e foi ovacionado pela torcida.

No lugar de Felipe entrou Enrico que, em dois minutos em campo, fez também seu gol. Eder Luis recebeu em velocidade pela direita e cruzou na medida para o meia mandar para as redes e fazer o Vasco sair para o intervalo com a vantagem de cinco gols no placar.

O América voltou para o segundo tempo com Wellington no lugar de Hugo. Nas palavras de Lulinha, o time alvirrubro tinha que se defender e tentar minimizar o vexame. Do lado cruzmaltino, Ricardo Gomes tirou Eder Luis, que sentiu dores na panturrilha, e colocou Caíque.

Se Eder estava inspirado na armação de jogadas, Caíque já chegou mandando a bola para dentro do gol. Em boa troca de passes com Fagner, o atacante recebeu dentro da área e, livre, bateu para as redes. O Vasco seguiu na pressão e a defesa do América cada vez se via mais perdida. Ronan tentou sair com a bola pelo meio da área e entregou nos pés de Ramon, que bateu rasteiro e fez o sétimo.

No tempo técnico para beber água, aos 20 minutos, Lulinha reclamou com seus jogadores sobre a postura ofensiva deles. O treinador do América mandou que seus atletas não saíssem para o ataque. “Quer fazer gol de honra para quê?”, questionou.

Mas não adiantou. O América voltou a falhar na defesa e Fellipe Bastos aproveitou para dar um passe açucarado para Jeferson no meio da área. O meia não perdeu a oportunidade e fez o oitavo do time. Jeferson quase fez o nono, após mais uma falha da defesa alvirrubra que o deixou livre na entrada da área. O chute, porém, foi para fora.

O Vasco seguiu na pressão e chegou a ter os dois zagueiros ao mesmo tempo no ataque. Dedé e Anderson Martins se aventuraram na frente, mas não conseguiram marcar. Quem fez o nono foi Enrico, que recebeu na esquerda, cortou o zagueiro, e mandou para as redes.

A torcida pediu nas arquibancadas o décimo, mas o árbitro Wagner do Santos Rosa, diante da situação, decidiu não dar acréscimo e encerrou a partida segundos antes dos 45.

FICHA TÉCNICA

AMERICA 0 X 9 VASCO

Estádio: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)

Data: 12/02/2011 - sábado
Hora: 19h30min (de Brasília/horário de verão)

Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Assistente nº1: Alexandre Eller (RJ)
Assistente nº2: José Carlos Batista de Arruda (RJ)

Público: 1.255 pagantes
Renda: R$ 23.250,00

Cartões amarelos: Bruno Santos 13'/1ºT (AME), Fellipe Bastos 1'/2ºT (VAS), Ramon 19'/2ºT (VAS)

Gols: Fagner 4'/1ºT (VAS), Felipe 18'/1ºT (VAS), Ramon (falta) 23'/1ºT (VAS), Marcel (cabeça) 24'/1ºT (VAS), Enrico 37'/1ºT (VAS), Caíque 5'/2ºT (VAS), Ramon 18'/2ºT (VAS), Jéferson 24'/2ºT (VAS), Enrico 44'/2ºT (VAS)

AMERICA: Mota; Edson, Luiz Antônio, Ronan, Bruno Santos; Ives, Rodolpho Fukamati (Thiago Panelli 32'/1ºT), Felipe Silva e Leandrinho (Alanzinho 25'/2ºT); Hugo (Wellington, intervalo) e Felipe Adão. Técnico: Lulinha.

VASCO: Fernando Prass [cap]; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Fellipe Bastos, Rômulo, Felipe (Enrico 35'/1ºT) e Jéferson; Eder Luis (Caíque, intervalo) e Marcel (Patric 15'/2ºT). Técnico: Ricardo Gomes.

ESTATÍSTICAS

1

2

3

4

Créditos:

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), NETVASCO (ficha), Fotocom (fotos), O Globo online (foto), Siga Seu Time (estatísticas).

4 comentários:

Manfredi disse...

Muita calma nessa hora... Ganhamos, o time evoluiu, goleamos o América (muito bom), mas temos que trabalhar muito. Acredito no time. Vamos prá cima. Vasco sempre!

Telmo disse...

Moral lá nas alturas, agora é trabalhar muito.

Vascooooooooooooo

saudações

Lair Dias disse...

Mesmo não se levando em conta o time do américa, já se pode afirmar que o time é outro. Nossa postura em campo mudou!

Vamos acreditar!

Abraços

Digo disse...

Ri muito! Essa é do Juan lá de Manaus no SV.
"Esqueceram que o Lula é vascaíno ? Por isso que só fizeram nove, pra ele poder encher a mão de gols do VASCO !!!"

O vasco voltooooouuuuu