sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Reveillon

Todo ano é a mesma coisa; Dia 31 as pessoas esquecem dos problemas, fazem promessas, e juram que o próximo ano será melhor que o último.

Mas na verdade, as 00h01 do dia primeiro de Janeiro, nós continuamos os mesmos, com os mesmos problemas do ano anterior, e nada de verdade muda, a não ser a agenda que ficou velha.

Em primeiro lugar a nossa contagem de “tempo” foi definida a diversos séculos quando inventou-se o calendário cristão, com 365 dias, sendo o dia 01 do mês 01 do ano 01 o mesmo do nascimento de nosso senhor Jesus. Eu e você celebraremos a entrada do ano 2011, mas os judeus por exemplo, já estão no ano 4000-e alguma coisa.

Toda essa noção de “ano” é puramente científica. Uma medida em que nós humanos conseguimos calcular a passagem do “tempo”.

Portanto, nada mágico acontece depois de 23:59, e toda aquela alegria e confraternização nas vinte e três horas e cinquenta e nove minutos daquele dia somem após a tradicional comemoração com Espumante ( Segundo me contaram, “Champagne’ apenas é aplicado a espumantes oriundos da região de “Champagne” na França. Mais ou menos como “Vinho do Porto”. Um vinho por melhor que seja não pode ser chamado “do Porto” a menos que venha da região de “O Porto” no norte de Portugal) e as pessoas não se tornaram melhores, nem piores por causa disso.

Particularmente, a única coisa que vai mudar daqui a algumas horas, é que eu vou ter que jogar minha velha agenda fora, meu carro vai valer um pouco menos, e segunda-feira no trabalho vou ter que devolver um bocado de cheques datados como ‘01/01/2010’.

Mas se você está pensando que o Gabriel é um chato de galochas que não comemora o reveillon, eu peço desculpas. Vão e se divirtam, o mundo precisa desses dias onde as pessoas esquecem de tudo tentam ser felizes, pois outro desses, só “ano que vem”.

3 comentários:

Liso disse...

É Gabriel, os problemas deveriam ficar no ano velho... fazer o que?

Valeu amigos, bom 2011.

Gilberto disse...

Ó...PAÍ...Í...Ó

Um grande AXÉ para os amigos em 2011, porque as os tormentas continuam sempre!

Saravasco

Reinaldo disse...

Nada como ser um negativista por natureza..... Vlw Gabe