domingo, 5 de dezembro de 2010

Acabou

( Post do último jogo logo abaixo)

Agora é certo: 2010 acabou para o Vasco.

A hora é de sentar e discutir o ano, o que foi acertado, o que foi errado, o que pode ser feito para melhorar, o que não se pode deixar acontecer novamente…

É hora de tomar decisões também, o que é mais importante ainda.

Neste ano, tivemos um carioca onde só o 6x0 salvou, uma copa do Brasil que fomos eliminados pelo rebaixado Vitória,e um brasileiro que se poderia ter sido pior, também poderia ser melhor.

Todos os jogos podem ser vistos neste link, para lembrarmos dos bons e maus momentos, mas os números finais são :  69 Jogos, 30 vitórias, 21 Empates e 18 Derrotas.

A artilharia ficou:

11
Dodô

9
Éder Luís, Élton

6
Léo Gago, Nilton

5
Fagner, Philippe Coutinho, Zé Roberto

4
Carlos Alberto, Fumagalli, Thiago Martinelli

3
Magno, Nunes, Rafael Coelho, Ramon

2
Cesinha, Fellipe Bastos, Romulo

1
Allan, Dedé, Ernani, Felipe, Fernando, Max, Renato
Augusto, Tiago, Bruno Paulo.

E é revoltante ver que Dodô jogando basicamente o carioca foi o artilheiro do Vasco no ano.

---

Agora vamos fazer um exercício de imaginação:

Pegamos os seguintes jogos em que o Vasco perdeu pontos bobos e vamos somar na tabela para efeito de comparação:

25/08
Brasileiro
São Paulo-SP

0 x 0

VASCO

09/09
Brasileiro
VASCO

1 x 1

Atlético-MG

12/09
Brasileiro
Palmeiras-SP

0 x 0

VASCO

16/09
Brasileiro
VASCO

1 x 1

Avaí-SC

19/09
Brasileiro
Internacional-RS

1 x 0

VASCO

22/09
Brasileiro
VASCO

2 x 2

Botafogo-RJ

25/09
Brasileiro
Guarani-SP

1 x 0

VASCO

09/10
Brasileiro
VASCO

3 x 3

Grêmio-RS

17/10
Brasileiro
Atlético-GO

2 x 0

VASCO

E nisto só estou contando jogos do segundo turno, (exceto o primeiro) seriam caso todos vencidos, mais 27 pontos, o que nos levaria ( sem contar os pontos perdidos por estes próprios times) a 76 pontos, cinco a mais que o Unimed, que por sinal levantou a taça hoje.

Seria otimismo demais?

Então vamos apenas nos concentrar nas seguintes partidas:

Se vencesse o galo jogando em casa: Mais 2 pontos.

Se vencesse o Avaí em casa: Mais 2 pontos.

Se não tivesse tomado dois gols inclusive um de pênalti contra o Botafogo e vencesse: Mais 2 pontos.

Se vencesse o rebaixado Guarani: Mais 3 pontos.

Se não cedesse o empate ao Grêmio em casa: Mais 2 pontos.

Se tivesse no mínimo empatado com o Atlético-GO

Resultado: 14 pontos a mais na tabela: Quarto lugar, na libertadores.

Esse é o resultado dos moles que o Vasco deu, e eu só levei em conta partidas em que o Vasco deveria ter ganho, ou estava ganhando! O brasileirão é assim, com o perdão da filosofia de boteco; Cada jogo é uma final.

Faltou ao Vasco um atacante, um zagueiro?

faltou concentração, experiência?

Faltou um CT, salários em dia?

Tudo isso. E ainda assim terminamos em décimo-primeiro. isso mostra que o Vasco possui sim uma base para 2011, jogadores de peso como Prass, Ramon,Fágner,Dedé,Zé Roberto, Carlos Alberto,Felipe,e Éder Luís, mas até montar um time de peso possui um longo caminho pela frente, que vai além das quatro linhas.

---

E o primeiro passo é se assegurar que atrasos de salários não aconteçam. Não vou nem dizer que jogador com salário atrasado tire o pé em campo ( apesar de existirem casos), mas no mínimo isso tira o foco dele, o atleta passa a se preocupar com problemas pessoais como suas contas vencidas além dos problemas profissionais, e aí, fica difícil conciliar isso tudo.

O segundo é conseguir um CT a qualquer custo, porque como eu sempre digo : ‘Quem precisa de estrutura é viaduto” mas é inegável que um campo de treinamento propício, em um local de fácil acesso pelos jogadores, com a infra-estrutura necessária, ajuda bastante.

O terceiro é definir a situação de PC. Se for para trocar de treinador, que se faça logo, mas se for para continuar com Gusmão, que lhe deem o material humano e físico para desenvolver o seu melhor trabalho.

Eu não sou um crítico velado de PC, eu inclusive admito que ele teve que trabalhar com situações difíceis como um time jovem, salários atrasados, não ter um CT, principais atletas lesionados…

Portanto, embora algumas vezes eu dispare cobras e lagartos de Paulo César, acho imprescindível que a diretoria tenha respeito e comunhão pelo trabalho do treinador, propiciando-lhe as melhores condições, e que se pense no longo prazo.

Em quarto lugar vem o mais fácil, ou mais difícil que é montar o plantel, e é nesse quesito que eu estou mesmo preocupado;

Entre os problemas do Vasco, o principal é a falta de atacante. E até agora ouve mais conversa sobre quem vai SAIR, do que quem virá, e estes nomes ventilados me deixam de cabelo em pé.

Jael, um desconhecido que acaba de subir com o Bahia, e Marcel, reserva do Santos.

Nada contra os dois, mas um time como o Vasco deve pensar grande, e se estes são os nomes VENTILADOS no Vasco, tenho até medo do que virá.

As vezes este tipo de jogador até explode em um time grande, ( caso por exemplo de Dedé, Prass, Fágner e Ramon) mas é muito difícil, e pelo menos no ataque, principal carência do time, a diretoria deveria fazer um esforço e trazer um nome que dê resultado, e não vários desconhecidos que quase nunca funcionam.

---

Mas aí, já veio Rodrigo Caetano limar qualquer esperança do vascaíno com aquele discurso do “pé no chão”, porque não se pode “deixar de cumprir com as obrigações”, como se o Vasco HOJE estivesse em dia com elas!

É lógico que eu não quero ver um nome de peso fazendo corpo mole porque está com seus salários atrasados, mas será que ao invés de ter um goleiro do nível de Tiago na reserva, ou pagar salários a jogadores que nem atuam pelo clube, o Vasco não podia direcionar estes recursos para esta finalidade? É questão de dar prioridade as maiores importâncias primeiro.

---

Por fim, vale a pena fazer algumas considerações gerais sobre o ano:

  • Prass se tornou o primeiro jogador Vascaíno a fazer TODOS os jogos pelo clube no Brasileirão. Um resultado a altura de nosso arqueiro.
  • Conca fez o mesmo pelo unimed, enquanto Carlos Alberto fez 22 partidas no ano todo.
  • E o Vasco nem deu muita bola pra saída dele em 2008. Não quero polemizar, até porque todos sabem que eu sou o primeiro a defender o C.A, mas que é verdade é. Se o Vasco tinha alguma dívida com o Carlos Alberto, acho que ela está sanada, como bem disse nosso amigo Léo.
  • O título da Unimed, por sinal, foi justo dentro de campo, mas, não é que tenha sido vitória do Anti-Futebol, porém foi uma vitória do dinheiro sobre ele. Ficou provado mais uma vez, que no Brasil, basta investir pesado que suas chances de título são enormes.
  • E isso mostra justamente a falta que faz um parceiro ao Vasco, se não se pode contar nem com o dinheiro da Eletrobrás, imagina que ela bancasse algum atleta!
  • A rodada final inclusive teve tudo para o Fluminense; Corinthians e Cruzeiro abriram as pernas.
  • Caíram quatro times pequenos; Vitória,Prudente,Guarani e Goiás, e subiram dois campeões brasileiros: Coritiba e Bahia.
  • O rebaixamento do Vitória mostra inclusive, que disputar a final da CB é ruim, rebaixado este ano, e antes dele o Sport fez o mesmo.
  • O caminho mais fácil para a libertadores deixou de ser a CB, agora é a Sul-Americana.

Acabou o milho, acabou a pipoca. Encerra-se assim um ano de mais baixos que altos para o Vasco.

“Mas o que teve ele de bom?” perguntam-se vocês.

De bom, o fato que subimos sem correr riscos de cair de novo, terminar na frente do Urubu, ver o Guaraní do Vágner Mancini rebaixado,renovar com Caetano, e ter ganho um pouco mais de experiência com os jovens valores que, quem sabe, amanhã darão retorno?

Não foi um desastre, mas ano que vem, eu quero títulos.

---

 

Eu fico por aqui, peço que vocês tenham o mesmo carinho de sempre pelo Blog nesse período de pouco do que falar que entraremos agora, e não pensem que o “Palavra” vai tirar férias.

Agradeço muito pelo carinho me dado neste primeiro “ano” na frente do blog, pelo menos o primeiro campeonato, desculpem se cometi muitas falhas, mas eu garanto que ao contrário do Jéferson Silva,estou sempre tentando acertar em cheio!  Smiley de boca aberta

E um agradecimento especial ao meu amigo, Vinícius, que proporcionou isso.

Um caloroso abraço,

Gabriel

9 comentários:

Fabinho disse...

É Gabriel e amigos, acabou o milho e a pipoca. De bom nesse 2010, apenas nossa colocação na frente da mulambada. Agora é esperar pelas novidades de 2011.

Bem que poderia começar com a dispensa do PC!

Abraços

Vasconcellos disse...

Passamos praticamente a temporada sem o homem gol, vejam que absurdo: O Dodô é o nosso artilheiro em 2010 e depois vem o Elton. Durma com um barulho desses.

Saudações e que 2011 seja bom para São Janú

Ruy disse...

Depois de mais um ano de fracassos, essa nossa diretoria precisa dar um jeito de blindar o Dedé, pois depois dessa campanha ele será assediado por todos. Atenção diretoria....

Será que em 2011, o Bob irá cumprir as promessas? Eu acho que não!

Abraços

Lair Dias disse...

Ontem foi feita a justiça com o Dedé, na despedida da temporada ele deixou a sua marca. Parabéns ao Dedé!

Valeu Gabriel pela dedicação!

Ansioso por 2011!

Abraços a todos

Digo disse...

Eu não consigo mais ouvir o blá-blá-blá desse PC.

Pô Gabriel, dá a maior raiva quando penso nos pontos bobos que entregamos.

Telmo disse...

Dessa vez não terminamo o ano como o pior dos cariocas. Muita coisa precisa melhorar a começar pelo técnico.

Boa Gabriel, estaremos sempre aqui!

saudações por um 2011 melhor

Digo disse...

Dá-lhe Dedé..........
Dá-lhe Dedé..........
Dá-lhe Dedé..........
Dá-lhe Dedé..........
Dá-lhe Dedé..........

Manfredi disse...

Coisas do Vasco..... E o Conca era nosso!

Parabéns Gabriel pela dedicação ao blog!

abraços

Digo disse...

Aê Eder Luis.... Parabéns pelo prêmio