domingo, 31 de julho de 2011

Vasco 2 x 0 São Paulo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

 

Uma vitória é sempre uma vitória. E como já dizia aqui, vencer o São Paulo e o Santos colocaria o Vasco de volta na zona da briga pelo caneco.

Bom, uma parte está feita. Na tarde de hoje, o gigante da colina não apresentou um futebol tão grande, mas foi letal.

Conhecedor de uma parte do elenco São Paulino, monsieur Gomes optou por Jumar na grelha inicial no lugar de Felipe. De início não deu certo, os primeiros 25 minutos foram uma verdadeira artilharia paulista para a meta defendida por Fernando Prass que salvou pelo menos três.

A partir daí o Vasco encontrou a marcação e Julinho não era driblado tão facilmente pelo ensaboado Piris. A proposta de jogo continuou a mesma; apostar nos contra ataques para matar o São Paulo, mas ao ter a posse da bola já não era rifada e os jogadores de branco não achavam mais espaços.

O Segundo tempo veio com Felipe no lugar de Juninho, e o medo de que o gol paulista fosse questão de tempo era claro; Rivaldo já havia acertado um belo voleio, Dagoberto sofrido um pênalti não assinalado ( como também não puniu o Lucas pelo pontapé no vascaíno), Piris perdido na cara do gol…

Só que FINALMENTE, a estratégia do Ricardo Gomes funcionou, e o mesmo Lucas perdeu uma bola no ataque logo aos 7 minutos, ( numa linda roubada de Dedé) e o Vasco acertou um contra ataque de cinema; três toques na bola e Éder Luís fuzilou no canto de Rogério Ceni, com direito a toque na trave e tudo.

Vencendo, o Vasco tinha uma posse de bola melhor, errava menos passes e valorizava cada minuto com ela. Coisa que não acontecia antes, e era o principal motivo da nossa discordância com a estratégia de Gomes. Bastou tocar a bola no ataque, dando menos tempo ao adversário com a bola nos pés, que o Vasco praticamente dominou. Não é exagero, basta ver que acabamos com 49.63% de posse de bola, apesar do amplo domínio do São Paulo até os 30 do primeiro tempo.

O esquema defensivo se mostrou sólido, e não houve brechas, tanto que no segundo tempo, Fernando Prass trabalhou muito pouco. O São Paulo fazia firula, ciscava, mas nada produzia.

E o veneno se mostrou deveras peçonhento, no apagar das luzes, veio o prêmio; Em jogada que contou com um belo toque de calcanhar de Diego Souza, o voluntarioso Jumar achou Felipe na área, e o maestro colocou a pelota longe do alcance do guarda-redes sósia do Luciano Huck com enorme “catigoria”.

E foi assim meus amigos; longe de mostrar um futebol bonito (Basta ver os números do jogo nas tabelas abaixo), o Vasco foi eficiente,e o campeão é aquele que têm mais pontos no final.Se der para jogar bonito tudo bem, senão o negócio é vencer feio.

Só quero saber quando o Vasco vai mostrar essa eficiência toda em casa, porque senão vamos entrar em um círculo vicioso; A torcida não vai ao estádio porque o time não empolga, aí vão reclamar que a torcida não foi, só que se ela for o time sente a pressão e não joga bem, aí não empolga…

Mas o que importa é que o Vasco permaneceu em quinto, só que a diferença para o primeiro caiu para quatro pontos, e pela derrota do Santos hoje contra o patético-PR, vejo que dá para enfiar mais uma no time da baixada, e entrar no G-4 de vez.

Vasco 2 x 0 São Paulo

 

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 0 X 2 VASCO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 31 de julho de 2011, domingo
Hora: 16 horas (de Brasília)
Renda: R$ 590.578,00
Público: 23.369 pagantes
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Angelo Rudimar Bechi (ambos de SC)
Cartões amarelos: Julinho e Jumar (Vasco)

Gols: Eder Luís 6'/2ºT (0-1) e Felipe 47'/2ºT (0-2)

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Piris (Marlos 18'/2ºT), Xandão (Henrique Miranda 36'/1ºT), Rhodolfo e Luiz Eduardo; Jean, Wellington, Carlinhos e Rivaldo (Fernandinho 34'/2ºT); Lucas e Dagoberto - Técnico: Adilson Batista.

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Julinho (Eduardo Costa 29'/2ºT); Rômulo, Jumar, Juninho (Felipe - Intervalo) e Diego Souza; Eder Luís (Leandro 29'/2ºT) e Alecsandro - Técnico: Ricardo Gomes.

image

A Palavra do convidado: Léo

São Paulo 0 x 2 Vasco – reencontro de Ricardo Gomes com seu ex-clube.

Pois é Meus Amigos. Belíssima, convincente, excelente, perfeita atuação do Vasco. Não Amigos, quem falar que existem 02 Vascos, não estará exagerando. Hoje, a atuação de gala foi do Vasco que atua longe de seus domínios.

O Vasco entrou em campo pressionado pela vitória, pois os times logo acima na tabela, venceram seus jogos no sábado.

Jogando em casa, o São Paulo começou pressionando e nos primeiros 10 minutos de jogo, Fernando Prass já havia feito 03 defesas sensacionais, como no voleio do velho Rivaldo. Ao Vasco apenas uma conclusão, numa falta de longe e sem perigo do Juninho Pernambucano

Aos 14, um lance no mínimo polemico. Jumar sofre falta no campo do São Paulo, fica caído em campo, o jogo continua e o atacante São Paulino fica cara a cara com o goleiro vascaíno, que faz belíssima defesa. E o tal Flair Play que é exaustivamente pregado? Por que o árbitro não parou o jogo? E se acontece o gol? Aliás, o árbitro puniu o Julinho com amarelo, mas fingiu que não viu o Lucas dar um pontapé criminoso no jogador vascaíno.

Aos 25 Dagoberto quase marca, para, em seguida, o bom atacante Tiririca, cara a cara com Rogério Ceni, isolar uma bola fácil. Dos 25 aos 45 do primeiro tempo, não aconteceu mais absolutamente nada no primeiro tempo.

O segundo tempo começou como no primeiro. Pressão total do São Paulo nos primeiros 05 minutos. Ao Vasco, caberia encaixar um contra-ataque para tentar marcar. E ele veio numa roubada espetacular do Dede que fez a bola chegar no Diego Souza que deixou Eder Luís de frente para Rogerio Ceni. Desta vez, o atacante fuzilou não dando qualquer chance para o bom e velho arqueiro.

Com o gol, o Vasco dominou completamente a partida. Notem que desta vez, o time não recuou, pelo contrario, soube tocar a bola, agiu com malandragem, claro, além da velha categoria, e, enquanto a torcida São Paulina vibrava, a cada gol do Avaí frente ao Timão, nosso time sobrava em campo.

O juiz até tentou ajudar o São Paulo, acrescentando 04 minutos além do regulamento, mas, como premio, o Vasco consolidou a vitória num lindo gol do bom, excelente e velho Felipe.

Sensacional, o Vasco mais uma vez, longe de casa, deixa uma excelente impressão que vai sim, brigar pelo titulo.

Se atuar assim na próxima quarta-feira, não tem para os meninos do Santos. Vai dar Vasco novamente.

Abraços, ótima semana para todos.

Rumo ao título.

Fontes: Texto Globo.com/Vídeo Youtube/ Fotos site oficial do Vasco/ Troféu Netvasco.com.br/ Estatísticas IG

10 comentários:

Manfredi disse...

Ah, aqueles pontinhos do Bahia e Figueirense........

Vascoooooooooooo

abs

Liso disse...

A defesa do Santos anda mesmo uma gracinha, pena que o jogo vai ser em São Janú.

Estamos chegando!!!!!!

abs

Paulo da Cancela disse...

Isso mesmo, temos 2 vascos e esse trauma de São Januário precisa acabar! Ontem jogamos para o resultado, levamos sustos principalmente nos 15 minutos iniciais e aproveitamos a chance do contra-ataque. Ontem o esquema do RG deu certo!

Sds

Vasconcellos disse...

Bela vitória ontem, precisamos passar pelo Santos e acabar de vez com esse ranço lá da Colina, a torcida precisará se comportar como no jogo contra o Bahia.

Gostei da entrada do Jumar! Pena o cartão do Julinho.

Vamos vascão!

Carla Lia disse...

3 importantes pontos para o nosso Vasco. A entrada do Jumar deu segurança a nossa defesa. Excelente partida ele fez ontem.

Muita concentração contra o Santos, acho que dá para garantirmos mais 3 pontinhos.

Boa semana a todos.

Abraços

Digo disse...

Nem brinca Manfredi, aqueles pontos???? Estamos a 4 do lider e chegando. Com os pontos do Bahia já estaríamos ao lado da favelada!

sds

Lair Dias disse...

Amigos, além da excelente partida do Jumar, o que também me chamou a atenção foi que dessa vez soubemos valorizar a posse de bola. Temos que nos impor contra o Santos. A torcida irá fazer a parte dela e o nosso time precisa ter a tranqüilidade suficiente para garantirmos nossa boa posição na tabela de classificação.

Saudações

Lenon disse...

Mandamos bem, é não é a toa que temos 3 na seleção da rodada (Prass, Dedé e Jumar)


Olha o Vasco aí gente!

Zé Julio disse...

Nosso 2o gol foi um golaço. Calcanhar, tabela e finalização. Jumar jogou muito bem.

Dedé cada dia mais seguro.

abs

Murilo disse...

Que a eleição corra na PAZ e que nada possa tirar a concentração do próximo jogo.

amigo Léo - Ontem falei aqui em casa: temos dois Vascos! Na mosca amigo!

Saudações