domingo, 24 de julho de 2011

Vasco 2 x 1 Atlético-MG, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro

 

No Ipatingão, que possui o gramado tão ruim quanto o de Volta Redonda, quase se repetiu a máxima “nem sempre o melhor vence”.

Quase.

Aos 46 do segundo tempo, Diego Souza fez aquilo que Alecsandro não conseguiu; converter uma penalidade.

Mas apenas para fazer justiça no placar, porque o Vasco foi o melhor do jogo, sem sombra de dúvida, apesar de repetir a sina de se encolher quando sai na frente.

No primeiro tempo nada que valha a pena destacar: As melhores chances de gol foram chutes de longe ou bolas paradas até que em cruzamento de Julinho ( que surpreendeu; por ser escalado em cima da hora, e ter jogado bem) Diego Souza que já vinha sendo o melhor do Vasco abriu o placar em bela cabeçada.

Então, como de costume, o Vasco se fechou e tomou o gol. Óbvio. Mesmo enfrentando o fraco time atleticano, essa sina maldita do Vasco novamente quase custa o resultado.

A gente cansa de bater na mesma tecla: “A melhor defesa é o ataque”, “enquanto o time possuir a bola, o adversário não marca”, “o time melhor tem que pressionar…”

Mas isso não entra na cabeça de Ricardo Gomes nem por um decreto!

Resultado: O Galo que não tinha a perder, jogando em casa, foi para cima com tudo, e de tanto arriscar encontrou o gol, em bela jogada de Magno Alves que recebeu um toque de calcanhar e fuzilou na meta de Prass.

Então, o Vasco acordou e passou a ocupar o campo do Atlético, e adivinha só? mandou no jogo.

Embora o galo conseguisse os contra-ataques, era na base da transpiração, e a bola do Vasco teimava em não entrar: Duas bolas na trave ( sendo uma que no mínimo levanta a questão do auxílio eletrônico na marcação de gol), e um pênalti perdido e mal marcado.

Mas não é só de críticas que se trata esse texto: Eu bato palmas para não só a atuação do Diego Souza, mas também para sua disposição.

Acho que a qualidade dele ninguém discute. O problema dele ou era físico, ou de posicionamento ( embora eu pense que ele atuou na mesmíssima posição) ou motivacional. E claro, enfrentar o ex-clube é sempre um motivo de esforço a mais.

Só esperamos que essa motivação que ele demonstrou ao longo da semana treinando em dobro, e que mostrou no campo hoje, não tenha sido fogo de palha, porque quando o Diego quer, é o melhor em campo.

Também gostei da atuação de Julinho. Surpreendeu ao ser escalado momentos antes do jogo e não se fez de rogado: Mostrou habilidade com ela nos pés e fez um cruzamento certeiro na cabeça de Diego no lance do gol. Se Ricardo Gomes acha que ele não pode jogar na lateral, está desperdiçando um jogador criativo a mais em campo.

Inexplicavelmente! Ramon e Fágner sempre foram muito mais ofensivos que defensivos e eram titulares absolutos. Allan que foi eu queridinho na lateral direita é igualmente fraco na marcação. Portanto, não vejo por que Julinho não possa se adaptar a jogar um pouco mais recuado em ordem de segurar uma vaga no time titular. Em um time que se joga com dois volantes, nada se justifica a ausência de um lateral ofensivo.

A partir da segunda etapa do segundo tempo, o Atlético desesperadamente saia com tudo, Renan oliveira e Magno Alves eram os principais perigos ao Vasco, e justiça seja feita, em um contra-ataque, Bernardo que entrou bem no jogo levou um carrinho na entrada da área, e o árbitro errou pela segunda vez ao marcar pênalti.

Diego Souza cobrou, tá no saco, e eu quero mais que o Atlético se exploda! Vai reclamar com o árbitro, federação, com a Dilma, o Jack Bauer ou a puta que os pariu!

É muito bem-feito! ou ninguém se lembra daquela vergonha de arbitragem em São Januário ano passado? O mundo dá voltas, e se hoje você rouba, amanhã pode ser roubado.

Estamos em quarto que é o que interessa!

Se jogando feio o Vasco está assim, imagina quando o time deslanchar e jogar tudo que sabe!

PS: Eduardo Costa que para mim, não fez boa partida saiu putinho. Atirou uma garrafa de água no chão e fez cara de mau.

Só que ao ser perguntado sobre isso, monsieur Gomes humilhou: “Se tratando de Eduardo é de se esperar isso. Eu não quero saber se ele vai reclamar ou não. Vai ter de sair. Ele é um guerreiro e conheço ele de trás para frente. Sei que ele quer ganhar. Isso são coisas do futebol”

Diga-se de passagem, hoje eu escolho o Rômulo duas vezes antes de Eduardo. Nunca pensei que fosse dizer isso.

Vasco 2 x 1 Patético-MG

FICHA TÉCNICA

PATÉTICO-MG 1 X 2 VASCO

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 24 de julho de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Moisés de Souza (PR) e Anderson Coelho (SP)
Público: 16.100 pagantes
Renda: R$ 71.977,50

Cartões amarelos: Patric, Serginho, Guilherme Santos, Leonardo Silva, Réver (Atlético-MG); Anderson Martins, Eduardo Costa e Elton (Vasco)
Cartão vermelho: Leonardo Silva(Atlético-MG)

Gols: ATLÉTICO-MG: Magno Alves, aos 41 minutos do primeiro tempo
VASCO: Diego Souza, aos 17 minutos do primeiro tempo e aos 45 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG: Giovanni; Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Patric, Serginho, Caio (Renan Oliveira), Daniel Carvalho (Mancini) e Guilherme Santos; Magno Alves e Jonatas Obina (Neto Berola)
Técnico: Dorival Júnior

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa (Jumar), Julinho (Bernardo) e Diego Souza; Eder Luís e Alecsandro (Elton)
Técnico: Ricardo Gomes

image

 

A Palavra do Convidado: Léo

Vasco 2 x 1 Atlético Mineiro – Reencontro de Diego Souza com o ex-clube e com o ex-vascaíno Dorival Junior.

Pois é Meus Amigos. Primeiramente, quero ressaltar que foi uma linda vitória, que veio, somente no finalzinho do jogo, no apagar das luzes. Seria, o empate, uma das maiores injustiças que o futebol costuma pregar no time que joga melhor.

O Jogo começou num ritmo alucinante, afinal, o Galo precisava a todo custo da vitória. Fernando Prass teve muito trabalho nos primeiros 10 minutos. Achei meio arriscado poupar o Juninho quando já estávamos sem o Felipe, mas o jogo mostrou que o Julinho veio sim para brigar pela posição de titular, pois fez uma apresentação brilhante.

Outro grande destaque foi o Diego Souza. O banco de reservas fez muito bem para ele que voltou voando, deus dribles desconcertantes, passes milimétricos e fez os 02 gols do Vasco. Uma atuação pra lá de perfeita. E olha que teve sabor dobrado para ele, pois, após ser vaiado pela torcida atleticana, saiu consagrado do jogo.

O Galo teve mais domínio de bola no primeiro tempo, mas foi o Vasco quem saiu na frente, após um cruzamento perfeito de perna canhota do Julinho, em que Diego Souza cabeceou no meio de 03 zagueiros adversários. Teria sido ótimo se o 1 x 0 tivesse durado até o intervalo, porém, num lance de bobeira da zaga vascaína, o velho Magno Alves fez um belo gol, dando números finais a primeira etapa.

O Vasco voltou elétrico para o segundo tempo, parecia aquele Vasco da Copa do Brasil, dominando totalmente o adversário, não tomando conhecimento do fator campo. Foram pelo menos 04 chances claras de gol. Numa delas, a bola entrou. Lance polemico, difícil, pois, tudo aconteceu muito rápido. O único que poderia atestar o gol seria o bandeirinha, mas, como ele ficou imóvel, o juiz não confirmou o gol. Pelo que vi e revi, a bola entrou, mas, longe de querer culpar a arbitragem, foi realmente um lance de difícil interpretação, pela rapidez com que aconteceu.

O gol vascaíno era questão de tempo, pois o Vasco atuava de maneira perfeita. Num lance polemico, o juiz marcou pênalti quando a bola bateu no ombro do zagueiro atleticano. Outro lance de dificílima interpretação. O Vasco poderia ter matado o jogo, mas, com síndrome de seleção brasileira, Alecsandro bateu e o goleiro defendeu.

A partir deste momento, o jogo caiu um pouco, houve aquele desgaste natural, mas, a entrada do Bernardo simplesmente incendiou o Vascão, Ele foi a peça principal na virada do Vasco. Num contra-ataque fulminante, Bernardo sofreu penalidade na grande área, aí sim, pênalti incontestável. Os jogadores atleticanos até tentaram convencer o árbitro que a falta havia sido fora da área. Desta feita porém, a cobrança foi perfeita, pobre do goleiro atleticano, nem houve tempo de se mexer.

Uma atuação de gala. Estamos no páreo meus Amigos. Aproveitando que os times que estavam acima na tabela tropeçaram, pulamos para o quarto lugar, o tal G-4 e o objetivo é mesmo o primeiríssimo.

Bela dor de cabeça para o Ricardo Gomes que terá várias dúvidas, digo, ótimas dúvidas para o próximo jogo.

Justiça seja feita. Uma Vitória com V Maiúsculo.

Abraços e uma excelente semana pato todos.

17 comentários:

Léo disse...

Gabriel.

Sabe que eu nem tinhs pensado nisso. O Julinho atuou muito bem no meio e pode sim ser aproveitado nos próximos jogos, mesmo porque, Felipe e Juninho Pernambucano serao constantemente poupados.

Rumo ao título.

Ps. Mico da rodada. O urubu desprezou o adversário e quase perdeu em casa.

Paulo da Cancela disse...

Realmente foi ma vitória com V maiúsculo. Para não se perder o costume, tivemos que passar por mais um susto, quando recuamos. Muita velocidade, só que no passe final, o erro de sempre, isso já estava me deixando nervoso.

Muito bem o Diego Souza, calou a torcida atleticana.

Ainda estou na duvida se aquela bola realmente não entrou.

Os resultados da rodada, foram excelentes para o nosso Vasco.

abraços

Digo disse...

Depois do susto é G4.....

Vassscoooooooooooo

Gabriel Gago disse...

Ninguém vai poder dizer com certeza se a bola entrou ou não.

no replay da globo 10% da bola está em cima da linha, e para ser gol ter que ser 100%.

Só que o replay da globo mostra a linha de fundo em perspectiva, na diagonal.
Então certeza mesmo não dá para ter.

Por isso que no mínimo, tinha que ser usado um recurso eletrônico para tirar a dúvida.
Já que a FIFA não permite recursos de replay, no mínimo deveria autorizar o microchip na bola, coisa que não ia prejudicar ninguém, pelo contrário.

Já vimos bolas que entraram mais e o juiz não deu, bem como bolas que entraram menos e deram o gol.

Lenon disse...

Diego e Julinho comeram a bola. show! Esse Julinho precisa ser aproveitado.

sds

Lair Dias disse...

Pois é amigos, quase que hoje acontecia mais uma injustiça no futebol, não merecíamos sair de Ipatinga sem os 3 pontos.

O Ricardo Gomes, não deveria ter tirado o Julinho, deveria ter tirado o Marcio Careca e deslocado o Julinho para a esquerda.

Abs

Ruy disse...

E a bola entrou? Na minha opinião ela entrou sim. Não tirei essa conclusão pelo quique dela na linha e sim pelo trajeto. Quando ela bateu na linha ela subiu por dentro do gol, pegou efeito e saiu. Apenas a marca da linha, não consegue comprovar nada. Chip já!

G4 Vascão.

Boa partida do Julinho.

abs

Manfredi disse...

Isso aí Ruy, também tive essa sensação!

Bela estréia do Julinho. Nosso segundo tempo, dessa vez, foi impecável. Se melhorarmos os passes, só vai dar Vascão.

G4 rumo a ponta!

abs

Carla Lia disse...

Parece que o banco fez bem ao D. Souza. Parabéns pela atuação.

Sou também a favor do aproveitamento do Julinho pela esquerda, Marcio Careca continua em má fase. Mais uma vez levamos o gol nas costas dele.

Também fiquei preocupada ao final do primeiro tempo, achei que iríamos voltar para o 2o na maior retranca.

Temos que passar pelo Bahia, aí sim nosso time embala.

Boa semana a todos.

Digo disse...

hehehehe é G4 e Dedé na seleção. Estamos em festa!

abs

Léo disse...

Maravilha Digo.

Dedé já é seleção há muito tempo. Vai valorizar ainda mais e dificilmente o Vasco conseguirá segurá-lo na próxima janela européia.

Realmente ficou difícil para a arbitragem validar aquele gol. No fim, justiça foi feita.

Carla, se passarmos pelo Bahia, poderemos até assumir a vice liderança, caso São Paulo e Flamengo tropecem novamente. Há 03 rodadas, estávamos há 13 pontos do lider. Na próxima poderemos ficar há apenas 05.

Runo ao título,

Rumo ao título.

Liso disse...

Meu Deus, vcs viram o que aconteceu com o nosso jogador na taça BH? Crime, esse goleiro tinha que ser preso e processado pela diretoria do Vasco. Que cena chocante!

Só dá Dedé, parabéns!

sds

Murilo disse...

Liso, eu acabei de ver. É caso de prisão em flagrante, covardia e tentativa de aleijar o companheiro de profissão. Tinha que ser banido do Futebol, esse goleiro deve ser discípulo do Bruno urubu.

Valeu Mano, já estava na hora do Dedé, agora ele vale mais uns 30%.

Abs

Kiko disse...

Acaba de passar no Sportv a violenta agressão sofrida pelo nosso volante Elivélton. Foi um golpe de karate pelas costas, revoltante. Prisão é pouco.

abs

Carla Lia disse...

Que cena triste, estou chocada. Rezarei pela saúde do Elivélton.

Lair Dias disse...

Não me lembro de ter visto cena tão covarde e violenta no futebol.

Que Deus proteja nosso jovem atleta!


Ao Dedé, boa sorte na seleção, merecidos parabéns.

abraços

Vasconcellos disse...

BELEZA DEDÉ, BELEZA VASCÃO NO G4, BELA ESTRÉIA JULINHO.

SOBRE O ATAQUE SOFRIDO PELO ELIVELTON FOI TENTATIVA DE HOMICÍDIO, ASSIM É QUE EU FARIA UM REGISTRO NA DELEGACIA!

SDS