sexta-feira, 24 de junho de 2011

Velho pai

 

Olá meus amigos, como passaram esse feriado? Espero que bem!

A euforia pela conquista da tão sonhada copa do Brasil já passou, e nos permitimos agora sonhar com voos mais altos.

Se a Cb foi possível, o brasileirão também é, sem demagogia. Não quer dizer que vá ser fácil, nunca é, para ninguém, mas essa conquista nos permite colocar o gigante da colina no hall de favoritos ao caneco ao lado de Santos, Cruzeiro, São Paulo…

Mas se o início foi fantástico- duas vitórias com a equipe B- os dois últimos jogos nos deixaram chateados.

Em ambos o Vasco saiu na frente e cochilou, em falhas defensivas os adversários conseguiram empatar a partida no fim e nos roubaram quatro preciosos pontos. Pontos que ao final do campeonato podem valer o título, pois ao Vasco esse campeonato só vale para isso: Título. Pois vaga na libertadores já temos e não acredito em nenhum perigo de rondar a zona da degola. Então se é para jogar sério, o objetivo deve ser esse.

Para tanto, contamos com uma bela equipe que ainda nem atingiu a maturidade já que fomos campeões com um elenco que mal havia se recuperado do pior início de carioca de sua história.

Mas nem tudo são flores. Já dissemos isso aqui antes, e volto a repetir: Um bom time. Não um bom elenco.

O Fluminense foi campeão em 2010 por ter um bom elenco, além de um bom time. Pelo menos dois jogadores para cada posição em condições de ser titular.

Eu brinco que ser meio campo do Vasco hoje é uma profissão ingrata; Diego Souza, Felipe, Bernardo, Rômulo, Eduardo Costa, Juninho, Jéferson, Fellipe…( Chaparro, Enrico, Jumar…)

Mas não podemos dizer o mesmo das outras áreas: Na zaga Dedé e Anderson são vertiginosamente superiores ao resto, e quando precisamos dos reservas… deu no que deu. Claro que Cesinha não vai ficar lesionado para sempre, mas ele próprio não é grande coisa.

No gol, Fernando Prass não tem uma sombra a sua altura. Felizmente nunca precisamos dela, mas vai que…

E no ataque, embora Elton seja uma beleza de reserva para Alecsandro hoje, o mesmo não pode ser dito de Leandro que nem de longe rende o mesmo de Éder luís ( Comparação covarde)

Sim, Bernardo e Diego Souza sabem jogar no ataque. Mas rendem o mesmo? As piores partidas de Diego no Vasco foram quando RG escalou-o na frente, e Bernardo não pode fazer o papel de Éder porque sua característica é completamente diferente, o garoto é um autêntico camisa 10, dono de passe e habilidade refinada, mas não reconhecido por sua velocidade.

Mas porque a esta altura estou falando isso?

Porque hoje me dei conta que Élder Granja ainda é jogador do Vasco. E se tem contrato, recebe. Neste caso para comer e dormir. E Misael? Fernando? Enrico? Caíque?

Diretoria, já estamos em Junho, quase Julho. Tivemos seis meses para avaliar todo o elenco, e acho que a essa altura, todos nós sabemos quem é dispensável.

É aí que entra o tal ‘Planejamento” que aqui no blog gostamos tanto. O Vasco não anda exatamente nadando em dinheiro, portanto é preciso equilibrar a folha salarial, enxugar o dispensável para que seja possível agregar um novo jogador que efetivamente contribua para o elenco.

No brasileirão é preciso ter um elenco grande, capaz de suprir as inevitáveis lesões, desfalques, convocações, e as vezes até transferências. Mas um número grande não é garantia que não haverá queda de qualidade, é preciso qualidade também na reserva.

Portanto, ao meu ver o Vasco pode tranquilamente trocar dois meias por um zagueiro, no mínimo. Além disso, um substituto para Leandro caso esse não resolva jogar alguma coisa no Vasco.

Não é preciso muito, mas é preciso consciência e criatividade. O Vasco não precisa brincar seis meses, pode muito bem brigar pela conquista desse campeonato, porque tem time para tal. Só precisa de dois ou três reforços para brigar de igual para igual com os favoritos.

Com a Copa América chegando e logo após o mundial sub-20, o Vasco perde Allan sim, mas os adversários muito mais.

Só o Santos pode ficar dois meses sem Neymar, Ganso e Elano, para seleção, e Alex Sandro e Danilo para a sub-20.

No São Paulo, Lucas na principal, Casemiro e Bruno Uvini na sub-20.

Assim como Cruzeiro, e por aí vai.

Ou seja, os outros postulantes a título vão perder muito mais que o Vasco, que no mínimo tem Fágner para cobrir o polivalente Allan.

É preciso aproveitar!

…/+/…

Com o dia da reestreia do reizinho chegando, Monsieur Gomes vai quebrando a cabeça para montar o novo esquema sem perder o corpo que o time tomou.

Com Juninho chegando para ser segundo volante, as bolas da vez são Rômulo e Eduardo Costa. Um vem surpreendendo muita gente, inclusive a mim e goza do prestígio do treinador. O outro é atleta de seleção, experiente e desempenhou um papel fundamental na reta final da vitoriosa campanha da Copa do Brasil.

Mas com um meio campo com Felipe de 33 anos, Eduardo de 31 e o próprio Juninho com 36, o primeiro pode ser o escolhido da vez, mas não precisa se preocupar já que o campeonato é longo e certamente ou Felipe ou Juninho acabarão cedendo ao cansaço em dado ponto, obrigando um revezamento no time.

…/+/…

Nilton Shrek volta a treinar com bola ainda este mês. Reforço? Pelo que andou aprontando antes de se lesionar, não. Mas torcemos que para este tempo afastado dos gramados tenham colocado um pouco mais de juízo na cabeçona dele.

…/+/…

Fala-se tanto em trocar Dedé por Éder e Fellipe, mas… será que vale a pena?

Dedé é o jogador com maior potencial do Vasco para defender uma seleção brasileira, se valorizar ainda mais e entrar no Hall de ídolos do clube.

Ninguém é ingênuo de pensar que o Vasco nunca venderá ele, mas certamente uma hora ele sai, e infelizmente o lucro não é só do Vasco e talvez esteja aí a falta de pressa da diretoria em aceitar a proposta do Benfica.

Proposta essa que não é muito favorável ao Vasco.

Éder Luís é um grande jogador, nos prestou grandes serviços e é imprescindível  ao time neste momento. Mas já teve a oportunidade  de atuar na Europa e não vingou.

Fellipe Bastos é bom jogador, mas nada fora do comum. Não é nada que o Vasco não possa buscar em outros lugares ou até mesmo produzir em casa. E diga-se de passagem, não jogou nada desde a final do carioca. Não faz tanta falta.

Ou seja, tem que rolar MUITO dinheiro na “volta” dessa troca.

…/+/…

A muitos anos Pai Santana é uma figura emblemática do clube. Começou como massagista e acabou sendo uma espécie de guru espiritual do clube.

Apesar de não ter vivido no Vasco desde sempre ( passou por Botafogo, Fluminense e Bahia) foi na colina histórica que ele se tornou esse ícone até hoje lembrado pela torcida.

Neste 24/06, “Pai Santana” esteve em São Januário. Com dificuldade para falar, e confinado numa cadeira de rodas devido a um AVC sofrido em 2006 alegrou com sua presença aqueles que já tiveram o prazer de trabalhar consigo.

Vida longa ao pai.

(Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)

6 comentários:

Zé Julio disse...

“Pai Santana” parte na nossa histótia.

Amanhã 3 pontinhos

Liso disse...

1 minuto ARRASADOR...........

Liso disse...

Paramos !!!!??????

Liso disse...

Assim vamos entregar mais uma.....

Liso disse...

Brincadeira, estamos entregando mais uma.

Liso disse...

apenas duas palavras. Obrigado Prass