domingo, 26 de junho de 2011

Vasco 1 x 0 Atlético-GO, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro

 

Poucas vezes eu me irritei tanto com uma vitória. Sim, para você que não sabia, vencemos.

Mas jogando um futebol bisonho, pobre, irritante e COVARDE!

Quando Felipe com menos de dois minutos de jogo marcou um golaço botando a pelota com categoria no ângulo do goleiro Márcio, todos os vascaínos, eu incluso pensamos; “goleada”

Ledo engano.

Embora o ritmo do primeiro tempo tenha sido intenso no segundo o Vasco esqueceu o que foi fazer em Goiás e recuou até não poder mais. Só faltava colocar um jogador plantado em cada trave para não deixar a bola passar.

E ela passaria, não fosse ao mínimo três defesa espetaculares de Fernando Prass.

Sem ele, seria vitória certa do time mandante.

Percebi que alguns jogadores cortaram o cabelo, alguns aderiram a uma modinha de moicano… mas parecem que pensaram mais no salão que no campo.

Agora a pergunta é: Porque complicar uma coisa que poderia ter sido tão mais fácil?

Parabéns à zaga e a muralha da colina, que garantiram a vitória que o resto da equipe não teve o interesse de assegurar.

Ainda assim, subimos para quinto. O São Paulo foi N vezes campeão ganhando partidas exatamente assim. Vamos que vamos!

 

O JOGO

O Vasco começou a partida em ritmo acelerado. Logo no primeiro avanço, uma jogada que não vinha sendo utilizada nas últimas partidas: o avanço pelas laterais. Primeiro com Fagner, o dono da posição. Segundos depois, na retomada, foi a vez de Anderson Martins aparecer de surpresa e cruzar na linha de fundo. No bate e rebate, a bola sobrou limpa para Felipe chutar colocado e marcar um golaço. Na comemoração, fez a dança do João Sorrisão, personagem criado pelo Esporte Espetacular.

O gol esfriou o ímpeto do Vasco e o time do Atlético tentou igualar as ações. Mas, com uma marcação bem postada tanto na zaga como no meio-campo, o Gigante da Colina conseguia neutralizar os rivais. Perigo mesmo apenas em duas jogadas de bola parada que obrigaram Fernando Prass a realizar duas belíssimas defesas. A primeira em cabeçada do zagueiro Anderson após escanteio e a segunda em cobrança de falta de longe de Bida.

O contra-ataque passou a ser a principal arma do Vasco. E sempre pela direita. Se antes o lado esquerdo era a principal válvula de escape por causa da improvisação de Allan na lateral, com a volta de Fagner, o time passou a utilizar mais o setor. O lateral-direito criou boa jogada e ainda arriscou algumas tabelas com Eder Luis. O mesmo não acontecia pela esquerda. Marcio Careca até se apresentava, mas preferia sempre cruzar da intermediária em vez de ir à linha de fundo.

Outro motivo para o Vasco utilizar os lados foi a atuação apagada de Diego Souza. O camisa 10 estava muito bem marcado e produziu poucas jogadas de perigo. Na única oportunidade que teve, ao receber passe milimétrico de Felipe, Diego Souza se enrolou na hora de driblar o goleiro Marcio e acabou desperdiçando a jogada.

A etapa final começou com os donos da casa com maior posse de bola. Mas, assim como a etapa inicial, isso não se traduziu em perigo. O time comandado por PC Gusmão não mostrou organização tática e tentava na marra furar o bloqueio defensivo do Vasco. Eduardo Costa, que voltou ao time titular neste domingo, foi fundamental na organização da defesa. Os contra-ataques ainda eram a principal arma. Em um deles, Eder Luis arrancou, passou para Felipe cruzar para Diego Souza desperdiçar nova chance.

O marasmo do Vasco foi o sinal para a torcida vascaína, maioria absoluta no Serra Dourada, começar a pedir a entrada de Bernardo. Mas a primeira substituição do técnico Ricardo Gomes foi a entrada de Elton no lugar de Alecsandro, que deixou o campo de maca sentindo dores musculares. Só que quem continuou assustando era o Atlético. Após receber lançamento, Agenor cabeceou na trave. Para amenizar a preocupação da torcida, Bernardo finalmente entrou no lugar de Diego Souza.

A alteração que geralmente incendeia o time do Vasco acabou não tendo o efeito esperado. Bernardo lutou, mas viu Fernando Prass continuar salvando o Vasco. Foram mais duas defesas milagrosas. A pressão dos donos da casa foi justamente em função das mudanças de PC Gusmão. As entradas de Elvis e Juninho deram muito mais mobilidade ao time. Mas não foi o suficiente para conseguir o empate e, mesmo acuado, o Vasco conseguiu se segurar e sair com a vitória.

 

Vasco 1 x 0, gol da partida

 

E para ver o nível de defesas que a muralha operou hoje, deem uma olhada nisso:

Fernando Banks!

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 0 X 1 VASCO

Local: Serra Dourada (GO)
Data: 26/06/2011
Renda: R$ 323.690,00.
Público: 11.959 pagantes.
Árbitro: Antônio Hora Filho (SE)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Ivaney Alves De Lima (SE)
Gol: Felipe, com um minuto do primeiro tempo.
Cartão amarelo: Marcão (ATG)
Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa (Allan 36/2T), Felipe e Diego Souza (Bernardo, 28/2T); Eder Luis e Alecsandro (Elton, 23/2T). Técnico: Ricardo Gomes
Atlético-GO: Márcio; Adriano (Rafael Cruz, 11/2T), Gílson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida e Vítor Júnior (Elvis, 32/2T); Marcão (Juninho, 20/2T) e Anselmo. Técnico: PC Gusmão

ESTATÍSTICAS


image

image

imageimage

 

A palavra do convidado: Léo

Atlético-GO 0 x 1 Vasco.

Amigos.

Sufoco, sofrimento, aperto, drama, choro e todos os demais adjetivos...

Não foi nada fácil, mas os 03 pontos foram garantidos.

Desta vez, o time que estava entregando o ouro ao bandido no minuto final, obteve os 03 pontos no primeiro minuto de jogo e fez um primeiro tempo muito bom.

O Vasco começou arrasador e, sem que o Atlético tocasse na bola, fez seu único gol através dos pés de Felipe. No final, uma atuação impecável do cada vez mais ídolo Fernando Prass.

O time surpreendeu os donos da casa logo no inicio. O gol, desmontou o adversário que, demorou para se reerguer. O Vasco, ate levou perigo ao gol atleticano na primeira etapa. Porem, o que chamou a atenção foi o numero de passes perdidos, principalmente ao chegar na grande área adversária. O Atlético finalizou com perigo duas vezes, sendo que em uma delas, o Fernando fez milagre, numa cabeçada certeira. Foi mais ou menos este, o retrato do primeiro tempo.

O segundo tempo começou como era de se esperar, o Atlético partiu pra cima sem tomar conhecimento. Aproveitando um recuo excessivo do time vascaíno, o goianiense obrigou nosso goleiro a fazer defesas quase impossíveis, além de uma bola na trave. Foram treze finalizações deles em todo o jogo e somente 05 do Vasco. Salvo engano foram 14 escanteios deles e somente 05 do Vasco. Vale lembrar que o Vasco finalizou pela primeira vez no segundo tempo, somente aos 20 minutos de jogo. Outro destaque foi nossa dupla de zaga, Dede e Anderson. Ai, cabe o questionamento do post anterior: Vale a pena vender ou trocar nosso grande zagueiro agora...

Nosso ataque hoje esteve totalmente apagado. Apenas o Eder Luis, em alguns lances isolados, conseguiu levar perigo a defesa adversária, assim mesmo, sem grandes sustos.

Apesar do sufoco, os três pontos estão garantidos, estamos em quinto lugar, há apenas 04 pontinhos do líder. Conclusão, se ganharmos do time do Papai Joel na quarta-feira, definitivamente, entraremos na briga pela parte de cima. Será dificílimo, o Cruzeiro vem mordido, porem, temos time sim, estamos prontos a subir ainda mais na tabela. Abraços e uma excelente semana a todos. Valeu Vascão...

Ps. Com os jogos do meio de semana, logo, logo, quem tem um bom elenco vai começar a se destacar. Vamos aguardar.

11 comentários:

Ruy disse...

Vasco venceu o jogo, mas os nossos atacantes deixaram a desejar, não conseguem segurar a bola no ataque e a defesa sofre muitos contra ataques. É preciso segurar a bola lá na frente. Acho que com a chegada de Juninho um dos 3 atacantes vai ter que sair, estamos levando muito contra ataques. Sofrimento constante.

abs

Lenon disse...

Fernando Prass fez alguns milagres. Foi a salvação! Vamos ver como esse ataque se comporta na quarta.

abs e boa semana

Carla Lia disse...

Mais um jogo de sufoco desnecessário, quando isso irá terminar? Se não fossem aqueles 4 pontos entregues nos minutos finais, estaríamos lá na ponta da tabela. Nosso time precisa se ligar nisso.

Abraços

Vasconcellos disse...

O jogo foi para maltratar meu nobre coração vascaíno. Que desespero em 87 minutos.
O Vasco jogou mal. Esta é a pura verdade. Mandou apenas 4 bolas no gol do Atlético, tomou bola na trave e Fernando Prass salvou o domingo.

Abre o olho Ricardo Gomes.

Paulo da Cancela disse...

Temos que melhorar e muito. Tenho a sensação de que os jogadores não estão levando o brasileiro muito a sério. O discurso que vão brigar pelo título ainda não me convenceu.

Fomos salvos pela nossa defesa e pelo brilhantismo do Fernando Prass! Quase jogamos mais 2 pontos no lixão!

Sds

Léo disse...

E aí Amigos:

O que acontece é que o Vasco ainda não conseguiu repetir no brasileirão aquelas partidas marcantes da Copa Brasil. Aquele futebol envolvente, bonito, atraente, principalmente quando jogou fora de casa, por enquanto,nada.

Mas, ainda não podemos cobrar dos jogadores, afinal, apesar dos pesares, ainda estamos na briga certo?

Creio eu que na quarta-feira, diante de um excelente adversário, finalmente, o time tem tudo para alçar vôos maiores. Vamos aguardar?

Lair Dias disse...

Quarta-feira será um jogo difícil, o Cruzeiro, agora com o carismático Joel, parece que retomou o fôlego! Vamos ter mais uma noite de forte adrenalina.

Léo, sua participação está excelente, parabéns a você e ao Gabriel.

Abraços

Gilberto disse...

Ó...PAI...I...Ó

Meus reys, quanto perreio!

Diego Souza precisa é acordar e se ligar mais no jogo, até parece baiano na rede depois da merenda. Esse nosso Vasco precisa parar de perder tantos gols assim! Se não tivesse dado moleza contra o Grêmio e o Figueirense era líder!

Axé e Saravasco

PS. Tá porreta Léo!

Kiko disse...

Caracas, foi mais jogo de sufoco! Chutão pra frente! Passes errados! Alecssandro e Diego Souza sem sintonia nenhuma!

Virou tática: fazemos um gol, recuamos e que o Fernando Prass e a nossa defesa se virem pra segurar o resultado.

Saravasco

Gabriel Gago disse...

Para mim, a culpa é toda da equipe.

O Ricardo Gomes estava visivelmente transtornado na entrevista pós-jogo, assim como Fernando Prass.

ou seja, a ordem de fazer retranca não partiu do banco, foi uma coisa dos jogadores do ataque mesmo, porque a zaga continuou fazendo o papel dela.

Vinicius Ferreira disse...

se não é o Prass hein puta q pariu pegou muito