domingo, 19 de junho de 2011

Vasco 1 x 1 Grêmio, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro

 

(Novidade no final do post)

 

Foi um resultado razoavelmente bom , já que marcamos um ponto fora de casa contra um adversário que provavelmente brigará na parte de cima da tabela.

Mas ceder o empate é sempre muito frustrante. E da maneira como foi, no final, fica um gosto de derrota. Assim já se foram quatro pontos de graça. Dois contra o Figueirense, mais dois hoje.

O Vasco até se comportou bem na sua primeira partida para valer após o título da Copa do Brasil. Se a torcida estava na dúvida sobre o comprometimento da equipe após o tão sonhado título, hoje foi lhe dada uma boa promessa do que estará por vir.

Longe de ter sido empolgante, o Vasco foi coeso. Já que o time da casa era obrigado moralmente a atacar, o cruzmaltino se propôs a explorar os espaços deixados pelo adversário, explorar o contra-ataque, sem abdicar do ataque e da posse de bola.

Foi assim no primeiro tempo todo, que teve de tudo; Bola na trave, pênalti defendido, gol anulado… menos gol de verdade.(Aliás, falemos do pênalti: O Juiz apontou um toque de mão do lateral Fágner ao disputar o lance com o zagueiro Saimon. Seria certo, já que Fágner foi no mínimo ingênuo de levantar o braço daquela maneira. Só que o defensor gremista, muito mais alto que o lateral vascaíno, usou o braço para impedir que ele saltasse. Foi visível. Mais do que isso, foi óbvio já que o cruzmaltino nem saiu do chão como era de se esperar. Neste caso houve duas irregularidades, então deve ser marcado a que aconteceu primeiro; falta do jogador do Grêmio. A arbitragem foi omissa e apontou o que lhe foi conveniente, a favor do mandante. Se Fernando Prass não operasse um milagre que não costuma operar, defender uma penalidade, esse  erro da arbitragem custaria o resultado ao Vasco. OUTRA VEZ)

 Ainda sem reencontrar o futebol ofensivo de outrora, resultado talvez ainda do desgaste físico, o Vasco apresentou movimentos táticos interessantes, certamente desenvolvidos nesta uma semana de trabalho.

Com a bola, Éder luís continua sendo a principal saída de bola do time, formando um losango com Diego Souza, Felipe e Alecsandro; um atrás no meio, e os outros três avançado cada um por seu lado. Sem a bola, Éder voltava ao meio e formava uma linha de quatro com Felipe, Allan e Rômulo.

Taticamente a equipe foi muito bem, o Grêmio mesmo com maior posse de bola não assustava e a maior chance do time da casa foi uma bola espirrada na área que Alecsandro espanou bisonhamente.

O gol de falta anulado pela arbitragem foi talvez o único lance chave do jogo onde houve a correta marcação da lei. No momento da falta, dois jogadores gremistas avançaram, um estava impedido e o outro não. O que não estava impedido acabou desviando a bola. Só que os dois participaram da jogada e o arqueiro vascaíno claramente hesitou um instante para decidir em qual deles avançar para a defesa. Além disso, houveram faltas não marcadas, um lance de cartão vermelho de Willian Magrão que só foi mostrado amarelo, e um impedimento inexistente de Alecsandro em jogada dentro da área.

No segundo tempo, a entrada de Escudero deu ao Grêmio o que lhe faltava; um companheiro para Douglas. E a saída forçada de Felipe tirou algo que o Vasco precisava; um jogador que fizesse a bola correr até no ataque.

Assim, Ricardo Gomes estranhamente optou pela entrada de Jumar. Uma jogada desnecessariamente defensiva ao meu ver, já que o jogo estava equilibrado ( Colocar um volante a mais em campo não significa mais consistência defensiva. Pelo contrário, quanto menos posse de bola ofensiva o time tiver, mais têm o adversário. Ou seja, o tiro sai pela culatra) e o gol poderia sair a qualquer instante.

E saiu, meio que sem-querer pelos pés de Bernardo que substituiu Diego Souza aos 29’. Um golaço de fora da área, encobrindo o goleiro Victor. Com ou sem intenção, foi uma joia. Com pouco tempo de partida, ele marcou e não deu para mostrar muito mais que isso.

Dez minutos de sufoco depois, a marcação falhou e o Vasco entregou o resultado em uma bandeja de prata ao Grêmio. Roberson subiu sozinho numa área lotada de camisas brancas e cabeceou para o fundo da meta de Fernado Prass que até então vinha defendendo até pensamentos.

Não dá para reclamar da sorte. O Vasco poderia ter ganho se Éder Luís não hesitasse na frente do guarda-redes da seleção e tentasse o drible ao invés do chute. Mas poderia ter perdido se Fernando não pegasse seu (apenas) terceiro pênalti pelo Vasco.

Apesar de jogar com o quadro quase completo, faltando apenas Eduardo Costa, foi como se não jogasse. Allan esqueceu como jogar no meio, Felipe, Diego Souza e principalmente Alecsandro fizeram uma partida bem abaixo do costume.

De uma maneira geral, o resultado ficou de bom tamanho e deu para ver que o Vasco não vai passear no brasileirão. Se a primeira rodada com trabalho tático completo foi assim, dá para esperar mais porque poderíamos ter marcado mais dois hoje com um pouco mais de competência, apesar de tudo.

 

Vasco 1 x 1 Grêmio

 

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 x 1 VASCO

Estádio: Olímpico, Porto Alegre(RS)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho (GO) e Márcio Soares Cabral (GO)

Cartões amarelos: Fábio Rochemback, Willian Magrão (GRE); Fagner, Bernardo, Jumar (VAS)

GOLS: Bernardo, 30'/2ºT (0-1); Roberson, 38'/2ºT (1-1)

GRÊMIO: Victor, Gabriel (Vilson - 20'/2ºT), Mário Fernandes, Saimon e Neuton; Fábio Rochemback, William Magrão, Lúcio (Escudero - Intervalo)e Douglas; Lins e Júnior Viçosa (Roberson - 28'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho

VASCO: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Allan, Rômulo, Felipe (Jumar - 10'/2ºT) e Diego Souza (Bernardo - 29'/2ºT); Éder Luís e Alecsandro (Elton - 45'/2ºT). Técnico: Ricardo Gomes

 

Palavra do convidado: Léo

Grêmio 1 X 1Vascão da Gama

E aí Amigos?

Um empate com sabor de derrota. Assim eu classifico esta partida.

Debaixo de muita chuva nosso Vascão voltou com os titulares. A expectativa era grande.

Logo de cara, deu para perceber que a arbitragem seria caseira. Inacreditável o carrinho criminoso que o Rochemback deu no Alan logo aos 05 minutos de jogo. Não dá para entender porque o árbitro não expulsa um jogador nesta situação. Não quero aqui falar de arbitragem, quem sou eu, mas, 10 minutos depois, o juizinho marca um pênalti no atacante do grêmio, que, primeiro, fez falta no Fagner. Aqui, nem quero entrar no mérito se foi ou não pênalti do Fagner. A falta existiu antes, e pronto.

Até este momento do jogo-15 primeiros minutos- o Vasco foi dominado, com Prass fazendo 02 defesas difíceis e pegando um pênalti roubado-. A partir daí, equilibrou, criou várias chances, mas pecava muito no último passe. Resultado, de bom mesmo, somente uma falta na trave do Alecsandro e uma jogada do Éder Luis que chegou a driblar o goleiro, mas saiu com bola e tudo.

Veio o segundo tempo, e como era de se esperar, o Grêmio partiu pra cima, e o Vasco recuou demais. Aos 10 minutos, o Felipe pediu para sair, entrando o sempre duvidoso Jumar. O Vasco procurou um pouquinho mais o gol, prova disso, é que, até este momento do jogo, ainda não havia um escanteio a nosso favor, eis que foram 04 consecutivos. Mas o jogo continuou morno, embora equilibrado.

Aos 30 minutos, porém, entra nosso Xodó Bernardo no lugar do Diego Souza. No seu primeiro lance, faz um gol antológico. O Vasco passou a dominar completamente o jogo e poderia ter “matado” a partida aos 40, quando, o Éder Luis, perdeu uma bola inaceitável no ataque -O Alecsandro estava sozinho ao lado dele e poderia ter definido o jogo-ele quis dar o último drible, proporcionou o contra-ataque do Grêmio, que gerou um escanteio, quando 05 jogadores do Vasco simplesmente ficaram colados no chão e o Grêmio, de tanto insistir, empatou.

Um castigo que não merecíamos. Assim como no jogo passado, jogamos mais 02 pontos na lata do lixo. Um castigo imerecido, empate com sabor de derrota. Uma Pena...

15 comentários:

Murilo disse...

Deixamos mais uma vez escapar a vitória nos minutos finas, preciosos pontos.

No lance do gol do Grêmio,não marcamos na intermediária, saiu o escanteio e também não nos posicionamos na área.

Prass foi excelente.

abraços

Reinaldo disse...

O diferencial do vasco nesse ano vai ser o seguinte... no dia que Felipe não estiver bem, tem o Alecsandro, que por sua vez não estiver bem, tem Eder Luis, que por sua vez não estiver bem tem o Diego Souza... se todos os titulares não estiverem bem ainda tem Bernardo com sua sorte legítima de quem nasceu com o cu virado pra lua!...... e nos jogos típicos de série B (temos ainda Elton comendo pelas beradas!

Vasco 2011 = elenco!

Paulo da Cancela disse...

Isso que é blog democrático! Maravilha Léo. Muito bom!

Que gostinho de derrota ficamos. Depois do penalte defendido e um golaço, entregamos por falta de atenção. Nessa competição não se pode relaxar 1 minuto. O nosso meio de campo esteve bem, só que a pegada precisa ser até o apito final. Gosto do Eder, mas que ele foi fominha foi e podíamos ter matado o jogo naquela arrancada que ele prendeu a bola.

Abraços

Ruy disse...

Infelizmente um dos culpados pela entrega do jogo foi justamente o Eder Luis.Foi fominha, não toca pra ninguém, tenta atravessar dois zagueiros do Grêmio sozinho, perde a bola, o Grêmio volta no contra-ataque, ganha o escanteio e empata na desatenção da defesa.

O outro responsável pelo empate, só que pelo lado positivo, foi a muralha Fernando Prass.

Muito legal essa participação do Léo no post. Gostei muito e também achei muito merecido. Léo sempre foi muito claro em suas posições. Parabéns ao Gago e ao Léo.

Saudações

Carla Lia disse...

Bela estréia Léo, também gostei muito da idéia do Gabriel. Pena que foi justamente num dia onde o gostinho da derrota está em todos nós.

Eu fico pelo lado positivo de ontem, se não fosse o Prass, com suas boas defesas, perderíamos o jogo! Parece, que foi o 1o pênalti defendido por ele, alguém sabe se isso é verdade?

Abraços

Vasconcellos disse...

Estamos, claro que todos sabem disso, num campeonato longo e difícil, cada ponto perdido faz falta depois.

Já se foram 4 pontos jogados fora (2 contra o Figueirense e 2 contra o Grêmio)
Não gostei!!!!

Parabéns Prass, pegou bem o pênalte, só falta treinar mais um pouco as saídas do gol, talvez desse certo naquele escanteio onde te deixaram vendido!

Boa Léo, também gostei!

Sds

Digo disse...

Mandou bem Léo, representante da galera! Show.

Nosso problema ainda continua essas péssimas finalizações, até que nos passes demos uma melhoaradazinha, vamos que vamos!

Pô Eder, não vira fominha não, vc é o cara.

Sds

Manfredi disse...

Ontem não gostei da substituição do Felipe pelo Jumar, nada contra ele que sempre cumpre com o papel de defender. Era jogo para o Jefferson no lugar do Felipe, tínhamos que partir pra dentro deles segurando a bola no ataque!

Esses pontos farão falta lá na frente!

Bela surpresa essa do Léo! Gostei!

Saudações

Caio disse...

Esses resultados onde damos mole, só me preocupa lá na frente. Temos que construir a mentalidade de guerreiros até ao apito final do juiz, Libertadores o bicho pega.

Ainda bem que esses vacilos estão acontecendo ainda no início do campeonato e espero que o Ricardo Gomes corrija essa falha.

Boa idéia essa da palinha do Léo!

Gabriel Gago disse...

Carla, como eu disse no post, este foi o terceiro pênalti defendido pelo Fernando - A muralha- Prass.

O primeiro foi contra o Atlético-GO em 24/07 pelo brasileirão, cobrança de Róbston.

O segundo foi em 06/02 deste ano, pelo carioquinha contra o Americano de Campos na primeira vitória do Vasco no campeonato. A partida estava 2-0 Vasco e Eduardo Costa cometeu a penalidade cobrada - e perdida- por Filipe.

Você pergunta, o Palavra responde ;D

Fico feliz que vocês tenham gostado da participação do camarada Léo no blog, e aproveito para agradecê-lo e incentivá-lo a continuar contribuindo. Seus comentários sempre foram lúcidos e sua participação no blog é excepcional.

E se alguém quiser um espaço, podem me dar um toque que a gente conversa também.

Saudações.../+/...

Lenon disse...

O negócio agora é começar a trabalhar para recuperar esses pontos dados na moleza. Brasileiro é parada dura até o final.

Carlos Germano precisa treinar mais a nossa muralha a sair debaixo da trave em escanteios.

Ninguém segura o blog, agora o amigo Léo o mais novo colaborador. mandou bem!

Abraços

Leo disse...

Meus Queridos e Muito Estimados Amigos.

Obrigado pelo carinho demonstrado por cada um de voces. Isso nos motiva muito a continuar a escrever, a valorizar cada vez mais o blog. Poucas vezes me senti tao bem. Muito obrigado Gabriel.

Ps. Ajudem a divulgar o blog, vamos dar todo e qualquer tipo de apoio. Abracos.

Digo disse...

Vamos pegar esses 3 pontinho lá no Serra Dourado......

Abraços e bom feriadão......

Lenon disse...

Isso mesmo Léo, vc está certo. Esse blog é muito bom, sempre fiel a seus princípios mesmo nas nossas passadas horas amargas. Temos que divulgá-lo.

Eu sempre o divulgo entre os vascaínos. Uma boa, seria o Gabriel cadastra-lo lá no UEBA ueba.com.br/NovoLink e em outros sites referentes a blogs, isso sempre ajuda.

Vascooooooooooo

Abraços

Gabriel Gago disse...

Lenon, obrigado pela sugestão, já cadastrei no link.

Eu acredito que a melhor promoção de um produto é o boca a boca.

A manteiga aviação nunca fez propaganda, assim como os biscoitos Globo e os ternos Collale e mesmo assim, são os melhores no que fazem.

Mesmo assim, eu entendo que num universo aparentemente sem fim como a internet, quem não se divulga, se oblitera.

Portanto, embora eu tenha muito pouco, quase nenhum tempo de sobra, procurarei divulgar mais o blog.

Mas também conto a vossa ajuda

Saudações.../+/...