quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vasco 1 x 0 Coritiba, primeiro jogo da final

 

Quando o Vasco não conseguiu vencer o Avaí em casa, os menos fiéis decretavam um fim para o sonho da Copa do Brasil.

Mas eu não sou de desistir, e já profetizava: “Só acaba quando termina”

Da mesma maneira que pode ser resumida a situação da final após este jogo de hoje: Nada está ganho.

Foi ótimo conseguir um resultado positivo em casa para não levarmos toda a responsabilidade para Curitiba. Poderia ter sido melhor? Sim.

Mas pela ansiedade que a equipe mostrou desde o início, os diversos erros de passe, a retranca do adversário, e as poucas chances de gol, ficou de bom tamanho.

No sul, o zero a zero é do Vasco, o que vai obrigar o adversário a jogar para frente, dando espaço para o Vasco jogar da maneira que faz melhor.

Ficou bastante claro que a ausência de Éder Luís e Ramon prejudicaram muito a equipe, que sentiu falta da velocidade de ambos. Como eu já previa, a entrada de Bernardo na equipe, por incrível que pareça, faz com que ela perca objetividade; Diego Souza é deslocado para uma posição no ataque aonde não consegue render o mesmo, perdemos ataques pelas pontas, o time fica sem uma válvula de escape rápida porque Bernardo, Felipe, Diego, e até Alecsandro são jogadores de pouca explosão. O jogo do Vasco fica “lento”.

Ninguém duvida mais de Bernardo, mas hoje, o Vasco precisa de Éder Luís. Para o garoto entrar e cumprir o papel que cumpriu hoje, não dá, não é a dele. Soma-se o fato de ter tido uma noite pouco inspirada, e está explicado a falta de oportunidades de gol para o Vasco.

Pela esquerda, Marcio Careca até que tentou não comprometer, mas não conseguiu. No ataque é extremamente limitado ( ainda mais se ninguém aparecer para lhe dar opção de toque) e na defesa constantemente chegava atrasado na bola.

Então pela esquerda, Careca não criava absolutamente nada, e pela direita Bernardo sumia atrás da marcação. As duas alas do Vasco não funcionavam, só quando Allan aparecia na frente para desafogar o toque de bola vascaíno.

Mas, o principal erro do Vasco foi no toque de bola: Péssimo. Uma enxurrada de toque errados, no vazio, muito longos, muito curtos… errou-se passe de tudo que é jeito, e normalmente isso oportunava um contra-ataque do Coritiba, que a zaga tratava de afastar como podia.Zaga aliás que está de parabéns, o time visitante só chutou uma bola para defesa de Prass.

Mas me preocupava ver que após o gol, o Vasco recuou tentando matar o jogo em um contra-ataque, não sei se pelas ordens de Ricardo Gomes ou se os jogadores mesmo, com medo de sofrer um gol, recuaram. Para um time que jogava todo atrás, o Vasco sempre esquecia alguém livre e não ganhava um rebote. Isso ocasionou vários momentos de pressão no fim da partida.

Quis Deus que o gol tenha saído da cabeçada certeira de Alecsandro em um cruzamento de Allan. Justo eles.

Agora o Vasco vai decidir seu futuro na casa do adversário, mas desta vez a vantagem é nossa. Só que o futebol já mostrou que na maioria das vezes, quem joga com o regulamento debaixo dos braços perde. O time precisa ir para lá com a calma de quem está com a vantagem, mas o mesmo espírito que vem tendo fora de casa, a mesma postura de desequilibrar o adversário.

Foi assim que chegou-se até aqui, atacando, e será assim que o Vasco vai levantar esse caneco, se Deus quiser.

Saudações…/+/….

PS: CHUUUUUUUUUPPPAAA urubuuuuuu

O JOGO

Com os nervos à flor da pele, os dois times começaram o jogo abusando das faltas e dos passes errados. Qualquer marcação da arbitragem gerava protestos e palavrões dos mais pesados. Ansiosa, a torcida do Vasco colocava uma forte energia em campo. E um dos únicos que conseguia absorver essa força no início era Felipe, que usou toda a sua experiência para colocar a bola no chão e fazer o time respirar. O meia vascaíno tabelava com facilidade e fazia o time rodar. Já pelo lado do Coritiba, a afobação se traduzia em muitos chutões que a zaga do Vasco conseguia anular. Às vezes com dificuldade.

Fernando Prass teve que trabalhar em chute de Bill e o Vasco deu o troco em bela jogada de Diego Souza, que costurou adversários dentro da área antes de bater para o salto de Edson Bastos. Aos poucos, Diego Souza passou a chamar a responsabilidade e dar as conhecidas arrancadas. O Coritiba melhorou a partir do momento que Anderson Aquino passou a tocar mais na bola e tranquilizar o time, enquanto Bill incomodava os zagueiros vascaínos com muita luta e Rafinha corria sem parar. O time paranaense aproveitava os espaços dados pelos donos da casa e, a partir dos 35 minutos, passou a ter mais a bola no pé. Organizado, o Coxa trocou vários passes e quase marcou no fim do primeiro tempo, mas Bill não alcançou o cruzamento de Jonas.

Na saída para o intervalo, um jogador de cada lado apontou a afobação como responsável pelo empate parcial sem gols.

- O que a gente não pode é se afobar. Temos que colocar a bola no chão - destacou Diego Souza, que teve a opinião compartilhada por Davi, do Coxa.

- Estamos muito afobados. Roubamos a bola na defesa e queremos sair de qualquer jeito. Assim não dá.

As palavras de Diego Souza foram ouvidas e compreendidas pelo time. Tanto que, logo aos cinco minutos, Diego, com tranquilidade, recebeu na intermediária e acionou Allan. O volante, que joga improvisado, mostrou talento dos grandes laterais ao cruzar na cabeça de Alecsandro, que mostrou como se faz ao testar para o chão e abrir o placar para o Vasco: 1 a 0 e explosão na Colina. Na comemoração, Alecsandro homenageou o pai, Lela, e fez a careta marca registrada do ex-atacante que, curiosamente, integrou o time do Coritiba campeão brasileiro em 1985.

O Coritiba não pareceu sentir o gol e criou duas boas chances em sequência. Na segunda, a mais perigosa delas, Fernando Prass teve que fazer defesa difícil após chute de Bill. Mas, aos poucos, as duas equipes passaram a sentir o desgaste, fruto do ritmo alucinante do primeiro tempo.

Bernardo ainda ameaçou em cobrança de falta por cima do gol e os visitantes arriscaram vários ataques rápidos que deixaram os vascaínos de cabelo em pé. A pressão foi muito grande e, aos 47, a bola quase entrou em conclusão de Emerson, mas o time da Colina controlou os nervos para abrir vantagem na decisão. Agora é tudo ou nada no Couto Pereira.

Vasco 1 x Coritiba

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 x 0 CORITIBA

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Renda/Público: R$ 756.765 / 17.922 pagantes/ 21.365 presentes

Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira (SP)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Cartão amarelo: Anderson Aquino (CTB)

GOL: Alecsandro, 5'/2ºT (1-0)

VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe (Fellipe Bastos, 30'/2ºT) e Bernardo; Diego Souza e Alecsandro (Elton, 36'/2ºT) - Técnico: Ricardo Gomes.

CORITIBA: Édson Bastos, Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi (Geraldo, 28'/2ºT); Anderson Aquino (Marcos Paulo, 28'/2ºT) e Bill (Leonardo, 25'/2ºT) - Técnico: Marcelo Oliveira

 

 

1

Fontes: Texto, ficha; Globo.com / vídeo: youtube / Estatísticas; IG / Troféu; Netvasco.com

11 comentários:

Murilo disse...

Magrinho, magrinho. Vencemos a primeira etapa, mas ainda não ganhamos nada... Seguimos concentrados e focados, sem oba-oba, sem já ganhou.
sds

Léo disse...

Perfeito Meu Prezado Gabriel:

A ansiedade e o nervosismo tomaram conta da equipe, mas, ela conseguiu furar o forte bloqueio adversário.

REGULAMENTO debaixo do braço é um perigo, nós mesmos já passamos por isso. Agora, a ansiedade e o nervosismo viraram de lado (por isso a importância do gol). O Coritiba terá que mudar sua postura totalmente. Vejam que aquela preocupação de não levar gol em casa, agora será deles. É Meus Caros, se o nosso pobre coração vai bater forte, o deles vai pegar uma velocidade...

Leio que o Eder Luis estará à disposição para o segundo jogo, o Ramon, por enquanto é uma incognita. Precisamos dos dois.

Acredito que o Alan poderia ter saido já no intervalo, mas, claro, não vou criticar o R.Gomes por uma vitória nè? Sou doido, mas nem tanto.

É isso Amigos. Que comemoração aquela do Alcsandro. Continuo achando que este cara tem estrela.

A Globo, os flamenguistas e os perseguidores estão desesperados. Que turminha hein? Viu como eles estão dando importância aquele gol do Pet. E o Cocada gente, foi muito, mas muito mais maneiro.

Por tudo isso, esta Taça tem que ser nossa. Mas, é bom lembrar. Nada está definido, apenas 90 minutos.

Abraços.

Ruy disse...

Ontem a bola queimava em nossos pés, quanto nervosismo. Não tivemos qualidade nos passes e isso foi crucial no péssimo andamento da partida e dos nossos propósitos.


A volta do Eder Luiz ao time é fundamental, com ele em campo temos um volume de jogo muito maior e consequentemente mais chances de gol.


Saudações

Manfredi disse...

Qualquer vantagem é lucro nesse momento. Espero que a estatística sobre a nossa qualidade em jogos fora de casa, não falhe justamente no último passo.....

Ontem, jogamos mal e tivemos sorte.

Abs

Vasconcellos disse...

Quanta adrenalina, ainda estou elétrico com o jogo! Ganhamos, mas para mim não convenceu. Esperava um time mais pra cima querendo resolver logo de primeira. Lá, a barra vai ficar pesada, será mais suadouro!

Tenham FÉ!

Sds

Digo disse...

Sofri muito, mas não levamos gol em casa. Isso é uma P. diferença. Vamos que vamos. Agora é vida ou morte!

abraços

Paulo da Cancela disse...

Agora a tática será outra. O Coritiba irá nos permitir os contra-ataques e a presença do Eder Luis é fundamental. Teremos que ter mais pegada no meio e não errarmos tantos passes como ontem, que me levou quase ao enfarte, eram passes de no máximo 4 metros e errávamos. Aquela pressão no final me tirou o sono, foi difícil dormir!

Teremos um jogo duro e espero que o time tenha o equilíbrio necessário.

Falta pouco!

Abraços

Carla Lia disse...

Meu coração também demorou a voltar ao batimento normal.

Quase complicamos o jogo de ontem. Sou fã do Fernando Prass, mas ontem ele com aquele costume dos chutões, me levou ao desespero. Era bola nas alturas e lá vinham eles em velocidade pra cima de nós. O Coritiba é um time muito rápido, precisaremos de muita atenção.

Também acho que o Allan poderia ter saído na metade do 2o tempo. Fagner daria mais velocidade as nossas avançadas pela lateral.

Abraços

Caio disse...

Cabelo em pé é pouco amigo Gabriel...

Se sentarmos no regulamento, perderemos essa pequena vantagem, o negócio é partir pra dentro.

Nosso caldeirão estava lindo.

abraços

Ary disse...

Concordo com o caio.

Essa vantagem pode ser um ponto fraco,vendo pelo lado de que o vasco sempre correu atras do seu placar ,vamos ver agora se ele não se fecha,porque se isso ocorrer dificilmente sai campeão.

------------------------------------

Sou um homem de previsão,rs.
Sendo assim acredito que se o Vasco não tomar gol no primeiro tempo é campeão a torcida coxa branca é impaciente e agressiva , se jogar arrumadinho o vasco cria ansiedade no coxa e é campeão.

Jogo dificil e sem favorito!

Forte abraço!

Liso disse...

Amigo Léo, essa Globo e a urubuzada, estão se rasgando, o que é deles tá guardado.

No próximo jogo é a vida sim, não pode haver nenhuma bola perdida. Não podemos jogar como time grande e sim como GIGANTES. Raça não poderá faltar!

abs