domingo, 27 de janeiro de 2008

Vasco 3 x 0 Mesquita - 3a Rodada - Taça Guanabara


foto: VipComm



Dia histórico em São Januário!

Claro que não foi pela goleada em cima do fraquíssimo Mesquita, pois até o time que eu jogo às vezes aqui no "Quebra-Côco" (famoso sub-bairro da Ilha) seria capaz de igualar o feito.

Me refiro, obviamente, ao primeiro gol da história do centenário Club de Regatas Vasco da Gama marcado por um goleiro.

Ontem, pela primeira vez no ano, pude ir a São Januário. Tarde chuvosa, estádio vazio (pouco mais de 4.000 pagantes), mas o suficiente pra eu matar a saudade da "minha casa" e constatar algumas coisas.

A primeira, chega a ser triste, é a falta, a carência, a vulnerabilidade que a nossa torcida sente por um ídolo em campo. Nós, vascaínos, que até pouco tempo ( ano 2000?) tínhamos um time cheio de craques, de nível internacional, agora "nos ajoelhamos" pra qualquer um que possa ter seu nome gritado nas arquibancadas. Perdi a conta de quantas vezes o nome do Edmundo foi gritado ontem. E esse também foi o caso do Tiago...

Por favor, não pensem que eu estou aqui criticando o nosso goleiro. Muito pelo contrário, acho que ele realmente é um dos poucos que merecem a nossa esperança. Estou criticando é o Vasco!!! Por permitir que um goleiro, vindo da Portuguesa-SP (sem nenhum demérito pra Lusa, por favor...), seja a maior contratação da temporada, junto com o nosso velho conhecido Animal.

Ontem, Tiago foi O CARA. Desde o início do jogo, a torcida gritava seu nome até pra cobrança de escanteio. E o bom é que ele parece não sentir essa "pressão". Pelo contrário, parece gostar dela. O tempo todo gritando e orientando o time, como se já estivesse no elenco por 10 anos! Volta e meia se virava pra arquibancada, pra olhar no olho do torcedor, e vibrar junto. Ídolos também são feitos disso... e Tiago parece estar no caminho certo! Falaremos mais dele logo abaixo...

A outra coisa que eu consegui constatar ontem, foi que o lance do Habib´s já está funcionando à todo vapor. Desde o momento que se entra no estádio você não vê outra coisa, que não seja aquele bonequinho de bigode que pisca o olho pra você! Diversos bares vendem seu produtos e existe um quiosque maior logo ali na entrada, atrás do canto esquerdo da arquibancada. Além disso, os antigos ambulantes agora são todos do Habib´s (pelo menos os que eu vi)! Eu até comi um quibe! : )

Mas falemos do jogo. E dos jogadores:



Titulares:


Tiago: O dono da festa. Apesar dos dois gols do Bomfim, no fim do jogo foi pra ele que os repórteres correram, e foi o seu nome que a torcida gritou! A atuação em si, pra falar a verdade não foi nada demais, até porque o ataque do Mesquita é uma piada. Mesmo assim, Tiago conseguiu fazer a sua primeira grande defesa com a camisa do Vasco, numa cabeçada à queima roupa que ia entrar rente à trave. No pênalti que cobrou, foi perfeito! Mostrou que sabe o que está fazendo, e ensinou um pouco pro Morais, que cisma em cobrar penalidades olhando só pra bola (é só assistir o VT). Tiago olhou no olho do goleiro, tranqüilo, esperou a decisão do mesmo, e mandou do outro lado. Fiquei muito feliz, porque acho que se o goleiro quer mesmo cobrar faltas e penalidades, tem que ser bom mesmo, e não apenas pra ser "fanfarrão". Além disso, Tiago ainda bateu uma boa falta no primeiro tempo, e a torcida gritou: "Úúúúúúuh!"

Wágner Diniz: Não foi tão bem como nos jogos anteriores. Mesmo assim, acabou sendo, como sempre, o principal desafogo do Vasco. O fato é que ontem, as deficiências do Wágner pareceram mais acentuadas. Não cruzou nenhuma vez que foi ao fundo, perdeu um gol ridículo no primeiro tempo, e não conseguiu nem cavar um pênalti! Pra vocês verem como foi..

Jorge Luís: Eu achei ótima a atuação dele. Sempre lembrando que era o ataque do Mesquita, mas ontem ele me lembrou o Jorge "xerife", vascaíno, confiante. Durante a partida, ainda deu umas 3 ou 4 arrancadas pro ataque no melhor "estilo Lúcio". E numa delas sofreu a falta que originou o segundo gol do Vasco.

Luizão: Não foi mal. Se formos analisar individualmente cada atuação do ano, talvez tenha sido o zagueiro que menos comprometeu na tentativa de ser titular ao lado do Jorge. Mas também, era o ataque do Mesquita (vou tentar não falar mais isso... rs).

Carlinhos: Mais uma tentativa de achar alguém pra lateral-esquerda. Se vocês me perguntarem: "Ele foi melhor que o Calisto e o Marcus Vinicius?", eu respondo: "Foi!". Aí vocês me perguntam: "Mas então, ele é o cara?", a resposta será: "Não.". Claro que só vi uma partida dele, e é cedo pra diagnosticar, mas achei muito "cru" ainda pro futebol adulto. Dizem que ele só foi pro time principal porque durante a semana completou o time num coletivo no Vasco-Barra e por acaso cruzou uma bola pro Romário fazer um gol de cabeça. Na mesma hora ele mandou:"Peixe, amanhã vem treinar no time de cima!". Dizem... rsrs

Jonílson: Pouco pra falar dele. Só que é muito melhor que o Amaral! Marca muito, corre os 90 minutos, e o melhor, não tenta fazer o que não sabe!

Beto: Aqui tenho que fazer uma ressalva. Fui o primeiro a criticar (e muito!) a sua contratação. Não que agora eu esteja concordando, mas tenho que admitir que ele vem evoluindo a cada jogo. Prova disso é que ontem jogou toda a partida, e quase no finalzinho, conseguiu um bela arrancada, vindo como elemento-surpresa, e dando na dividida entre o Alex e o goleiro do Mesquita. Por pouco o gol não sai! Tenho que admitir também, que ele está deixando o Andrade no banco por méritos próprios, e não por amizade com o técnico. Se ele mantiver essa postura o ano todo, de buscar melhorar a cada jogo, de usar sua "experiência" a favor da sua performance, sua contratação pode queimar minha língua! Tô torcendo pra que aconteça...

Leandro Bomfim: Muito boa atuação! Disparada a melhor dele esse ano. Não só pelos dois gols, mas também por ter assumido a responsabilidade de armar o time ao lado do Morais, que por sinal, esteve péssimo ontem. No primeiro tempo, Bomfim deixou o Wágner de frente pro goleiro na pequena área, mas nosso "cai-cai" faltou a aula da escolinha que ensinava a chutar, e fez um papelão... Continuo com meu pensamento de que o Leandro Bomfim ainda vai ser muito importante pra gente esse ano. Ele tem futebol, só precisa encontrá-lo...

Morais: Pior atuação do ano! Queria ser o "Maradona" em todos os lances. Tudo bem que o time não ajudava muito, mas errar o que ele errou ontem não dá! Quando foi substituído, achei que tinha sentido alguma coisa. Mas não, foi sacado por motivos técnicos. E com muita justiça...

Alex Teixeira: Melhor atuação do garoto até aqui. Jogou como gosta e sabe! Trazendo a bola de trás, recebendo com espaço pra botar na frente, e deixando os companheiros em condição de finalizar. Foi assim no primeiro gol do Vasco... No segundo tempo, conseguiu umas 3 arrancadas em contra-ataques que só não viraram gols porque seus colegas não tem a mesma qualidade que ele... Aos poucos, Alex vai mostrando o seu valor.

Alan Kardec: Muito não gostam dele. Eu sou fã! Acho que de todos os grandalhões que passaram pelo Vasco nos últimos anos ele é o melhor, e apenas com 19 anos! Ontem falei muito isso, defendendo ele nas arquibancadas. Ele é melhor que o Jardel, que o Luís Cláudio, e que o Anderson (nossa, lembram desse?). Tenho a visão de que um dia ele vai ser vendido pro futebol português e vai ser artilheiro uns 4 anos seguidos... Podem cobrar! Ontem achei que ele fez um bom primeiro tempo, onde conseguiu a impressionantes marca de 5 finalizações, sempre levando perigo pro adversário. Já no segundo tempo, sumiu bastante. Mas mesmo assim, foi fundamental pra marca histórica da tarde, ao sofrer o pênalti que o Tiago cobrou com maestria. Já é o segundo que ele sofre em 3 jogos, coisa que só acontece com quem está ali pra marcar. Agora, um time que tem um jogador com essas características, e não cruza a bola pra área, é brincadeira...



Reservas:


Marquinhos: O meia, não o lateral. Amigo do Romário, que rodou o mundo com a ajuda de umas "peixadas". Entrou no lugar do Morais, que como já disse, estava muito mal. Só pra resumir: Não gostei dele... Parece ser aquele canhotinho que arrebenta na pelada de fim de semana, num campinho society. Mas pra jogar futebol de verdade não dá! Acho que ontem ele matou uns 3 contra-ataques, e olha que só jogou meia hora...

Rafael: Entrou no lugar do Bomfim, que cansou no segundo tempo. E foi o Rafael de sempre... Só foi notado quando errou um chute de fora da área. Detalhe: com o goleiro fora do gol...

Marcus Vinicius: Entrou no lugar do Carlinhos, que se contorceu de câimbras no final. E manteve a média de atuações: Insípido, incolor e inodoro (valeu Gabriel!).



Técnico(s):


Alfredo/Romário: Sinceramente ainda não consigo ver nenhum dos dois como técnicos do meu time, mas vamos lá. Sinto que eles ainda não tem uma idéia muito certa de como esse time vai jogar. Estão descobrindo agora, ou pelo menos tentando... Isso fica nítido pelo fato de que as mesmas coisas que incomodam a gente, também incomodam eles. Prova disso é que a cada partida é um novo lateral-esquerdo e um novo zagueiro. Acho que o fato do Romário ter aturado por tanto tempo no Vasco laterais como o Diego, pesa um pouco na falta de paciência. Jogou mal, tá barrado!





Mas é isso, meus amigos! Devo dizer que mais uma vez o Vasco não jogou bem. Dos 3 gols que fez no "poderoso" Mesquita, 2 foram de bola parada! Muito pouco foi criado de verdade pelo nosso time!


Mesmo assim, serve de consolo a melhora do posicionamento na tabela e a marca histórica do Tiago, que certamente tornará meu ingresso (que eu guardei, como sempre!) mais valioso daqui uns 30 anos! No dia que ele bater o recorde do Rogério Ceni, vestindo a camisa do Vasco, com certeza eu arrumo uma grana com algum colecionador! : )

Agora vamos acompanhar o Manual do Jared e secar a galera que ainda vai entrar em campo!


Saudações ..../+/....




23 comentários:

Anônimo disse...

É amigo Vinicius, concordo plenamente com o nosso dia histórico e a perfeita análise sobre nossa abstinência de craques. Assino em baixo.

Sobre o nosso time, considero apenas mais um jogo sem nenhum grande brilho. Mas, vamos chegar lá, assim espero. Estou ansioso para ver o jogo contra o botafogo, quero na verdade é ver o comportamento da nossa defesa diante de um time mais técnico.

Gostei da atuação do Leandro Bonfim que realmente chamou o jogo um pouco pra ele. Também achei boa a atuação do Jorge Luiz, porém com as devidas reservas.

Valeu pelo gol do Tiago, que bateu tipo atacante experiente.

É Jared, o ataque dos sonhos dos bambis já dormiu demais ontem. Secamos bem!
VAssssCCCCooooooo!!

Saudações

Anônimo disse...

Alô, Vinicius, rodada boa para o Vasco.
Relembrando o Manual do Torcedor, fiz um BALANÇO DA 3ª RODADA

Se a dupla fla-flu planejou corretamente a temporada, seu foco no Estadual seria ganhar a Taça Guanabara para garantir antecipadamente a presença de um deles no final do campeonato.
Com isto, pode se concentrar na Libertadores, que começa logo após o carnaval, sem se importar com o restante da competição estadual.

Desta forma, Vasco e Botafogo precisam se esforçar para não deixar nenhum dos dois levar a Taça Guanabara.
Esta 3ª rodada foi pródiga de bons resultados para o Vasco, considerando-se sua própria vitória e as demais combinações de resultados.
Valeu torcer e secar neste final de semana.

GRUPO A:

Quem secou o Fluminense, saiu no lucro.

Resultados:
América-RJ 2 x 4 Volta Redonda
Cardoso Moreira 2 x 1 BOA VISTA-RJ
Fluminense 2 x 2 MACAÉ
Flamengo 5 x 1 DUQUE DE CAXIAS

Classificação:
1. Flamengo, 9 - permanece em 1º
2. Fluminense, 7 - idem
3. Macaé, 5 - idem
4. Volta Redonda, 4 - subiu 2 posições
5. Duque de Caxias, 3 - caiu 1
6. Boa Vista, 3 - caiu 1
7. Cardoso Moreira, 3 - subiu 1
8. América, 0 - caiu 1

GRUPO B:

Tudo o que o Vasco queria: vitória nossa e derrotas de Madureira e Cabofriense.
Como previmos, estes resultados combinados beneficiariam o Clube da Colina e foi o que aconteceu. VALEU TORCER E SECAR !...

Resultados:
VASCO 3 x 0 Mesquita
Botafogo 3 x 0 AMERICANO
RESENDE 1 x 0 Madureira
Cabofriense 0 x 1 FRIBURGUENSE

Classificação:
1. Botafogo, 9 p.g. - permanece em 1º
2. VASCO, 6 - subiu 2 posições
3. Cabofriense, 6 - caiu 1
4. Friburguense, 6 - subiu 1
5. Madureira, 3 - caiu 2
6. Resende, 3 - subiu 2
7. Mesquita, 3 - caiu 1
8. Americano, 0 - caiu 1

Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

Em tempo 1 - Romário vem pedindo conselhos ao amigo Joel Santana, técnico do urubu.
- Sempre que posso ligo para ele para pedir uns conselhos e me ajudar (?)...
Amizades à parte, em que ponto nós chegamos!...

Em tempo 2 - Renato Gaúcho “tá pedindo pra cair”. Não sabe o que fazer com tanta gente contratada.

Em tempo 3 - Estão acabando com o Campeonato Estadual. Se antes os times menores eram prejudicados com o mando de campo, agora, soma-se o nível das arbitragens.
É comum em todos os jogos o menor ter:
a) expulsão;
b) jogadores pendurados com cartões amarelos;
c) pênalti a favor não marcado;
d) se é contra, marca-se tudo.

Particularmente, não gostaria que fosse assim. Não é justo.

Anônimo disse...

O Mesquita nem parece um time de 1a divisão. Fizemos o nosso dever, mas ainda estamos muito além de estarmos próximos ao ideal.

Foi bom pela marca histórica do Tiago e pelos 3 pontinhos e, espero que esse nosso novo ídolo faça mais para a nossa coleção.

Não sou nenhum esperto em análises, isso eu não me meto muito, sou mais expectador e torcedor do que qualquer outra coisa, só sei que acho que vai melhorar e já diante do foguinho estaremos mais entrosados.

Bom restinho de domingo e parabéns a todos pelo blog

Gabriel Gago disse...

Vinícius, Jared, e demais colegas de deste magnífico blog, meu cordial BOA NOITE.

Que noite!
Fria, chuvosa e gstando 5 reais numa capa de chuva vagabunda de 1 real na uruguaiana!
Mas, olhando pelo lado bom, assistimos ao gol histórico de Tiago, que a cada jogo felizmente vem me deixando impressão de ser um ótimo goleiro. goleiro BOM, é aquele que em um ou dois lances mostra que ENTENDE do riscado,não um que passa o jogo todo atuando "morno" e em um lance entrega a paçoca na mão do bandido ( vide o lance do Rogério Ceni hoje, que caso o tal lulinha não fosse tão fraco metia o gol.) este entrará paera os anais ( UI!) da história ( Com H, não com E como o suposto brasileiro de 87 da urubuzada) mas trocadilhos de Pasquale à parte, tomarei a liberdade de fazer uma pequenina análise do time.
Como de costume, penso muito parecido com nosso ilustre blogueiro, e devo dizer que o time não está uma jóia, mas pelo menos já é algo que lembra um time!
Tiago é seguro e orienta os zagueiros o tempo todo, "seu Jorge" Luís mostrou o futebol de verdade, e luizão mostrou que é titular fácil desse time, FATO!
Wagner Diniz foi patético! se normalmente ele já não é um gênio, desta vez nem o que costumava fazer o fez. Inclusive tentou um lançamento à lá Roberto Carlos pro Kardec ( o jogador não o espírita) que foi BISONHO. Pelo menos ele não entregou o ouro ao bandido, isso devo reconhecer, ele hoje é muito mais entendido taticamente.
agora, CARLINHOS; É, o moleque né ruim não, até sabe jogar o esporte bretão, mas se o guilherme já era cru pra um time como Vasco, o Carlinhos é pior. Ele fez até boas corridas pela lateral, trocou passes, CRUZOU...
Porém, entretanto, contudo, todavia... WHATA HELL, é que temos, se bem que eu ainda prefiro o coitado do CALYPSOOOOOOOOOOOOO, que deve ter arranhado o porsche do romário...porque não tem como preferir Marcus Vinícius à ele.
Jonílson:Eu sou fã dele! é um cara que Dpapai do céu não abençôou com o dom de jogar bola,mas é um cara esforçado, sério, coeso e seguro, e como o vinícius bem disse, NÃO tenta correr sem saber nem ligar o carro, ao contrário de... bem, você sabe quem, "aquele-que-não-devemos-citar-o-nome"
BETO, devo admitir faz parte da minha listinha negra de jogadores, mas a cada jogo ele parece progredir pelo menos! E como eu digo em são januário, é porque ele parou de beber, porque se tivesse tomando os goró ainda, ia ser ainda melhor! Haha.
Leandro Bonfim e Alex Teixeira, aleluia fizeram o que esperamos deles, e sem mais,agora Morais....
MORAIS.... me deixa a impressão de que está com uma pressão psicológica muito grande de que ele é o único que saber fazer três embaixadinhas no time.Pega a bola e não larga, as vezes não deve mesmo, mas outras está até atrsando o time, e por isso gostei da entrada de Marquinhos ( Marquinhos, não o Incolor Insípido e Inodoro Marcus vinícius) que foi mais objetivo, mais rápido e menos fominha, não que ele seja alguma coisa, mas pelo menos naquela situação do time, estávamos precisando disso mesmo. Aliás, acho quie foi ele q meteu uma bola na CARA pro INCLASSIFICÁVEL rafael perder gol na cara.
Kardec como sempre, prejudicado por atuar numa equipe incapaz de cruzar uma bola pra ele e mesmo assim, quase mete um GOLAÇO no primeiro lance de perigo do time, e mesmo assim o rapaz briga, tenta driblar, mas não é a praia dele. Se ele jogasse num santros recebendo cruzamentos de Kleber, seria artilheiro do brasileiro...

dos reservas, axchei q a entrada do marquinhos foi no momento exato, ponto pro alfredinho, porém, a entrada do INCOLOR INSÍPIDO E INODORO MARCUS VINÍCIUS nunca é, foi ou será em momento propício, mais uma vez desfilou toda sua (falta de) habilidade em campo, ridículo patético, e ouso-me a dizer, Marcus Vinícius é uma AFRONTA ao torcedor...
E não sou eu que disse isso, mas um colega de estádio, torecdor integrante da TOV que estamos sempre próximo à ele.
e se o cara que balança uma bandeira de 10 metros quadrados molhada debaixo de chuva me diz uma coisa, eu ASSINO EMBAIXO.

resumo: Bilhete de pacote do carioca: 96 reais no mastercard. gasolina pra palio: 20 merreis. suborno do flanelinha no posto Forza: 5 reais naquela notinha safada q fica no bolso da bunda da calça e vc descobre ela por acaso.
Kit habibs: 5 reais ( barato!) no dinheiro da noiva que deu mole. Capinha de chuva safada: 5 reais molhados do bolso do amigo malandro que pegou carona. Assistir de local privilegiado ao 1° gol de goleiro da história do Vasco: Não tem preço.
Pena que eu só tenho o passaporte e não o bilhete do jogo como o vinícius. daqui a uns 10 nanos vai tar valendo uma grana...

PS: O vendedor das capas não sabe nada de comércio! estava vendendo as capas de chuva a 5 reais antes da chuva, e depois que ela caiu, continuou pedindo 5! era pra pedir 10 malandro, vou agenciar ele a partir de agora.

Gabriel Gago disse...

PS: MEsquita, Cardoso moreira, macaé....

eita estadual safado...

só o duque de caxias salva, e olhe lá!


PS2: Duvido que vão dizer q o time do florminense é fraco, empatando de forma biusonha com o macaé.
se fosse o vasco...

Anônimo disse...

Aê Jared beleza valeu as dicas e a galera secou legal. Só falta agora a favelada.
Mandou bem em Almirante, também jogo umas peladas lá no quebra-côco, qualquer dia a gente vai se esbarrar.

Vamos indo gente...... Vinicius esse blog só cresce.

Abraços

Anônimo disse...

Concordo, Leleco. A chegada do Pensador só veio somar.

Gabriel, o Renato tá no mato sem cachorro (ou será cachorrada demais que está atrapalhando?).
A sorte dele é que o Conca está sem poder jogar. Se tivesse todo legalizado, o Renato Gaúcho teria mais um problema. Como escalá-lo e no lugar de quem?
Renatão está perdido. Se bobear, vai o Flu pra Libertadores e ele fica.
A torcida já está vaiando o time.
Eu acho é pouco.

Sobre o Vasco:
você já observou que o Vasco é chegado a sempre criar e manter um cara tipo carismático ao contrário ??? ...

Eu acho que é pra gente baixar o pau e esquecer o Eurico.
Foi assim com Tadic, Valdir Papel, Victor Boleta, Allan Dellon, Fábio Junior, Fábio Baiano, Junior Baiano e muitos outros e os clássicos mais recentes: Fábio Braz, Thiago Maciel, Diego, Abuda, Amaral... e chega.

A torcida pede pra tirar mas a diretoria mantém até a exaustão.

Anônimo disse...

Dos jogadores que o Vasco contratou, existem alguns que ainda não estrearam no Estadual:

Goleiro Ricardo (ex-Caxias-RS),
Zagueiro Eduardo Luiz (ex-Atlético-GO),
Atacante Villanueva (ex-Ulsan J.H.M-COR),
Atacante Abubakar (ex-Internacional),
Meia Bruno Reis(?) (ex-Alania-RUS)

Anônimo disse...

É verdade amigo Jared, parece que sempre temos que eleger um Cristo. Só assim a torcida deixa em paz o nosso Chavez da colina.

Sobre o jogo de ontem, depois de tudo que já se falou aqui, só posso enfatizar que gostei muito do Leandro Bonfim e, é claro do nosso fato histórico. Tiago neles.

Estou aguardando com expectativa o jogo contra o botafogo. Parece que os caras estão naquela fase em que tudo da certo no início da competição. Será nosso primeiro teste de verdade! Estarei fora no carnaval, mas não perco esse jogo por nada!

Abraços

PS Também achei muito saudável a chegada do "pensador". rsrsrsr

Anônimo disse...

Jared, se me permite, faltou dois craques aí na lista:
Claudemir ( Claudemimimimimi) Amaral ( Aquele-que-não-devemos-citar-o-nome)

pelas barbas do profeta!

Assistindo o jogo do botafogo e americaano de campos ( dos goytacazes, não Jordão) constatei:
Se entramos com esse time do jeito que estamos jogando contra o botaovo domingo, vai ser ums dois a zero pra eles, fácil. então fiquemos na torcida pra que nesta quarta contra o poderoso Resende, a coisa melhore, e MUITO!

então alfredinho tem aí, 5 dias pra acertar isso que ele chama de "time"

aos saudosos visitantes deste glorioso blog, meus votos de uma boa semana!

PS: Quebra-coco nao conheço, mas o que eu já fui na praça do aviador não tá no gibi. Ê saudades...

Anônimo disse...

Amigo Fabinho,
Todo time da grandeza do Vasco não pode nem deve depender dos caprichos de um jogador em final de carreira, nem que este jogador seja o Romário.

A idéia de transformar o "peixe" num técnico não poderia passar de um jogo, como aquele do ano passado.
Perpetuá-lo no cargo é de uma total irresponsabilidade.
Seu técnico auxiliar ainda não comprovou ter condições de comandar um time como o do Vasco, não pela fragilidade do elenco mas pela grandeza de sua torcida.
O Vasco não pode servir de laboratório. Estão brincando com os nossos sentimentos.

O Vasco precisa de um projeto sério, que priorize primeiro a contratação de um grande técnico e a partir daí a formação de um elenco sem improvisações, sem dependências de empresários.
Contratar jogador para cada posição, levando-se em conta as reais necessidades.
O que se vê no Vasco é um total amadorismo.

Depois, adequar o calendário anual, priorizando a Copa do Brasil, visando à classificação para a Libertadores.
Em seguida, a competição internacional que venha a disputar: Sul-Americana ou Libertadores.
Paralelamente, buscar conquistar a melhor posição no Campeonato Brasileiro.
E por fim, disputar com honra o Campeonato Estadual, sabendo que ele já não significa muito se comparado às demais competições, mas sempre representa um título a mais para um clube tão carente.

Outra coisa: valorizar a figura do olheiro, pois é ele que indica as possíveis revelações.
Prestar atenção na série B do Campeonato Brasileiro, buscando possíveis novos valores.
Catalogar os jovens e seus clubes que disputam a Copa São Paulo de Juniores.
Enfim, fazer um trabalho de garimpagem.
É a forma mais econômica de se montar uma equipe.

Trazer jogadores velhos que não deram certo em lugar nenhum, reservas até de clubes da 2ª divisão, outros que viviam na reserva de clubes estrangeiros de segunda categoria, sinceramente, não é este o Vasco que eu conheci e que gostaria que nunca tivesse mudado... e mudado para pior.

Anônimo disse...

Meu caro Gabriel,
que susto você me deu.
Será que eu esqueci o Amaral!?... logo ele, o Amaral!?...

Eis que vou buscar a lista e o encontro.
Ele entra em destaque no rol dos clássicos mais recentes: Fábio Braz, Thiago Maciel, Diego, Abuda, Amaral... e chega.
Depois dele, estrategigamente CHEGA.
UFA, já tinha preparado a frase "desculpe a nossa falha".
P.S. Claudemir, coitado do Claudemir. Foi esquecido até na lista dos piores.

Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

Perfeito Jared é a falta do tal PLANEJAMENTO. Eu fico muito triste quando vejo o nosso time funcionando como um grande laboratório. O Vasco não merece esse tratamento é um desrespeito só!

Saudações

Anônimo disse...

jared, é verdade! a falha é minha!

Amaral ( Aquele-que-não-devemos-citar-o-nome) é tão nulo, que nem me fez perceber seu nome na lista!

à uns posts atrás, eu perguntei se o Alfredinho era cientista para fazer tanta experiência. Eis que me deparo agora com meus colegas deste ilustre blog hoje reclamando dos "laboratórios" do Vasco.

e realmente, os vasco é o time que mais TENTA. tenta recuperar jogadores, tenta revelar treinador, tenta trazer aqueles caras que quase pararam pra jogar, tenta um monte de coisa.
As vezes dá certo, mas nesse meio tempo, somos nós que sofremos em ver técnico de Avaí no banco de reservas.
Aí nego fala: "Ah mas o alfredo sampaio fez um ótimo trabalho no avaí"
Ótimo trabalho? Avaí nem na primeira divisão tá! que ótimo trabalho é esse? que que ele fez? ganhou estadual???? e quem é o adversário dele? Ah sim, o figayrense...

a verdade é que o Vasco é o clube de campo do romário e do eurico a muito tempo, onde NóS somos os peões, os jogadores são o gado, romário é o capataz, e o eurico é o "Sinhô", ou "coronér"

Anônimo disse...

Minha estréia em São Januário:

Amigos:

Vou relatar para vocês como foi minha primeira ida a S.Januário:

Saí de Vitória-ES às 23:OO hs da sexta-feira e cheguei por volta das 07:30 hs na rodoviária do Rio de Janeiro. Pensei, primeiro, vou conhecer alguns pontos turísticos da cidade, pois o jogo seria somente às 18:10 hs. Como estava chovendo (ainda que pouco), resolvi que iria primeiro conhecer o Estádio para depois, já familiarizado, poder rodar pela cidade. Informação daqui, dali, peguei o circular de número 673, que me deixou na porta do Estádio.

A princípio, confesso que fiquei desanimado, o acesso é um pouco difícil (Ruas apertadas), e por fora, o Estádio está meio “abandonado”.

Marinheiro de primeira viagem, fiz logo amizade com um dos porteiros e/ ou seguranças e em poucos minutos estava dentro da arena. Um lugar inigualável, fiquei deverasmente encantado. O gramado impecável, um som agradável e pessoas para todo lado querendo registrar suas presenças – nesta hora minha maquininha fez falta (rs) -. De cara, quem estava lá? Valdir bigode. Fui logo lhe perguntando: Você está de volta ao Vasco? Ele, prontamente me respondeu, que só estava ali, cuidando do joelho.Pessoa simpatissíssima.

Após visita, fui informado que a venda dos ingressos seria no portão 18, a partir das 13:00 hs. Esperei o horário do almoço e fui o primeiro a me servir (após os funcionários do estabelecimento), comi aquela feijoada e vi muito bacana circulando pelo restaurante do clube, isso porque, existem mesas reservadas para a diretoria. Fui muito bem servido. Depois, fiz uma visita a boutique do Vasco. Adquiri a camisa 1000 do Romário, talheres para minha filha Bárbara e uma agenda 2008 para minha esposa - que é vascaína por adoção -(rs).

Como a chuva não cessava, após adquirir meu ingresso, fui fazer uma visita à feira do Nordeste (aquela que tem o Luiz Gonzaga na entrada),para matar o tempo.

Por volta das 14:00 hs não agüentava mais a hora do jogo. Fiz amizade com a dona do treiler em frente ao Estádio e até com o cara que vende bandeiras.

Às 16:00 hs (em ponto), os portões se abriram e lá estava eu à procura do melhor lugar. Pensei, puxa vida, se houvesse combinado, poderia até encontrar alguém do Blog por aqui, ou mesmo do Supervasco. Realmente, foi como o Vinícius falou. É gente para tudo quanto é lado vendendo habib s. Lógico, comprei o kit-lanche e uma lata de coca, num total de 8,00.

Vinicius, uma coisa que você não mencionou, mas que me surpreendeu, foi a revolta por parte de uns torcedores (300 ou mais) xingando, excrachando e pedindo a saída do TP. A rigor, eles gritavam o tempo todo pela saída do Romário (além do eurico) e a permanência do Edmundo (que estava no estádio).

Percebeu-se nitidamente, a carência de um IDOLO.

O jogo, o Vinícius já esmiuçou muito bem. Para mim, foi como ver um clássico tipo Vasco X Boca Juniores. Tudo era festa. É claro que eu esperava uma partida 100 por cento do único ídolo (até aqui) do elenco, o garoto Morais. Ele não jogou o esperado e, para minha surpresa, quem se destacou? Beto Cachaça, isso mesmo. Correu demais, combateu e deu sangue. Desse elenco, é titular absoluto.


Vinicius, achei o Kardec um pouco lento, desengonçado e perde muitos gols. Lógico, sem experiência e com a torcida no pé, fica até difícil para o garoto. Uma coisa é certa. No momento, precisamos muito de um atacante-gol.

No mais amiguinhos, peço desculpas pelo longo espaço aqui ocupado. Desejo boa semana para todos e que nosso Vascão enfim, desencante.

Anônimo disse...

Leo - Parabéns pela estréia. Quem é vascão sempre aparece!! Avisa quando voltar.Quem sabe não fazemos uma torcida do blog!!??

abraços

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Puxa vida Leo...

Que saga cruzmaltina!!!

Esse é o verdadeiro torcedor... que a nossa diretoria esquece que existe... espalhado pelo Brasil todo!!!

Fico feliz pela sua estréia!!!

Sobre os 300 que gritaram antes do jogo, eu explico:

Eram membrosda Força Jovem, protestando contra o corte das suas regalias em São Januário...

Essa semana que passou o Eurico acabou com todas as mamatas deles! Não tem mais ingresso de graça... e nem mais sala em São Janú pra guardar tambores e bandeiras...

Aí eles ficaram daquele jeito... Quando na verdade já deveriam estar protestando ha pelo menos uns 5 anos!!! Mas parece que foi preciso mexer no "bolso" deles pra que eles percebessem que o Eurico é ruim pro Vasco...

Eu, particularmente, acho que não tem que haver mamata mesmo... A não ser que se estenda para todas as organizadas... e não só pra uma... como sempre aconteceu...

Mas isso é uma opinião pessoal minha... que costuma gerar muita confusão...

Tenho amigos na Força e entendo o lado deles... mas não concordo!

Saudações ..../+/....

Anônimo disse...

Leo, parabéns pelo esforço em assistir ao nosso clube do coração, se houvessem mais um milhão iguais a ti, o vasco estaria em melhores mãos.

Vinícius, o engraçado da Força Jovem é que eles divulgam notas oficiais como se fossem uma mega-empresa ou um artista famoso.
respeito a torcida, sei que existem muitos lá com boas intenções, mas com todo respeito, eles só divulgam essas tais notas oficiais para dizerem mentiras.

Chegaram à AUDÁCIA de dizer que não são ajudados pelo clube ou pelo presidente, não ganham ingresos, não tem regalias, e não dependem do presidente para nada.
Quando eles apoiavam o eurico, era tudo às mil maravilhas, tinham seus igressos de graça, entravam com seus tambores, e etc ( o que é probido,logo dependen de alguém para o fazer) tinham uma salinha nas dependências do clube e o escambau....

ou seja, são ums fanfarrões, falastrões, e não são diferentes do eurico.

Eu concordo, apoio e defendo que exista uma torcida organizada forte e que esta seja financiada para entrar nos jogos, uma vez que ajudem o clube, já que é do seu interesse, mas a força jovem que por ser a maior torcida do Vasco, quando precisou não botou o rabo na reta pra pedir afastamento do eurico, não apoiou o dinamite e nem fez nada.
Agora, uma vez que perdeu suas regalias, repentinamente são da oposição?

eu tenho muitos amigos na força jovem, família centro, e canso de discutir com eles sobre isso, eeles por sua vez não negam.

é o que eu digo: Com o Eurico estamos __didos, e com essa oposição ( MUV), também!

Anônimo disse...

Vinicius, Gabriel e demais amigos.... concordo plenamente sobre o posicionamento de voces com relação a Força Jovem.Participei dela até 2006.

Maravilha Leo, parabéns pelo empenho.

Gente, o jogo não foi aquela coisa né!? Mas meu filhinho com o retorno do Edmundo e com a vitória, já é outra criança.

abraços

Anônimo disse...

Carla, Gabriel, Digo, Vinicius:

Obrigado pela força e esclarecimentos.

Vinicius, confesso que fiquei até com medo, pois, já tinha lido anteriormente, que este tipo de manifestação, era terminantemente proibido dentro de SJ.

Não vou entrar no mérito, mesmo porque, tudo que sei sobre as organizadas, é o que leio em jornais, blogs, etc.

Torço muito para o Vasco voltar a ser grande, tal qual o do ano 2000, por exemplo, independentemente de quem esteja no comando. Queremos uma diretoria que seja transparente, sabe, aquela que divulga de quanto foi o patrocínio, qual o balanço de fim de ano, de quanto foi a transação deste ou daquele jogador, coisas deste tipo.

Enquanto isso, ficaremos na torcida para que, pelo menos na Copa do Brasil, tenhamos um time de verdade, que encare de frente qualquer equipe brasileira e que faça bonito. Estamos carentes. Abraços.

Anônimo disse...

Observei um interessante fato meus amigos! A carência da imprensa por uma boa noticia do nosso amado Vasco. Bastou um motivo para que todos os telejornais de edição nacional, relatassem o fato histórico conquistado pelo Tiago. É impressionante a nossa força, pena que os atuais dirigentes não observam essa realidade.
Bateu um tremendo orgulho ver novamente o nosso time em edição nacional com boas notícias.

Orgulhosas saudações

Unknown disse...

vascão vai chegar nas semis e vai quente com muita camisa para cima deles......alex teixeira é craqueeeeeee e alan tmbbbbb o time está quente gostei muito do q vi e estou confiante....da lhee.da lheee vascaoooo