domingo, 20 de janeiro de 2008

Vasco 1 x 2 Madureira - Taça Guanabara

Começamos "bem", amigos...

Com a derrota de hoje, além de começarmos mal um campeonato tão curto como o nosso Estadual, o Vasco quebrou um tabu de 21 jogos! Desde 2002 não perdíamos uma partida pelo Carioca em São Januário.

Em termos de resultado, foi realmente desastroso. Mas precisamos ser frios o bastante aqui pra ver o jogo como um todo, e analisarmos o time que vai nos representar daqui pra frente.

Comecemos pelo camisa 1, o tão esperado Tiago. Na minha observação, digo que ele teve uma atuação razoável. Foi muito pouco exigido pelo ataque do Madureira durante a partida, fazendo apenas uma grande intervenção, numa saída rápida pra abafar o atacante adversário, quando o jogo estava 1 x 1. Além disso, não consigo isentá-lo de responsabilidade no primeiro gol, quando ele deu dois rebotes. O primeiro chute eu até entendo ele soltar, mas o segundo não. Se fosse pra soltar, que não rebatesse pra frente da área.

No mais, uma cobrança de falta "meia-boca" e muita bronca nos zagueiros. Falemos deles agora...

Hoje, tive mais uma vez a impressão que me ocorreu ao ver o primeiro jogo em Dubai, contra o Hamburgo. Romário (ou Alfredo Sampaio... rsrsr... quem culpar?) parece que não sabe armar uma defesa. Dá a sensação de que ele conversa com o time todo no treino, depois vira pros zagueiros e diz: "É isso, rapaziada! Só não deixar ninguém passar! Vâmo nessa... ".

Tanto Jorge Luis quanto Vílson estiveram perdidos a maior parte do tempo. Ninguém sabia onde se posicionar, quem devia dar o bote, quem devia ficar na sobra.... Era um salve-se quem puder!!! Isso diante do ataque do Madureira, que tem no Muriquí seu maior nome! Absurdo, não? Imagina quando for um ataque de verdade... não quero nem ver! A defesa é certamente o ponto mais fraco desse Vasco 2008.

Agora sobre os laterais, atuações distintas de cada lado. Enquanto o Wagner foi um dos melhores em campo, se desmarcando, fazendo ultrapassagens e sofrendo pênaltis (hoje foram dois não marcados, falaremos mais adiante), do lado esquerdo, Calisto foi excessivamente tímido. Não tentou nada de diferente, e se resumiu a tentar marcar o lado direito do ataque do Madureira. Confesso que essa atuação do Calisto meu deu tristeza de lembrar que eu reclamava do Guilherme. Mas vamos dar tempo ao tempo... apenas o primeiro jogo...

Chegamos ao meio-campo. Esse talvez seja o setor que mais evoluiu do ano passado pra cá. Só pela dupla de volantes não ser mais Amaral e Roberto Lopes já melhora muito. Até o Beto consegue ser mais útil!!! Hoje a dupla titular foi Jonílson e Beto, e eu fiquei até satisfeito com o jogo deles no primeiro tempo. No segundo, o Beto saiu pra entrada do Bruno Meneghel, e o Bonfim acabou sendo recuado pra ajudar. Confesso que eu esperava mais do Leandro, lembrando das últimas partidas dele em 2007, mas de maneira geral, daria uma nota 7 pra ele.

O Morais foi um caso à parte. Jogou demais hoje. Parecia que o time só conseguia chegar perto do gol adversário se a bola passasse obrigatoriamente pelos seus pés. Perdi a conta de quantas jogadas ele fez com o Wágner pela direita... todas mal finalizadas pelo nosso lateral, que não cruzava, e nem chutava... apenas caía...

No último lance do jogo, Morais caiu em campo com fortes dores no ombro. Deus queira que ele não fique fora do próximo jogo por isso. Sem ele, o Vasco fica quase inofensivo...

E o tão esperado ataque AA? Bem, não foi o esperado...

Tanto o Alan quanto nosso diamante Alex não estiveram num dia muito iluminado. O primeiro mostrou o futebol que a gente já conhece. Bem posicionado, mandou na trave a única chance real que teve, de cabeça, no primeiro tempo. Não teve outras por culpa do Wágner, que chegou no fundo umas 15 vezes e não conseguiu mandar uma cruzada pra ele empurrar.

Já o segundo, nossa maior esperança, sentiu um pouco o peso da estréia. O falatório em torno do seu nome durante a semana pareceu ter mexido um pouco com a sua cabeça, e a necessidade de mostrar alguma coisa pra torcida acabou atrapalhando. Mesmo assim, em alguns momentos, Alex mostrou lampejos do talento que todos enchem a boca pra comentar. No primeiro tempo, quase fez um golaço, quando deu um drible curto no zagueiro dentro da pequena área, mas chutou displicente em cima do goleiro. Além disso, foi inteligente ao chutar cruzado para o gol do Abuda.

Eu ainda acredito muito nele... Tenhamos paciência...

Bem, meus amigos, acho que é isso...

Estréia com derrota num jogo onde o Vasco foi melhor a maior parte do tempo, e ainda foi prejudicado seriamente pela arbitragem que ignorou dois pênaltis legítimos em cima do Wágner Diniz. Isso é um pouco culpa das transmissões de televisão, onde constantemente chamam nosso lateral de cai-cai. O fato é que Wagner agora é perseguido, e é preciso que arranquem fora sua cabeça, ou tirem sangue da sua perna pra que os juízes botem a bola na cal. Um absurdo... Hoje isso prejudicou demais o time.

Mesmo assim, fica aquela velha sensação de que independente do resultado, ou da atuação, nosso time é fraco. Aquela sensação de que passaremos o ano torcendo pra não sofrer demais...

Mas não vamos nos apressar nas conclusões! Estamos apenas começando uma jornada, e a maré do futebol é sempre imprevisível, podendo mudar ao nosso favor em qualquer instante...




Saudações ..../+/....


P.S.: Nova enquete sobre a estréia no ar!



17 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Vinicius,
Que disposição, que vontade, que determinação você tem para escrever tanta coisa logo após este desastre em São Januário!...
É a pegada que faltou no Vasco.

O juiz errou e errou feio, mas nada justifica as falhas do time.
Um ataque que não sabe concluir e uma defesa "peneira".
No 1º gol do Madureira, eu contei: 5 jogadores do Vasco na grande área (goleiro e mais 4).
No segundo, a coisa foi ainda pior: nada menos do que 8; isto mesmo, quase o time inteiro na grande área e deixam o Madureira trocar passes, chutar três vezes e nem pra pegar um dos dois rebotes alguém conseguiu. É muita incompetência.

Mas uma coisa eu percebi: seu lado humano.
Você deu 7 para o Leandro Bonfim.
Aí eu queria ser teu aluno.
Divida esta nota ao meio e diga a ele que eu ainda estou fazendo favor.
Some-se a ele toda a retaguarda do Vasco, exceto Tiago e Wagner Diniz.
O restante, 4 com louvor.

Pra dizer a verdade, o Madureira não jogou absolutamente nada.
Longe de ser aquele Madureira do ano passado.
Mas encontrou um time fraco, mal treinado, mal posicionado em campo, sem nenhum esquema tático.

E um técnico que me parece que não viu o jogo. O cara retirar o Leandro Bonfim faltando 18 minutos para acabar o jogo...

Amigos, estou preocupado.
Se neste campeonato, que é uma baba, o Vasco começou tendo dificuldades, quando chegar o Brasileiro, sei não...

Anônimo disse...

Caramba, perder com show de Muriqui é dose. E o juiz galera, que vergonha! To grilado com 2008.

abraços

Anônimo disse...

Jared você tem razão, que dedicação do nosso amigo Vinicius, eu estou ainda muito triste e totalmente preocupada com esse nosso time. Até para deixar uma mensagem eu estou desanimada, imagina comentar um jogo onde sofremos mais uma vez !?

Concordo plenamente quando a nossa defesa Vinicius. Acho que o baixinho distribui a camisa e diz apenas “cada um pega o seu”. A nossa zaga será nosso pesadelo em 2008 se nada for feito.

É Jared seu manual terá muito trabalho esse ano.

Mais uma vez volto de São Januário arrependida como mãe, meu filho sofreu novamente. O silencio dentro do carro na volta do jogo, é assustador.

Temos que ganhar na quarta-feira de qualquer maneira!

Saudações

Anônimo disse...

To pessimista amigos. Essa defesa vai nos levar a loucura. Ninguém cobre ninguém e é um desentrosamento só. Nem quero ver quando pegarmos um ataque de verdade, será um massacre amigo Almirante.

Boa noite amigos

Anônimo disse...

Julio vascão até morrer!!!
è a primeira vez q escrevo aqui em 2008 e vou voltar aqui por todos os dias q tiver um jogo do vasco !!!! e prestigiar esse mto bom comentarista que é o nosso vinicius.

eu estou impressionado como o time do vasco é irregular e fraco!!! agora que foi pra valer podemos ver q o Leandro bonfim IMPOSSIVEL de ser o meia q ajude o Morias. Zaga fraca, abuda salvando e fazendo gol....não dá.....o vasco tem sérias chances de cair esse ano, está sem nem uma dúvida com uns dos mais fracos elencos dos 12 grandes do brasil no atual momento. Tudo bem que tem o fator que o time do madureira está treinado há 3 meses e o vasco vem de uma pré temporada péssima!!!! então momento de reflexão e vamos contrar vascãoooo!!!!

Anônimo disse...

Meus caros amigos, meu prezado Vinicius.
Faz tempo que eu não escrevo um texto tão indignado como o que escrevi acima.
Eu peço desculpas a todos, principalmente ao Almirante, porque o momento era de revolta.

O problema é que não vi um Vssco apenas falhando numa estréia. Isto acontece e é coisa que se supera.
O pior é que já é o 3º jogo (dois em Dubai) que o Vasco não joga absolutamente nada.
O mais grave: não existe um só desenho tático. Parece que não há treino.

O árbitro errou duplamente; foram dois pênaltis incontestáveis.
Qualquer juiz de jogo de pelada marcaria o 2º, tão clara foi a jogada.
A imprensa conseguiu passar para a opinião pública que o Wagner Diniz simula em todos os lances.
Mas o árbitro tem que ser imparcial; não pode entrar nessa.

Para a diretoria, a arbitragem vai ser a grande desculpa para justificar a derrota. E com toda a razão.
Mas é uma bela desculpa pois nada é suficientemente capaz de explicar os constantes fracassos do time em campo.

Ontem, vimos o iluminado Morais comandando o Vasco, mas o time não correspondia, a não ser uns dois ou três jogadores.
Se pegarmos pela frente um técnico experto, anula o Vasco facilmente. É só marcar bem o Morais que o time desaparece.

Este é o Vasco, do Eurico, da diretoria interina, do Romário, do Alfredo Sampaio.
Com certeza este não é o Vasco que queremos para nós e nossos filhos (Carla, segura esta barra porque "não há mal que sempre dure...").

Anônimo disse...

Amigos eu estou muito preocupado e totalmente pirado com essa nossa defesa.

Acabo do ouvir agora na rádio CBN que Edmundo se apresenta hoje! O que será que vai mudar? Será saudável ao nosso Vasco o Animal comandado pelo baixinho!? Sei não.....

Anônimo disse...

Amigo Fabinho, vai ser mais um mandando no time ou haverá choque de idéias?
Ontem o que se sabe é que o Beto ficou pau da vida porque foi substituído.

Existe uma máxima que diz que "pior não pode ficar".
Em compensação, já uma outra afirma que "tudo que está ruim, pode piorar".
E agora? Só o tempo dirá.

Eu gostaria imensamente que o Vasco se acertasse até o início da Copa do Brasil para que ele pudesse disputar esta competição com a tranqüilidade necessária, pois é um título muito importante que nos faz falta, além de representar a possibilidade mais fácil de se chegar à Libertadores.

Espero que os homens do planejamento em São Januário tenham enxergado dessa forma.

Anônimo disse...

É Jared, qualquer um perde o controle depois de uma estréia como a de ontem. Eu nem queria ouvir falar sobre o nosso time, mas a paixão fala mais alto.

Não entendo, ontem bastava marcar o Muriqui, o único merecedor de maior atenção e, foi aquilo que todos viram.

Não temos esquema nenhum. Concordo com todos os amigos sobre a nossa defesa. Está pior que a da minha pelada.

Aguardaremos agora a quarta-feira. Sobre o Edmundo tenho sérias duvidas se será mesmo um reforço. Claro que torcerei sempre para tudo dar certo, mais não estou seguro.

Vinicius, conseguir escrever após a decepção da estréia é de se tirar o chapéu.

Abraços

PS Carla o Jared está com a razão, segura esta barra.... é a tal missão do torcedor... força amiga!

Anônimo disse...

vinícius, em primeiro lugar, parabéns pelo blog que eu nãop conhecia, mas fiquei com uma boa impressão e prometo visitar mais vezes.
Quanto ao time, eu acho que é bem por aí que você disse.
Eu discordo com sua avaliação do Calisto ( Calipso, Eucalipto...)
Com bem sabemos, quando um lateral avança, o outro recua, e bem sabemos que Wagner Diniz, o popular cabeleira, é muito mais útil à frente que atrás.
Acredito que, na medida do possível, o Calypso( Calisto, Eucalipto, que seja...) avançou, foi pra cima e tentou cruzar. Para uma estréia, foi bem, e me deixou a impressão que é muito superior a rubens junior e guilherme. a tendência, é progredir.
VILSON, esteve PERDIDO, não lembrou o mesmo Vilson do ano passado, e "Seu" Jorge não foi muito superior, mas quando chega no lance, é o jorge de sempre, o problema, é esse "quando".
Jonilson! Se tivessemos jonilson ano passado ao invés de amaral....AH Se tivéssemos! Marce melhor, toca melhor se posiciona melhor.... tá longe de ser um Edmilson, Gilberto Silva, mas pega o Amaral, roberto lopes e thiaguinho mistura e bota na forma que não dá um jonilson. BETO, está roliço. não sei como era esse papo de ele ter os melhores exames fisicos, porque ele esta redondo. Não acrescentou muito ao time agora, mas ao passar dos jogos, eu ainda acho que tem mais a oferecer do que os que ocuparam sua posição em 2007, e mesmo assim, Bruno Meneghel, Xuxa meneghel, que seja, não pode. Não pode!
Alan Kardec, sofre. num time arrumado com um treinador competente e com laterais que saibam cruzar, seria artilheiro fdo brasileiro, mas no Vasco como está, sofre o pobre rapaz. Alex teixera esteve talvez, um pouco sob pressão, e em alguns momentos, mostrou um toque de gênio, onde se a bola tivesse entrado, estaria sendo ovacionado pela torcida hoje, mas como não entrou, a palavra mais associada à ele é: PRESSÃO. Pressão? estreiando contra madureira?? faça-me o favor! Mas eu aposto minhas fichas nele.
MORAIS, é o único "craque" do time, e mostrou porquê. Foi o unico à partir pra dentro, abusar, ser ousado, coisa que falta aos outros, e tem gente que ainda chama ele de fominha. é porque é o MORAIS, se fosse o KAKA seria "fabuloso". MAS, a verdade é UMA: Se não fosse esse árbitro, que por sinal, tomou um gancho, teria sido 3X1 vasco. e ninguem estaria reclamando, diriam que o time é bom.
Eu acredito. Podemos não ter um elenco de primeira, como não temos, mas eu já vi campeão brasileiro com um elenco igual. Neste momento, o time precisa de uma coisa que o torcedor vascaíno não sabe fazer bem: Apoiar.

Unknown disse...

É... passada a tempestade... tenho que reconhecer a verdade dos comentários de vocês...

Jared: Sobre o Leandro Bonfim... concordo que a nota 7 foi alta demais... talvez minha "bondade" se deva à expectativa gerada por ele nos últimos jogos de 2007, quando foi muito bem jogando de segundo volante. Ontem, realmente, Bonfim esteve perdido... meio sem posição... procurando um espaço no campo... Retifico a nota... acompanhando o amigo Jared...nota 5! : )


Gabriel: Primeiramente sejá bem-vindo ao blog. Espero que você visite mais vezes agora!

Sobre o Calisto. Você falou tudo meu camarada. É mais ou menos o que o Cuca fazia com o Botafogo ano passado. Segurava o Luciano Almeida como uma espécie de 3º zagueiro, pra liberar o Joílson. O fato é que não sei se o "Calypso" segura essa onda, pois quando ele foi revelado pelo Bahia, sua característica era totalmente ofensiva, no estilo Guilherme total... vamos ver o que acontece...

E sobre o Alex... a pressão a que me referi não era pelo adversário, e sim pela torcida... Ele que vive em São Januário sabe como ninguém como estamos carentes de ídolos. Por isso, acho que ele se vê como esse possível ídolo, e sentiu essa pressão... de mostrar serviço... de ser um "novo Pato".


Vi o VT completo do jogo de novo durante a madrugada. E fiquei comum a impressão pior ainda do que quando assisti o jogo ao vivo... Me pareceu um time de pelada de futebol "Society", como o outro do Romário... "Caça e Pesca"... não é isso?

Saudações ..../+/....

Anônimo disse...

É meus amigos, que lamento essa nossa estréia. Só sei dos fatos do jogo através da internet e já fiquei (mesmo atrasado) com vontade de xingar esse juiz. Mesmo assim, lendo o post e as mensagens, posso ter uma idéia de como se comportou o nosso Vasco.

Quem sabe a chegada do Edmundo, não sirva para dar uma motivada na rapaziada!?

Carla, na quarta-feira seu filho terá a alegria de volta.

Abraços

Anônimo disse...

Amigos Vinicius, Gabriel e todos os demais.
Caberia a gente falar: "calma, pessoal, foi apenas o 1º jogo"...
Mas não foi não; foi o 3º.
Os dois primeiros foram em Dubai.
Os defeitos são os mesmos: o elenco é fraco e mal conduzido.

A preocupação maior não é com jogador A ou B, pois isto se resolve até com barração.
O pior é a falta de qualidade técnica no geral, além de mau posicionamento e falta de um desenho tático.
Se tem dois laterais que avançam, ótimo.
Se é assim, joga-se com 3 zagueiros e 2 volantes e deixa os alas mais livres de marcação, pelo menos aquela marcação na área.
O problema é que está todo mundo embolado na defesa.

Muriqui mal marcado? É brincadeira. É sinal que não estudaram o adversário.
Vocês sabiam que o Madureira jogou desfalcado por causa de documentação?

Gabriel, você disse: “Neste momento, o time precisa de uma coisa que o torcedor vascaíno não sabe fazer bem: Apoiar”.
Eu respondo: você não acha que o torcedor vascaíno já está se cansando de apoiar sem resultados?
Afinal de contas, estamos no 8º ano e 28 títulos disputados. Ganhamos apenas o Cariocão de 2003 e já vamos completar o 5º ano desta comemoração.
Não se esqueça que no ano passado o que mais a torcida fez foi apoiar o Vasco.
Foram festas em São Januário com os Guerreiros do Almirante, com música na arquibancada, cascata de fogos, estádio lotado, todo mundo apoiando...

Mais um ano perdido sem ganhar absolutamente nada.
Pelo contrário, saímos do G-4 para disputar a fuga do rebaixamento.
Para uma torcida dessas, se eu também fosse interino, TINHA QUE PEDIR DESCULPAS.

Anônimo disse...

É Jared o tempo passa e nada de títulos! Como iremos incentivar a garotada? Veja o exemplo do filho da nossa amiga Carla, fica muito difícil para um pai ou até mesmo um tio motivar os garotos se quando eles chegam no colégio é só deboche!!!!

O Telmo disse muito bem, era só marcar o Muriqui, velho conhecido nosso! É a tal zaga horrível e a tal falta de um esquema decente de marcação e cobertura.

Quanto ao juiz, ele já teve o merecido castigo, mas fica evidenciado que além da fama do Wagner o Vasco já não impõe respeito aos árbitros.

Muita atenção gente, o Jared está certo esse foi o nosso 3o jogo.

Que o Edmundo venha realmente para somar!

Abraços

Anônimo disse...

Não sei o que será do Vasco com o Edmundo, uma coisa é certa....Esse campeonato carioca vai ficar apimentado.

Sobre ontem só posso dizer “que defesa lastimável” e dois técnicos e nenhum esquema. Assim fica muito difícil.

Saudações vascaínas

Gabriel Gago disse...

Jared, eu compreendo sua "revolta" mas lembremo-nos que um clube ficar X anos sem títulos é algo normal e corriqueiro.
Clubes até maiores que o nosso passaram ainda mais tempo sem um título, e alguns até rebaixados foram.
Que todos nós estamos fartos de ver os anos passarem e não levantarmos um caneco, concordo, eu também estou, tanto quanto você ou qualquer outro, mas isto é algo que acontece, e eu não sou acomodado, sou sócio, pago minhas obrigações em dia e me sinto no direito de cobrar resultados, mas a muitos anos frequento estádio e devo dizer que são escassos os momentos que a torcida "apoiou" o time. Apoiar, ao meu ver, é estar presente quando o time ESTÁ PERDENDO, cantar, incentivar, e não vaiar e gritar : Ah é Edmundo ao menor sinal de derrota, isso não é apoio, ir ao estádio quando está ganhando é mole, difícil é apoiar, coisa que muitos FAZEM, muitos mesmo, mas boa parte da torcida não sabe fazer.
Mas esperemos melhores dias meu amigo.

Vinícius: Eu confio no Alex Teixeira, não acho que a pressão seja tanta, mas de qualquer forma, tenho certeza de dentro de 5,6,7 jogos ele esteja rendendo o esperado.
quando ao "Calypso" torceremos =P

Abraços

Anônimo disse...

esreia pifia do vasco no campeonato carioca jogadores altamente desconhecidos dirigentes q nao conhcem nem 1 pouco de futebol ta ai esse e o vasco de hj em dia