domingo, 2 de dezembro de 2007

Vasco 3 x 0 Paraná - 38a Rodada




Enfim amigos, o campeonato acabou.


Junto com ele se vai mais um ano sofrido e sem títulos, rotina à qual infelizmente, estamos correndo o risco de nos acostumar. No entanto, esse ano teve um agravante: deixaram a gente ter esperança...

Muitos de nós acharam que 2007 ia ser diferente, e eu me incluo entre esses. Tudo em função de uma sequência de resultados que começou com uma grande vitória fora de casa contra o atual campeão mundial (o Inter-RS...) e que se esvaiu no fatídico mês de Setembro, e se estendeu até a saída do técnico (?) Celso Roth.

Prometo fazer em breve um balanço do ano inteiro e de todo o Campeonato Brasileiro , mas agora peço um parênteses só pra falar sobre a fórmula da competição.

Existem muitas pessoas, e os vascaínos compõem boa parte desse grupo, que defendem a volta do chamado mata-mata, alegando principalmente a questão da "emoção" que dizem faltar aos pontos corridos. Outros, abominam a atual fórmula, porque lá no seu íntimo sabem o quanto vai ser difícil o Vasco voltar a ser campeão nacional nesses moldes de disputa, visto que já ficou evidente que para isso é preciso uma mudança mais do que radical na própria estrutura do clube, e isso é considerado por nós quase um mito! Isso porque já nem me lembro mais como é o Vasco sem o Eurico, e tirá-lo de lá já deixou de ser uma coisa palpável. Parece história de Papai Noel, Coelho da Páscoa e outros bichos...

Tudo bem, eu entendo essas pessoas. Mas por favor, dizer que o campeonato não teve emoção porque o campeão foi conhecido com 4 rodadas de antecedência é simplificar demais os fatos. O que se viu hoje foi uma SUPER rodada, com emoção pra todos os gostos, e estádios cheios pelo Brasil afora. Inclusive São Januário...

Tivemos praticamente 5 finais de campeonato hoje, com direito à comemoração e choradeira ao término de cada uma delas:

Cruzeiro x América-RN (decidiu Libertadores)

Palmeiras x Atlético-MG (decidiu Libertadores)


Goiás x Inter-RS (decidiu rebaixamento)


Grêmio
x Corínthians (decidiu rebaixamento)


Vasco x Paraná (decidiu rebaixamento e Sul-Americana)


Caso estivéssemos no formato antigo, hoje teríamos somente um jogo no Morumbi para o resto do Brasil assistir! No entanto, graças à nova fórmula, torcedores do país inteiro puderam participar do campeonato até o seu último dia! Além disso, na minha opinião, os pontos corridos são a única forma 100% justa de se coroar um verdadeiro campeão, e não privilegiar equipes "copeiras" que acabavam beliscando o título até quando se classificavam em 8o lugar, como na Era do mata-mata.

As perguntas que precisam ser feitas e respondidas são:

1- É bom pro Vasco ?

Por enquanto não, visto que estamos longe do padrão de organização pra vencer um competição nesses moldes. Mas por outro lado, esse pode ser o gancho que o nosso clube precisa para entrar numa fase de modernização do seu departamento de futebol. Pode ser o estímulo que faltava, para as pessoas que amam o Vasco como nós, exigirem que algo seja feito, e que voltemos a ganhar títulos, que foi o papel que sempre desempenhamos no futebol desse país.

2- É bom pro futebol brasileiro ?

Acho que nessa nem preciso me aprofundar. É só reparar que muito tempo estamos à mercê do poderio dos clube estrangeiros. Pra sanar esse problema, é preciso que tomemos algumas atitudes para transformarmos os clubes daqui em algo próximo do que eles tem lá. Alguns não gostam desse termo que vou usar, mas nenhum outro me vem à cabeça. É o que se constituiu chamar de "clube-empresa". Enquanto a maioria esmagadora dos nossos dirigentes não parar de tratar as instituições como "feudos", com o poder centralizado, e negócios às escuras, nenhum deles vai conseguir transformá-los em "marcas fortes", atraindo investimento das empresas mais poderosas do mundo. É assim que o Manchester, o Real Madrid, o Chelsea e tantos outros administram seus negócios. É assim que vendem camisas pros 4 cantos do Mundo, e fazem até com que alguns loucos paguem pay-per-view até no Brasil pra assistirem seus jogos!

É claro que a distância pra esses clubes é financeiramente absurda. Mas precisamos começar a correr atrás o mais rápido possível, e acho que essa reformulação nas regras do campeonato foi o ingrediente fundamental pra iniciar esse processo. Agora é imperativo modernizar! Ou então corre-se o risco de acabar como o Corínthians. E além disso, em termos de torcida e história no futebol, o Vasco não deve nada pra maioria dos grandes clubes europeus. Nosso problema reside basicamente no formato administrativo, que faz o Vasco sobreviver sem patrocínio há 7 anos.


Sobre o jogo de hoje, alguns comentário a fazer:


1- Hoje, depois da saída do Amaral ainda no comecinho, vi em campo uma das melhores escalações do Vasco no ano todo! Claro que precisamos levar em conta a fragilidade do adversário, mas com os atletas que temos, acho que hoje, durante a maior parte do tempo, jogaram os 11 melhores disponíveis, e com a melhor formação possível...

2- Destaque total e absoluto pra atuação do Leandro Bonfim como segundo-volante, depois da entrada do Conca. A qualidade do passe melhorou 100%, e a puxada do contra-ataque não precisou mais depender dos homens de frente, que puderam assim se posicionar melhor pra definir as jogadas. Seu posicionamento é uma tática igualzinha a que o Joel "SóCana" lançou no Urubu com o Toró, e foi tão elogiado. A única diferença é que eu acho o Bonfim um jogador muito mais completo, basta melhorar um pouco na marcação. Se mantivéssemos os 4 que jogaram no meio hoje para o ano que vem, o Vasco já estaria bem servido. Bastava contratar alguns reservas pra compor o elenco nesse setor. Mas infelizmente parece que isso não vai acontecer...

3- Por isso incluo também um destaque pro Thiaguinho, que pelas duas ultimas atuações, se mostrou o melhor primeiro-volante da equipe. Hoje ele estava demais. Antecipou certo mais de 10 tentativas de ataque do Paraná, e se mostrou humilde na hora de se desfazer da bola, procurando sempre o Bonfim pra iniciar as jogadas. Na minha opinião, ele precisou da última partida do ano pra acabar com a impressionante e longa titularidade do Amaral. Se o Vasco não contratar nenhum "Roth" pela frente, acredito que ele (o Amaral...) passará a ser uma mera opção pra segurar resultados daqui pra frente..

4- Destaque positivo também pro Guilherme. Confesso pra vocês que já tinha perdido minha paciência com ele, mas suas duas últimas atuações me fizeram ter um pouco mais de "calma". Hoje ele foi muito mais atuante e perigoso que o Wagner Diniz, e o dia que ele aprender a bater no gol vai se tornar uma grande arma pra nossa equipe. Só hoje ele teve chance de fazer uns 3 gols, no mínimo... Voltou a ter confiança e a passar pelos marcadores na velocidade, seu ponto forte.

5- Também tenho que fazer justiça ao Cássio. Quem frequenta esse blog sabe da minha "não-admiração" por ele, e a enquete ali no canto também mostra que esse pensamento não é exclusividade minha. Mas é preciso dizer que nas duas últimas partidas Cássio foi muito bem, e merece o nosso aplauso, pois defendeu com honra e qualidade nossa camisa, que também é a dele, vascaíno e Força Jovem assumido desde a infância. Se me perguntarem se quero ele titular pro ano que vem a resposta é não. Mas se me perguntarem se ainda guardo o rancor pela eliminação da Copa do Brasil, a resposta também é não...

Cássio
assumiu a posição de volta num momento muito delicado para o Vasco e se não tivesse suportado bem essa pressão, sabe lá Deus como estaríamos hoje... Talvez abraçados ao Corínthians!


6- Tenho que citar aqui também o Morais. Depois de ser afastado por contusão da maneira mais estranha do mundo, e de ter seu futuro colocado em dúvida por muitos de nós, sou obrigado a dizer que estou feliz demais com a sua volta.

Quando se contundiu, Morais estava vivendo talvez o melhor momento da sua carreira, sendo cogitado inclusive pra Seleção Brasileira, pois era aquela fase de transição que o Dunga promoveu. Sinceramente achei que ele não voltaria a jogar aquela bola tão cedo, mas o que vi nesses 2 últimos jogos me deixou animado. Claro que o ritmo de jogo está longe de ser o ideal, mas ficou claro que a técnica e a visão de jogo do garoto continuam ali presentes. Além disso, o Morais tem uma qualidade extremamente rara no futebol, que é a facilidade de chutar pro gol com ambas as pernas, com a mesma força e qualidade.

Hoje fez um golaço de esquerda pra deixar qualquer canhoto de nascença com inveja. Muitos inclusive acham que ele é canhoto, tamanha a simplicidade que ele executa seus chutes e lançamentos com a perna trocada. Mas é só você buscar no Youtube alguma cobrança de pênalti dele, pra ver que ele é destro... Aposto muito nele pra 2008!


7- É indispensável também um tópico pra falar de Leandro Amaral e Conca. Acho que os dois são o exemplo vivo das últimas demonstrações de alguma forma de vida inteligente na Colina. O primeiro chegou desacreditado, visto pela crítica como mais um "jogador-promessa-que-não-emplacou". O Vasco apostou nele, e hoje temos o centroavante mais elogiado do Brasil! Todos querem e citam o Leandro como exemplo de qualidade. Hoje ele fez 2 gols pra deixar uma ansiedade ainda maior no ar! Teremos Leandro em 2008?

Já sobre o segundo, sou muito suspeito pra falar. Isso porque sou fã de auditório do futebol desse moleque argentino. Acho que desde a saída do Juninho Pernambucano o Vasco não tem um jogador no meio com tanta qualidade e amor à camisa. É o tipo do jogador que envaidece a torcida, que faz o torcedor sentir orgulho. É o tipo de jogador que enche o estádio, e que eu me lembre NUNCA recebeu uma vaia sequer. Isso porque ao mesmo tempo em que faz jogadas mágicas, num espaço que as vezes parece não existir, é também o primeiro a correr quando perde a bola, e quase sempre um dos mais suados ao final dos jogos. Conca é um artigo em extinção no futebol das "vedetes". Não existem mais meias ofensivos como ele...


Acho que se o Vasco liberar qualquer um dos dois citados nesse tópico estará sofrendo uma perda irreparável...

8- Não sei não, mas achando que essas 3 vitória em 4 jogos no final do ano deram uma moral pro Espinosa. Meu palpite é que ele fica pro ano que vem... E cá entre nós, se for pra botar "peças" como PC Gusmão e Alfredo Sampaio (ambos especulados) eu prefiro ficar com o "Marlon Brando dos Pampas" e sua voz rouca!


Então meu amigos, é isso.

O campeonato termina mas nosso blog está apenas começando. Nas próximas semanas estaremos aqui comentando o que ficou pra trás, e acompanhando o que vem pela frente. Prometo manter o espaço vivo e atuante, aguardando o início de mais uma temporada. Pros próximos posts, fica prometido uma super análise do Jared sobre a temporada, um balanço da campanha vascaína, e um "resumão" sobre o desempenho de todos os outros 19 times. E é claro que também estaremos de olho na movimentação do Vasco para o ano que vem, acompanhando de perto cada passo do Gigante da Colina.

Mais uma vez, agradeço a fenomenal participação de cada um de vocês, que tornaram esse blog tão legal. Tenho orgulho em dizer que a maioria das pessoas que comentam aqui não é composta de amigos meus que vieram prestigiar. A maior parte são pessoas que descobriram "A Palavra do Almirante" por acaso ou receberam indicação de alguma pessoa que descobriu por acaso, e agora são meus amigos diários!

Qualquer dia eu posto um relatório do Google Analytics aqui pra vocês verem até onde chegamos! Só pra matar um pouco a curiosidade, antecipo que temos sido acompanhados com frequência por pessoas localizadas em 69 cidades, espalhadas em 16 países diferentes! Com destaque total pra Portugal e Estados Unidos ( vejam só !!! ), além do Brasil, é claro!

Meu muitíssimo obrigado a cada um de vocês.

O campeonato terminou, mas a viagem da nossa Caravela está apenas começando...


Saudações ..../+/....



P.S.: O post de hoje é dedicado à memória da "Tia" Nice Maria Petrolongo, mãe de um dos meus melhores amigos, que nesta tarde perdeu uma longa batalha contra essa doença maldita chamada câncer. O céu certamente está mais brilhante nessa madrugada em que escrevo.
Pra Bianca, pro Bruno e pro "Tio" Paulinho, um super beijo no coração... estaremos sempre juntos!

27 comentários:

Anônimo disse...

É amigos deste bom espaço, acabou e que fique a lição- Vide Corinthians – me lembro bem Vinicius do tal setembro negro, ali começou tudo, despencamos e o Roth incompetente nada fazia!
Eu concordo com tudo do post e achei essa última rodada muito emocionante, pura adrenalina.
Também acho que essa formula do campeonato, só prejudica os clubes sem planejamentos, que não conseguem sobreviver a trajetória longa da competição. Acho que estamos no caminho certo para o verdadeiro profissionalismo.

Ontem comentei muito com amigos sobre o Bonfim, foi fundamental em tudo e nosso time ontem teve uma postura qua há muito não via nas nossas formações/escalações.

O golaço do Morais foi um presente pela sua persistência. Leandro e Conca não podem sair, que problemão temos!

Esse blog foi uma das belas coisas para o nosso vasco que aconteceu em 2007. O Jared, formidável com suas colocações e o já indispensável MANUAL. Temos Leleco, Carla dando a graça feminina ao blog, o Caio, André, Manfredi e tantos que iria passar o dia aqui nomeando cada um. O interessante é que parece que eu já conheço a todos pessoalmente. Eu, cheguei aqui via um grande amigo e já ouvi no bar que eu freqüento comentários a respeito do blog. Por isso não me surpreendo que o BLOG esteja indo além das nossas fronteiras. PARABÉNS A TODOS!.

Meus sentimento pela sua TIA,que ela fique em PAZ ao lado do SENHOR!

Saudações amigos.....

PS Estarei de férias em Dezembro mas prometo sempre que puder passar aqui para abraça-los e poder acompanhar aos resumos

Anônimo disse...

Essa caravela ainda vai velejar muito Almirante. O campeonato terminou e ficamos mais ricos com esse espaço. O manual do Jared é simplesmente sensacional e estou curioso pelos futuros resumos e dados do campeonato.

Ontem tivemos um final digna e acalentadora para essa nossa torcida. A urubuzada não terminou em 2º, o timinho vai andar pelas várzeas do Brasil merecidamente.

Gostaria de comentar que passei a ver com outros olhos o trabalho do Espinosa, acho que arriscar com algum oportunista seria uma furada. Por mim ele fica!

Espero que agora a justiça aja com prioridade no caso EuRico, se bem que teremos os tais recessos jurídicos.

Sou favorável aos pontos corridos, acho que deu certo.
Fechamos com um golaço e com um time bem melhor nas movimentações. Também não gosto do Cássio acho que ele pode ser um bom reserva se treinar com afinco e parar com aqueles assustadores socos. Muito bom o posicionamento do L.Bonfim.

Agora meus amigos é acompanhar as contratações/renovações para sentirmos como será 2008.

Meu sincero sentimento amigo Vinicius.

Saudações

Anônimo disse...

É meu caro Vinicius. Mais um ano, mais um campeonato jogado fora. Fiquei pensando ao final do jogo de ontem. Mais 02 vitórias e um empate nos dariam a classificação à Libertadores. Este campeonato brasileiro foi o mais fácil até hoje, após a implantação dos pontos corridos.Como Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras insistiram em jogar a vaga/libertadores pelo ralo. No final, deu Cruzeiro, não pelos seus méritos, mas muito mais, pelos do maior rival, Galo Mineiro.

Este é nosso Vasco, uma vitória aqui, outra ali, no final, fazemos o suficiente para nos livrar da degola ou no máximo, a tal Sul Americana. Só que, como diz o bom e velho ditado: "Uma hora a casa cai". Caiu para Palmeiras, Grêmio, Galo Mineiro, Unimed e agora o Corinthians. Nossa diretoria age como se nada estivesse acontecendo. Estamos jogando somente com o nome, o que convenhamos, não ganha jogo.

Já falei aqui anteriormente. Como um clube da nossa grandeza não pode pagar 5 milhões pelo Conca? Como você disse, no nosso futebol hoje, não existe um moleque tão habilidoso.

O mínimo que poderíamos ter para 2008 seria este trio: Morais/Conca/Leandro Amaral. Não quero nem discutir aqui patrocinio, clube empresa,má administração. Só penso em 2008. Como fazer frente a clubes que já começaram a se organizar bem antes do final do campeonato brasileiro?

Pontos corridos: sem dúvida, a melhor fórmula. Vou dar somente 02 exemplos: Em 88 o Vasco tinha um timaço. Lembram do capixaba Geovani? Pois é, o Bahia foi campeão com 52 pontos, o Inter, vice, com 53 e o Vasco, pasmem, ficou com 56, e olha que a vitória valia somente 02 pontos. Em 2004 o São Paulo tinha um timaço, o Santos estava em oitavo. No cruzamento, primeiro contra oitavo, o Santos levou a melhor e acabou campeão. Quer dizer, o time que fez a oitava melhor campanha levantou a taça, deixando sete melhores colocados para trás. Nem vou me aprofundar mais. Se olharmos no Casaca (site sub-oficial) os caras lá defendem o mata-mata a unhas e dentes, pelos motivos que você bem citou.

Pontos corridos - justiça ao melhor - e ponto.

O blog está de parabéns. É independente, aberto, divertido. Vamos que vamos acompanhando nosso vascão.

Em tempo, já indiquei o blog a um amigo que mora em Nova Iorque.

Abraços.

Anônimo disse...

Bem lembrado Avante, me lembro bem da injustiça quando o Santos estava lá atrás (8º colocado) e levou o caneco e a de 88 quando sentimos na pele.

Depois de ontem , uma rodada vibrante, fica agora aquele imensa expectativa sobre o próximo elenco. É verdade, como pode não termos 5 milhões para ficarmos com um craque, brincadeira?

Gostei do time ontem, e fiquei após o jogo pensando.. como será 2008 sem Conca e Leandro ainda mais que o bando do Eurico não estão se movimentando como os outros clubes rivais? Ontem rolou um papo sobre Alex Dias e Jean, acho que foi pura especulação.

Nossa torcida ontem também prestou uma boa homenagem ao Leandro e ao Conca com gritos de fica, foi bonito. Só não sei se isso sensibilizou os EuRicos da vida!

Esse ano a casa não caiu por pouco amigo Avante, na sua listinha faltou o foguinho, temos que ficar atentos em 2008 para não passamos mais por esse sufoco a cada rodada.

Saudações aos amigos

PS. Meus sentimentos a você Vinicius e a família da Tia Nice

Ricardo Leonardo disse...

O ano para o Vasco acabou.Dos males o menor, pois pelo menos garantimos vaga na Sul Americana, que em 2009 será muito mais atrativa do que a deste ano pois parece que valerá vaga na Libertadores. Em falar em sul-americana, assistindo a primeira final América 2 X Arsenal 3, constatei que se fosse o Vasco no lugar no América, com certeza conseguiriamos o título, pois mais deficiente técnicamente que seja o nosso Vasco, somos muito superiores do que estes dois times, basta lembrar do massacre não convertido em gols que demos no América em São Januário!!!

Em falar em América, este ano o Vasco tinha tudo, mas tudo para classificar para a Libertadores. Vendo jogos do Palmeiras e do Santos (2º colocado, chego a conclusão que a pior coisa que o EU RICO fez para o TIME foi insistir com o Celso Roth, quando estava claro que ninguém (torcida e JOGADORES) o aguentava mais, com aquela retranca rídicula, onde volantes tinham a função de armar o jogo. O Vasco do 1º turno foi um que lutava até pelo título, o do 2º turno, outro totalmente diferente com elenco querendo derrubar o técnico, recuperando somente nos ultimos 3 jogos. Ora, alguém acredita que o elenco do Vasco é tão pior do que o do Palmeiras, do Santos e do Flamengo? O Flamengo passou, se não me engano, no máximo 4 rodadas na zona da libertadores e nós 12, e melhor de tudo, jogando bem!!!

Por fim, se concretizar mesmo a saída do Leandro Amaral e do Conca, serão dois jogadores que vão fazer muita falta, e que com certeza ajudaria o Vasco a ser um time forte no ano que vem!!!!

Anônimo disse...

A novela acabou.....

Adeus, Conca! River Plate acerta empréstimo com o Fluminense

SuperVasco

Segundo a edição desta segunda-feira (03/12) do jornal Extra, o meia Darío Conca já é jogador do Fluminense. Neste fim-de-semana, o coordenador de futebol do time das Laranjeiras, Branco, se reuniu com Rodolfo Cuiña, diretor do River Plate, que detém os direitos federativos do atleta. No encontro ficou sacramentado o empréstimo de Conca para a disputa da Taça Libertadores.

Obrigado seu EuRico

abraços

Anônimo disse...

Avante comentou:
"Como um clube da nossa grandeza não pode pagar 5 milhões pelo Conca?"

Pra dizer a verdade, o Vasco não tem 5, nem 4, nem 3, nem 2, nem 1 milhão pra comprar ninguém.
O Conca só ficará em São Januário se o empréstimo for renovado.
E será assim com outros jogadores.
É até possível que o clube faça algum tipo de investimento no reforço do time, mas só se conseguir negociar o Leandro Amaral.

Está provado que o Vasco é um ótimo investimento para que empresários valorizem suas "mercadorias".
E o Vasco, sem dinheiro, aceita a fórmula.

Nossa salvação está nos Emirados Árabes.
Se o Vasco conseguir o pátrocínio da empresa aérea, pode ter dinheiro para planejar o próximo ano.
Caso contrário, vai sentir muita dificuldade de sobreviver a mais uma temporada sem o suporte financeiro que vem viabilizando os clubes brasileiros.
O recurso de antecipação de cotas de TV um dia pode se esgotar.
Estou muito preocupado para 2008 e aguardo boas notícias de Dubai, onde o Vasco vai disputar um torneio.

Vinicius, meus sentimentos, a você e à família enlutada.

Anônimo disse...

Pois é Jared. Está mais que provado que a fórmula atual adotada pela diretoria não está dando certo. Sem patrocinador não dá. É simples.

Mais uma vez analisei a conquista do Cruzeiro. Nos últimos 62 dias, ganhou apenas 02 jogos. É pouco? claro, mas o suficiente para pegar a última vaga à Libertadores.

Vejam o Unimed. Já classificado para a Libertadores, mostrou total desisteresse pelo campeonato, mesmo assim, terminou em quarto. Quer dizer, duas vezes classificado para a Libertadores.

Por último, o Santos. Qual é o destaque do time? Nem sei responder, e pouca gente sabe. Eles porém, tem técnico. Juro que passou pela minha cabeça. Até o Celso Roth, se não tivesse inventado tanto, teria classificado o Vasco à Libertadores.

Nós, estamos sofrendo muito. O que é pior, sem esperança para o futuro. Se não conseguimos segurar um ou dois atletas que se destacam entre o grupo, como vamos almejar alguma coisa? Quando pintará na colina um outro L.Amaral ou Conca? Daqui a 07 anos?

Ano que vem vamos disputar para saber quem vai ser o melhor do Rio? Ou vamos disputar o campeonato à parte?

Que bom seria que todo o ano de 2008 estivesse planejado. Não me importaria se o Estadual fosse prioridade, devido à escassez e necessidade de um título.

Que tal a Copa do Brasil? Ganhando esta (título inédito), ficaríamos como o Unimed, tranquilos, igual ao Romário quando está assistindo aos jogos em S.Januário.

Mas amigos, tudo começa por uma boa parceria. Todo time tem, os melhores do mundo tem, por que não meu Vascão? Sem esta, não vamos a lugar algum. Digo mais, dificilmente escapamos da segundona em 2008, ainda mais sem nossos únicos craques. Escrevam, enquanto aquele cara estiver no poder, estamos fadados ao fracasso. Ô sina...

Aguardemos essa excursão. Luz no fim do túnel? estamos pagando para ver.

Graças a Deus terminou este campeonato, não aguentava mais tantas derrotas humilhantes. uFA.

Anônimo disse...

Pronto pensemos em 2008 com as lições do presente. Os nossos amigos Jared e Avante estão com a razão ao serem o mais realistas possível. Se não vier a grana dos árabes se preparem para um ano muito escuro para todos nós vascaínos. Não teremos de onde retirar a grana e viveremos de improvisações no nosso elenco. Já começamos com o Calisto.

Quase certa a perda do Leandro, nosso artilheiro com 14 gols, que recebeu a bola de prata ao lado de Dodô. Como faremos sem grana para segurar nossos talentos, realmente não há como!

Promover “prata da casa” sem a presença de um grande ídolo, geralmente cai em fracasso. O líder é importante.

É amigos, eu também estou muito preocupado com 2008. Estamos carentes em diversas posições e nada acontece na colina.

Que bom Carla que seu filhinho recuperou um pouco a alegria, tenho muita apreensão com a torcida mirim, sem vitórias elas acabam, não crescem.

Gostei do jogo de ontem e gostei muito em saber do sucesso do blog. Estamos todos nessa caravela que muito nos ajudou a desabafarmos e a trocarmos sábias palavras e análises do nosso eterno Vasco. O manual do Jared, foi 10.

Abraços a todos e transmita ao seu amigo Vinicius meu virtual apoio nesse momento de luto.

Diego Louzada disse...

Grande atuação do Bonfim. Como segundo volante e com dois bons armadores o time pode render muito bem.

Anônimo disse...

Vocês sabiam?
Tá no Lance.

O atacante Abuda, cotado para integrar a barca que vai partir este mês de São Januário, pode continuar no Vasco para a próxima temporada.
Ele foi contratado em julho deste ano e tem contrato com o Vasco até o dia 30 de junho de 2008.

Na temporada deste ano Abuda disputou 12 jogos e marcou apenas um gol.
Eu lamento que continue, mesmo para compor elenco, porque Abuda não é a solução de que o Vasco precisa.

Anônimo disse...

Aê amigo Jared, Abuda nãooooooooo !
abraços

Anônimo disse...

Fim de um sofrimento e espero que lá no dia 20 de Janeiro de 2008 , quando da nossa estréia no carioca contra o Madureira, nossa casa já esteja mais bem arrumada e com algum planejamento para a temporada. Não podemos repetir esse 2007 jamais, sob pena de corrermos mais uma vez o risco da degola. Esse ano foi por pouco.

Compartilho com os amigos sobre o sucesso do blog e do manual do torcedor, virou marca registrada e tem que continuar.

Já que o Palmeiras não se classificou, poderíamos ir atrás do Edmundo e sonharmos com Conca/Leandro/Edmundo/Morais... seria perfeito.

O campeonato tem que ser por pontos corridos, simples vence quem chegar na frente!

Ontem o nosso 2º tempo foi excelente logo no início e mandamos o Paraná para a degola!

Saudações

Anônimo disse...

Amigos agora é pensamento positivo para 2008. Acabei de ler no Globo que o Leandro Amaral quer sair de férias e dá um prazo para a diretoria até a próxima sexta-feira. Vamos torcer para que esta novela tenha um final feliz.
Foi um bom jogo rebaixamos o Paraná e ficamos na sul-americana como consolação. Com já disse o Vinicius é a segundona da Libertadores.
Acho que o Espinosa vai ficar, depois do jogo ele disse que agora é pensar no estadual, sinal que se for por ele, ele fica.
O Corinthians mais do que mereceu o castigo e deixa uma boa lição e exemplos para o pessoal da nossa administração. Precisamos banir o EuVirus da colina antes que seja tarde demais.

Abraços

Anônimo disse...

Que bom amigos que ontem deixei São Januário feliz, foi uma boa despedida da nossa sofrida e interminável temporada. Meu filhinho voltou a sorrir , a se divertir e a vibrar com os gritos da torcida de “fica Leandro” e que bom que ele correspondeu em campo.

Ontem também, de certa forma, nos vingamos do Paraná de quando ele nos roubou a vaga da libertadores ano passado. E o Corinthians, que vexame !!

Ficarei aguardando também pelos resumos da temporada.

Toda hora eu penso, se o Roth tivesse saído antes, acho que poderíamos ter conseguido a libertadores, pois esse campeonato foi molinho para quem manteve uma regularidade. O nosso ditador insistiu muito no erro.

Até que o Espinosa foi bem, 3 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota tudo isso em plena crise na colina.

Meus sentimentos amigo Vinicius
Abraços vascaínos

Anônimo disse...

EuLixo cuidado, olha o Corinthians, dirigente que vive em páginas policias, acaba levando o time para a segundona, abra o seu olho e para de afundar o nosso clube. Batemos na trave dessa vez e acho que 2008 não será muito diferente.

O Vasco precisa voltar ao seu lugar de destaque e de respeito dentro das competições.

Também achei muito bom o jogo de ontem, principalmente na etapa complementar. Fomos agraciados com 2 golaços e a torcida pode sentir orgulho mais ima vez.

Tenho medo Jared de parcerias financeiras. Acredito sim em patrocínio com contratos firmados. Vejo o exemplo do Corinthians com a tal MSI que quando ela fechou a torneira o tal Timeco de Vampetas, começou a cair à ladeira e não mais se ajeitou.

Saudações

Anônimo disse...

A degola do Corinthians começou com o Vascão. Não adianta bandeirinha nem começar o jogo atrasado. Bem feito! Mereceram.

Agora eu e todos os vascaínos queremos saber de 2008!!!!!!

Vascooooooo!
abraços

Anônimo disse...

Meu vizinho Heleno,
realmente existe uma diferença fundamental entre parceria e patrocínio.
O patrocínador paga para ter sua marca divulgada.
Já o parceiro tem ingerência no clube, como, por exemplo, a simbiótica relação entre Fluminense e Unimed.
A Fifa vai proibir a parceria a partir do próximo ano, é o que ouvi falar.

Aquela história do Corinthians com a MSI não era nem parceria nem patrocínio.
Ao que me consta, aquilo era formação de quadrilha.

Anônimo disse...

Chegamos ao fim do pesadelo. Ufa!

Achei estranho a não escalação do Conca ontem logo de início. Ainda bem que o Espinosa se redimiu e sacou Amaral para entrada do nosso craque que fez crescer a atuação do L. Bonfim que ontem esteve excelente.

Dois golaços, Paraná na degola e bem vingado e um domingo feliz com a queda do Corinthians. Esse sim é um domingo bom para os vascaínos. Concordo , o Roth custou muito a ser demitido, poderíamos ter ficado bem melhor na fita.
Gostei também do Alan, Morais e do Guilherme. Leandro arrebentou.
O Vasco esteve bem próximo de seus grandes dias. Que saudades.

Saudações cruzmaltinas.

PS Amigo Jared e Heleno, aquilo era a maior lavanderia de grana já vista!

Anônimo disse...

Aprovo totalmente o esquema de pontos corridos. Domingo foi emoção a toda prova. Cada jogo praticamente uma decisão. Esse esquema na verdade só não serve para dirigentes que não planejam uma temporada.

Bom o nosso jogo. Leandro Amaral retribuiu a torcida a altura do carinho dado no início do jogo. Merecida a bola de Prata e parabéns pelo golaço.

Gostei muito em saber do crescimento do blog. Muito bom, precisamos de espaços assim.

Li em algum lugar\que o Espinosa não vai mais aceitar cargo de auxiliar, acho que ele está com a razão.

Concordo Vinicius com as sua palavras sobre o Conca e assino embaixo. O bicho é muito BOM!


Saudações vascaínas

Anônimo disse...

Jared e amigos, a FIFA realmente precisa coibir esse tipo de mando dentro dos clubes por parte de empresas. Já tivemos diversos casos de ações bem próximas aos maiores grupos de mafiosos. Lembram da Parmalat por exemplo?

abraços

Ps Hoje já estão falando no Dorival Junior (ex cruzeiro) e Roberto Fernandes (Nautico), sei não!

Anônimo disse...

Fabinho:

Particularmente não gosto do Dorival Júnior. Começou bem no Cruzeiro, mas depois perdeu o controle e o time só se classificou por causa do Galo. Nos últimos 62 dias, o Cruzeiro ganhou apenas 02 jogos. É pouco para nosso Vascão.

Precisaríamos de um técnico top de linha. Veja por exemplo o Santos. O Elenco é fraco, mas tem um bom técnico.

Quanto ao trabalho do Roberto Fernandes, não posso falar, pois nem o clnheço direito.

Seria bom trocarmos idéias aqui. Quem poderia ser nosso técnico?

Sei não gente, mas não tem dado certo esta insistência da diretoria com técnicos fracos, isso tem que mudar. O que vocês acham?

Anônimo disse...

Concordo sim Avante, não podemos fazer tantas experiências, andamos carentes por títulos. Sobre o Roberto Fernandes também não sei quase nada, apenas o que a imprensa divulgava ao longo da campanha... por lá me parece a galera até gosta dele.

Acho também que já está na hora de pararmos com a safra de gaúchos dirigindo o nosso Vasco,. Rsrsrsrs

Já falaram na rádio Tupi em Paulo Autuori, René Simões e Geninho. Estando o Autuori melhor cotado em função do Romário que aprovo o estilo dele. Cara tão especulando pacas.

Na verdade estou com um sentimento de que fica o Espinosa, a não ser que ele peça muita grana.

Por falar em grana, vejam o que fica para o Vascão da Globo (SuperVasco/Extra)

Grupo 1: R$ 21 milhões p/cada um
São Paulo
Flamengo
Palmeiras
Vasco
Corinthians (com a queda para a série B o clube receberá 50% desse valor)


Será que com essa grana não fica uma parte para o Conca, ou o EuLixo vai levar tudo!?


Abraços

PS uma boa sugestão da enquête.....

Anônimo disse...

Juro para vocês. Pagaria prá ver a cara dos sujeitinhos lá do Casaca, com relação ao exame do Romário. Sim, eles aproveitaram muito o caso do bostafogo. E agora? Se fosse eu, sumiria do mapa, mas sei que eles não tem o mínimo de vergonha...

Anônimo disse...

Acertou bem na mosca Pedro Paulo....

abraços vascaínos

Diego Louzada disse...

As melhores (e possíveis) opções para treinar o Vasco creio que sejam o Dorival Junior ou O Caio Junior (caso saia do Palmeiras). Prefiro esses técnicos mais novos, que chegam com vontade de mostrar trabalho e ganhar titulos, do que técnicos já consagrados que vem para trabalhar, receber e independente do que aconteça, segue sua carreira.
abraços!

Anônimo disse...

Amigo Fabinho, nessa boa grana que você divulgou, não está incluída a cota referente ao campeonato carioca, que ajuda em muito os nossos cofres. O problema todo fica lá com o Chavez da Colina que segura a nossa grana sacrificando nossa tradição.

A permanência do Espinosa, está mais na mão dele mesmo do que da diretoria, vai depender apenas do $$$$$.

Grande abraço amigos!