quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Vasco 3 x 0 Lanús - Copa Sul-Americana - jogo de volta


Uffaaaaa! Até agora a pulsação não voltou ao normal. Vou até aproveitar pra atualizar logo o blog, pra quem sabe baixar um pouco a adrenalina. Talvez, motivado pela empolgação do momento, eu escreva coisas aqui agora das quais me arrependa amanhã. Se for o caso, conto com vocês pra discordarem de mim.

Minha nota particular pra atuação do time é 7,5. Confesso, que até a hora que o gol do Wagner saiu, tava achando o jogo muito dificil. Essa dificuldade vinha principalmente pelo fato do Vasco inexplicavelmente não ter usado as laterais do campo pra atacar. Nas vezes que o fez, o time criou as suas jogadas mais perigosas na partida. Nesse caso, vou ter que fazer uma concessão raríssima, que é concordar com o Sérgio Noronha, comentarista da rede Globo. O principal culpado pelas centralização das jogadas foi o Perdigão, que era o único com qualidade suficiente pra fazer as inversões, mas sabe-se lá porquê, o fez em poucas oportunidades.

Bem, dito isso, vamos às atuações fracas do Vasco. A primeira que destaco é a do zagueiro Luizão. Ele visivelmente ainda não se entrosou com os outros defensores da equipe. Parece perdido muitas vezes na hora de recompor quando o Vasco sofre contra-ataques. Hoje, pra piorar, ele parecia nervoso, e por vezes me fez sentir arrepios na espinha.

Outro que na minha opinião não correspondeu foi o Andrade. No primeiro tempo então, ele foi MUITO mal. Quando voltou do intervalo, até melhorou sua atuação, e começou a jogar o futebol que lhe cabe. Roubar a bola, passar curto, ou chutar no gol. Sei que criticar o Andrade é algo perigoso entre os vascaínos. Devido principalmente aos gols que fez na campanha passada do Vasco no Brasileirão, caiu nas graças da torcida, e se transformou numa espécie de ídolo. Sinceramente, considero ele um jogador muito mediano. Suas limitações com a bola no pé são flagrantes! Até acho que ele tem bola pra ser titular, mas longe disso ser um elogio à ele, mas sim uma crítica ao elenco limitado que temos, que faz com que jogadores como ele sejam ídolos. Se no futebol existisse uma função igual a do futebol americano, daquele cara que entra só pra chutar a bola parada (se chama "kicker", se não me engano), o Andrade seria da Seleção Brasileira. Mas como não é essa a regra, acho que chamá-lo de ídolo é um baita exagero.

Sei que provavelmente terei repercussão desse comentário aqui. Por isso, lembrem! É apenas uma opinião pessoal minha. Sintam-se à vontade pra deixar a de vocês registrada também. Tudo na base da democracia... : )

Agora vamos falar de aconteceu de bom. Destaque total pras atuações do Wagner Diniz e do Leandro Amaral. O primeiro chega a dar raiva!!! Porque será que é tão dificil pro nosso lateral manter a regularidade? Se ele jogasse um pouco mais da metade das partidas dessa maneira o panorama atual do Vasco não seria o mesmo. O cara corre demais!!! Toda vez que ele botou na frente hoje, ou ele passou, ou foi derrubado. Ouso dizer que ele participou de TODAS as jogadas de ataque do time! Wagner foi fundamental pra vitória de hoje, e foi premiado com o gol mais bonito do jogo.

E o Leandro? Muitos vascaínos (inclusive, e principalmente eu) vinham percebendo uma queda no rendimento do principal atacante do nosso elenco. Hoje, ele voltou a ser decisivo! Participou demais do jogo e ainda estava muito bem posicionado nos dois gols que marcou. Só continuo achando que ele está voltando demais pra buscar a bola. Tiveram oportunidades em que ele vinha atrás do meio campo pra iniciar as jogadas de ataque. Jogando assim, suas principais qualidades não aparecem tanto. Leandro é um jogador pra jogar próximo da área! Ali ele é perigoso demais, e hoje provou isso mais uma vez.

Além da atuação desses dois, que foram os melhores do Vasco em campo, eu destacaria também o Amaral, o Guilherme e o Enílton. O primeiro fez aquilo que se espera dele da melhor forma possível. Marcou muito e não comprometeu nos passes, como costuma fazer. O segundo não foi tããão bem, mas lembrou de longe o jogador promissor que surgiu no início dessa temporada, e foi decisivo na jogada do gol que nos deu a classificação. O terceiro me impressionou simplesmente por estar afastado tanto tempo. É dificil ver um jogador que volta de uma parada por lesão, e logo no retorno, faz uma boa partida! Hoje ele brigou muito, e chamou atenção dos defensores do Lanús constantemente, abrindo espaço pro Leandro jogar.

Enfim amigos, é isso. Essa vitória certamente foi importante pra nossa auto-estima, que andava um pouco abalada. Quem sabe, daqui pra frente, o Vasco ganhe mais moral pra voltar à zona da Libertadores no Brasileirão. Domingo temos o Santos pela frente, lá na Vila Belmiro. Parada duríssima.

Na sequência da Sul-Americana, o Vasco provavelmente vai pegar o América do México, que venceu o Pachuca no jogo de ida por 4 x 1, jogando na casa do adversário. Pude assistir esse jogo, e o que vi foi um time muito difícil de ser batido. Vamos ficar na torcida...

Graças a Deus, vamos dormir hoje com essa vitória, e sem a necessidade da disputa de pênaltis. Confesso que tava morrendo de medo disso acontecer. Fiquei pensando: "Quem bateria pro Vasco...?" . Uffffaaaaa! : )

Saudações

35 comentários:

Anônimo disse...

Nossa serei a 1ª a postar a feliz mensagem !!?? Que alegria ! Nesse momento quero apenas passar minha alegria e desejar a todos nós desse blog um magnífico dia! Ontem lá no nosso alçapão a energia era positiva, a lua, a torcida, o baixinho no reservado da diretoria(?) e o time mais ofensivo nos davam um pouco de esperança. Já tinha dito para o meu grupo que caso houvesse pênaltis eu não ficaria, acho que meu coração não está mais suportando tantas emoções. ( viu Roberto Carlos!?).
Saio cedo de casa, e fiquei feliz em ver diversos trabalhadores na rua vestindo o nosso manto sagrado. Que beleza.
Almirante, apenas opinando um pouco sobre o jogo, eu daria nota 6,5 em função da teimosia em jogadas que visivelmente estavam dando erradas. Me desculpem as minhas amigas, mais até parecia coisa de mulher que fica insistindo na mesma tecla rsrsrsrsr.
Almirante, você falou num post passado que o Leandro Amaral estava precisando de um bom jogo para retornar a confiança. Pronto, acho que ele agora será outro diante do Santos. Outra coisa, estamos despachando o maldito setembro, não achas?
Não briguem comigo, mais além da minha alegria estampada, quero desejar todo sorte hoje ao botafogo – time do meu prematuro falecido marido – que me ensinou a respeitar aquele time e pelo qual eu tenho muita simpatia sem abalar em nada o meu AMOR pelo VASCO. Seria também, em caso de vitória, uma resposta carioca em cima dos hermanos e principalmente dos rivais paulistas.
Da sua análise eu só não concordei com a nota.

Muito alegre transmito um beijo para vc Almirante, para o Jader, Manfredi e a todos freqüentadores desse maravilhoso blog que eu considero pró-vasco.

Vou trabalhar e na hora do almoço volto contando detalhes dessa manhã, aqui temos alguns vascaínos e uma penca de urubus.

Anônimo disse...

Obrigado Carla pelo carinho. Estamos de alma lavada. Acabei não indo ao jogo, meu filho apareceu com uma tremenda febre e acabei ficando na TV com umas geladinhas para aliviar. Bjs para vc também.

Como dizia aqui no blog, sempre fui um revoltado com o esquema 3-6-1 ou 3-5-2 do Roth. Não jogamos muito bem ontem, mais deu para o necessário (culpa de falta de treinamento nessa armação). Acho que não suportaria tb os pênaltis.

Almirante, eu destaco o Guilherme que era proibido de atacar e deu início a duas jogadas fundamentais de pura raça e tb me lembrou do seu início promissor.
Acho que o Roth deveria manter essa formação – O Andrade pegando ritimo de jogo com a volta do Conca, só temos a ganhar. Acho que o Alex Teixeira merecia ser mais aproveitado, apenas um sentimento sem maiores análises. Concordo com os destaques Wagner Diniz e Leandro Amaral. O Leandro, como vc havia mencionado, estava precisando da força de uma boa atuação com gols. Verdade pura na análise sobre o Wagner, bastava ser mais regular e foi fundamental na vitória.
Ontem tb ficou patente que o Enilton é uma boa opção. Faltou também ao Perdigão abrir mais as jogadas, porém acho que a culpa fica pelo esquema sempre empregado pelo Roth que me causa arrepios e espantos. Sobre o Andrade tb não o acho nenhum fora de série, mais entre os que temos, ele é importante e está sem ritimo de jogo. Acredito tb que ele estava ansioso para corresponder aos apelos da torcida e tremeu um pouco.

Ufa! Como estou escrevendo , deve ser a empolgação.Próximo objetivo Santos, sem covardia, viu Roth!!!

Carla, faltou dizer, sobre o botafogo eu te entendo, mais fico calado. Não me leve a mal.

Saudações, saudações e mais Saudações amigos!!!!!

Anônimo disse...

Xô urucubaca !!!!!!! Almirante e amigos do blog confesso que não voltei a pé para casa, culpa da cerveja rs. O alçapão não estava lotado mais o clima estava de otimismo ( se bem que lá pelos 20 min. algumas vaias foram surgindo- ansiedade de todos), tb a torcida anda revoltada com aquelas insistências do BuRoth. Espero nova postura daqui pra frente nessa reta final do brasileirão, ontem provamos que somos capazes apesar de não ter sido nenhuma grande atuação do nosso time, temos que ser realistas mesmo em meio a comemorações.
Feliz pela volta dos gols do Leandro, ele estava mesmo precisando. Fiquei preocupado com as faltas do Julio Santos, minhas unhas acabaram. O Buroth, conseguiu afrouxar o nó da corda do pescoço, a degola só dependia dele. Wagner Diniz foi 10.
Também sempre falei aqui, que não tínhamos esquema tático, ontem tivemos um que precisa ser mais bem trabalhado e pararmos de covardias e falta de vontade de sermos agressivos. Solta a garotada BuRoth, que eles correspondem.

Agora a meta é a Vila Belmiro, se a patroa não reclamar vou na caravana.

Jared, vc tem alguma estatística para essa nova fase da sul-americana?

Carla, valeu pelo carinho e vou quebrar seu galho sobre o botafogo em homenagem ao meu saudoso amigo Mario, só dessa vez hem!? Rs

Vinicus – Almirante – Xô setembro, torcendo para que possamos enterrá-lo de vez lá na Vila. O vídeo realmente deu sorte. Hehe, acho que invocação do Telmo pelo Dener (era o dia do tão famoso acordo) tb deu uma ajudinha.....No mais concordo com a sua análise e a justa escolha da foto, e tb gostei de ver a postagem mais cedo do que o costumeiro, nada como a alva lavada né? Brincadeira, acredito que seu tempo deve ser bem escasso e parabenizoo pela dedicação em prol do nosso VASCÃO.


Um grande abraço com a alma lavadinha a todos os amigos desse saudável espaço.

Anônimo disse...

Alô, pessoal.
Com licença, Almirante, para eu dar os meus pitacos.
Parabéns a todos nós, felizes vascaínos.
Lavamos a alma. O que tinha de nego secando a gente...
Gostei da garra, da raça, da vontade e, principalmente, da determinação.
E do futebol coletivo, também.
O Vasco teve a paciência necessária para construir o resultado.
Isto foi muito importante.
Realmente, Leandro Amaral e Wagner Diniz jogaram acima da média.

Fazia um tempinho que o Roth não influía positivamente no esquema tático do time.
A última vez foi contra o Náutico, em São Januário, quando a gente percebeu que suas intervenções foram bem sucedidas e o Vasco goleou o time pernambucano por 4x1.

Ontem, paradoxalmente, alguns jogadores atuaram mal e outros abaixo do esperado.
Mas fica até difícil o Roth fazer alguma coisa pois, quando olha para o banco, vê Roberto Lopes, Leandro Bonfim, Abuda, Alan Kardec, etc., e aí fica difícil executar uma mudança tática.
Na verdade, o Vasco tem um elenco limitado.

Mas sejamos realistas: o Lanús é bem fraquinho.
O time deles fez muito pouco e, mesmo assim, perdeu algumas chances, principalmente em cobranças de falta, que a nossa defesa insiste em fazê-las bem em frente do gol.

Mas nada disso tira o mérito e o brilho da vitória, que veio em momento muito oportuno.
E mais uma vez, vimos o show da galera em São Januário.
Esta torcida merece.

Em tempo: Kiko, por enquanto não tenho dados estatísticos, mas vou pesquisar.

Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

Beleza galera, que alívio, voltamos a era das viradas, assim espero. Concordo com todos que afirmam que não podemos mais ser retranqueiros. Espero que mexida nesse time só em função da volta do Conca. O Roth que de jeito sem invenções táticas malucas.

Pó Leleco,vi o jogo lá no Rei, tinha uma cambada de urubus secando nosso time. Quando pintou o segundo gol, começaram que a dizer que perder nos pênaltis é que seria emocionante para eles, o tempo quase ficou preto na hora do terceiro gol. Um coroa que já tava legalzinho de caipirinha encarou um urubu babaca e teve que ter a turma do separa senão a coisa ia engrossar. Amanhã vai ter a pelada do esporte, vê se aparece.

Pessoal, acabo ver um golaço da Marta (4 gol). Gol tipo de pelada., beleza pura. Não deixem de ver.

Ontem provamos também que não podemos perder no nosso caldeirão. Ali o local é sagrado e o Roth não tem o direito de ficar travando nosso time. Espero que ele tenha tido a devida lição ontem.

Felizes saudações.

Anônimo disse...

Carla, como vai?
Feliz, não é? Eu também - aliás, todos nós.
Você tem falado, aqui, do "setembro negro".
Olha, vou te falar um coisa:
setembro pode ser negro, mas não é burro-negro. Quer saber por quê?
Voltemos ao passado.
Foi no ano de 1968, no fatídico mês de setembro, que os fatos aconteceram.

Dia 08/09/1968: urubu 0 x 0 Botafogo.
O empate levou o urubu a festejar, antecipadamente, o título, pois só faltava jogar contra o Bonsucesso; outro empate, agora contra o Bonsuça, era suficiente para sagra-se campeão. Moleza, diziam os urubus.
Então a urubuzada não teve dúvida e deu a volta olímpica no Maraca para comemorar o título.
Arquibancada, geral, tudo era festa; alegria, fogos, faixas, a cidade pegou fogo: mengão campeão...

Dia 11/09/1968: o Bonsuça enfiou-lhe um 2 x 0 e o Maracanã, lotado de burro-negros, emudeceu.
Continuando empatados em pontos com o Botafogo, foram para a decisão e perderam de novo, desta vez por 4x1.
Aí as torcidas adversárias sacanearam os urubus, dizendo que eles teriam que devolver a volta olímpica.
E o fato ficou famoso como A VOLTA OLÍMPICA DE MARCHA-À-RÉ.
Fonte: secafla.com

Você viu, Carla?
E por falar em urubu, eles vão jogar, sábado, contra o Atlético-MG e setembro ainda não acabou.
Quem sabe não teremos mais surpresas?

Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

Um recado para o Digo:
espero que a ESPN ou qualquer canal que mostra os melhores gols da semana, inclua este gol de Marta.
Uma obra prima do futebol brasileiro.
Uma jogada de muita habilidade.
Marta, Formiga e todas as jogadoras brasileiras merecem nossa admiração.
Foi um 4x0 para marcar.
Agora vamos enfrentar as poderosas alemãs.
Com garra e determinação espero que dê Brasil.
Saudações cruzmaltinas,

Anônimo disse...

Que lindo dia AMIGOS !!!!! Voltamos para o nosso merecido lugar de respeito.
Ontem eu disse que estava depositando minha confiança no Enilton, e olha que ele até que foi bem, merecendo um certo destaque. Acho que o resultado de ontem vai nos dar um fôlego para o brasileirão. Como vários amigos aqui do blog já afirmaram, a alma foi lavada!
Concordo com o Jared, o Lanús não joga nada, apenas vejo algumas exceções individuais. Por isso, tive muito medo daquelas faltas desnecessárias na entrada da nossa área. Estava lá no alçapão, semi-vazio, porém com muita vibração tentando passar apoio à raça e vontade de ganhar do nosso time. Realmente a Lama ajudou o Lanús.
Se a vontade de ganhar de ontem ,tivesse sido empregada contra o Palmeiras, Grêmio, também o Juventude e por ai a fora, como estaríamos no brasileiro? Certamente com mais algum saldinho positivo que fatalmente nos fará falta. Fica a lição.
No mais meus amigos é hora de relaxar, aproveitar essa alegria imensa e pensar no Santos de forma diferente, ou seja, impondo o respeito que essa nação merece.

Concordo também com a maior parte da sua análise amigo Almirante. Só vejo um pequeno senão com relação ao Andrade. Se eu for julgar por ontem, ele foi mediano. Só que credito essa mediana atuação em função da expectativa gerada na sua escalação desde o início do jogo e também a falta de entrosamento. Verdade que no primeiro tempo cheguei a ter alguns arrependimentos em meus apelos pela sua escalação. Já no segundo ele melhorou um pouco e até que deu para justificar sua tão espera escalação integral.

Jared, acho que a idéia do Kiko sobre uma estatística da sul-americana até que cairia bem.

Carla, que felicidade hem? Estou tão feliz que acho que te acompanho na forcinha discreta pelo botafogo.


É isso queridos amigos, vamos festejar ficando de olho no Santos. Uma vitória na Vila nos embala novamente.

Saudações furzaquianas .

Anônimo disse...

Alegres amigos, acho que morreria de arrependimento se não tivesse ido ao jogo ontem, conforme prometera em msg antiga. Que bom que não cumpri minha promessa. Como também já afirmei, a nossa torcida sempre faz a parte dela, e ontem não foi diferente apesar dos espaços vazios, causado seguramente pela falta de credibilidade principalmente no BuRoth. Hoje vou quebrar o galho em nome da felicidade e chama-lo de Roth, retiro temporariamente o prefixo BU.

Quanto as análise do Almirante e as das msgs, eu concordo. Apenas gostaria de realçar o bom desempenho do Enilton e o grande número de passes errados, estava preocupado com isso. Susto maior foi naquela terrível e ultrapassada linha de impedimento, ali eu tremi. Destaco também a volta do Leandro comemorando seus gols.

Vamos comer peixe no domingo.!!!!

Imensas saudações alegres a todos vocês.

Anônimo disse...

Boa tarde amigos e felizes vascaínos.

Ontem manifestei minha preocupação com a falta de treinamento no esquema tático proposto. E foi o que vimos, ainda bem que vencemos pela raça e insistência de nossos jogadores.
Vejam só, o Perdigão não conseguia armar uma jogada pelas laterais, insistia sempre pelo meio totalmente congestionado. O Andrade, que também não o considero nenhum fora de série, estava totalmente sem saber o que fazer. No segundo tempo, também concordo que ele deu uma razoável melhorada. Quanto aos destaques eu compartilho com o amigo Vinicius, e feliz pelo Leandro reencontrando as redes. Bonita a comemoração do último gol, ele merecia ser acariciado pela torcida.
Foi bonito também a volta das nossas tradicionais viradas de situações. Que felicidade e alívio de não termos precisado dos pênaltis, ia ser brabo.
Foi realmente uma importante vitória para quebrar a terrível seqüência de derrotas e empates. Estamos aliviados e lavados, somente mesmo um grande Ufffaaaaaa !
Vamos torcer para que a determinação de ontem se repita no próximo domingo. Vou seguir o conselho do Liso e vou comprar um peixe para o almoço.

Parabéns a todos nós e fiquem em PAZ.

Anônimo disse...

Para Kiko, Paulo da Cancela e demais vascaínos.
Sobre as estatísticas da Sul-Americana, confesso que não tenho séries históricas nem modelos de análise. Até porque é um torneio recente e no formato mata-mata. Estou pensando sobre o assunto.

Podemos retornar ao campeonato brasileiro, cuja campanha do Vasco inspira cuidados – mas ainda não está na UTI.
Dentre os 5 potencialmente candidatos às duas vagas restantes o Vasco é o que está pior colocado na tabela.
Quero acreditar na classificação do Vasco porque uma das qualidades do torcedor é manter acesa a esperança e não se entregar fácil, exigindo, apenas, um pouco de coerência.

Precisamos vencer 2 de cada 3 jogos disputados porque são necessários MAIS 24 PONTOS PARA GARANTIR O G-4 (2 pontos, em média, por jogo).
Então, analisando os próximos 12 jogos, procurei fazer uma separação por locais das partidas: São Januário, Maracanã e fora do Rio.

Este é apenas um exercício, cujo estudo admite o time perder até 12 pontos e mesmo assim se classificar, pois os 24 serão suficientes para o Vasco atingir a meta de 64 pontos ganhos.
Eis os jogos:

São Januário (aprov. atual: 78%).
Faltam 4: Juventude (19º), Paraná (18º), Internacional (9º) e Palmeiras (4º, jogo de seis pontos)

Maracanã (aprov. atual: 25%).
Faltam 2: Flamengo (14º) e Botafogo (7º, outro jogo de seis pontos).

Fora do Rio (aprov. atual: 30%).
Faltam 6: Corinthians (17º), Atlético MG (15º), Figueirense (13º), Goiás (12º), Atlético PR (11º), Santos (6º.mais um jogo de seis pontos):

Se o Vasco elevar o aproveitamento em casa para 100%, vencendo os 4 jogos, e isto combinar com vitória de um dos dois jogos no Maracanã (50%), ele passa a ter menos obrigação fora do Rio: marcar 9 pontos em 4 jogos (aprov.: 50%).
Jogos futuros = 12+3+9=24.

Perdendo um jogo em casa, vai ter que buscar mais um resultado positivo - vencendo os 2 jogos no Maracanã (100%) ou tendo 4 vitórias em 6 jogos fora do Rio (67%).
Jogos futuros = 9+6+9=24 ou 9+3+12.

Todos estes percentuais aumentados dificultam a meta de classificação, mas imaginar menos de 24 pontos é risco.
Existe a probabilidade estatística de ocorrerem 3 empates nestes jogos. Acontecendo, eles entram no lugar de uma vitória.
Estarei monitorando e reavaliando a meta até o final do campeonato;

Aceito, por favor – e é bom – discussões, sugestões e críticas sobre o assunto.
Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

Ainda totalmente eufórico, ainda mais depois de ter zoado a urubuzada lá no colégio, quero deixar minhas esperanças agora no brasileirão. Acho que vamos decolar novamente.

Legal Jared, vou pegar essa façanha da urubuzada de 68 e espalhar no colégio. História é história. Só por essa lembrança do que o botafogo e o bonsuça fizeram com eles, eu vou dar uma forcinha para a Carla. Contra a urubuzada vale tudo. Já mandei diversos e-mails com essa lembrança para uma galera, acho até que vou colocar no meu orkut.
No meio de tanta felicidade, acabo de ouvir a notícia de que o vasco já está tratando de receber propostas para o Conca (fonte rádio globo), brincadeira né?
Pó cara, tu deve ter o maior trabalhão para montar essas contas!? Fico até arrepiado, ainda mais eu que estou em provas. Queria ver um urubu fazer algo semelhante. O calculista deles se quebrou no tal papo de 68 heheheheh

Pó Digo, o Rei tem mais é que se transformar num reduto de vascaínos, afinal é o Rei do Bacalhau. Vamos espantar a mulambada de lá. Quem sabe no domingo???
Nem quero comentar muito o jogo de ontem. Acho que foi tudo beleza diante do grande alívio. Pensemos agora no Santos, e eles irão nos encarar de maneira diferente depois dessa nobre vitória. Se der eu apareço na pelada, to pegadão com as provas.

Aê Almirante, eu não falei que o vídeo realmente ia chamar a sorte. Beleza cara. Muito bom a análise do jogo,como estava tão grilado e tenso, uma cacetada de coisas eu não consigo assimilar durante a partida. Fico bolado como é que vocês também fanáticos pelo vasco, conseguem separar a análise da emoção do jogo!!! É algo de se admirar.

Saudações amigos!

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Mais uma vez Jared! Nota 10 pra você...a diretoria do Vasco deveria te contratar...afinal...números são fatos! E contra os fatos não há argumentos...

Acredito que todos os grndes clubes do mundo trabalham em cima de estatisticas, assim como as que você tem nos presenteado regularmente...

Leleco...queria dizer que também sou morador da Ilha...e acho boa sua idéia de transformar o Rei num reduto vascaíno...

Na minha adolescência (não faz tanto tempo assim...), o Rei se consagrou por ser um ponto de encontro Flamenguista, mesmo com seu dono sendo um portuga legítimo (O senhor Plácido, que foi brutalmente assassinato recentemente... ). Acho que é hora de mudar isso...

Amigos, vocês não sabem como me orgulho de todo dia chegar aqui e ver o posts cheios de comentários...pois é justamente por vocês que eu "descubro" um tempo no meu dia pra deixar aqui registradas minhas opiniões sobre o nosso Gigante da Colina.

Com vocês, aprendo todo dia um pouco mais sobre esse maravilhoso esporte e sobre a paixão que nos move....

Forte abraço...

Saudações

Anônimo disse...

Que felicidades galera cruzmaltina!

Almirante, obrigado pelo espaço cedido quando dos nossos protestos cabíveis, saberemos honrar e respeitar esse seu valioso mural cruzmaltino. Inclusive ontem, em função da responsabilidade do jogo, evitamos qualquer tipo de manifestação que prejudicasse nosso time. Fomos light.
Concordo com sua colocação de que o Leandro não pode ficar saindo para buscar jogo, o negócio dele é na área se apresentando para receber, tratar a bola e finalizar. Esse é o jogo dele. Se o time se apresentar no domingo com a mesmo dedicação de ontem, as nossas chances melhoram muito. Sei que será parada dura, porém depois de ontem acho que o moral está elevado.
Minha maior preocupação ontem, depois do primeiro gol era a possível decisão por pênaltis e também quando eu olhava para o banco e via Aduba, Leandro Bonfim e cia, que loucura.....
Também fiquei com muita boa impressão do Enílton. Parado e volta disputando jogadas e com um bom senso de espaço. Valeu mesmo.
Espero também não ser massacrado aqui, mas para mim o Andrade é mais um no elenco que se destaca em função dos outros. Ontem ele foi salvo pelo segundo tempo. Acho que se não fosse isso, o Roth estaria tranqüilo em barrá-lo sem se preocupar com a torcida.

Agora pensemos no Santos torcendo para que o espírito de luta de ontem permaneça até domingo.

Meu feliz abraço a todos vocês.

Anônimo disse...

Vinicius, tudo bem?
Obrigado pelas palavras do Almirante.
Tenho sistema de acompanhamento e que faz parte do 1º módulo, que trata de monitoramento de resultados da equipe do Vasco.
Os demais nódulos, não implantados, vão tratar de avaliação do desempenho de cada jogador.
Este eu só tenho o ante-projeto, pois abrange manutenção de dados e sé tem razão o investimento se for amplamente utilizado.
Só lhe digo que este é o melhor blog vascaíno que conheço, tanto pelo formato quanto pelo conteúdo.
Você é, realmente, um cara de muita dedicação.

Leleco, as contas não são complicadas, não.
Com alguns comandos eu consigo um montão de coisas.
O que dá um pouquinho mais de trabalho é a redação, porque a inteligência do sistema ainda é insuficiente para produzir textos.
Se você gostou da Volta Olímpica, recomendo visitar o site secafla.com.
Você vai se divertir.
É tudo o que se possa imaginar de zoação com flamenguista.
Lá você encontra os micos, os grandes micos, os vices do urubu.
A propósito, quando acabar o campeonato e as coisas estiverem mornas, vou sugerir ao Almirante colocarmos uma série de informações ligadas ao futebol:
explicação de como funciona um sistema de probabilidades estatísticas do futebol, a relação de todos os vices do urubu, frases engraçadas de jogadores e técnicos, etc., coisas que tenho em meus arquivos.
E mais idéias vão surgindo.

Em tempo: o Santos está com medo do Vasco. Vai tentar encher a Vila vendendo pacotes de 5 ingressos por R$ 10,00.
Aguardem mais informações sobre o Santos.
Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

Boa noite felizes amigos vascaínos !

Hoje acessei pela 1a vez o blog. Li os diversos posts e estou muito feliz por ter encontrado um espaço limpo – sem baixarias - e com conteúdo, tanto por parte do Sr. Vinícius bem como por parte de todos os participantes. Nesse dia feliz, peço-lhes permissão para me tornar mais um freqüentador desse espaço, emitindo algumas opiniões, ou até mesmo solicitando esclarecimentos, pois de futebol eu só entendo da paixão pelo Vasco e pela seleção brasileira. Táticas, substituições, estratégicas etc e, outras armas desse maravilhoso esporte eu sou totalmente cru. Inclusive, acho que aqui aprenderei muito com vocês todos. Realmente estou impressionado e concordo com o Sr.Jared que até o presente momento este está sendo para mim o melhor espaço vascaíno que encontrei. Parabéns para todos.
Aproveito a oportunidade para compartilhar com todos vocês esse alegre dia com esperanças renovadas no brasileirão.

Até a próxima visita, abraço meus novos amigos.

Alex

Anônimo disse...

- Manual do Torcedor – 28ª rodada

PRESTEM BEM ATENÇÃO.
A rodada deste final de semana é muito complicada para o Vasco.
Não só precisamos vencer, como é necessário que nossos concorrentes mais próximos percam pontos.
O jogo mais difícil entre os candidatos às duas vagas que restam no G-4 vai ser o do Vasco contra o Grêmio.
Os outros concorrentes terão jogos bem mais fáceis.

Assim, precisamos ter paciência com o nosso time.
O jogo contra o Santos é o teoricamente mais difícil que o Vasco vai enfrentar fora do Rio.
Depois, virão Atlético PR (11º), Atlético MG (15º), Goiás (12º), Figueirense (13º) e Corinthians (17º).

Jogos rigorosamente pela ordem de importância para o Vasco (torçam para o time em CAIXA ALTA):

Dom. - Santos, 6º x VASCO, 8º
Dom. - JUVENTUDE, 19º x Grêmio, 3º
Dom. - AMÉRICA RN, 20º x Palmeiras, 4º
Dom. - Botafogo, 7º x GOIÁS, 12º
Dom. - Internacional, 9º x SÃO PAULO, 1º
Sáb.. - CORINTHIANS, 17º x Sport, 10º
Sáb.. - NÁUTICO, 16º x Atlético PR, 11º
Dom. – Cruzeiro, 2º x FIGUEIRENSE, 13º
Sáb.. - Flamengo, 14º x ATLÉTICO MG, 15º
Dom. - PARANÁ, 18º x Fluminense, 5º

Vocês concordam que os adversários vão ter uma rodada bem mais facilitada?
Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

ERRATA
Onde se lê:

"O jogo mais difícil entre os candidatos às duas vagas que restam no G-4 vai ser o do Vasco contra o Grêmio.!

Leia-se:
"... Vasco contra o Santos".

Desculpe o descuido.

Anônimo disse...

Fala sério Vinicius, vc também é aqui da Ilha, maravilha – sangue bom! Pô conhecia muio o portuga – com todo respeito – Plácido, meu pai era amigão dele , sempre rolava uma sueca, foi violento o fato, ciosa desse Rio. Vamos pensar sim numa maneira de tornar o Rei nosso reduto. A campanha pode ser por aqui no blog. Domingo vou mandar a idéia na minha galera e também tentaremos espantar a urubuzada de lá e manda-los pro La Playa heheheh.

E então todos comemoraram muito?
Jared, valeu pela resposta, pelo que deu para sentir, é um sistema tipo aquele que se usa no vôlei né?

Agora é santos e secar o urubu! Fiquei com pena da Carla sobre o botafogo.


Abraços para toda galera ainda em festa!
Eu vi o 1000 do baixinho

Anônimo disse...

Alô, Leleco da Ilha (grande Ilha, o que me faz lembrar a escola querida, dos sambas enredo imortalizados por Haroldo Melodia. Tenho material gravado na quadra da escola. Uma jóia preciosa que uso nos eventos que faço, ao som da maior bateria da época gloriosa da União da Ilha. Canta Haroldo Melodiaaaaaaaaa....)
Tudo acaba em samba - ou começa.

Sobre o sistema utilizado no volei eu não conheço.
Mas posso falar um pouquinho do nosso.
Ele se baseia em mensurar/comparar forças.
Vasco de um lado, adversários do outro.
As forças são definidas pelo desempenho de cada time no campeonato (é lógico que o processo é dinâmico porque o desempenho vive em constante mudança).
Depois, utilizamos a medida nos jogos, dando peso adicional, considerando o local da partida (S.J., Maraca e fora do Rio).
Cada peso foi calculado a partir dos históricos de confronto e simulações.
Utilizamos campeonatos inteiros de diversas equipes e em diversos anos.
Faço uso nas projeções de cenários os percentuais obtidos nestes estudos.
Por exemplo: se as forças de duas equipes forem exatamente iguais, o time da casa tem 45% de chances de vencer o jogo, o visitante 30% e empate, 25%.
As variações vão por conta de outros fatores.
Aí dizem: futebol é uma caixinha de surpresas, tem o juiz, a trave, o vento, etc.
Um jogo, sim, é tudo isso aí, mas um campeonato inteiro, não.
Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

Aê Jared, valeu mesmo pela explicação, coisa de louco. Vc usa isso na loteca? Chega perto ?

Vinicius - Eu já comecei com o papo do Rei, acho que vai dar pé. Se der tempo vou fazer uns folhetos e colocar nas mesas informado que lugar de urubu é no la playa e pronto. Outra maneira seria a de chegar uma galera vascaína cedo e sair juntando as mesas. Tem neguinho já querendo levar umas faixas hehehe

Abraços galera vascaína !

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Jared...seus estudos me impressionam cada vez mais...

Sobre o que você falou, de me mandar arquivos diversos para serem postados aqui, sinta-se à vontade. Terei maior prazer em divulgar esse material vascaíno pros nossos amigos...

Leleco...será que sem o seu Plácido lá no Rei as coisas vão continuar iguais por lá? Desde o falecimento dele ainda não passei por lá...e fico me indagando qual será o destino desse estabelecimento tão tradicional do nosso bairro...

Alex...seja bem-vindo, e obrigado pelos elogios...

Saudações amigos!

Anônimo disse...

Amigos,
Super atarefada de trabalho de final de mês, passei aqui para ver as novidades e desejar a todos felizes vascaínos um MARAVILHOSO FINAL DE SEMANA e, se possível saboreando um belo peixinho grelhado ao sabor de Portugal!

Saudações

PS. Peninha do botafogo!

Anônimo disse...

Porrra bichão !!!
Dá sempre certo qndo eu vejo o jogo no teu quarto !!!

Esse é o caminho pros titulos!
uhauhuahuahua

E concordo contigo, o Amaral lutou mt e ainda arriscou subidas ao ataque.Ele é limitado, todos nós sabemos, mas a verdade é que ele tá jogando mais que o Andrade.
E o Roth tá certo em mantê-lo no time.

Abraços e Saudações Vascaínas !

Anônimo disse...

Amanhã vamos para mais uma decisão.
Quem faz campanha sempre próxima do mínimo permitido é assim mesmo.
Pior é que nos últimos 5 jogos marcamos apenas 2 pontos (os empates no Maracanã com a dupla fla-flu).

Mesmo assim, temos que ponderar as dificuldades para este jogo contra o Santos.
O Peixe é o adversário mais difícil entre os 6 que vamos enfrentar fora do Rio.
Perder do Santos, na Vila Belmiro, é perfeitamente normal por se tratar de um adversário forte e que joga em casa.
Porém, ganhar do Santos é adquirir confiança suficiente para um final feliz a fim de atingir a meta do G-4.
E é um jogo de 6 pontos.

Vejam nossos futuros adversários, pela ordem inversa de classificação:

Local / adversário / colocação

Casa – Juventude, (19º)
Casa – Paraná, (18º)
Fora – Corinthians, (17º)
Fora - Atlético-MG, (15º)
Mar. – Flamengo , (14º)
Fora – Figueirense, (13º)
Fora – Goiás, (12º)
Fora - Atlético-PR, (11º)
Casa – Internacional, (9º)
Mar. – Botafogo, (7º)
Fora – Santos, (6º)
Casa – Palmeiras, (4º)

Destes jogos precisamos de 24 pontos ou 8 vitórias ou 7 vitórias e 3 empates, isto é aproveitamento de 67%.
É difícil o time ter a obrigação de vencer 2 de cada 3 jogos.
Mas não tem outro saída.

Pelo meu sistema de acompanhamento, temos um déficit técnico de 6 pontos.
Começou com o empate com o Figueirense, em São Januário (menos 2),
aumentou com o empate contra o Paraná, em Curitiba (menos 4) e
voltou a crescer quando empatamos com o Flamengo, no Maracanã (menos 6).

Os outros resultados, durante esta fase do Figueirense para cá. estão sendo considerados tecnicamente válidos, desde que a meta seja apenas o G-4:
3 vitórias: Corinthians, América e Náutico;
2 empates: Sport e Fluminense;
3 derrotas: Grêmio, São Paulo e Cruzeiro,

Podemos vencer amanhã porque somos um dos quatro melhores em ataque, defesa e saldo de gols.
Saudações cruzmaltinas com uma bela vitória do Vascão.

Anônimo disse...

Amanhã o Vasco não será superado por ninguém.
Mesmo se perder, permanecerá em 8º lugar.
Mas se depender de uma combinação de resultados, ele sobe na tabela e pode até chegar à zona de classificação.

Aí, além de vencer o Santos, ele precisa que o Grêmio perca para o Juventude, em Caxias do Sul, dê uma zebra em Natal na partida América x Palmeiras, e o Botafogo entregue o ouro para o Goiás, no Maracanã.

O jogo Paraná x Fluminense tanto faz, seja qual for o resultado, porque o Fluminense não disputa vaga.

Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

Pensamento positivo amanhã galera ! Aê Jared, essa última explicação deixa uma tranqüilidade maneira. Não querendo ser abusado, é um número muito alto, tentar o vice ou mesmo o titulo – qual seria ?% . se não for te dar trabalho é claro. Valeu !?
Vinicius, depois te digo sobre o Rei. Se vamos ou não amanhã espantar a mulambada. Heheheheh. Sei que tem uma galera vascaína indo hj para lá só para secar a urubuzada, vingança.

Bom jogo galera e teremos um domingão maneiro!

Eu vi o 1000 do baixinho

Anônimo disse...

Leleco,
os matemáticos já têm os números prontos.
Marcelo Arruda (chancedegol)
Título: menor que 0.01 %
Libertadores: 41.8 %
Sul-Americana: 57.1 %
Rebaixamento: 0.03 %

Tristão Garcia (infobola)
Título: 0 %
Libertadores: 20 %
Sul-Americana: não informado
Rebaixamento: 1 %

Existem diferenças acentuadas nos modelos dos matemáticos. Alguém está comendo mosca.
Vamos ver como os números vão evoluir porque eles são experientes.

Deixa passar mais umas duas rodadas que teremos números mais próximos entre os dois.

Saudações cruzmaltinas com uma grande vitória do Vasco (2x1 está bom).

Anônimo disse...

Temos que reconhecer e aplaudir: destaque positivo no Campeonato Brasileiro.

Mais uma vitória do Náutico, a 5ª consecutiva, e de goleada: 5 x 0 em cima do Atlético PR, comandado por Ney Franco, ex-Flamengo.

O Náutico se afasta do rebaixamento e vai deixando a vaga para outro time.
Enquanto isso, o Corinthians perdeu para o Sport por 2x1 e permanece na zona do descenso.

Amanhã: Bacalhau 2x1 Peixe.

Anônimo disse...

Vamos todos cantar de coração:

Vou torcer para o Vasco ser campeão
São Januário, meu caldeirão (2x)

Vasco, tua glória é tua história
É relembrar, Expresso da Vitória
Contra o River Plate, sensacional
Gol do Juninho, Monumental

Veja no Youtube:
http://br.youtube.com/watch?v=Y-ouTv1ehdw

Baixe a música, produzida por Patrick Jr., na Trama Virtual:
http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=71342

Anônimo disse...

Números de Vasco x Santos

De 2005 para cá o Vasco não perde uma para o Santos: em 5 jogos, 4 vitórias e 1 empate.

E um detalhe: o Peixe, quando joga em seu aquário, é freguês do Bacalhau.
Em 2005, na Vila Belmiro. O Vasco venceu por 3x2 e no ano passado, vitória do Vasco por 2x0, gols de Abedi e Morais.

Quando se trata de Brasileirão, na Vila Belmiro, o Vasco ganhou 4, perdeu 3 e ocorreram 5 empates.

Até hoje Vasco e Santos já se enfrentaram 35 vezes na Vila Belmiro.
O Santos venceu 12, o Vasco, 11, e ocorreram 12 empates.
Uma vitória do Vasco, hoje, iguala tudo na Vila.

Para matar saudades, o primeiro gol de Juninho Pernambucano com a camisa do Vasco ocorreu em 1995, na Vila Belmiro, quando o Vasco venceu o jogo por 5x3.

Não sou muito favorável à utilização das figuras "carrasco" e "freguês" como determinantes para prognósticos, mas tenho que reconhecer que ajuda o lado psicológico, dá mais confiança ao time, faz acreditar que há algo mais do que a bola rolando.

Vai lá, Vascão. Confirma as estatísticas que a torcida agradece.

Anônimo disse...

Bom dia amigos vascaínos !!!

Desejo a todos nós um excelente jogo e um domingo de Paz ao sabor de mais uma vitória emocionante do nosso time !!

Saudações

Anônimo disse...

Amigos, confesso que a escalação da zaga está me preocupando.

Bom jogo rumo ao G4 !

Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

Amigos bom dia!

Caio concordo com vc. E sem piada nenhuma eu entraria com o meu XARA Vilson. Apenas coincidencia galera !

Bom jogo e vamos lá!!!!!

Anônimo disse...

Que domingo........ Não me conformo com aquele bandeirinha! A qualidade desse nosso meio de campo continua uma lástima. Espero que o Conca volte contra o juventude... é o que nos resta.

Saudações amigos!