segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Fluminense 1 x 1 Vasco - 23a Rodada

Antes de falar sobre a atuação do Vasco é preciso dizer uma coisa: Foi um belo dum jogo de futebol. Tirando o lado torcedor, pode-se dizer que foi um clássico com todos os ingredientes necessários para mexer com a emoção. Basicamente, cada time dominou uma metade do jogo (o Vasco a primeira, o Flu a segunda), e o empate acabou sendo justo, mesmo que essa justiça tenha sido mais em função do recuo do Vasco no segundo tempo do que por méritos do adversário.

O jogo começou muito interessante pro Vascão, que cheio de jogadores de meio-campo, dominava a posse de bola no setor. Marcelinho, escalado ao lado de Leandro no ataque, é muito mais um jogador de ligação em velocidade do que um finalizador. Em função disso, o time vascaíno ensaiou diversas triangulações pelo meio, que levavam perigo à zaga do Flu. Numa dessas, Conca (disparado o melhor em campo) acertou um chute inacreditável do "meio da rua" para abrir o placar.

Como venho dizendo aqui neste blog, o futebol de Conca não pára de evoluir desde que chegou pra assumir essa função de "maestro" do meio-campo. Sua habilidade chega a irritar os adversários. Mais do que isso, Conca é daqueles argentinos que não gostam de perder a bola pra zagueiro nenhum, e não é raro vê-lo dando carrinho pra recuperar as bolas que fogem de seus pés. Ontem, Conca foi brilhante! Tivesse o time atuado no mesmo nível do argentino, o Vasco teria ganho de goleada.

No segundo tempo, o time voltou com outra postura, que me fez lembrar os tempos sem título da "Era Renato". A equipe se retraiu inteiramente, esperando atrair o Flu para buscar uma possibilidade de contra-ataque e matar o jogo. Até começou dando certo, mas na oportunidade que teve, Guilherme perdeu a chance chutando nas pernas do goleiro Fernando Henrique. A história dos clássicos no Maracanã já nos ensinou que não se pode perder um gol daqueles cara-a-cara com o goleiro quase na pequena área. Mas parece que Guilherme é muito novo para conhecer as histórias do Maraca. E assim o Vasco acabaria castigado...

Vendo que seu time pressionava mas não conseguia finalizar (com exceção das cobranças de bola parada) Renato resolveu ousar no desespero, e botou Soares e Cícero em campo, mantendo Alex Dias e Somália. O time ficou com 4 atacantes e a super pressão acabou dando certo. Numa falha de marcação coletiva, Tiago Neves (o mais perigoso do Flu) passou por Wagner Diniz e Perdigão e fez o cruzamento para Cícero marcar de cabeça, absolutamente livre no meio da pequena área.

Graças às derrotas de Santos e Palmeiras, a rodada acabou sendo generosa para nós, e mantivemos a terceira posição. O Cruzeiro, nosso real adversário, venceu e abriu 3 pontos em relação ao Vasco. Quando digo "real adversário" é simplesmente baseado nos números. Sendo realista, penso que um time como o São Paulo, que só perdeu 3 partidas em todo o campeonato, e tomou somente 7 gols até aqui, dificilmente vai passar por uma crise tão grande que permita aos outros adversários chegarem perto novamente na tabela. Nesse momento o tricolor paulista só perde o penta se for pra ele mesmo.

Mesmo assim, para um time que estava totalmente desacreditado no início da competição, um time que nenhum comentarista ousaria antecipar como concorrente a frente da tabela, o Vasco faz uma campanha brilhante, e uma volta à Libertadores teria (quase...) o valor de um título.

Na próxima rodada, os únicos times que podem ultrapassar o Vasco são o Santos e o Botafogo, mas mesmo assim temos um jogo a menos do que eles, e a terceira posição pode ser mantida. O fato é que esse jogo a ser cumprido no dia 16 de Setembro é justamente contra nosso maior rival Flamengo. Vai ser um jogo-chave na nossa campanha se quisermos continuar mantendo nossas pretensões atuais.

Quarta-feira, o Vasco tem mais um compromisso dificílimo contra o Grêmio (que vem de um 3x0 sobre o Botafogo) em pleno estádio Olímpico. O jogo é tão difícil quanto vital. O Grêmio é adversário direto do Vasco no topo da tabela e uma vitória fora de casa contra o tricolor gaúcho nos daria muita moral para a sequência do mês de Setembro, que como já ilustrei no post anterior, é barra-pesada.

Mas em última análise, volto a afirmar que estou confiante. A partida de ontem mostrou 45 minutos de um Vasco com cara de time vencedor. Se o "professor" Celso Roth acertar os últimos detalhes de escalação, principalmente o companheiro de ataque de Leandro, sou mais o Vasco. Ontem, a torcida cruzmaltina mostrou que pensa como eu, e deu show na torcida do Flu nas arquibancadas do Maraca. Há muito tempo o torcedor não apóia tanto o time como vem acontecendo nesse campeonato. Tudo fruto de um bom trabalho da comissão técnica, diretoria e jogadores, que parecem estar entendendo a imensa força deste clube chamado Clube de Regatas Vasco da Gama.

Saudações

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Vinicius - Almirante-, foi um grande clássico. Acho que foi penalte no Conca.. Também não gostei da saída do Marcelinho Sabe de uma coisa, sou leitor diário do jornal dos sports e acho que você deveria manter um contato com os caras mandando seus comentários etc. Procure os caras, essa de sem remuneração acaba desanimando e todos leitores perdem. Lá tem um link fala, torcedor! Manda pra lá. Concordo com o meu amigo de longa jornada Paulo, o blog ta bom pacas e ta diferente. Acho que o grêmio vai ser mole.
Abraços vascaínos

Anônimo disse...

Airton, grêmio é sempre Grêmio, to grilado. Vamos nos ver o jogo no bar do tinho. Vai rolar um churrasco.
um vascoabraço