segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Vasco 0 x 2 São Paulo - 25a Rodada

E eis que o anunciado mês de setembro vai deixando suas cicatrizes na campanha do Vascão. Dos últimos 9 pontos disputados, a equipe conseguiu apenas 1, no empate com o Fluminense, e no meu entendimento, não briga mais pelo pentacampeonato. A queda da invencibilidade de um ano em São Januário, somada a nossa saída do "G4" na tabela, deixaram a pizza do fim de Domingo com um sabor amargo.

Algumas lições podem ser tiradas da partida de sábado. O discurso geral, de jogadores, técnico e muitos torcedores, é de que o resultado foi injusto, principalmente porque o Vasco mandou duas bolas na trave ainda no primeiro tempo. Eu concordo, em parte. Na verdade, acho que o resultado acabou nascendo não da "falta de sorte" do Vasco nesses lances, ou do excesso de sorte do Rogério Ceni, nos mesmos. Acho que o Vasco perdeu porque não conseguiu manter na segunda etapa o ritmo do começo do jogo. E se o caro leitor fizer uma consulta a sua memória recente, vai ver que isso tem sido uma constante.

O Vasco tem feito ótimos primeiros tempos, marcando forte, forçando as triangulações pelo meio, com todo mundo correndo muito. Já na segunda metade, o time muda totalmente de postura, e se recolhe, fica displicente, e pouco criativo. Um outro exemplo muito próximo foi o jogo contra o Fluminense. Pra jogar assim, só construindo sempre uma boa vantagem no inicio do jogo, e isso é um tanto raro de acontecer.

Não estou aqui tentando "pegar no pé" de um trabalho que até aqui vinha recebendo elogios, e que agora por estar perdendo se transforma numa porcaria. Longe disso... Apenas me preocupo com essa situação. O Vasco poderia ter vencido o São Paulo. Jogou pra isso!!! Mas apenas no primeiro tempo. Acho também, que se o problema é físico, e o time precisa "escolher" um tempo pra jogar e correr mais, então que escolha o segundo!!! Porque é muito angustiante essa situação de fazer um ou dois gols no primeiro tempo e passar o segundo inteiro levando pressão.

Individualmente, não tenho muito que falar do time de sábado. Ninguém foi horrível (tirando o Abuda, claro), nem tampouco brilhante (nem o Conca, que se esforçou bastante pra isso) e a nota geral da equipe poderia ser um 6,5 ou 7. No entanto, isso não foi o bastante pra bater o líder do campeonato.

Agora, vejam só vocês a nossa situação. Domingo que vem, temos o Flamengo pela frente. Assim como nós, eles vêm de resultados ruins e voltaram pra zona de rebaixamento. Em outras palavras, quem perder o clássico provavelmente entrará em crise, com direito à especulações de troca de técnico...pode apostar. Então, acho que já deu pra perceber que vai ser um jogo daqueles, com nervos à flor da pele para os dois lados.

Uma vitória vascaína no Domingo recoloca o Gigante da Colina em boas condições pra conquistar a vaga da Libertadores, que ao meu ver já tem praticamente 2 times certos. Acho que dificilmente o Cruzeiro perde a vaga dele também, o que nos deixa com apenas mais 2 vagas pra brigar.

Enfim, com o coração angustiado começo a contagem regressiva pro Vasco e Flamengo do próximo fim de semana. E prometo durante a semana postar vários vídeos de vitórias sobre eles pra atrair sorte no Domingo.

Saudações

3 comentários:

Anônimo disse...

Assisti o jogo de Araruama, quase perdi o feriado para ir a S.Januario. Acho que foi injusto o resultado. To impressionada com a profecia sobre Setembro. Vamos em busca do G$.
Saudaçoes

Anônimo disse...

Amigos, só espero que esse tal de setembro não funcione com a urubuzada. Xô urubu!
saudações vascaínas

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Pois é pessoal...como eu disse lá atras no blog...Setembro veio pra nos dizer aonde o Vasco vai chegar nesse campeonato...

Depois do Flamengo ainda temos o Cruzeiro em casa e o Santos fora...pedreiras...

Tirando o fato de ser clássico...o jogo desse domingo ao meu ver é o mais fácil...ou melhor...menos dificil...

Saudações