quarta-feira, 30 de março de 2011

Vasco 0 x 0 ABC, 2ª rodada CB

Não dá para pegar um ABC da vida e ser tão pouco inspirado, mesmo com desfalques importantes como Ramon, Fágner e Felipe.

É claro que o adversário iria jogar a vida hoje, assim como vai fazer o mesmo na partida de volta em São Januário, isso é de praxe, então para uma equipe que ainda não está totalmente em forma, entrosada ou conhecedora do novo esquema, a mesma vontade que os jogadores do ABC demonstraram era essencial.

Não foi isso que vi, o Vasco sentiu a falta de seus jogadores, sentiu a pressão da torcida local e a bem da verdade, não se impôs como o time grande que é, dono do elenco que têm, e o ABC ganhava quase tudo; divididas, cabeceios, sobras…

No final das contas, o Vasco não ganhou não porque o adversário é um bom time. Não ganhou porque não mereceu, porque não agrediu o adversário, não soube marcar gols, e nem manter o time da casa longe do seu.

Os desfalques atrapalharam? Sim. Mas não justificam, embora Allan e Marcio Careca tenham jogado improvisados:

Allan como lateral , e Careca como jogador de futebol.

Uma  coisa que me incomodou, foi a falta de alterações no intervalo ou logo após. Alecsandro, Bernardo, Diego Souza, e o próprio Éder Luis nada produziram e qualquer um podia ser sacado, mas Ricardo Gomes apenas sacou o apagado Bernardo ( terceiro jogo onde nada faz) para a entrada de Enrico aos 33 minutos do segundo tempo. Pior que isso, promoveu a entrada de Elton aos 43. Sim, aos 43, esperando que ele fizesse não sei o que em dois minutos.

Contra o Fluminense, Elton já havia entrado em campo apenas para ouvir o apito final, e embora seja pago para atuar quando o treinador quiser, ninguém gosta de ter seu trabalho depreciado; Nem você, nem eu, nem o Elton.

A partida ficou marcada pela falta de vontade em vencer do Vasco, que talvez tenha achado que uma hora o ABC iria entregar o ouro, o que não aconteceu.

PS: Que jogador limitado, esse Marcio Careca…

O JOGO

Empolgado com o apoio da torcida, que fez bonita festa no Frasqueirão, o Vasco começou o jogo com mais posse de bola. Mas essa superioridade não se transformou em lances de perigo. O time sentia a falta de Felipe, que organizou bem o meio e o ataque nos dois últimos jogos. Bernardo correu muito, mas se mostrava um pouco afobado. Quando acalmou, levou perigo em um chute de longe e em uma cobrança de escanteio que quase surpreendeu o goleiro Wellington.

Diego Souza flutuou muito tentando dar opções de jogada. O camisa 10 encostou muito na dupla de ataque e isso dificultou a criação das jogadas. Sem Felipe, cabia a ele fazer essa transição. Percebendo isso, Alecsandro, que estreou como titular, saiu para buscar jogo, o que foge das suas características. Mas foi desta maneira que ele levou perigo em um chute de longe que acabou saindo por cima do gol.

Percebendo as dificuldades do Vasco, o ABC resolveu equilibrar as ações e, ao pouco, foi tomando conta do meio-campo. O confronto esperado era entre Dedé e Leandrão, que se irritou com as declarações do zagueiro dizendo que conhecia pouco o time rival. Mas quem infernizou mesmo foi Ederson. O atacante, muito veloz, foi um perigo constante. Quem também assustou foi Pio. O lateral-direito mostrou categoria em dois chutes de trivela que assustaram Fernando Prass.

No intervalo, Ricardo Gomes pediu ao time a mesma atitude do início da primeira etapa. Mas as mesmas deficiências se repetiram. O meio-campo não conseguia fazer a ligação com o ataque. Eder Luis, que costuma ser uma válvula de escape com sua velocidade, fez partida bastante discreta. O ABC seguiu levando perigo. Pio arriscou outra bomba, desta vez indo na direção do gol obrigando Prass a fazer belíssima defesa. O camisa 1 ainda salvou o Vasco em chute cara a cara de Ray.

O problema no meio ficou ainda mais evidente com a falta de apoio dos laterais. Os titulares Fagner e Ramon estão machucados e fizeram muita falta na noite desta quarta-feira. Na direita, o improvisado Allan, até criou a jogada de maior perigo do Vasco após uma tabela com Alecsandro fazendo papel de pivô na área. Mas tanto ele como Marcio Careca estiveram muito tímidos no apoio, dando poucas opções de jogada.

O comandante vascaíno, Ricardo Gomes ainda tentou mudar a dinâmica do setor vascaíno ao sacar Bernardo, que manteve a atuação discreta do primeiro tempo, e colocando Enrico. Mas pouco adiantou. Faltou mesmo foi aquele toque de qualidade para deixar os atacantes em boas condições. No jogo de volta a presença de Felipe é garantida. E é nos pés dele que mora a esperança do toque de classe.

FICHA TÉCNICA

ABC-RN 0 X 0 Vasco

Estádio: Frasqueirão, Natal (RN)
Data/hora: 30/3/2011 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: João Bosco da Nóbrega (PB)
Auxiliares: Griselildo de Souza (PB) e Luis Felipe Gonçalves (PB)

Renda/público: Não divulgados

Cartões amarelos: Ray, Bileu (ABC); Rômulo, Márcio Careca (VAS)

ABC: Wellington; Pio, Tiago Garça, Irineu e Renatinho (Renatinho Carioca - 19'/2ºT); Basílio, Bileu, Cascata (Gabriel - 37'/2ºT) e Reinaldo; Ederson (Ray - 26'/2ºT) e Leandrão. Técnico: Leandro Campos.

VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa (Fellipe Bastos - 28'/1ºT), Bernardo (Enrico - 33'/2ºT) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Elton - 43'/2ºT). Técnico: Ricardo Gomes.

Sem título

8 comentários:

Fabinho disse...

Que falta faz o Felipe. Pena da torcida local,

abs

Léo disse...

Gabriel e Amigos:

Quando a gente pensa que o Vasco vai engrenar, este, joga sem inspiração nenhuma. Engraçado é que as melhores chances foram do ABC, com os jogadores do Vasco assistindo a tudo sem esboçar reação.

Bom elenco, folha de pagamento altíssima, mas o futebol...

Estaria a galera pensando somente na Taça Rio? É o que vamos ver no domingo.

Abraços.

Paulo da Cancela disse...

Que coisa feia ontem. Muito mal taticamente, horrível e irreconhecível. Se não fosse o Prass......

Abraços

Digo disse...

E a torcida tava lá e o time sentiu a pressão! Sacanagem com o Elton, teve até que tomar banho por causa de 4 minutos.

abs

Zé Julio disse...

A verdade é que sem o Felipe a falta de criatividade é que entra em campo.

abs

Manfredi disse...

Ou o relógio do Ricardo Gomes estava parado ou foi mesmo falta de respeito com o Elton, isso não se faz! Olha que ele já jogou e sabe muito bem disso! Podia passar sem essa!

Saudações

Lenon disse...

Ontem Ricardo Gomes, foi péssimo. EMPATEZINHO COM GOSTO DE DERROTA!!!!!!"

Colocar o Enrico aos 32 minutos e o Elton ao 43 foi piada!

Saudações

Carla Lia disse...

Fernando Prass garantiu o empate. Joguinho feio o nosso ontem.

Talvez a saída prematura do Eduardo Costa tenha quebrado todo o nosso esquema ainda mais, que estávamos sem os laterais titulares.

Abraços