quarta-feira, 9 de março de 2011

Vasco x Duque de Caxias, 2ª rodada da Taça Rio

Ok, vencemos como era de se esperar.

Mas foi sem sustos? NÃO, foi COM sustos.

Após abrir 3-0 no placar e ter todas as condições de aplicar uma goleada ( apesar de uma chuva maldita em SJ! Chuva é bom para a Fórmula 1, no futebol só atrapalha!) o Vasco permitiu ao Duque de Caxias chegar aos 3-2.

Não por culpa do primeiro gol do Duque, que foi achado, uma bola que resvalou no Elton e bateu na cabeça de Eduardo Costa antes de Somália empurrar no gol. Mas na ocasião do segundo gol, o Vasco estava em pane, deu um TILT no time! Afrouxou a marcação, deixava o time da baixada sambar na frente da área e numa dessas, Anderson Martins que já tinha cartão deu uma bordoada no adversário e levou o vermelho, deixando o Vasco numa situação muito perigosa.

Tanto que logo após veio o gol do Duque de Caxias, numa bela jogada de Gilcimar que tocou de letra para Ari que ao contrário de Fágner sabe chutar e marcou o segundo da equipe.

Nesta altura, eu já pensava no que escrever no blog; “Ganhar de 3-2 após estar com 3-0 no placar é quase um sentimento de derrota”.

Então, ELE, o Mito marcou um belo gol de falta que deu um banho de água fria no Duque.

Ou seja, foi um 4-2 com muito a se aprender com esse jogo. O time precisa saber segurar o resultado, precisa ter aquela “pegada’ que teve até sair para o intervalo no jogo todo, e mais do que isso,acabar com esses “apagões” como o de hoje; em pouco tempo tomou dois gols e perdeu um jogador.

E o mais chato é que até sair para o intervalo, o Vasco foi perfeito, só deixou o Duque chutar uma vez, atacava bem, defendia bem, não errava passes e tinha “pegada”.

Para mim, se o Vasco jogar sempre como jogou na primeira metade, chega na final e talvez até vença essa Taça Rio, para isso bastar ter mais consciência, postura de equipe vencedora, hoje, com 3-0 no marcador bastava apostar nos contra-ataques que o resultado vinha com muito mais facilidade.

Como Felipe disse muito bem:

Com um placar de 3 a 0 você não pode relaxar e nós relaxamos. Poderia ter acontecido o pior. Estamos de parabéns pelo primeiro tempo, mas o segundo foi muito abaixo.”

Essa é a impressão geral da partida, vamos falar individualmente:

Prass tomou dois gols que não costuma tomar e catou borboletas no fim da partida, estivesse o gol atrás dele, era o terceiro do Duque de Caxias. Apesar disso, pegou uma bomba do Geovane Maranhão no primeiro tempo, e outra no segundo do jogador do Duque cujo nome desconheço e não interessa.

Fágner e Careca foram pavorosos. Um ousa demais e erra quase tudo; cruzamento, chute e agora até passes, além de ter cobrado uma falta na lua. O outro é simplesmente limitado. hoje, Fágner me irritou! participou muito do ataque, mas acertar mesmo, nada!

Dedé foi o monstro de habitual, com um “plus” de marcar um belo gol de falta. Agora Anderson Martins, é um cara engraçado: Fez um L-I-N-D-O gol de cabeça, quase de costas, a bola entrou raspando a trave, mas cometeu duas faltas duras dispensáveis, onde levou amarelo e posteriormente vermelho. Ele tem qualidade, tem personalidade, mas algumas vezes falta-lhe segurança.

Eduardo Costa e Rômulo tiveram um jogo razoável, sem pontos altos ou baixos. ( os volantes do Vasco continuam cobrindo muito pouco a subida dos laterais, mas a esta altura já penso ser muito mais opção do treinador do que outra coisa)

Felipe jogou muito! fez gol, belos passes, foi o maestro do time. Pena que ao final do jogo, sem pernas, desperdiçou duas chances de ampliar o marcador, já Bernardo parece ter agarrado a chance, porque já teve o nome gritado pela torcida na ocasião do pênalti. E eu estou gostando dele. A muito tempo eu digo que o rapaz é uma joia, e é sempre muito legal ver um armador com uma técnica diferenciada, uma habilidade como a que ele possui. No intervalo sentiu uma indisposição e deu lugar ao PAVOROSO Caíque, um jogador incolor, insípido e inodoro. Grande parte da queda de rendimento no meio campo foi culpa dele, resta saber o que se passa na cabeça de RG para não ter colocado Jéferson em seu lugar.

Adendo: Jéferson e Diego Souza ainda estão nesse páreo, uma baita dor de cabeça para RG! Antes da partida eu dizia que Bernardo merecia uma chance de titular, mas no lugar de Felipe não de Jéferson, então Felipe me faz esse partidaço. E agora, como que escala esse meio?

Éder Luís está voltando a jogar bem, fez boa partida com boa movimentação. Pena que é outro que não sabe cruzar, e está chutando muito pouco.

Elton não marcou, mas transbordava vontade, e em sua defesa vale ressaltar que não houve chance de gol para ele.

Após a expulsão de Anderson, Cesinha entrou e fez o que era preciso: rechaçar as bolas para longe da área, assim como  Leandro, que como de se esperar sofreu um pouco com a falta de ritmo, mas não errou nada. Também não produziu nada, mas a essa altura já não havia um ponto de referência no ataque e o importante era prender a bola na frente, o que ele fez.

Vale a pena dizer que a arbitragem foi patética, e quase sempre errou contra o Vasco; invertendo faltas, inventando outras e até mesmo marcando falta numa jogada limpa de Elton com ( a cereja do bolo) a audácia de advertir o vascaíno com cartão amarelo.

Além disso, quase no fim Felipe sofreu uma falta na entrada da área e pediu cartão. O juiz não gostou e puniu o carequinha com o amarelo, mas um pouco depois foi o contrário: John ciscou na frente da área, tomou a falta e um outro jogador do Duque fez a mesma coisa e não viu cartão.

Outra coisa que merece comentário é a presença do público: Quase 10 mil cabeças numa quarta-feira de cinzas debaixo de chuva, mesmo o Vasco perdendo para o Macaé na partida anterior.

O que PROVA que não é a torcida que Não quer ir ao estádio, é o ingresso que está CARO PRA CARAMBA! Bastou descer o preço para 10 mangos, e olha a torcida aí.

Será que não é melhor cobrar a metade do preço no ingresso e ter o dobro de público do que o contrário???

Não fosse quarta-feira de cinzas, não estivesse chovendo, e o time numa fase melhor, a casa não estaria lotada?

Isso é tudo que posso dizer meus amigos, após o susto em Macaé, voltamos a vencer, e se Deus quiser, nosso carioca começou.

Saudações…/+/…

O JOGO

A promoção de ingressos feita para a esta partida teve um bom resultado, já que o público compareceu em bom número. Em campo, o time iniciou o jogo no ritmo dos torcedores, que não se intimidaram com chuva insistente na Colina e gritaram forte na arquibancada. Aguerrido e veloz, o Vasco foi para cima desde o apito inicial. As peças novas do time, Elton e Bernardo, aparentavam bom entrosamento com o restante da equipe. Não demorou para a superioridade cruzmaltina em campo fazer efeito. Aos nove minutos, após boa jogada de Fagner, Felipe se deu bem contra os marcadores dentro da área e, de perna direita, chutou no cantinho para colocar o 1 a 0 no placar.

Pelas pontas, o Vasco seguia perigoso, principalmente nos contra-ataques puxados por Eder Luis. Elton, em seu primeiro jogo como titular após o retorno, esteve perto de marcar. Em uma delas, Eder levou até a linha de fundo e rolou para o centroavante, que, de perna direita, pegou de primeira. A bola foi na rede pelo lado de fora após desvio na defesa. O Duque de Caxias pouco ameaçava. Geovane Maranhão, ex-Vasco, era quem mais incomodava.

Era questão de tempo até que o Gigante da Colina ampliasse o placar, o que aconteceu aos 36 minutos. Bernardo cruzou da esquerda, Anderson Martins se antecipou ao marcador e desviou de cabeça para o fundo do gol. Na comemoração, o zagueiro cruzou todo o campo e foi vibrar com o técnico Ricardo Gomes e os reservas. O que já estava bom, ficou ainda melhor antes mesmo do intervalo.

Aos 44 minutos, Bernardo foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, o próprio Bernardo mostrou personalidade e cobrou com força para fazer o 3 a 0. Os jogadores vascaínos foram para o vestiário ao som de "Uh, vai pra cima, é o Trem Bala da Colina".

O Vasco começou a segunda etapa com uma jogada de Caíque, que entrara no lugar de Bernardo, que quase resultou no quarto gol. Mas quem marcou e ligou o alerta foi o Duque de Caxias. Aos cinco minutos, após bola levantada na área, Somália subiu na segunda trave e desviou para dentro do gol: 3 a 1. Os donos da casa, no entanto, não se abalaram. Dedé, no lance seguinte, marcou para o Vasco de cabeça. O zagueiro, entretanto, estava em impedimento e o árbitro anulou.

As coisas começaram a ficar mais nebulosas para o Vasco a partir da expulsão de Anderson Martins, aos 23 minutos, depois de receber o segundo cartão amarelo. Pouco depois, o Duque de Caxias conseguiu marcar o segundo e deixou os cruzmaltinos preocupados. Ari, que pertence ao Vasco, recebeu bom passe e venceu Fernando Prass: 3 a 2.

Coube ao jogador que é exaltado pela torcida como "O melhor zagueiro do Brasil" devolver a tranquilidade para os vascaínos. Aos 33, Felipe foi derrubado na entrada da área e o árbitro marcou a falta. Na cobrança, Dedé cobrou no cantinho direito do goleiro Fernando e marcou: 4 a 2. Até o apito final do árbitro, o Duque de Caxias tentou fazer pressão para tentar encostar novamente, mas o Vasco conseguiu segurar a pressão e saiu de campo com os três pontos e novamente em paz com a torcida.

FICHA TÉCNICA

VASCO 4 x 2 DUQUE DE CAXIAS

Data: 09/03/2011 (quarta-feira)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães
Auxiliares: Wender de Paiva Gouvêa e Sérgio Waldman

Público: 8.008 (pagantes) e 9.582 (presentes)
Renda: R$ 70.775,00

Cartões amarelos: Elton, Anderson Martins, Felipe e Fagner (Vasco). Lenon, Fernando, Marlon, Ari, Juninho e Hamilton (Duque de Caxias).
Cartão vermelho: Anderson Martins, aos 22 minutos do segundo tempo (Vasco).

Gols: Felipe, aos 9 minutos; Anderson Martins, aos 36 minutos; e Bernardo (pênalti), aos 44 minutos do primeiro tempo. Somália, aos 5 minutos; Ari, aos 28 minutos; e Dedé, aos 33 minutos do segundo tempo.

Vasco
Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Bernardo (Caíque) e Felipe; Eder Luís (Leandro) e Elton (Cesinha). Técnico: Ricardo Gomes

Duque de Caxias
Fernando; Ari, Fábio Braz, Marlon e Hamilton; Antônio, Lenon (Felipe Canavan), Juninho e Edson Di (Gilcimar); Geovane Maranhão (John) e Somália. Técnico: Waldemar Lemos

PS> Estou tendo dificuldades em anexar os replays dos gols do provedor da globo.com, mas eles podem ser conferidos neste LINK.

 

8 comentários:

Digo disse...

Esse juiz deve ser da Mangueira. Falta do Elton e pra cartão? Eta ressaca......

Fabinho disse...

Com carnaval e tudo, o vascaíno chegou junto. Tivemos um primeiro tempo de campeão, já o segundo foi mesmo de dar susto.

Felipe sensacional e Dedé mostrando que será difícil segurá-lo na Colina.

Abraços

Zé Julio disse...

Gostei do Élton,é muito melhor do que Marcel, marca a saída de bola, um bom toque de bola. Participa muito mais das jogadas e finaliza melhor.

Felipe foi 10.

Que deu susto, isso deu!

Vascooooooooooo

Sds

Paulo da Cancela disse...

Muito susto amigos....


Bernardo jogou muito , com a sua saída o Vasco perdeu um pouco o ritmo. Acho que o único ponto negativo do jogo foi a entrada do Caíque , quem deveria ter entrado no lugar do Bernardo era o Jeferson.

Nosso time precisa defender com mais vontade e diminuir os espaços.

Abraços

Telmo disse...

A torcida do Vasco é impressionante!
Espero que os dirigentes acreditem mais nela.
Quanto ao jogo, complicamos um jogo facílimo.

Bernardo jogou muito!

Abraços

Lenon disse...

Ninguém segura mais o Dedé... inclusive o Vasco! O que será de nós sem ele?

Abs e bom resto de feriadão pra quem pode.....

Gabriel Gago disse...

Acho que vale a pena comentar:
O lateral Ari, autor do segundo gol do Duque, está emprestado pelo Vasco.

Biravix disse...

Salve-salve.
Caríssimos, me permitam discordar de vocês.Achei o primeiro tempo meramente razoável. O ataque funcionou bem, com Bernardo e Elton a qualidade lá na frente foi muita boa realmente. Agora me desculpem, o fato de o Duque de Caxias só ter dado aquele chute perigoso que o Prass defendeu, não significa que a defesa foi boa. Pelo contrário, foi pavorosa em minha opinião. Esse Anderson Martins é um perdido em campo. Isso sem falar no Eduardo Costa e no Rômulo (que sempre elogiava no ano passado). São dois sonecas em campo. EU vi outro jogo só pode. A facilidade com que os adversários de quinta categoria tocam a bola na defesa do Vasco é digno de pelada. Acorda RIcardo GOmes. A defesa tá uma zona só. O Felipe ofensivamente ontem foi 10. Se não fosse ele acho que hj estaríamos comentando o empate ou até mesmo a derrota do Vascão. O que é Marcio Careca, álguem me explica?! QUe sujeito maluco. Maluco alias foi o arbitro né, figur, parecia uma bicha louca. Cartão para Elton e para o Felipe foram sacanagem. Só pode ser urubu aquela praga. O dentuço senta a botina em todo mundo e temos que ouvir os comentaristas dizendo que os árbitros sabem que o histórico dele não é violento. É palhaçada. Eu acho que agora temos um bom elenco, mas tem muita coisa, principalmente na defesa para melhorarmos. Só o Dedé não resolve. E o PRass hein... Falhou nos dois gols. No primeiro pela péssima saida de bola que ocasionou a falta. No segundo uma bola totalmente defensável. Enfim. Espero melhorarmos, pois quero sair da fila esse ano.
Saudações.