domingo, 27 de março de 2011

Vasco 0 x 0 Fluminense. 5ª rodada da Taça Rio

Antes de falar do jogo, para ficar registrado, quero parabenizar a equipe de Beach Soccer do Vasco, que como a tradição do clube manda, foi a primeira em algo: Título mundial de clubes.

O mundialito começou ruim, com uma derrota para o Barcelona em um jogo que  o time não mostrou o porque ser apontado como favorito da competição. Mas a medida que o campeonato progredia, também o Vasco crescia, e no final confirmou o favoritismo e trouxe a taça ( mais uma) para a colina, após vitória sobre um surpreendente Sporting.

Tinha tudo para ser um jogão; Dois times de qualidade procuravam a reafirmação no campeonato após um começo ruim através da vitória no clássico.

Mas não foi.

Oportunidades surgiram para ambos, uma ou duas defesas difíceis, uma bola na trave e um gol perdido por Éder Luís.

Mas o clássico vai ser lembrado como um jogo pobre, de mais erros que acertos e fraco de emoções. Que deveria ter sido ganho pelo Vasco por dois motivos:

O primeiro é que o Vasco deveria ter aproveitado melhor o momento: Vem de uma vitória maiúscula contra o foguinho e encarava um time sem treinador.

O segundo é que mesmo tendo sido um jogo equilibrado, a melhor chance de gol foi do Vasco, com Éder Luís que chutou bisonhamente para fora. Éder que já havia acertado uma bola na trave.

Antes do jogo, o senso comum era de que o empate seria um resultado ruim para as duas equipes, mas na verdade uma derrota seria um resultado desastroso para qualquer uma delas, e talvez por isso nenhum dos times tenha se exposto demais, o que ficou evidente a partir dos 25 do segundo tempo quando nem Fluminense nem Vasco atacavam, salvo um chute perigoso de Julio César defendido brilhantemente por Prass.

Fernando aliás foi perfeito embaixo das traves. Já nas saídas falhou como de costume. É fato que Prass é um ídolo da torcida, um excepcional goleiro, mas se ele tem um defeito é esse : Sair do gol.

Na verdade, jogamos desfalcados nas duas laterais, fato que irá se repetir por mais três partidas,e com Diego Souza ainda lento. Além disso, Bernardo que fez bom primeiro tempo sumiu no segundo, Alecsandro mostrou que também está sem ritmo, e Felipe cansou na metade da segunda etapa. Definitivamente estava difícil vencer assim.

Além disso, volto a bater na mesma tecla: Não é possível jogar sem homem de área. Não dá para botar Éder Luís na cara do gol e depender dele converter as chances, simplesmente não é o seu forte.

Aos 14 da segunda etapa, RG tentou mudar isso com a entrada de Alecsandro no lugar do apagado Bernardo, mas se ritmo de jogo, pouco contribuiu. Ao meu ver, esse jogo era para Elton, que já está pronto, não para promover a estreia de Alecsandro que pelo que vi, está longe do ponto.

Enfim, não deu. Voltamos com mais um ponto e a volta para liderança do grupo, a hora é de pensar no próximo adversário : ABC Terça-Feira pela CB, hora de cair matando e assegurar a vaga. Pelo carioca, a próxima partida são 3 pontos certos, contra o Bangu, e o resultado de hoje não vai fazer tanta diferença.

O JOGO

Antes de a bola rolar, o clima era de gozação entre as duas torcidas. Os tricolores, por exemplo, ironizaram o jejum de títulos do Vasco. Quando o árbitro apitou o início do jogo, a disputa continuou forte. Empurrados por sua torcida, em maioria no estádio, os cruz-maltinos começaram no ataque, mas, atrapalhados pelos seguidos erros de passe na tentativa de encontrar Diego Souza e Eder Luis na frente, o time deu chance para o Flu crescer.

Mais objetivo, o Tricolor assustou pela primeira vez com Conca em um chute de fora da área que Fernando Prass teve dificuldade para espalmar. Pouco depois, Emerson levou pela ponta direita e cruzou para Fred, que estava de cara para o gol. O capitão, no entanto, chegou um pouquinho atrasado e não conseguiu empurrar a bola para o gol. Ele ainda teria outra chance depois após aproveitar um desviou de cabeça de Valencia. O camisa 9, desequilibrado, não conseguiu acertar o alvo.

As primeiras duas boas oportunidades do Vasco saíram dos pés de Bernardo. Primeiro, em uma cobrança de falta longa, ele mandou uma bomba e Berna mandou para escanteio. Depois, o meia recebeu passe de Diego Souza e bateu forte, cruzado, e o goleiro tricolor conseguiu aliviar o perigo novamente. Mas a melhor chance veio com Eder Luis, aos 37 minutos. O atacante aproveitou um passe errado de Conca e arrancou desde antes do meio de campo até a entrada da área, de onde chutou firme e acertou o travessão.

Antes do fim da primeira etapa, o Vasco ainda chegou com muito perigo. Após boa troca de passes, a bola sobrou limpa para Romulo, que, da entrada da área, chutou forte no ângulo. Ricardo Berna deu um voo e, de mão trocada, fez uma linda defesa.

O Flu voltou do vestiário com Deco no lugar de Souza, e o luso-brasileiro logo criou uma boa oportunidade. Ele deu passe para Fred, que enganou o marcador e bateu colocado da entrada da área. A bola passou rente à trave esquerda de Prass. Apesar do início bom, o jogo caiu um pouco de rendimento na segunda etapa. Vendo que seu time estava em dificuldade, Ricardo Gomes também mexeu: promoveu a estreia de Alecsandro, que, aos 14 minutos, entrou no lugar de Bernardo. No lance anterior, os cruz-maltinos pediram pênalti em lance que Eder Luis se chocou com Digão dentro da área, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

Aos 24 minutos, um lance, a chance mais clara de gol até então, esquentou a partida. Marcio Careca deu lançamento na medida para Eder Luis, que ficou de cara para o gol mas chutou muito mal. Depois, foi a vez de o Flu ameaçar, mas a pontaria não estava em dia. Na primeira, Deco chutou, a bola desviou e Prass teve dificuldade para defender. Na sequência, Julio Cesar teve duas outras oportunidades. Primeiro, errou o alvo após tabelar com Araújo. Depois, chutou cruzado e o arqueiro vascaíno rebateu para o meio da zaga. Ninguém conseguiu aproveitar o rebote.

Apesar da tentativa de pressão tricolor no fim, o árbitro deu o apito final sem que o placar fosse alterado.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 0 X 0 VASCO

Competição: Campeonato Estadual - Taça Rio - 1ª fase - 5ª rodada

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de março de 2011 (domingo)
Horário: 18h30min (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistente nº1: Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Assistente nº2: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
4º Árbitro: Marcelo Domingos de Souza (RJ)
Público: 22.945 pagantes; 27.480 presentes
Renda: R$ 632.665,00
Cartões Amarelos:
Conca (Fluminense) - 27' - Primeiro tempo
Diguinho (Fluminense) - 7' - Segundo tempo
Deco (Fluminense) - 18' - Segundo tempo
Diego Souza (Vasco) - 18' - Primeiro tempo
Eduardo Costa (Vasco) - 3' - Segundo tempo
Alecsandro (Vasco) - 29' - Segundo tempo
FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Digão (Edinho, 2º T - 26min) e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Souza (Deco, intervalo) e Darío Conca; Emerson (Araújo, 2º T - 32min) e Fred [cap]. Técnico: Enderson Moreira
VASCO: Fernando Prass [cap], Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe (Jéferson, 2º T - 27min) e Bernardo (Alecsandro, 2º T - 15min); Eder Luis (Leandro, 2º T - 30min) e Diego Souza. Técnico: Ricardo Gomes

 

10 comentários:

Fabinho disse...

Espera um jogão e bati na trave. Prass está precisando treinar essas saídas, só susto.

Abraços

Murilo disse...

Parabéns a turma do Beach Soccer.

Mesmo não tendo sido um bom jogo, até que o resultado final para nós, depois de 2 clássicos, acabou ficando bom.

Lenon disse...

AH! Eder Luis, que gol perdido foi aquele?

Pelos resultados da rodada acho que teremos vasco, botafogo,boa vista e olaria nas semi-finais.

Boa semana a todos

Abraços

Liso disse...

SeE vencessemos ontem, seria a pá de cal nos bambis!!!!

Felipe jogou muito! Prass, concordo também, que anda muito mal nas saídas. Muito treino nele!

Valeu Beach Soccer...

Abraços

O mais Querido!!! disse...

O time do vasco só apresentou uma coisa a mais que o Fluminense,RAÇA!
Diego Souza muito longe do ideal e Eder Luis dando sopa.

Abraços

Zé Julio disse...

Mesmo tendo sido um fraco jogo, temos que reconhecer a evolução do time. Éramos a quarta força, lembram?

Estou gostando da raça!

abs

Telmo disse...

Nossa, que joguinho chato! O Vasco jogou um segundo tempo muito travado. Bernardo não jogou nada, Diego Souza fora de forma! Ricardo substituiu mal.Perdemos a chance de sermos lideres isolado. Os laterais fizeram uma falta tremenda.
Sds

Léo disse...

É Amigos:

Que joguinho chato, sonolento, pobre, com enorme erro de passes, pouquíssimas chances de gol, enfim, se o placar saísse do zero, seja prá que lado fosse, seria uma tremenda injustiça.

Fiquei pensando Amigos e acho que o maior motivo é o interresse (ou a falta)? deste pelo jogo. Aliás, que campeonato fraco hein? Só vai pegar fogo mesmo nos 02 jogos finais, caso haja...

Podem observar. O melhor jogo mesmo, de todo o campeonato, foi o do Vasco x Botafogo, assim mesmo, porque o Vasco precisava urgentemente se redmir do vexame do primeiro turno.

No mais, deveria-se mudar a fórmula de disputa, tal como um só turno, com 04 se classificando, ou algo parecido. Do jeito que está... Podem observar, o flamengo passou aperto para vencer o Boa Vista e só ganhou no finalzinho com um gol de falta.

Já na Copa do Brasil, aí sim, esperamos um Vasco melhor, mesmo porque, que vai perdendo vai saído, tornando a competição valiosa.

Abraços e boa semana.

Lair Dias disse...

Concordo com o Leo, quando ele coloca que o melhor jogo foi Vasco X Botafogo. Talvez pela nossa necessidade de recuperação e pelo lado do rival a situação critica que Joel se encontrava.

Ontem, fico apenas com a atuação do Felipe e o belo chute no travessão de Eder Luis.

Agora é caprichar lá na capital Potiguar, para avançarmos firmes na copa do Brasil.

Abraços

kiko disse...

PLANTÃO: ALELUIA!


Dinamite, sobre Juninho: 'Ele está vindo para o Vasco'

O contrato ainda não foi assinado já que ele ainda está vinculado ao Al-Gharafa. Mas, para o presidente Roberto Dinamite, o retorno de Juninho Pernambucano ao Vasco já está sacramentado. A confirmação foi dada diante de uma plateia de cerca de 40 pessoas durante o ciclo de palestras dos presidentes dos quatro grandes clubes do Rio na Casa do Saber, na Lagoa. Dinamite disse ainda que o projeto de Juninho envolve seguir trabalhando no clube após o término de seu contrato.

- Juninho quer encerrar a carreira no Vasco e dar continuidade em sua carreira após parar de vez. Nos próximos meses vamos assinar tudo, mas ele está vindo para o Vasco - sacramentou.

Juninho já decidiu que não vai deixar o clube do Qatar antes do término de seu contrato, no fim de junho. Com isso, o retorno ao Vasco só deve mesmo acontecer em julho. Mas o presidente já negociou todas as bases. Segundo Dinamite, o custo para o Vasco vai ser simbólico. Ele não revelou, mas o projeto envolve uma parceria com a Penalty, fornecedora de material esportivo do clube. Só que nada disso poderia acontecer caso o ídolo vascaíno não quisesse realmente voltar.

- Quem não conhece o Juninho e um dia tiver a oportunidade vai ver a pessoa que ele é. O que mais preservo e admiro nas pessoas é o olhar, a palavra, um gesto... E isso eu vi no Juninho, que está voltando ao Vasco porque quer, porque gosta do clube. Momentos como esse nos fazem até esquecermos as turbulências - disse, emocionado.
Fonte: GloboEsporte.com/Supervasco

==

Será verdade ou papo político?

Saravasco