domingo, 20 de março de 2011

Vasco 2 x 0 Botafogo, 4ª rodada Taça Rio

Desta vez vai ser muito fácil escrever o post do jogo.

Porque ganhamos de forma imponente, sem sustos, é até difícil encontrar pontos negativos na partida de hoje.

Mas há pontos em que podemos melhorar, sim.

Primeiramente, Ricardo Gomes e os jogadores estão de parabéns pela vitória. Com muita garra aliada a superioridade tática e técnica, o Vasco atropelou o foguinho, e só não goleou porque Jéferson salvou pelo menos três gols. É uma merecida vitória.

O time cada vez mais vem se acertando, e hoje bastou ter a concentração e a dedicação que vinha tendo, mas durante os 90 minutos da partida, sem “apagões”, que ganhou fácil.

É bem verdade que o Botafogo, com todo respeito, é um time fraco, que só consegue algo as custas do bom técnico que tem por trás. Mas que não faz milagres.

Ao início da transmissão, que assisti com meu amigo e frequentador do Blog Reinaldo, por um instante deixei a tensão normal de clássico de lado, e observei com atenção a escalação do foguinho.

- Porra, o Vasco não pode perder para um time desses.

Foi O comentário. E é verdade, o Botafogo tem um grande goleiro e um atacante malandro, Loco Abreu. E só.

Lógico, que “Clássico é clássico e vice-versa” mas o Vasco hoje tem um plantel duas vezes ou mais melhor.

Portanto, hoje devemos comemorar com toda razão uma vitória merecida, mas ter em mente que Fluminense e Flamengo possuem um time muito mais qualificado que a presa de hoje.

Mas, voltando a falar do jogo: Não há o que discutir, o Vasco desde o primeiro minuto mostrou quem mandaria na partida e poderia ter saído logo na frente se Éder Luís não cabeceasse tão mal uma bola espirrada por Jéferson na grande área.

Após 20 minutos de pressão inteiramente vascaína, o Botafogo acordou e procurou atacar, mas esbarrava numa zaga que estava decidida a não sofrer gols. Prova disso é que tanto Ramon quanto o improvisado Allan praticamente não apoiaram, preocupando-se mais em fechar as laterais que municiariam o jogo aéreo de Sebastian Abreu. E foi AÍ o pulo do gato de Ricardo Gomes; a principal arma do Botafogo estava limitada a receber bolas altas oriundas de escanteios e cruzamentos de longe.

A segunda parte da missão foi ter o controle do meio campo. Eduardo Costa e Rômulo foram mantidos no meio ao contrário do que vinha se dizendo de que o segundo iria ser improvisado na lateral direita. A escalação de Allan só foi revelada momentos antes da partida, e o meio campo que iria ser composto por três meias e um volante, veio com três meias e dois volantes. Se isso custou a escalação de Elton que fez falta em alguns momentos ao ataque do Vasco, também lotou o meio campo de cruzmanltinos e o Botafogo não tinha a menor posse de bola.

Foi arriscado, no sentido de confiar muito nos meias e em Éder Luís, (quem até então só marcou uma vez no ano)para marcar gols. Vale lembrar que o primeiro gol veio de um lance individual de Diego Souza e o segundo de um escanteio.

Pessoalmente, eu acho que nunca, NUNCA se deve jogar sem um homem de área. Pode até parecer estranho agora que já sabemos o resultado e quem marcou os gols, mas eu sacaria Éder Luís e não Elton do time hoje. Ou Elton no lugar de Allan e Rômulo na lateral.

Se você está se perguntando por que, deveria ver o compacto do jogo e perceber que em três oportunidades o Vasco saiu na cara do goleiro e perdeu a chance de marcar. Curiosamente, as três nos pés de Éder Luís. Sem contar a fomeada de Bernardo no segundo tempo que não quis tocar para Ramon que entrava sozinho na área.

Aliás, Bernardo não jogou nada próximo das duas últimas partidas e foi corretamente substituído por Fellipe Bastos ( que perdeu outro gol após passe GENIAL de Felipe).

E agora, acreditam no que eu disse? Pois eu profetizo: Tivéssemos Elton no ataque hoje, seria 3-0/4-0.

Contamos com um pouco de sorte, e com um pouco de ‘justiça divina” nos gols. Isso nem sempre vai acontecer.

Falando sobre a defesa novamente, a avenida Ramon foi fechada. Pode parecer que a sua atuação foi apagada para alguns, mas pelo contrário, acho que foi uma das melhores partidas de Ramon, porque não expôs ao adversário uma fraqueza do time, que são as temíveis bolas aéreas. Além disso, merece aplausos a dedicação de Allan que mesmo improvisado não comprometeu, porque criar jogadas já era de se esperar que não fizesse.

Dedé colou em Loco Abreu e perdeu uma ou duas bolas aéreas, e só.  Seu companheiro, Anderson Martins fez o arroz-com-feijão e saiu-se muito bem, sem inventar.

Para não dizer que a zaga foi perfeita, porque perfeição não existe, no segundo tempo, Somália recebeu uma bola livre na área, erro crasso de marcação que poderia ter custado um gol.

Se Bernardo não jogou nada ( apenas um grande passe para Éder Luis que perdeu) perto do que poderia, Felipe foi novamente o maestro do time. Ao seu lado, Diego Souza mesmo sem ritmo de jogo deu mais combate e dinamismo na mesma proporção de habilidade. Sua participação foi coroada com um gol que teve de tudo: Acreditou no lance, dividiu com o zagueiro, invadiu a área e com muita classe driblou o goleiro e tocou no espaço vazio. Genial.

Éder Luís… o tiririca perdeu gols, mas ele não deveria estar ali para finalizar em primeiro lugar. Dá para isenta-lo de culpa? Se movimentou bem, mas se não tivesse marcado um (BELÍSSIMO) gol de voleio, estaríamos tão satisfeitos com sua atuação?

Uma nova era está nascendo amigos. Jogando com hoje, corrigindo algumas poucas falhas e encontrando o lugar ideal para cada um que esta chegando, o Vasco tonar-se-á uma força a ser batida.

Antes da encerrar o post, queria dizer que está sendo extremamente deselegante a maneira que está sendo tratada a situação de Alecsandro: Mal chegou já está se cobrando um lugar para ele, e já se fala até quando estreará. Devemos nos lembrar que antes dele, Elton já estava jogando e deve no mínimo ser tratado com respeito e igualdade de condições. Jogar Alecsandro logo de cara, sem estar 100% fisicamente é fazer muito pouco caso de um cara que certamente, titular ou não pode ajudar muito o time neste ano.

Eu acredito que Alecsandro tenha tudo para ser titular, por ter mais “currículo” que Elton. Mas ele não é nenhum Diego Souza que se precise apressar a escalação.

PS: COMO É CHATO ESSE HERRERA!!! CACETE O CARA NÃO CALA A BOCA UM MINUTO,RECLAMA DE TUDO!

PS2: A torcida gritava “Burro” para Joel que sacava Everton do time, mas não percebeu que foi o jogador que pediu para sair.

O JOGO

O primeiro tempo mostrou uma superioridade vascaína traduzida de cara pela postura tática da equipe desde o início. Não que o Botafogo não tenha assustado. Mas Ricardo Gomes deixou claro que manteria o esquema ofensivo que vem dando certo nos últimos jogos. E o torcedor que foi ao Engenhão não teve motivos para reclamar: viu bonitos lances. E o goleiro Jefferson inspirado, ainda que tenha falhado em duas saídas de gol.

Sem Fágner, suspenso, o técnico Ricardo Gomes escalou o meia Allan improvisado na lateral direita. Com isso, Rômulo seguiu no meio-campo. E Diego Souza estreou na vaga de Elton. Do lado do Botafogo, Joel Santana manteve Márcio Azevedo na lateral esquerda e Somália na meia cancha. Era bom esperar com um bom bloqueio o que fico nítido desde o início da partida: o Vasco com a iniciativa do ataque. E logo aos dois minutos, o time cruz-maltino deu o primeiro susto num centro pela direita. Jefferson, normalmente seguro nas saídas, dessa vez foi mal e espalmou a bola na cabeça de Eder Luis, que não esperava a sobra e mandou mal, para fora.

Se o primeiro lance de perigo do Vasco ocorreu mais pela falha do goleiro alvinegro, o segundo mostrou que o time queria incomodar com meio-campo mais arrumado e bom toque de bola, puxado sempre por Felipe. Era a saída para furar o forte bloqueio alvinegro. Foi assim no primeiro lance bonito da partida, quando Bernardo, a sensação vascaína das últimas partidas, lançou nas costas da marcação adversária para Eder Luis avançar rumo ao gol. Dessa vez, o atacante encontrou o Jefferson habitual, muralha. Saiu bem e salvou o Alvinegro com boa defesa.

Com o estreante Diego Souza mostrando mais vontade do que a costumeira técnica, o Vasco dava as cartas nos primeiros dez minutos. O Botafogo vinha com a costumeira tática da prancheta de Joel: time compactado, marcando bem, à espera da hora certa de dar o bote. Por pouco Arévalo conseguiu aos 11, ao matar e bater de fora da área um rebote de Dedé. A bola raspou a meta de Fernando Prass, que se esticou, mas não chegaria na bola. O lance de perigo deu um gás a mais à equipe. Outro bom lance agitou a torcida alvinegra: Herrera recuou para dar um toque por cima para Loco Abreu. O uruguaio pegou como a bola veio, de prima, mas bateu por cima.

Do lado cruz-maltino, Diego Souza começava a se soltar mais. Mexia-se melhor pelos lados do campo. E foi num desses deslocamentos que, por uma fração de segundo, poderia ter aberto o placar para o Vasco. Eduardo Costa dominou pela meia direita e chutou bola rasteira cruzada na área para o camisa 10, que ainda se esticou de carrinho para bater de perna direita. Mas a bola saiu.

Àquela altura, o Vasco já recuperava o domínio da partida. O Botafogo tentava surpreender nos contra-ataques contando com inspiração do solitário Everton na armação. Em uma jogada de ataque do time, Dedé levou vantagem, matou a bola no peito e ela tocou na mão. O árbitro interpretou como toque involuntário. Loco Abreu reclamou e levou cartão amarelo.

A partir dos 30 minutos, o domínio do Vasco ficou mais evidente. O time explorava melhor as laterais. Principalmente com Ramon, que lançou Eder Luis. Mais uma vez, Jefferson fez defesa sensacional. Ali, o goleiro já era o destaque da partida. Voltou a brilhar logo na jogada seguinte, na cobrança de escanteio, quando Anderson Martins subiu melhor e testou firme, para nova defesa difícil, à queima-roupa.

O jogo cresceu em emoção. O Botafogo, com pouca criação no meio, procurava reagir no talento da dupla que tem na frente. E numa disputa de bola aérea, Loco Abreu levou a melhor para tocar na medida para Herrera. O atacante girou com categoria e mandou a bola para as redes, mas a arbitragem marcou impedimento duvidoso, aos 37 minutos.

A partida manteve o ritmo pegado até o fim do primeiro tempo. Ramon, bem pela esquerda, ainda arriscou de fora da área, com perigo, e Diego Souza, visivelmente sem ritmo de jogo, cabeceou para fora um centro da direita de Eder Luis, destaque do time. Na saída de campo, o camisa 7 reclamava de pênalti sofrido e de xingamento de um dos auxiliares da partida.

No segundo tempo, houve uma inversão. Joel tentou soltar mais o Botafogo. Com menos de dez minutos, o tímido Lucas e o vaiado Somália já haviam arriscado de fora da área - tudo bem que para fácil defesa de Fernando Prass. O time forçava mais o ataque, ainda que, pelo lado esquerdo, contava com um Márcio Azevedo muito inseguro para subir. O Vasco, mais recuado, agora fazia o papel de malandro à espera do momento para dar a tacada final. Sempre puxado por um inspirado Felipe.

O camisa 6 vinha de trás driblando. Numa de suas jogadas, serviu Ramon na esquerda. O lateral chutou com violência, a bola desviou na defesa e encobriu Jefferson, que rezou. Teve sorte. Raspou a trave. Mas, três minutos depois, não houve jeito. O estreante Diego Souza levou a melhor. Após lançamento de Bernardo pela direita, o novo camisa 10 vascaíno aproveitou-se da indecisão de Márcio Rosário e João Filipe para levar vantagem sobre os dois zagueiros, dominar a bola, cortar para o meio e bater sem defesa, rasteiro, à esquerda de Jefferson, que saiu mas nada pôde fazer. Na comemoração, os jogadores ainda deram cambalhotas.

O Trem-Bala vascaíno tinha o domínio total. Desesperado, Joel fez duas mexidas de uma vez só: trocou os laterais Lucas e Márcio Azevedo por Marcelo Mattos e Caio - Somália acabou deslocado para a lateral esquerda. Não deu certo. O Vasco sobrava tanto que ainda teve direito a golaço. Aos 25, após cobrança de escanteio de Bernardo, Dedé escorou de cabeça. A bola sobrou na esquerda para Eder Luis, que, numa meia-bicicleta, mandou para as redes, sem defesa para Jefferson. Na comemoração, o Trem-Bala e as cambalhotas enlouqueceram a torcida vascaína.

No banco, Joel também enlouqueceu do lado alvinegro. Sacou Everton, único que tentava criar, para pôr Alex. A torcida não perdoou. Aos gritos de "burro!", mostrou a desaprovação com a mudança. E tinha razão. Sem criação, não adiantava ter Caio, Herrera e Loco Abreu na frente.

Do lado vascaíno, Ricardo Gomes tirou Eder Luis, destaque do time, mas cansado, para pôr Leandro. Com o Botafogo mais aberto, sobrava espaço para ampliar o placar. E Bernardo podia ter sacramentado a vitória, não fosse fominha na jogada em que bateu para defesa de Jefferson. Pouco depois, acabou punido com a substituição - entrou Felipe Bastos.

O tempo passava, e Joel Santana ficava mais desesperado. Ao reclamar de marcação da arbitragem, acabou expulso. E saiu vaiado pela torcida, que fazia coro pedindo sua expulsão.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 0 BOTAFOGO

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de março de 2011 (Domingo)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Assistentes: Jackson dos Santos (RJ) e Wagner Santos (RJ)
Cartões amarelos: Eduardo Costa, Bernardo, Ramon, Leandro e Diego Souza (Vasco); Loco Abreu, Everton, João Filipe, Herrera e Rodrigo Mancha (Botafogo)
GOLS: VASCO - Diego Souza, aos 14, e Éder Luis, aos 25 minutos do segundo tempo
VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza (Élton); Bernardo (Fellipe Bastos) e Eder Luis (Leandro). Técnico: Ricardo Gomes
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas (Caio), João Filipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Marcelo Mattos); Arévalo, Rodrigo Mancha, Somália e Everton (Alex); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), Gazeta Esportiva (ficha), O Globo online (fotos), Fotocom (fotos), Site oficial do Vasco (fotos)

14 comentários:

Paulo Victor disse...

Vitória pra dar moral pro elenco.

Liso disse...

Arrasamos o freguês. Que jogo!

Parabéns vascão.

Zé Julio disse...

Esse é o nosso vascão, quase perfeito. Se não fosse o Jefferson, seria um fogão de no mínimo 4 bocas.

Abs

Fabinho disse...

Que estréia do Diego Souza, que vitória. A máquina voltou.

Parabéns a todos!

Saudações

Carla Lia disse...

Quanta alegria amigos!

BELA VITÓRIA, IMPORTANTE PARA COLOCAR O TIME NA LUTA PELO TÍTULO!

A ALEGRIA DO PEDRINHO É CONTAGIANTE!

ABRAÇOS

Digo disse...

hehehehehe somos lideres moçada! Embalou de vêz! E o golaço????

Abraços

Lair Dias disse...

Ontem o nosso técnico, anulou o competente Joel. Mais alguns acertos e estaremos cada vez mais competitivos. Parabéns ao time e a nós torcedores.

Como é bonito, o Rio amanhecer com a nossa camisa pelas ruas!

Abraços

Vasconcellos disse...

Esse sim é o vasco que amamos. Prass, muralha!Golaço. Estréia marcante, tudo isso é festa e esperança.


Saudações a espera dos bambis!

Kiko disse...

No comida a peso no centro do Rio, Rua da Carioca, até parecia nossa arquibancada, só dava camisa do vascão!

Agora é repetir a dose no Flunimed! Esse é o verdadeiro expresso.

Saravasco

Ruy disse...

Criamos uma crise no foguinho, agora é vez de arrebentar com os bambis - crise nas Laranjeiras já! Uma semana de treinos e mais acertos, estaremos prontos!

Feliz, muito Feliz!


Saudações

Caio disse...

Me parece que o framengo foi a oficina e consertou o freio.

Vascooooooooooooo!

NÃO SE VENDE DEDÉ!

Sds

Leo disse...

Amigos.

Que domingo viu. Aniversario da Barbara, Vascao arrebentando, tudo em cima.

Adorei a estreia do D.Souza. Sinceramente,o cara esta fora de forma, quando entrar hein...

Ontem, tudo funcionou muito bem. Felipe, Ramon, Dede, Tiririca, todo mundo arrebentou... Que bom, tudo esta dando certo la pelas bandas de S.Januario.

Quanto a estreia do Alecssandro, acho normal a cobrança no time titular. Sei que eh estranho, mas o cara joga muuuito, e claro, desde quando nao temos um cntro-avante de qualidade la na Colina Santa.

Abraços,boa semana a todos e que venha o Unimed...

Ps. Que vibraçao sensacional esta do Diego Souza, que legal.

Carla Lia disse...

Presentão Leo. Mande meu beijinho para a Barbara.

Abraços

Digo disse...

Hehe e o vascão continua derrubando os treinadores do foguinho.....

Dá-lhe Vascão