domingo, 13 de março de 2011

Vasco 4 x 2 Madureira, 3ª rodada da Taça Rio

Foi o mesmo enredo do último jogo: o Vasco abre o placar, domina o primeiro tempo, e quando tudo parece correr da maneira que queremos, o time sofre um “apagão”  no segundo tempo que quase põe tudo a perder, e só no final marca o gol que sela a vitória.

Resta saber até quando esse “gol no final” vai acontecer, pois não será sempre.

O caminho do gol vascaíno já é conhecido; pelas laterais. Hoje, a avenida Ramon estava com trânsito livre no sentido “gol” e o ataque do Madureira sempre chegava com dois por ali.

Mas se os laterais deixam lacunas na defesa, os volantes são igualmente culpados em não preencher estes espaços. Para completar, quando a bola chega na área encontra uma defesa insegura e que na maioria das vezes não chega na bola, como foi no segundo gol do tricolor suburbano, apesar dos esforços de Dedé, ele não é onipresente.

Até Fernando Prass anda inseguro e levando gols que outrora salvaria. Esse mesmo gol foi marcado de dentro da pequena área. Bola na pequena área amigo, é do goleiro. Já no primeiro, embora Marcelo tenha acertado um chute de rara felicidade, Prass nem pulou.

O problema não está sendo marcar gols; Desde a saída de PC, o Vasco ganhou fazendo três ou mais gols, a exceção da derrota para o Macaé. Não é propriamente o ataque que está sendo altamente eficiente, é o sistema ofensivo como um todo. Por outro lado, o defensivo tem dado muita bobeira. Em todos os jogos, o Vasco sofre um apagão durante 10, 20 minutos sendo atacado por todos os lados até ceder o gol para só então acordar.

Pessoalmente sou adepto do sistema ofensivo do Ricardo Gomes, procurando fazer o time jogar para frente com posse de bola, passes e infiltrações. Mas como já estou cansado de dizer, ele precisa corrigir esse posicionamento da defesa que entra em parafuso quando é atacada pelos lados.

E o que me surpreende, é que para quem acompanha o clube, fica muito claro que o sistema defensivo é o que se mais trabalha no Vasco,então o problema só pode ser humano.

Ramon e Fágner são bons jogadores ofensivamente falando, mas defensivamente deixam muito, muito mesmo a desejar. São pequenos, fracos, tomam muitos dribles e não sabem marcar as vezes até apelando para faltas. Desta vez Fágner não foi tão mal quanto Ramon, mas acho que muito mais porque o Madureira tinha mais opções na direita do seu ataque do que na esquerda.

No meu entender, nenhum deles é lateral. Estão mais para alas.

O problema é que inventar de mudar a tática agora seria muito complicado por dois motivos:

1- Pouco tempo para assimilar o novo esquema e a necessidade de resultados imediatos.

2- Com a chegada de Diego Souza, o que já está difícil que é escolher um do meio para sair ficaria ainda pior.

Portanto, o jeito é continuar trabalhando forte nesta defesa, como Ricardo Gomes mesmo sabe.

Vale a pena ressaltar mais uma arbitragem ruim, e que coincidentemente ou não prejudicou o Vasco. Inverteu-se faltas, inventou-se outras e ignorou-se mais algumas, fora que logo no início do jogo Elton recebeu um belo passe infiltrado na área adversária e chutou forte cruzado. Bola na rede, mas o bandeira inventou um impedimento que só ele viu e o juiz caiu na dele.

Felipe novamente foi um maestro, Já dizer que Bernardo foi O CARA hoje é chover no molhado, ao contrário, vou me vangloriar de ter dito desde o início que ele era um ótimo jogador e que o Vasco tinha feito um puta negócio trazendo ele.

A informação é que o Vasco tem no contrato dele uma opção de compra automática no valor de 2 milhões de Euros. Seria uma notícia boa, se o clube tivesse como pagar isso.

O JOGO

Com seus apoiadores Felipe e Bernardo inspirados, o Vasco iniciou a partida com amplo domínio do jogo. A equipe da Colina marcou logo no início da partida, mas o árbitro anulou de forma errada. Felipe deu ótimo passe para Elton, que, da esquerda, acertou o cantinho do goleiro Anísio. O camisa 9 estava em posição legal quando recebeu o lançamento. Velozes e perigosos nos contra-ataques, os vascaínos chegaram perto de abrir o placar logo depois, com Éder Luis. O camisa 7 recebeu um bola primorosa de Bernardo e chutou firme. O goleiro se esticou para fazer a defesa e colocar para escanteio.

Depois de um início promissor, o Vasco não conseguiu manter o ritmo e passou a levar alguns sustos. Primeiro, Ramon cochilou na hora de dominar a bola e permitiu que Adriano Magrão finalizasse de primeira. Fernando Prass fez boa defesa. Depois, Michel passou por Dedé como quis, invadiu a área mas chutou desequilibrado e não acertou o alvo.

Refeito dos sustos, o time, enfim, conseguiu diminuir a angústia dos torcedores. Aos 39 minutos, Bernardo tabelou com Felipe dentro da área e mandou uma bomba cruzada: 1 a 0. Antes do fim do primeiro tempo, os vascaínos que foram ao Estádio da Cidadania quase testemunharam um golaço de Romulo. O volante arrancou driblando pelo meio de campo e, da entrada da área, arriscou o chute. A bola passou raspando a trave direita do goleiro Anísio.

A segunda etapa começou com as equipes se alternando no ataque. O Madureira chegou com muito perigo na jogada de Valdir, que tabelou com Baiano e ficou em boas condições de marcar. A bola, no entanto, passou rente à trave direita de Fernando Prass. Na resposta cruz-maltina, Eder Luis recebeu um presente da defesa de cara para o gol. O camisa 7, porém, fez um corte a mais em cima da zaga e chutou em cima da marcação. Pouco depois, aos dez minutos, o susto foi para os vascaínos. Valdir bateu cruzado, e Fagner tirou quase em cima da linha do gol afastando o perigo.

Um dos destaques do Vasco, Bernardo levantou a torcida com uma linda jogada. No meio de campo, o meia de um balãozinho no marcador e arrancou. Perto do bico esquerdo da área, arriscou o chute mas a bola passou à direita. O Madureira foi mais eficiente. O Tricolor suburbano se aproveitou do jogo aberto e, aos 18 minutos, empatou a partida. Rodrigo recebeu pelo lado esquerdo da área e chutou colocado no canto de Fernando Prass, que se esticou mas não chegou na bola.

Adriano Magrão ainda teve a chance, de frente para o gol, de colocar o Madureira na frente. Fernando Prass, no entanto, salvou nos pés do atacante. Melhor para o Vasco, que tinha Bernardo. Aos 22 minutos, Felipe lançou o meia, que equilibrou o corpo e bateu colocado no canto esquerdo do goleiro adversário: 2 a 1 e alívio nas arquibancadas.

Ainda havia muita emoção reservada. Aos 37 minutos, Valdir cruzou na medida para Adriano Magrão, que venceu Fernando Prass e deixou tudo igual. Quando tudo apontava que o jogo acabaria em igualdade, Bernardo aprontou mais uma das suas. Aos 42 minutos, o meia aproveitou bola levantada na área e fez seu terceiro: 3 a 2.

Ainda havia tempo para o Vasco ampliar. Aos 45 minutos, Fellipe Bastos, que havia entrado um minuto antes, recebeu bom passe de Eder Luis e chutou para a rede: 4 a 2. Êxtase na torcida vascaína, que passou a exaltar os jogadores, especialmente Bernardo

FICHA TÉCNICA

MADUREIRA 2 X 4 VASCO

Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Cartões amarelos: Gomes, Baiano (MAD); Fagner (VAS)
Gols: Rodrigo, aos 18'/ 2ºT (MAD); Bernardo, aos 39'/ 1ºT, aos 22'/ 2ºT e aos 43'/ 2ºT, Fellipe Bastos, aos 46'/ 2ºT(VAS)
MADUREIRA: Cleber; Valdir, Luíz Otávio, Gomes e Zeca; Vinícius, Caio Cézar (Obina, aos 26'/ 2ºT), Rodrigo e Michel (Abedi, aos 39'/2ºT); Baiano e Adriano Magrão. Técnico: Carlos Roy.
VASCO: Prass; Fagner, Dedé, Cesinha e Ramon; Eduardo Costa, Rômulo, Bernardo (Fellipe Bastos, aos 44'/ 2ºT) e Felipe (Jéferson, aos 25'/ 2ºT); Eder Luis e Elton (Leandro, aos 29'/ 2ºT). Técnico: Ricardo Gomes.

 

Sem título

Saudações…/+/…

11 comentários:

Lenon disse...

Vida de susto.... susto.... e preocupado com o Prass;

Léo disse...

Gabriel e Amigos:

Ficamos sempre com aquele friozinho na barriga quando o Vasco dá este já manjado apagão. Como você disse Gabriel, nossos laterais são baixos, o que dificulta muito quando as bolas são alçadas na área, aliás, bate um desespero, NA GENTE.

Para um clássico, este apagão pode ser fatal.

Contudo, vencemos, estamos em segundo, e, tudo indica que chegaremos as semifinais. Vamos aguardar.

F.Prass não está bem, mas ainda tem crédito.

Acho que o Jéferson deveria ter pelo menos mais uma chnace entre os titulares.

2 milhões de euros? Em outra época seria fichinha para o Vasco. Hoje... Duvido que já não tenha empresários e clubes interessados no garoto. Olho nele.

Abraços e boa semana a todos.

Ps: Fla X Flu - uma pelada de dar dó...

Fabinho disse...

Léo, vc matou a charada.... essa é a verdadeira definição: APAGÃO!

Abraços

Zé Julio disse...

Que o apagão, sirva de exemplo e correções na zaga para o clássico. Esse coração aqui, já não aguenta mais!

Saudações

Caio disse...

Ontem foi o dia da avenida Ramon, alí foi parte do nosso apagão! O cara tá mal! Gostei do Romulo ontem.

Paulo da Cancela disse...

Outro susto, assim não dá!

Os melhores em campo: Bernardo,Felipe, Romulo, Felipe Bastos e Elton nessa ordem..

Piores: Ramon e Éder Luiz, erraram muito.

Que venha o clássico!

Abraços

Kiko disse...

Porra Lance, deixa o VASCO em PAZ!


Rodrigo Caetano volta a ser especulado no Fluminense


Após anunciar a demissão do vice de futebol Alcides Antunes, a diretoria do Flu já corre atrás de nomes para assumir o cargo de diretor-executivo. Quem está mais próximo é Felipe Ximenes, atualmente gerente de futebol do Coritiba.

Ximenes, que teve uma passagem apagada pelo Tricolor em 2009, já foi contatado pela diretoria, porém, sua vinda ainda não é certa por conta de seu vínculo com o clube curitibano. Sabe-se, no entanto, que o cartola está balançado.

Quem também volta à pauta nas Laranjeiras é Rodrigo Caetano, atual diretor-executivo do Vasco e sonho antigo de Peter Siemsen. O desejo, porém, é difícil de se tornar realidade em virtude do dirigente estar satisfeito em São Januário.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)
Fonte: Jornal Lance-Supervasco

Saravasco com Bernardo

Diego Louzada disse...

NOssa defesa dá muitos espaços aos adversários, que ficam trocando passes com facilidade. Quero muito ver uma partida em que passemos sem sofrer gols.
Acho que hoje prefiro isso um 2x0 a um 4x1, só por essa satisfação. Muito obrigado pela sua visita em meu blog e parabéns por preencher esse espaço com brilhantismo.

Abraço e s ds vascaínas!

Manfredi disse...

Com essa defesa falhando e com a suspensão do Fagner, acho que teremos sérios problemas no clássico. Herrera e Loco, darão sufoco. Treinar e treinar é a chave da semana!

Abraços

Lair Dias disse...

Parabéns Vasco da Gama! Há 63 anos atrás conquistamos o 1o titulo continental de um clube brasileiro, era o Expresso da Vitória. Torneio esse que se transformou na atual Libertadores.

Muito treino nessa semana, precisamos corrigir a zaga!

Abraços

Murilo disse...

Bela lembrança Lair.

Tremo só em pensar que teremos Jumar improvisado na lateral.... terei pesadelos.