sexta-feira, 4 de março de 2011

Vasco x Macaé, 1ª rodada da Taça Rio

3 a 1 Macaé depois de toda humilhação que sofremos na Taça Guanabara, numa sexta-feira véspera de Carnaval?

É amigo, o sentimento não pode parar,mas a humilhação tem que acabar!

No discurso foi muito bonito, após três sapecadas o time achou que tinha virado um Barcelona e todos já ensaiavam o “ Agora vai ser diferente” “O Vasco voltou a ser respeitado” “Agora vamos brigar pelo título” e etc.

Mas na prática, vimos um time sofrendo dos mesmos problemas:

Marcação frouxa, erros individuais, chutando pouco a gol, e tomando perigo uma vez após a outra.

Nós acreditamos neles, e mais uma vez, nos demos mal.

O que faltou? vontade? pontaria? marcação? Não é cabível que o time que fez uma média de seis gols nas últimas partidas não seja páreo para o Macaé a ponto de tomar de três, sendo um deles de cobertura.

Não. Alguma coisa no Vasco ainda está errada.

Para mim, o resumo da ópera foi o seguinte: O Vasco começou como de se esperar, partindo para cima, com toque de bola, velocidade, tentando envolver o adversário até achar o gol no início do jogo, e continuar a partida com a vantagem.

Mas o Macaé não cedeu, e logo achou o caminho do gol Vascaíno: Pelas laterais, como eu estou farto de dizer aqui.

Nas costas de Fágner, saiu o cruzamento do primeiro gol, de Luís Mario ( aquele mesmo) de cabeça, e uma bela cabeçada por sinal.

Nas costas de Ramon, saiu o segundo. Um toque para área, Dedé vai nas costas do adversário e esquece da bola que sobra para Siston ( aquele mesmo) marcar, colocando ela por cima de Prass.

No segundo tempo, após perder Ramon numa jogada infantil ( Outra péssima atuação de Ramon) o Vasco por incrível que pareça o Vasco melhorou, mas principalmente pela vontade de Bernardo e Elton e pela postura defensiva do adversário. E em um contra-ataque ( mais um, como o Vasco leva contra-ataques!!!!) veio o terceiro, de cobertura, uma obra-prima de Bill.

O Macaé não é bobo, possui dos 11 titulares 10 jogadores revelados, ou com passagens por times grandes. E isso não é exclusividade: Nesse ano, vários times pequenos estão mais fortes.

Mas só o Vasco perde para eles.

Ou seja, no primeiro teste “para valer” a nota do Vasco foi ZERO.

O Ricardo Gomes precisa urgentemente consertar os espaços deixados pelos laterais, que estão sendo verdadeiras Autobahns, a marcação da intermediária que é frouxa, bem como esses erros individuais da zaga, como por exemplo no primeiro gol onde Anderson Luís olhou para bola e não para o adversário.

As melhores atuações foram de Elton, Bernardo e Éder Luís, e as piores de Ramon, Jéferson e Romulo, que voltou a ser o Rômulo de habitual: lento, lerdo e errando toques de dois metros.

Mais do que isso, não é preciso falar.

Bom carnaval!

O JOGO

Mal o jogo começou o Macaé partiu para o ataque e ameaçou o Vasco a menos de dois minutos com um forte chute de Bill, ex-jogador cruzmaltino que deixou Felipe no início de sua carreira no banco. Fernando Prass defendeu parcialmente e Anderson Martins jogou a bola para escanteio. O Vasco, que não começou bem, errando muitos passes, respondeu aos 6, também com um chute de longe, feito por Fagner. A bola desviou nas costas de André Gomes e passou raspando o travessão.

Aos poucos o time de São Januário foi tomando conta do jogo, o Macaé recuando, e quase que a equipe de São Januário fez o primeiro, aos 12, em ótima jogada de Ramon pela esquerda. Ele colocou a bola por entre as pernas de Marcos Tamandaré, penetrou na área, mas chutou por cima. O lance levantou a torcida vascaína presente ao Cláudio Moacyr. Aos 23, após cobrança de falta da esquerda feita por Fellipe Bastos, Marcel raspou de cabeça e Lugão fez grande defesa.

Após esse lance o Macaé parece ter percebido que não poderia continuar na defesa, esperando o adversário, pois acabaria levando o gol. A decisão deu resultado. Aos 26, a defesa vascaína bateu cabeça, a bola foi para a meia-lua, onde estava Luis Mario, que chutou de primeira. Fernando Prass fez defesa firme, salvando o seu time. Quatro minutos depois a equipe da casa teve um gol invalidado, feito por Marcos Tamandaré, que estava impedido.

O Macaé cresceu em campo e, aos 33, Bill cruzou bem da esquerda e Luis Mario deu um verdadeiro chute com a cabeça: a bola entrou no ângulo direito do estático Fernando Prass, que nada pôde fazer para evitar o gol.

A vantagem no marcador não acomodou a equipe da casa, mas foi o Vasco que quase empatou, com Romulo penetrando na área pela direita e diante de Lugão, chutando em cima do goleiro. Um minuto depois, aos 38, o Macaé ampliou, para desespero da torcida vascaína: Siston, outro ex-jogador formado em São Januário, penetrou na área, após toque de Marcelo e tocou por cima de Prass para marcar: 2 a 0.

Inexplicavelmente no fim da primeira etapa jogadores de defesa do Vasco ficaram tocando a bola para irritação de sua torcida, que vaiou até o fim do primeiro tempo, logo depois. Houve um desentendimento de Dedé com Luis Mário assim que o primeiro tempo acabou, mas revoltados mesmo estavam os torcedores vascaínos, que xingaram muito alguns jogadores do time.

O técnico Ricardo Gomes mandou o Vasco para o segundo tempo, que foi disputado sob chuva, com duas modificações para tentar a reação: Bernardo no lugar de Jeferson, e Elton, no de Marcel. O Vasco passou a tomar as iniciativas do jogo e depois de duas boas chances com Bernardo, uma fora e outra dentro da área, a equipe da capital fez o seu gol: Eder Luis fez boa jogada e serviu Elton na esquerda, já dentro da área. O atacante dominou e bateu forte, de pé esquerda, para marcar: 1 a 2.

O gol animou o time e a torcida do Vasco, que passou a rondar a área do Macaé, que parecia assustado. Aos 12, o técnico Marcelo Buarque pôs Romário no lugar de Siston para melhorar a marcação no meio-campo macaense. Três minutos depois, Ramon perdeu a cabeça, chutou Luis Mário e foi expulso de campo pelo árbitro Péricles Bassols.

O jogo esfriou um pouco, mas aos 18, Bernardo fez nova boa jogada e bateu de pé canhoto assustando Lugão, que saltou e viu a bola passar à sua direita, saindo pela linha de fundo. Mesmo com um jogador a mais, o Macaé ficou acuado, quase sem entrar no campo adversário e o jogo ficou parecendo treino de ataque contra defesa.

Aos 25, Fagner deu belo passe para Eder Luis na direita, o atacante vascaíno limpou Eduardo Luiz e bateu de canhota, já dentro da área, a bola passou à direita de Lugão, pela linha de fundo. Depois desse susto, o Macaé procurou avançar sua marcação e tocar a bola no ataque para não ficar levando sufoco.

O Vasco voltou a ameaçar aos 33, em cobrança de falta feita por Anderson Martins, da meia-esquerda. A bola passou à esquerda de Lugão, rente à trave. O campo pesado prejudicava o time que precisava criar chances para empatar e a equipe que não podia ficar simplesmente se defendendo, porque não conseguia sair com precisão da defesa para o ataque. Assim, a partida caiu muito tecnicamente.

Mesmo assim, aos 40, Eder Luis teve ótima chance, chutando de virada, dentro da área: a bola passou rasteira, raspando a trave direita do goleiro do Macaé. Mas a sorte, ou melhor, o azar do Vasco foi selado aos 45, com um gol lindo de Bill. O lateral viu Fernando Prass adiantado e colocou a bola por cima do goleiro vascaíno para fazer o terceiro e garantir a vitória do Macaé.

FICHA TÉCNICA

MACAÉ 3 X 1 VASCO

Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 4 de março de 2011 (Sexta-feira)
Horário: 19h30(de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Assistentes: Lilian Bruno (RJ) e Eduardo Couto (RJ)
Cartões Amarelos: Marcos Tamandaré, Siston, Osmar, Lugão e Ciro(M); Dedé e Bernardo(V)
Cartão Vermelho: Ramon(V);
Gols: MACAÉ: Luís Mário aos 33 minutos e Siston aos 39 minutos do primeiro tempo; Bill aos 46 minutos do segundo tempo
VASCO: Elton aos sete minutos do segundo tempo
MACAÉ: Lugão; Marcos Tamandaré, Eduardo Luiz, Ciro e Bill; Gedeil, Osmar (Vítor Hugo), André Gomes e Siston(Romário); Luís Mário(Bruno Luís) e Marcelo. Técnico: Marcelo Buarque
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe(Márcio Careca) e Jeferson(Bernardo); Eder Luis e Marcel(Elton). Técnico: Ricardo Gomes

8 comentários:

Zé Julio disse...

Carnaval começa mal.PQP!

Fabinho disse...

Foi a primeira vez que o Macaé venceu um time grande do Rio. Antes, eram 12 derrotas e dois empates.

Sambamos mais uma vez.......

Léo disse...

Que feriadão hein Amigos?

Manfredi disse...

E eu fui testemunhar a humilhação.... To sendo zoado até agora. Isso cansa......

Vasconcellos disse...

Será que gastamos tudo nas goleadas? Vida dura..... agora só vou pensar no Carnaval e no samba, chega de vascosofrido.

Saudações e bom carnaval.

Gilberto disse...

Ó...PAÍ...Í...Ó

Aff meus reys, e não foi que botaram água no meu carnaval. Arretou tudinho

Axé e Saravasco

Liso disse...

Alô Vasco, para de me sacanear! Vou acabar dando um tempo de você!!!


Saravasco

Murilo disse...

Na derrota desse carnaval faltou determinação, atitude que sobrou nos jogos das goleadas!

Muito treino nessa nossa defesa!

Abraços