terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vasco x Santos, 26ª rodada

Essa foi por você Dorival!

Se o Vasco fosse um filme do Rocky Balboa, hoje seria o terceiro, onde o garanhão italiano enfrentou um adversário muito mais forte, mais rápido e que já havia o vencido antes (Clubber Lang).

Tal qual o personagem, o Vasco usou o que tinha de melhor, errou pouco e com muita raça e determinação venceu e convenceu.

Deixando a analogia de lado e voltando ao mundo real, se antes o Vasco parecia um time de sem-vergonhas, hoje vi 11 guerreiros em campo, e o que um pouco de raça não faz??!! Não só ganhamos o Neymar F.C como voltamos a encontrar a vitória após 6 rodadas, pomos um fim a série de empates em casa e ao invés de ceder o empate no frigir dos ovos, Éder Luís, meu querido Tiririca liquidou a fatura com um baita golaço.Como tem jogado Éder Luís!!!! É disparadamente o melhor jogador do Vasco hoje.

Desde o primeiro minuto o time correu atrás, soube anular as decidas pelas laterais do Santos, não deu espaços para Neymar e foi preciso no desarme, Jumar quem eu sempre gosto de criticar, hoje foi um Leão, implacável!Foi expulso sim, afinal de contas existe um abismo de diferença entre os dois, e no segundo cartão o moleque mal educado do Santos ia de frente para área, mas merecidamente saiu aplaudido de campo.

Por outro lado, aproveitando-se do contra-ataque rápido com Fágner,Éder e Zé Roberto atormentou a zaga santista que não sabia por onde fechar o buraco por onde os vascaínos passavam.

O primeiro gol ilustrou bem o jogo, Éder Luís arrancou pela direita, deixou dois marcadores para trás e rolou para Fágner que enfiou uma patada no alto do gol da curva de São Januário, o segundo veio de pênalti perdido por Felipe, mas convertido no rebote que nem a zaga nem o goleiro, nem ele mesmo acreditaram num primeiro momento ( aqui cabe um parênteses: A bola foi rolada para Coelho ricochete que com apenas o goleiro na frente, preferiu buscar o pênalti) e o terceiro, aos 50 (isso mesmo) do segundo tempo, num momento aonde o Santos atacava com o que tinha e não tinha, e o time cruzmaltino com 10 camisas em campo.

Em suma, foi uma vitória para lavar a alma! Não que tenha sido taticamente perfeita, não que o Vasco tenha sido melhor tecnicamente, não que o time não tenha cometido nenhum erro ( o gol do Santos veio de uma falha individual adivinhem de quem? Tilt) mas que foi uma vitória que esperávamos a muito tempo foi!

Léo, se o Vasco estava devendo uma grande apresentação foi hoje amigo!

Pontos altos: Tiririca ( claro), Zé boteco ( que correu atrás da bola o tempo todo inclusive voltando do ataque), Fágner ( roubou umas dez bolas de Neymar e ainda marcou o seu) Felipe ( hoje sim, aquele Felipe lúcido e de passes precisos) e Prass.

Pontos baixos: Como de costume Tilt, que literalmente pisou na bola no gol do Santos, Rômulo que até entrando no fim do jogo é Sonso, e Allan que chutou uma bola que deve ter caído lá naquele posto de gasolina do lado da Av. Brasil.

Interessante notar: Rafael Coelho ( Coelho ricochete, Rafael Barata) não fez parte dos pontos baixos hoje. Se não foi o atacante que precisamos, pelo menos não errou. Poderia ( e deveria!) ter chutado no lance do Pênalti, mas perto DAQUELE Rafael Coelho que nos habituamos a ver, uma melhora de 100%. Até Jonathan, o garoto sassarica foi bem!

-Comigo é assim, meu compromisso é com a verdade e não com a coerência! Tenho minhas preferências no elenco do Vasco, e acho que todos aqui conhecem aqueles que eu honestamente desgosto, como o próprio Jumar, Jonathan, Rômulo, Fumagalli, Nunes, Nílton, Titi… mas eu não tenho problema algum em reconhecer quando um deles fizer uma grande partida, eu procuro ser transparente sempre. Imparcialidade não existe, nem aqui e nem em lugar nenhum, mas eu tento separar as coisas.-

O JOGO

A partida na Colina começou morna, com as duas equipes se estudando demais. O Vasco bem que tentou dar velocidade ao jogo, mas foi o Santos quem colocou a bola no chão e, atacando pelas laterais do campo, foi mais perigoso no início. A felicidade dos cruzmaltinos era o insucesso de Neymar, que, vigiado de perto, pouco conseguia criar no ataque santista. Quando o atacante levou uma bolada, a torcida foi a loucura.

A primeira boa chance do Peixe aconteceu aos dez minutos. Danilo avançou pela direita e cruzou na medida para Marcel, que, em boas condições de finalizar, tentou um voleio e furou. Ainda desencontrado em campo, principalmente por causa dos desfalques, o Vasco tinha apenas uma boa arma: os avanços pela direita de Fágner, Zé Roberto e Eder Luis. E foi desta forma que a equipe carioca marcou seu primeiro gol na partida.

Aos 30 minutos, Eder Luis foi lançado, deixou Alex Sandro para trás e tocou para trás na direção de Fágner, que mandou de primeira e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Rafael: 1 a 0 e muita vibração da torcida vascaína nas arquibancadas de São Januário. Não demorou para o Gigante da Colina armar outro contra-ataque rápido e sair de cara para o gol novamente. Aos 34 minutos, Felipe deu ótimo passe para Rafael Coelho, que invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Rafael. Coube ao camisa 6, que até então estava apagado na partida, fazer a cobrança.

Felipe bateu no canto esquerdo de Rafael, que defendeu e a bola bateu na trave. No rebote, o próprio meia, de perna direita, finalizou a colocou o 2 a 0 no placar. Foi o primeiro dele no retorno ao clube. Na comemoração, ele foi abraçar o preparador físico Jorge Sotter.

Na saída para o intervalo, Edu Dracena lamentou o Santos ter tido domínio territorial e não ter conseguido criar chances claras de gol.

- O time está jogando bem, tocando a bola. Estamos tendo a posse de bola, mas criamos pouco. Temos que corrigir isso.

Na volta para o segundo tempo, o jogo ganhou mais emoção a partir do momento que o Peixe partiu para cima para tentar diminuir o prejuízo. E conseguiu fazer seu primeiro gol logo no início, ajudado por uma falha individual de Titi. O zagueiro bobeou na frente de Arouca, que roubou a bola e serviu Danilo que, na saída de Fernando Prass, tocou para o fundo da rede: 2 a 1.

Vendo o crescimento do Santos na partida, o técnico Paulo César Gusmão modificou a equipe para tentar equilibrar as ações. Fellipe Bastos, Rafael Coelho e Felipe saíram para as entradas de Romulo, Jonathan e Allan. Mas as alterações não impediram que a equipe recuasse. A aposta do Vasco era os contra-ataques, principalmente na velocidade de Eder Luis.

Mas a missão cruzmaltina ficou mais difícil a partir dos 31 minutos, quando Jumar fez falta em Neymar e levou o segundo cartão amarelo. Com isso, o Santos se lançou de vez a ataque, já que Roberto Brum deu lugar a Tiago Luis. A melhor chance foi já perto do fim da partida, aos 43 minutos, com Neymar. O atacante tentou encobrir o goleiro Fernando Prass, mas chutou por cima do gol.

Mas ainda tinha tempo para emoções fortes. Aos 47, Danilo mandou uma bomba de longe e Fernando Prass voou para fazer uma grande defesa. O golpe final do Vasco veio aos 49, quando Eder Luis fez fila, entrou na área e tocou na saída do goleiro Rafael: 3 a 1. Fim de jogo e comemoração na Colina, que não recebeu um grande público.

FICHA TÉCNICA

VASCO 3 x 1 SANTOS

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas(DF) e Guilherme Dias Camilo (MG)

Público: 2.819 pagantes
Renda: R$ 62.720,00

Cartões amarelos: Fellipe Bastos, Rafael Coelho, Jumar, Rômulo(VAS); Arouca, Rafael, Edu Dracena, Pará (SAN)
Cartão vermelho: Jumar, 31'/2ºT (VAS)

GOLS: Fagner, 30'/2ºT (1-0); Felipe, 34'/1ºT (2-0); Danilo, 10'/2ºT (2-1); Eder Luis, 49'/2ºT (3-1)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Titi, Cesinha e Max; Jumar, Fellipe Bastos (Rômulo - 15'/2ºT), Felipe (Allan - 23'/2ºT) e Zé Roberto; Eder Luis e Rafael Coelho (Jonathan - 17'/2ºT). Técnico: Paulo César Gusmão

SANTOS: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Roberto Brum (Tiago Luis - 32/2ºT), Zezinho (Pará - Intervalo) e Marquinhos (Alan Patrick - 30'/2ºT); Neymar e Marcel. Técnico: Marcelo Martelotte

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeos), Globo Online (ficha)

 

Com o resultado de hoje, a classificação é esta:

1

Notem duas coisas:

A primeira é que nossa situação é exatamente a mesma de antes do jogo contra o Guarani.

A segunda é que o campeonato começa a ficar mais definido. Vencemos o então sexto colocado e subimos apenas duas posições, sendo que todos os times que nos cercam ainda irão jogar. Se vencerem, o Vasco pode mesmo ganhando, permanecer na 14ª posição que começou a rodada, por isso que é SEMPRE importante pontuar, principalmente em casa.

2

O próximo compromisso é contra o Goiás, EM CASA, obrigação de vencer, e aí sim retomar o bom caminho no campeonato!

Já podemos começar a secar os adversários, o campeonato já está nesta altura.

 

Como é bom vencer, do apito final até este momento já recebi quase 10 torpedos com a mesma mensagem:

“VASCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!”

 

Saudações…/+/…

10 comentários:

Fabinho disse...

Quando jogamos com garra os resultados aparecem. Mais uma vez o Prass nos salvou no momento certo, o gol do Eder foi pra celebrar a bela partida dentro do nosso caldeirão.

Abraços

Manfredi disse...

Garra é superação, estávamos devendo um exibição de força. Com menos 1 em campo nos superamos.

Quando o Tilt deu aquele vacilo, pensei.... síndrome do 2o tempo de novo. Que nada, o time tomou vergonha e seguramos o peixe.

Pena mesmo foi a urubuzada conseguir mais um resultado no final.

Golaço fechou o jogo!

Abraços

Reinaldo Schettino disse...

Essa foi pra você DOrival!!!!
Jogo perfeito, com direito a bolada no saco do milionário! rsrs
Só fiquei com medo do Neymar se emputecer e comprar o estádio apra acabar com o jogo!

Paulo da Cancela disse...

hehehe Neymar comprar o caldeirão.. boa!

Parabéns vascão, esse é o time que queremos sempre ver!

Dorival está de alma lavada!

E o Prass? Eu vi aquela bola (no finalzinho) lá dentro!

Vascoooooooo

Abraços

Zé Julio disse...

Fritamos o Peixe e Dorival está feliz! Valeu Vascão.

E o Jumar, quem diria!? Com o desfalque do Newton, PC mudou o esquema e nossa saída de bola melhorou muito. Recupera bem devagar Newton......

Abraços

Caio disse...

Prass, Dedé e Eder Luis os atuais craques do vascão.
Fagner também anda comendo a bola e ontem era seu jogo de número 50 com a nossa camisa. O golaço foi um belo presente.

Beleza vascão!

Carla Lia disse...

Como esperamos por esses 3 pontos. Muito bom ver o nosso time jogando com raça e amor a camisa.

Todos foram fundamentais na bela vitória. Fagner foi um guerreiro após a expulsão do Jumar, ainda bem que foi aos 31 do 2o tempo.

Quando o Santos marcou o gol eu também gelei!

A festa no final do jogo mostrou como o time andava tenso com os péssimos resultado.

Temos que ter cuidado com o Goais, eles estão tentando de tudo para sairem do rebaixamento.

Abraços

Léo disse...

Gabriel:

Estou aliviado. Como eu estava precisando desta vitória. Há muito, muito mesmo, que eu não via um Vasco tão determinado. Como você frisou (nas entrelinhas), o Santos é um excelente time. Logo que a bola rolou, deu para perceber como jogam os meninos da Vila. Não dão chutões, categoria refinada. É incrível, mas até os zagueiros, quando vão à linha de fundo, sabem cruzar (coisa que nossos laterais, por exemplo, tem muita dificuldade). Neste jogo, porém, a determinação do Vasco foi incrível. Até o erro do Titi foi perdoado, afinal, se não houvesse erros, todas as partidas, terminariam num zero a zero chato.

Gabriel, está paga a dívida, com juros e correção. O Nilmar joga muito, hoje, porém, ele encostava na bola, nossos zagueiros já chegavam junto. Alguém tinha que ser expulso mesmo. Com isso, o Jumar (UGH) também está isento de qualquer crítica. E O Rafael Coelho, hein? Será que faria aquele gol antes de sofrer o pênalti? (rs).

Amigos, como bem dito no post. Temos uma outra partida em S.Januário. Parece-me simples. É jogar com seriedade, partir para cima do Goiás, vencer, convencer, e, finalmente, afastar qualquer indício de segunda divisão. Depois, parar, analisar, ver o que deu certo e ou errado, rever conceitos, dispensar atletas (antes mesmo do término do campeonato) e programar 2001. Se Sul Americana, começar a trabalhar desde já –afinal, o campeão agora também garante vaga na Libertadores- Copa do Brasil? É possível sim, mas tem que começar agora.

Com planejamento, não veríamos jogadores como Zé Roberto e Eder Luis demorarem tanto para entrar nos eixos. Aliás, como joga o Tiririca. O gol dele foi antológico. Felipe, Zé Roberto, Prass, Fagner, Ramon,C.Alberto são nomes certos para a próxima temporada, agora, o Tiririca já garantiu (com tantos jogos de antecedência) sua vaga no nosso Vascão/2011.

É isso aí Amigos. Não seremos campeões nem tão pouco ganharemos a tão sonhada vaga à Libertadores. No entanto, facilmente concluímos que, com um bom planejamento (ANTECIPADO), podemos encarar de frente os melhores elencos do Brasil na atualidade, via de regra, dentre nossas melhores exibições, podemos destacar as excelentes atuações diante do Unimed, Inter e Santos (apesar de só termos empatado o primeiro, perdido o segundo (um absurdo) e só vencido o terceiro).

Abraços a todos.

Ps: Os meninos da Vila estão procurando o caminho de casa até agora..

Lair Dias disse...

Isso aí amigos, ontem vimos o verdadeiro vascão.

O Léo toca no assunto que hoje em dia não anda lá bem na Colina.. PLANEJAMENTO! Precisamos traçar metas e planejá-las. Ontem observei mais uma vez, que as jogadas pelo fundo surgem, só não temos é o homem referencia dentro da área, como o Elton está fazendo falta.

Léo, o Rafael Coelho jamais chegaria naquela bola, o pênalti foi lucro.

Seriedade, garra e muito suor contra o Goiás.

Abraços

Anônimo disse...

Rodrigo Caetano tem propostas de Fluminense e Grêmio, segundo jornalista - José H. Mandarino e todo o restante da diretoria estão muito tranquilos, inertes, e devagar demais em renovar com o R.Caetano, depois não chorem o leite derramado, pois estão pecando pela demora excessiva em renovar contratos urgentes. Alem do RCaetano, até então não adquiriram o passe do Dedé e Rômulo, estão esperando o quê??? Ainda acredito no Dinamite, mas somente voltará ao vasco depois dessa maldita eleição.