segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Campeonato carioca, 1ª rodada; Vasco 2 x 0 Cabofriense

Não dá para analisar um nada nas três primeiras rodadas.


A menos quando se ganha. Aí dá para tirar várias conclusões!


Ontem vimos um time que jogou da maneira que o Eurico quer; ofensivamente. 


É bem verdade que foi um futebol "retrô", saído diretamente dos anos 90; defesa fechada, contra-ataque rápido com velocistas e apostando no talento pra desequilibrar....

...mas ainda assim, tivemos no primeiro tempo quase 70% da posse de bola, que acabou diminuindo no segundo tempo quando tínhamos a vantagem no marcador e naturalmente se dá "campo" pro adversário numa tentativa de abrir espaço na defesa dele. Mesmo assim o jogo acabou com 56% para o Vasco. Nas finalizações, um massacre: 19 x 6. A superioridade também se mostrou nas bolas levantadas na área: 19 x 13. Já martín Silva fez apenas UMA defesa.


Ou seja; nos números o Vasco foi impetuoso, como deveria ser.


Particularmente fiquei impressionado com a quantidade de jogadas de linha de fundo, coisas que não existe no Vasco à muito tempo. Infelizmente não havia um centroavante para aproveita-las, o que corrobora com a minha posição de que, com o Thalles, esse time vai ser OUTRO, mas já mostra que o time assimilou o que Doriva quer, jogou como ele pediu, e que a proposta de jogo dele não é lá moderna na concepção, mas na marcação. Lucas e Cristiano foram boas surpresas e Bernardo e Marcinho mostraram que são o sopro de criatividade do time. O primeiro, se apenas jogar futebol que é o que sabe fazer, pode ser um grande jogador; criativo, impetuoso, não tem bola perdida pra ele e ainda bate falta com perigo. O segundo joga futebol à moda antiga, no "bom" sentido. 


A estreia do Vasco não podia ter sido melhor. Claro, no segundo tempo faltou "perna" em alguns momentos quase permitimos que o adversário descontasse, mas também vimos que yago e Montoya podem ser muito úteis pegando o adversário cansado. O colombiano inclusive parece ter aprendido a jogar no Brasil, porque agora volta e ajuda na marcação, algo que treinador adora. Descobrir utilidade para jogadores que já estão no clube é sempre muito bom.


Agora, calma lá que esse foi apenas o primeiro jogo, contra um adversário pequeno. Não podemos nos empolgar demais, mas claro, precisamos dar valor quando jogamos bem. Nos resta esperar que Gilberto seja finalmente liberado pelo Toronto, e que Thalles volte da seleção, porque Rafael Silva no comando de ataque, NÃO DÁ!


---/+/---


A palavra do Nildeval:


Olá Amigos. Saudades, muitas saudades de cada um de vocês. Todos, sem exceção, são muito especiais. Espero, sinceramente, que tenham desfrutado de boas festas de fim de ano e aquelas férias merecidas que cada um tem direito...


Como todo inicio de temporada, este não foi diferente para o Vasco da Gama. A velha mania do Bom, Bonito e Barato novamente impera. São varias contratações sem expressão para um campeonato com regulamento esquisito e vamos ver no que dá. Em caso de boa campanha, contrata-se mais um ou outro jogador para o restante do ano e deixa o pau quebrar.


Após o fiasco no torneio da Arena Amazonas, ficamos na expectativa de como o Vasco iria se comportar na estreia do campeonato carioca. Claro que não foi, nem de longe, aquela apresentação que convence o tão maltratado torcedor vascaíno, mas deu pro gasto.


Outro fator que também tem que ser considerado é o adversário que, a bem da verdade, somente apresentou algum perigo na segunda etapa, quando o Vasco já vencia por 1 x 0. Bem focada em campo, nossa defesa não comprometeu.


Difícil analisar o elenco neste inicio de certame. Fica claro, porém, que os 02 principais jogadores e candidatos a comandar o resto da galera, foram os que mais se destacaram. Sempre elogiamos o futebol do Bernardo e sua vontade mais que louca de disputar uma bola (com ele não tem bola perdida). Sua garra continua, bem como sua precisão nas cobranças de falta. Deve melhorar seu temperamento... O outro jogador é o Marcinho, tem categoria, seu futebol nos dá esperança de fazer uma excelente temporada vestindo a camisa vascaína.


Nosso goleiro continua firme e o garoto Yago mostrou muita disposição e categoria. O Vasco precisa contar com boas opções no banco de reservas, inclusive, cada vez mais, o Montoya mostra que é aquele jogador para entrar no segundo tempo. No mais, meus prezados, nem bem vamos respirar e já teremos jogos no meio se semana. Serão 15 rodadas somente nesta primeira fase. Promete... Abraços.


ps. Não é só o Zé Roberto que se arrepiava quando ouvia a torcida gritar o nome do Animal não. Eu também, e como...




7 comentários:

Lima disse...

Ainda é cedo, realmente mas, percebi que ainda estamos pecando nas finalizações.

Zé Julio disse...

muito bom, começamos com uma vitória e isso é muito importante.

Paulo da Cancela disse...

Boa vitória, mas ficou provado mais uma vez que o time precisa de um centro avante de área.

Digo disse...

E o Montoya foi reserva ao longo de 2014.

Manfredi disse...

Gostei muito do sistema defensivo

kiko disse...

CORNETEI A MAIORIA DAS CONTRATAÇÕES, GOSTEI DA POSTURA DO TIME EM CAMPO. PELO MENOS FOI UM TIME MAIS VELOZ.
SARAVASCO

Lenon disse...

O time até que foi bem. Ainda precisamos de um armador e um centroavante.