sexta-feira, 20 de julho de 2012

Desmanche!!!!

 

(Amigos, eu não vou escrever sobre a vitória, se Deus quiser, sobre o Santos no Domingo, que marcará o nascimento de minha filha, Gabriela e o blog vai ficar em segundo plano. No entanto, como hoje em dia se acessa Internet até do telefone, vou colar aqui a coluna do Léo)

São 01;04 da manhã se sábado quando escrevo isso. Estive esperando a meia noite passar, que era o prazo de funcionamento do escritório da CBF, para conferir as notícias deste último dia de janela de transferências internacionais.

E as notícias são desastrosas;

Fágner e D. Souza não jogam mais pelo Vasco, e inclusive não encaram o Santos, deixando o time na mão.

O negócio de D. Souza com os sauditas, que não tinha evoluído, evoluiu. Assim, de uma hora para outra.

Tão repentino quanto o de Fágner, o qual seu empresário, Carlos Leite, afirmou à tarde que não tinha negociação, e à noite o lateral estava em São Januário buscando suas chuteiras.

Não é necessário dizer quanta falta ambos farão ao Vasco, e eu não sei dizer, hoje, quem fará mais falta.

Diego Souza é daqueles jogadores que decidem jogos em uma ou duas jogadas. Passa um, dois, jogos apagado e de repente decide uma partida. Gol difícil é com ele.

Para seu lugar ainda temos Carlos Alberto. Não é AQUELE Carlos Alberto, mas vá lá. Só que no Brasil de hoje, a sua posição está carente. Não à toa, o Vasco renovou o contrato de Felipe até o fim de 2013 com aumento salarial. (e fez muito bem)

Só que para o lugar de Fágner, no momento só Auremir, e o incolor, inodoro e insípido Max. Sendo que o primeiro embora jogue também na lateral, é volante de origem.

Deve ser um recorde para um clube perder DOIS laterais direitos na mesma janela de transferências.

Aliás; Da conquista da Copa do Brasil para cá, para contar apenas jogadores de qualidade, perdemos o excelente Anderson Martins, Jéfferson quando finalmente desandou a jogar bem no Vasco, Ramon que era o titular da lateral esquerda ( vai pro diabo que te carregue, maldito!),Jumar que era um coringa, Elton que salvou a equipe em mais de uma ocasião, mais recentemente Allan e Rômulo, e finalmente D. Souza e Fágner.

É quase um time completo! E só estou mencionando jogadores de qualidade, e não Magnos, Tiagos e Julinhos da vida.

De quem é a culpa?

Antes de responder esta questão, quero ressaltar dois pontos:

1) Anderson Martins,Jumar e D. Souza – Traffic.

2) Ramon,Elton e Fágner – Carlos Leite.

PS: Allan pertencia a um clube de empresários do Uruguai. Mas nets ao Vasco não teve culpa; existia um acordo com o Madureira aonde o Vasco tinha prioridade para comprar seus direitos, e o clube da periferia o vendeu para os uruguaios sem consultar o Vasco, que inclusive ganhou uma ação na justiça contra o clube. E ganhou.

Rômulo tinha apenas 50% dos seus direitos ligados ao Vasco. Os outros 50% pertenciam a um grupo de empresários ligados ao Porto de caruaru.

Se eu estiver esquecendo de algo, sintam-se livres para acrescentar. ( não vale citar o Bernardo que saiu porque é um palhaço)

Isso quer dizer que a culpa é dos empresários? Não.

Os empresários (pessoas físicas, empresas ou grupo de empresários) estão no ramo do futebol com o mesmo objetivo dos jogadores, treinadores e agentes ( e alguns dirigentes): fazer dinheiro. Algumas vezes eles perdem ( Enrico, Bruno Paulo e Titi, só para citar jogadores do Carlos Leite) e algumas vezes eles ganham.

Isso não quer dizer que eles sejam o inimigo. Eles não estão fazendo nada errado, nem no sentido legal e nem no sentido moral. Em 2009 o Vasco ia disputar uma segunda divisão sem jogadores de peso algum. O Carlos Leite trouxe o Carlos Alberto, Elton, Fágner, Ramon e Nilton… e algumas merdas como Titi, Léo Lima ( aquele mesmo) e Enrico.

Bondade do seu coração? Não,embora ele se diga vascaíno. Ele viu a oportunidade de lucrar.Por outro lado, ele poderia levar esses jogadores para outro lugar, inclusive mais vantajoso, e que disputasse a série A.Diga-se de passagem, nenhum jogador dele saiu do Vasco sem compensação financeira. (Exceto Carlos Alberto que saiu por força da diretoria, e acho que Elton, que terminou o contrato)

A Traffic colocou o Anderson Martins de graça no Vasco, que concordou com o empréstimo sem compensação financeira no caso de transferência, e não se movimentou antes para segurar o zagueiro, que desde seu primeiro jogo se destacou.

A mesma coisa com Jumar. Depois Alecsandro, Chaparro e por último Diego Souza. Jumar saiu de graça, como Anderson, Diego renderá mais ou menos 4 milhões de Euros, fora o que desaparecer, e sinceramente não sei a situação de Alecsandro e Chaparro.

A Traffic, o Carlos Leite, e qualquer outro empresário que colocar um jogador no Vasco, não vai perder a chance de lucrar com um atleta. Esse é o interesse DELES.

O interesse do VASCO, quem tem que defender, é a diretoria do VASCO. Não adianta aceitarem as condições impostas pelos empresários e depois ficarem chorando o leite derramado. O jogador que chegar através de empresários ao Vasco, no mínimo, deveriam ter uma porcentagem obrigatória do clube, que está dando a oportunidade ao jogador, e a garantia de que o clube terá a preferência para adquirir seus direitos federativos por X. E apenas se isto não acontecer o jogador poderá ser transferido para outro clube.

Parece um bom plano para você? Pois fique sabendo que foi exatamente isso que aconteceu com Diego Souza e Fágner.

O Vasco não pagou à Traffic a quantia de 1,2 milhões para assegurar a maioridade do passe de Diego Souza, que impediria inclusive uma venda caso o Vasco assim quisesse, e também não o fez com Fágner. O lateral direito, eleito o melhor do brasileirão em 2011, teria seu contrato encerrado no fim do ano, e o Vasco até hoje não o havia renovado, embora jurassem de pé juntos que tentaram.

Jogadores vem e vão, e o Vasco continua. Não é a primeira, e nem será a última vez que o Vasco perde grandes jogadores, mas a torcida espera, reza, implora, que no mínimo, o Vasco tenha o direito de SE NEGAR A NEGOCIAR SEUS PRINCIPAIS JOGADORES, e não ficar se esquivando sempre com a desculpa de que seus passes não pertenciam ao clube. Jogador que joga no Vasco deveria pertencer AO VASCO, pelo menos o suficiente para que houvesse um direito de veto do clube, para que a direção vendesse esses jogadores quando achasse necessário e lucrável.

É incrível! Dizemos aqui a bastante tempo que precisamos de reforços para suprir as perdas da equipe, e as perdas continuam! Acho melhor ficarmos quietos, antes que vendam o Dedé!

Para não dizer que o dia foi feito apenas de notícias ruins;

Éder Luís e Fellipe Bastos tiveram seus nomes publicados no BID da CBF e podem jogar contra o Santos.

Renato Silva finalmente conseguiu a documentação necessária para se livrar do Shandong Luneng, da China.

E só para constar:

O Bahia, que tem um time horrível, despediu o Falcão. No seu lugar anunciaram Caio Júnior, que fora despedido do Grêmio, que tem um elenco muito mais forte. O que o Bahia espera conseguir com o Caio Júnior? Dá para culpar o Falcão?

O Internacional despediu o Dorival Júnior.Realmente, parece que o mestre dos magos não se encaixou completamente no colorado. Mas aí eles anunciam Fernandão como treinador…

Meu Deus…

7 comentários:

Manfredi disse...

NOJO!

Lima disse...

Diretoria jogando fora o campeonato.

Lair Dias disse...

O dinheiro vai entrar e não irão comprar nenhum jogador de nome, é o filme se repetindo!

Bom jogo a todos.

Ruy disse...

Palavras do Roberto: NÃO HAVERÁ DESMANCHE! KKKKKKKKKK

Caio disse...

E as reposições hein? Sempre medíocres, tardias e lentas. É o fim do brasileirão.

Lair Dias disse...

Não me conformo, somos o time que mais perdeu titulares, que administração!?

Liso disse...

Bomba Bomba contrataram o Dakson. PQP!!!!!!!! Vergonha meu Deus!