sexta-feira, 6 de julho de 2012

Roupa Nova

 

Pois é amigos, a Penalty lançou nesta quinta-feira passada, mais conhecida como ontem, a nova roupa do Vasco para esta temporada.

Diga-se de passagem, é curioso que o calendário da Penalty, empresa nacional ( que escreve Pênalti errado) seja baseado no calendário europeu. Se o nosso calendário começa em Janeiro e acaba em Dezembro, porque começamos o ano com uma camisa velha?

Enfim, a camisa é esta;

Agora vamos a uma pequena lição de história, que veio para aqui graças a uma discussão com um grande amigo vascaíno:

A primeira camisa foi criada no ano de fundação e usada inicialmente pelo remo. Ela era preta com uma faixa branca na diagonal partindo do ombro direito (o inverso do modelo atual) e a cruz vermelha no centro da camisa.

No futebol a primeira camisa era toda negra, com gola e punhos brancos e a cruz colocada já sobre o coração. O uniforme foi inspirado no Lusitânia Futebol Clube, clube que realizou uma fusão com o Vasco em 1915, que por sua vez era inspirado no uniforme do combinado português que jogou uma série de amistosos no Brasil em 1913.

A partir dos anos 1930, foi adotado o novo desenho com a volta da faixa diagonal, só que agora ela sai do ombro esquerdo e com a cruz dentro da faixa na altura do coração.

No dia 16 de janeiro de 1938 o Vasco adotou o padrão de uniforme que viria a usar até hoje, com a camisa branca passando a ser a principal e a preta a secundária. A estreia ocorreu contra o Bonsucesso, pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 1937. Tal data derruba a versão tradicional de que esse uniforme teria sido adotado por sugestão do então treinador de futebol, o uruguaio Ondino Vieira. ”

Este trecho é retirado diretamente do site do Vasco, portanto vamos parar de discutir sobre qual é a primeira camisa do Vasco. É a branca, desde 1938. Apesar de que desde o sr. Dinamite assumiu, tenho a impressão de que ele quer mudar para a negra.

A Penalty não deve ter tido muito trabalho para criar essa camisa. Ou pelo menos tiveram mais trabalho escondendo-a do mundo do que concebendo-a. Em duas horas de Photoshop eu criava coisa muito melhor. É impressionante como as camisas de futebol estão cada vez menos inspiradas.

Quer dizer, a empresa deve ter uma equipe de uma dúzia de designers, dezenas de executivos que aprovam o projeto, e o resultado final é uma coisa tão sem graça, que se eles pedissem aos torcedores para criar o uniforme, teria ficado melhor.

Não estou dizendo que são feias. Uma camisa do Vasco nunca é feia (talvez aquelas da Champs) mas que é bem sem graça é…

Dizem que a camisa branca é inspirada na década de 50, e a preta é inspirada na camisa da libertadores de 98.

Eu não vi nada disso, meteram uma gola polo ( que deve ser desconfortável para caralho pra jogar bola) numa camisa e uma outra gola estranha na camisa preta e voilá.

E outra coisa; Para quê criam uma terceira camisa de goleiro, se ela nunca é usada?

O que o Vascaíno está realmente querendo saber é se o Diego Souza fica ou não.

E segundo a minha fonte (Águas de Lindóia) ele sai, pro Al-Ahly, Al-Arabi ou o Al-Gharrafa o time do Beto Cachaça ( piada antiga, não tem nada de Al-Gharrafa)

O salário oferecido pro cara é das arábias ( HÁ!) e ele não é nem doido de deixar passar. Além do mais, o Vasco não tem poder de veto, já que não exerceu até hoje o direito de compra que garantiria a maior fatia do passe do jogador. Preferiram gastar esse dinheiro do Bernardo.

Aí me sai uma reportagem ontem dizendo que o Vasco vai procurar suprir a saída do Diego com jogadores do elenco…

É brincadeira né!

Perdemos Allan, Rômulo e Diego Souza este ano, todos atletas de seleção, parta querer substituir eles por Willian Matheus, Abuda e Pipico?

Meu Deus, já estou vendo aonde isso vai parar…

Nenhum comentário: