domingo, 8 de julho de 2012

[Brasileiro] Vasco 1 x 1 Figueirense

 

Olha, fazia tempo que eu não via o Vasco ser tão bombardeado. Estou falando da segunda etapa, claro.

Porque na primeira, o Vasco começou o jogo com fome, marcando forte no campo do adversário e sufocando o figueirense, até que aos 21 em uma bola mal afastada da zaga, Diego Souza chuta de fora da área uma bola a primeira vista defensável para fazer 1 x 0.

Depois do gol, a esperada retranca lá trás com a esperança dos contra ataques rápidos de William Barbio. Pois sim! Depois do gol e em todo o segundo tempo, só deu Figueirense.

Tudo bem que jogamos com seis (sete) desfalques, mas após sair na frente, jogar daquele jeito era PEDIR para tomar o gol do empate. Ele podia ter vindo logo aos quatro minutos quando Dedé ( que fase!!!!) errou feio a cabeçada e a bola bateu no seu braço. Se foi intencional ou não, não sei, mas que foi BISONHO foi. Coisa de zagueiro de várzea.

Enfim, Júlio César bateu bem, forte, mas Fernando Prass Praticou uma defesaça de pênalti, digna de manual.

Era de se esperar que o pênalti acordasse a equipe, ligasse o sinal de alerta de que se continuassem a jogar daquela maneira, viria um caminhão de chances para o time da casa.

Vieram duas oportunidades no ataque, numa delas Alecsandro cabeceou na trave após cruzamento de Willian Matheus (até que enfim um lateral que cruza), e só!. Daí pra frente só deu figueirense, o Vasco estava entregue, arrasado, desanimado. Cansado de tanto correr atrás da bola pra nada.

E a gente tanto reclama do Cristóvão Borges por demorar muito para substituir e o fazer errado… estamos certos. Porque o Willian Barbio errava tudo que podia e o nosso técnico colocou Chaparro no lugar dele. Beleza. E também tirou o Alecsandro que era o único que levava perigo ao gol do figueirense para a entrada, ou melhor, a estreia de Pipico.

Numa boa? Chaparro não dá! Esse argentino é uma invenção da Traffic, uma piada. Nunca seria capaz de mudar um jogo para o Vasco, e a entrada de Pipico tinha que ser no lugar de Willian Barbio, nunca na do Alecsandro.

Por isso que eu fico chateado quando alguém do Vasco, seja técnico, jogador, ou até VP de Marketing vem na imprensa, reclamar da reclamação dos torcedores. Fico chateado porque normalmente a torcida está certa! Veja bem:

1) Estamos a um bom tempo pedindo reforços para o time poder disputar esse título, e ao contrário disso perdemos jogadores um atrás do outro.

2) Reclamamos que o Vasco recua demais quando tem o placar, chamando o adversário pra jogar no seu campo, até tomar um gol. E foi exatamente isso que aconteceu. De novo.

3) Reclamamos que o Cristóvão Borges demora demais para ler a partida e entender o momento certo de alterar a equipe, e que normalmente o faz errado. Agora me inventa uma alteração de Alecsandro por Pipico sendo que era o Willian Barbio que precisava sair. O que realmente aconteceu, mas para a entrada de Chaparro que faz uma coisa completamente diferente do Barbio. Fora que é um perna de pau. Mas também, olhando para o banco de reservas do Vasco hoje, dava até pena do Cristóvão.

Se calhar esse ponto foi bom demais…

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE 1 X 1 VASCO

Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data/horário: 8/7/2012 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Herman Brumel Vani (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Cartão amarelo: Túlio, Roni (FIG); Eduardo Costa (VAS)
GOL: Diego Souza, 22'/2ºT (0-1); Roni, 29'/2ºT (1-1)
FIGUEIRENSE: Wilson, Coutinho (Saldívar, 35'/2ºT)Fred, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Túlio, Doriva, Marquinhos (Aloisio, intervalo) e Fernandes (Roni, intervalo); Caio e Júlio César. Técnico: Argel Fucks.
VASCO: Fernando Prass; Fágner (Max, 25'/2ºT), Dedé, Douglas e William Matheus; Eduardo Costa, Nilton, Juninho e Diego Souza; Wiliam Barbio (Chaparro, 35'/2ºT) Alecsandro (Pipico, 35'/2ºT). Técnico: Cristovão Borges

A palavra do convidado : Léo

Na minha modesta opinião, no jogo de hoje, o Vasco deixou de ganhar 02 pontos. O Figueira sempre foi uma pedra no sapato vascaíno, há 300 anos o Gigante da Colina não o vence lá. Mais uma vez, porém, ficou claro a necessidade de reposição naquelas peças que o Vasco se desfez nos últimos dias. Mais, se isso não acontecer logo, anotem, estaremos brigando pela parte de baixo da tabela.

Foram 02 tempos distintos. No primeiro, houve domínio total do Vasco, no segundo, este praticamente só assistiu o adversário jogar.

O Vasco começou o jogo arrasando, com Diego Souza e Juninho Pernambucano desequilibrando. O Figueirense não conseguia tocar na bola e o Vasco, com apenas 12 minutos de jogo, já havia criado 03 escanteios.

Diego Souza tentou uma, duas vezes de fora da área e, em sua insistência, foi premiado aos 22 minutos de jogo, numa colaboração da defesa adversária, e também num frango do goleiro.

Os 03 pontos se mostravam fáceis, mas o Vasco não soube se impor. O Figueirense só acordou após os 40 minutos de jogo, obrigando Prass a fazer uma belíssima defesa e acertando o travessão numa cobrança de falta.

Esperto, o técnico adversário promoveu 02 substituições no intervalo e a fragilidade que o Vasco vem apresentando nas últimas atuações se mostrou latente no jogo de hoje. Diante de um Figueirense limitadíssimo, não conseguiu evitar que este começasse o segundo tempo dominando, sufocando, arrasando. Com apenas 05 minutos de jogo, já poderia ter empatado, quando nosso xodó fez um pênalti infantil e Prass operou um milagre, acertando o canto (isso é raro nele).

O Vasco deu o campo para o Figueira e não conseguia sequer passar da linha que divide o gramado. Nosso técnico, inerte, assistia a tudo e só foi capaz de promover as entradas de Pipico e Chaparro, quando o jogo já estava com 35 minutos. Claro que nosso elenco está fragilizado, mas, porém, contudo, todavia, tem que tentar trabalhar com o que tem em mãos. Assistir o adversário deitar e rolar, com alguns jogadores já entregues e não fazer nada, parece-me coisa de principiante.

Merecidamente o Figueirense chegou ao empate aos 28 minutos da segunda etapa em jogada do veterano Túlio e com a colaboração de nossa defesa, que ficou apenas olhando o atacante se antecipar e marcar, sem chances para Fernando Pras. A pressão foi tamanha que uma vitória do Figueira não seria nada fora do normal. De bom mesmo na segunda etapa, apenas uma cabeçada do Alecsandro, que bateu no travessão.

Para os otimistas de plantão, perdemos uma excelente chance de nos manter na ponta. São 02 pontinhos que certamente nos farão muita falta lá na frente. Na próxima rodada, pegaremos o lanterna Atlético Goianiense em São Januário. Pelo menos ficaremos ali na parte de cima, ganhando tempo para nossa diretoria agir.

Ps. O Abel falou que uma hora o Vasco iria tropeçar. Pois é. A Unimed nos ultrapassou, o Santos ganhou e o Galo continua na ponta. O Inter contratou o Forlan, o Foguinho contratou o Seedorf, já o Vasco...

11 comentários:

Digo disse...

caracas, o que aconteceu no intervalo? voltamos a ser o time de um único tempo!

Liso disse...

Tá ficando esquisito, time sem banco e sem contratações da nisso. Salvamos 1 ponto.

Zé Julio disse...

Fomos salvos pelo F Prass, e agora caindo.... caindo...

Lenon disse...

E esse William Bárbio, faz o que mesmo?

Manfredi disse...

Com Eduardo costa e Nilton juntos, não vamos arrumar nada. Prass, mais um pênalti defendido para a sua coleção, deve estar treinando.


Sds

Ruy disse...

Depois que O Max "O Avenida" entrou, foi uma maravilha para o Figueirense. 1 ponto foi lucro.

Murilo disse...

Reforços já, ou nem pegaremos a Sul-Americana.

Lima disse...

Nosso técnico disse que a atuação do Pipico foi boa! Meu Deus, eu vi outro jogo! Estávamos lento e não tínhamos uma saída de bola, 1 ponto, como já disseram aqui, foi lucro!

Caio disse...

Como pode o nosso vasco não conseguir vencer esse timeco do Figueirense? Voltamos para o 2o tempo e demos uma de timinho e aceitamos o jogo deles, que até parece que estavam dando o sangue, como showzinho, para o Loco. Pegamos o elevador para baixo,

Carla Lia disse...

Cada vez mais preocupada com o noso time. Ando achando o time apático e a defesa errando muito. Já levamos 11 gols. Nossa última moleza será o Atlético -GO, depois teremos jogos mais duros e se não acertarmos esse time, teremos fortes decepções.

Hoje aniversário do Fernando Prass, seu presente chegou antecipado com a defesa do pênalti, nos salvou.

abs

Lair Dias disse...

Compartilho a preocupação da Carla, acho muito difícil esse nosso time engrenar novamente. As saídas de jogadores chaves, torcida impaciente com o técnico e falta de contratações a altura de nossa tradição, contribuem para esse clima de intranquilidade.

Sds