segunda-feira, 2 de julho de 2012

[Brasileirão] Vasco 3 x 2 Ponte Preta

 

Ufa, que sufoco!

Jogar em casa com a macaca e estar atrás do placar duas vezes é um teste de paciência. A vitória veio, mas a muito custo, na verdade através de um pênalti muito polêmico.

Eu achei que o Willian recebe uma carga no ombro, ouve um contato, mas pênalti, não. Ponto para a malandragem do garoto.

Todos sabem que eu sou daqueles que acreditam em fadas, em futebol bonito e resultados honestos, mas como vascaíno eu não consigo mais me incomodar quando o erro da arbitragem me favorece, porque é algo muito raro. Andei lendo por aí muito “só ganhou porque teve um pênalti roubado”.

Pera lá! o pênalti não existiu mesmo, mas depois do Botafogo e da seleção da Ucrânia, o Vasco é o time mais roubado pelas arbitragens! Não tenho estatísticas, mas deve ser 10 erros contra o Vasco para cada um a favor, e eu não lembro de ter visto nenhum desses times que andaram roubando pontos de nós nesses últimos anos se desculpando, portanto; porque devemos nos preocupar? Não é guerra?

Eu sou o primeiro a apoiar o uso da tecnologia no futebol; replay para o árbitro, bola com chip e tudo que possa ajudar a existir um jogo mais honesto, mas enquanto estivermos a mercê das decisões ( e honestidade) dos árbitros, não vou ser eu a caçar bruxas quando um erro nos favorecer ao invés de nos prejudicar como normalmente acontece.

Agora, que esse lance teve uma repercussão enorme teve. Queria saber se tivesse sido para o Framengu…

E o que dizer da venda do menino Rômulo?

Que cagada!

Não sei quem foi o “gênio” que autorizou a venda do garoto, um dos jogadores mais importantes do time, mas merece uma sessão de chibatadas nas costas.

Além do Vasco perder muito com sua saída ( assim como a de Allan) em questão humana, também vai perder em questão financeira. Se fosse absolutamente vital vender o jogador, que fizesse isso em um momento de valorização.

Trata-se de um jogador de grande qualidade, um volante moderno, que joga limpo, sem falta, saber sair com tranquilidade e ainda aparece no ataque que o Vasco resolve vender um pouco antes das olimpíadas em que ele certamente vai disputar como titular da seleção.

Ou seja, se fosse para vender, que esperasse passar a olimpíada e esses 20 milhões com certeza virariam 25,30 ou mais. E a decisão do Rômulo de aceitar a transferência também foi ruim, porque, volto a repetir; se esperasse a olimpíada, certamente apareceria um interesse de um grande time da Europa, e não de um pequeno como o Spartak. Torço por ele, mas tem tudo para seguir o caminho de outros bons jogadores que foram para Rússia e apenas perderam tempo, pois nunca avançaram na carreira no gélido campeonato russo, como Vagner Love, Rafael Carioca, Alex, Rodolfo e até Thiago Silva. Todos jogadores de qualidade, que poderiam ter servido a um grande time mas tiveram a carreira estagnada pela Rússia. No caso do Thiago Silva, ele foi emprestado pelo Porto (POR) ao Dínamo de Moscou e não fez UM jogo pelo time, antes de ter sido repassado ao Fluminense, aonde sua carreira deslanchou com 23 anos.

Na melhor das hipóteses para o Rômulo, se ele conseguir se adaptar ao campeonato Russo e jogar com regularidade e se destacar, em dois ou três anos, aí sim, ele poderia ir para um time grande, mas eu não lembro de um jogador, pelo menos brasileiro, que conseguiu essa façanha.

E finalmente, sobre Diego Souza;

É complicado entender o Diego! Acho que ele deveria ser o primeiro a entender que o seu desempenho não vem sendo regular. Em um jogo ele arrebenta e no próximo some os 90 minutos. Aí faz um gol e se acha no direito de socar o ar, xingar e “desabafar”. Desabafar o quê, cara-pálida? O Vasco foi atrás dele em um momento em que ninguém acreditava nele, tanto que o galo aceitou vende-lo, deu a camisa 10 para ele e em troca ele nos deu algumas performances memoráveis. Ninguém espera dele um gol todo jogo, mas não dá para aceitar que um camarada faça um golaço em um jogo e suma completamente do outro. O Diego Souza vem vivendo de lampejos, e deveria aceitar a opção do técnico de escalar um jogador que ganhou a posição no campo de treinamento e não falando, ao invés de começar a dar uma de intocável e dizer que está chateado com o banco. Ora, faça-me o favor Diego Souza, você é quem, o Messi?

Um jogador não pode estar nunca satisfeito em estar no banco, mas tem que respeitar o treinador, e não na primeira vez que não é titular fazer isso que ele fez. Até parece que o Diego Souza resolve o jogo toda rodada, longe disso. Ninguém quer ele fora do Vasco, é preciso que se diga isso, é um baita jogador e isso faz falta para qualquer time, seja ele titular ou não, além do mais, nesse jogo ele não foi titular mas no próximo pode ser, tudo depende dele mesmo, então eu não consigo conceber a insatisfação dele. Se reserva pela primeira vez no time que afinal de contas é líder.

A palavra do convidado: Léo

Como é bom ser líder. Reassumimos a ponta da tabela e vamos ficar tranquilos na rodada. Mas, convenhamos, não foi nada fácil. O Vasco precisa urgentemente de reforços, principalmente na lateral-esquerda e no meio de campo, que, com a saída do Romulo, perdeu aquele toque de bola de qualidade. Como o novo patrocinador está batendo às portas, nossa esperança é de que cheguem peças de reposição para o elenco.

Surpreendendo a todos, nosso técnico lançou Carlos Alberto como titular barrando Diego Souza. Logo surgiram dúvidas sobre a permanência do Diego na Colina, mas depois ele entrou na partida e acabou contribuindo em muito para a vitória vascaína.

Levar sufoco da Ponte Preta em casa, requer cuidados especiais para o restante do campeonato. A partida mostrou que o Vasco vai penar muito e que, se não houver mudanças, dificilmente iremos longe.

A Macaca começou a todo vapor, com seus jogadores deitando e rolando em cima da defesa vascaína, principalmente pelo lado esquerdo, onde, nosso craque Felipe não tem mais qualquer condição de assumir. Antes de uma belíssima bola na trave, a Ponte chegaria ao seu primeiro gol com um toque indefensável para Fernando Prass. Isso ocorreu aos 16 minutos de jogo.

O Vasco não se abateu e exatamente 05 minutos depois chegaria ao empate, num oportunismo de Alecsandro. A torcida, inflamada, começou a gritar o velho e conhecido refrão do time da virada. Mas a Macaca surpreendeu novamente e exatos 05 minutos depois chegaria à virada, num belo chute de longe pegando Prass de surpresa.

A esta altura, uma derrota poderia abalar de vez as estruturas cruz-maltinas. Com certeza, houve um bom papo no intervalo.

Com apenas 04 minutos de jogo recomeçado, a defesa da Ponte vacila feio e lá estava o Tiririca para, finalmente, fazer seu gol e empatar a partida. As entradas de Diego Souza e do garoto Willian na lateral esquerda, deram novo folego ao Vasco, que dominou o restante da partida e conseguiu a virada surpreendente.

Mesmo assim, notem que a Ponte Preta ainda teve 02 bolas na trave e poderia até chegar a vitória, pois pegou uma defesa vascaína totalmente desligada e até desastrada nesta noite.

No final da partida, todos gritavam o nome do Diego Souza. Eu, particularmente não gostaria que ele saísse. É aquela velha história. Joga quando quer, mas, é uma ótima opção para o elenco.

Próxima parada. Florianópolis. Figueirense. O Vasco tem tudo para manter a ponta.da tabela. Precisamos arrumar a defesa, o lado esquerdo e treinar um pouquinho mais as finalizações.

Abraços e ótima semana.

FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 2 PONTE PRETA

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de junho de 2012, sábado Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e José Silveira (RS)
Cartão Amarelo: Felipe Bastos (Vasco); Lucas, Tiago Alves(Ponte Preta)
Gols:
VASCO:Alecsandro aos 16 minutos do primeiro tempo; Eder Luis aos três minutos e Digo Souza aos 31 minutos do segundo tempo
PONTE PRETA: Roger aos 16 e 26 minutos do primeiro tempo

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Felipe(Eduardo Costa); Nilton, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto(William Matheus); Éder Luís(Diego Souza) e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges

PONTE PRETA: Edson Bastos; Cicinho(Lucas), Tiago Alves, Ferron e João Paulo; Baraka, João Paulo Silva, Renê Júnior e Nikão(Caio); André Luis(Rildo) e Roger
Técnico: Gilson Kleina

13 comentários:

Liso disse...

A venda do Rômulo, foi um DIARREIA coletiva dessa administração.

Digo disse...

Demos muito mole, só não somos o líder, por causa desses gols que a nossa defesa vive levando de bobeira. Esse William Mateus é bom de bola, o cara promete.

abs

Lenon disse...

Amigos, tem muito tempo não via o Vasco jogar tão mal em São Januário. Acho que está rolando algo nos bastidores!

kiko disse...

Mais um vira, só que foi sofrido pacas. Passamos o jogo todo dando as chances de contra ataques para eles. Será que agora o Éder Luiz desencanta?

saravasco

Zé Julio disse...

Por favor Cristóvão não complique mais com Felipe na lateral, coloque o garoto William Matheus para jogar.

Paulo da Cancela disse...

Também ando preocupado com que pode estar havendo nos bastidores. Acho que essa do Diego Souza é armação. Barram o Diego, ele fica puto e aí sai sem a torcida reclamar do desmonte do time. Muito desconfiado.

Lair Dias disse...

Tínhamos um time bem compactado que dificultava o esquema de nossos adversários, hoje não se vê mais isso e, pior, a nossa defesa fica cheia de buracos.

sds

Carla Lia disse...

Quem diria, o Renato Silva tão criticado por vários torcedores, hoje se empenha em cobrir as falhas do Dedé, que inda está fora de sua forma ideal. Acho que o William Matheus vai dar conta da lateral.

Abraços

Manfredi disse...

Estava lá e foi sofrido. Uma coisa é certa, nossa torcida precisa decidir se quer o Diego Souza como titular ou reserva, pois quando o cara está no time titular, vive pedindo pra ele sair e vaias no cara, quando o cara está no banco, pede para ele entrar. Fica difícil assim.

Murilo disse...

Todos que vaiam o D. Souza, irão lamentar a saída dele, a grita vai ser grande.

Lenon disse...

Murilo e amigos, vejam essa pesquisa do SuperVasco:

Se sair, Diego Souza fará falta ao Vasco?

72,92% Sim
27,08% Não
Total de Votos: 912

Perderemos muito, quem vaiou que chore agora!

Lima disse...

O desmanche tá no AR. Não iremos repor nenhum jogador a altura dos que estão indo. Pior que uma porrada de torcedores babacas ficam pedindo a saída do Daniel Freitas, como se a culpa fosse dele. Acorda Bob e assuma o desmanche!

Lima disse...

Queria ver e ouvir aquele monte de corneteiros que ficavam em São Januário vaiando o DS gritarem arrependidos " Fica Diego".