sábado, 17 de julho de 2010

Vasco x Atlético-PR, 9º rodada

Vitória!

A avaliação do jogo hoje será diferente, como foi de um time só, não vejo sentido em apontar minuto a minuto o que se passou.

Dentro de nosso planejamento, foram dois, faltam três jogos para a “equipe ideal”, e até agora, o Vasco vem fazendo o que deve para somar o máximo de pontos nessa contagem regressiva.

Dos cinco jogos: Goiás, Patético-PR,Grêmio, Patético-GO e Urubuzada eu espero essa seqüencia de resultados: E/V/D/V/E, ou seja oito pontos, dos quinze possíveis e até agora tudo bem.

Vamos a partida:

 

Longe de ter sido brilhante, o Vasco foi melhor o tempo todo de um jogo onde com 39” do primeiro tempo, o Patético-PR já estava com 9 em campo; Chico e Sabiá foram expulsos aos 36 e 38 respectivamente.

A arbitragem foi polêmica:

O segundo gol veio de um pênalti marcado em Jonathan que a maioria das vezes o lance seria ignorado, ele recebeu na área a meia altura, dominou e quando tentou o drible, seu marcador se fincou na sua frente, utilizando-se do braço inclusive. Longe de ter sido um pênalti claro, na minha opinião foi válido sim. Essas jogadas acontecem o tempo todo em todo o campo, e dependendo da vontade do juiz, é marcado falta. Então só porque foi na área, o apontamento do juiz foi errado? Para mim não, o zagueiro impede que Jonathan avance.

Falta no Brasil critério. Parece que algumas jogadas são falta apenas se feitas fora da área.

O segundo lance polêmico foi a expulsão de Chico, que fez falta no meio campo, caindo sobre a perna do Vascaíno. Se a jogada não foi leal, também não vi a necessidade de expulsar o jogador visitante. Esta sim, o juiz errou.

O terceiro lance polêmico foi a expulsão de Sabiá aos 38”. Justa, já que ele deu um ataque de perereca ao juiz informar que a cobrança de lateral era Vascaína e não dele, jogando a bola com violência no chão. Como foi advertido com o amarelo no lance do pênalti, acabou com o segundo amarelo e expulso.

E sinceramente? caguei.

O Vasco é constantemente roubado pelas arbitragens, então Atlético, escreva uma carta de repúdio à arbitragem que será sumariamente ignorada pela comissão, assim como o Vasco já fez. Da última vez sobrou até para Caetano uma suspensão só por ter falado algo que era verdade!

Com dois a mais, todo mundo esperava que o Vasco fosse atropelar o Patético-PR, que desmotivado, com dois a menos, perdendo pois Jonathan aos 19” arriscou de fora de área e Neto não segurou, debaixo de chuva, queria mais é que acabasse logo a partida.

Mas não vimos isso. O Vasco num primeiro momento foi sim abafar o adversário, mas não achava conexão em suas jogadas ofensivas, e utilizou-se de chutes de longe. Alguns com perigo, mas muito pouco.

O primeiro tempo acabou sem antes Nilton, que atravessa uma fase PORCA, bisonhamente furar um corte vindo de um escanteio, e deixar a bola nos pés do adversário, que sem trabalho, chutou no canto da meta vascaína, sem chance para Prass.

No segundo tempo, Carpegiani já voltou sem Paulo Baier e colocando o atacante Maykon Leite.

De nada adiantou, pois o time estava em outro mundo, limitando-se a não ser goleado nessa chuvosa noite de sábado.

Por outro lado, o time da casa jogava com a vitória embaixo dos braços e não quis arriscar ela. Pouco agredia a defesa paranaense, utilizando-se principalmente de chutes de longe, principalmente de Léo Gago ( nome de craque).

Se no primeiro tempo Fagner era praticamente um ponta, buscando a linha de fundo e invadindo a área, no segundo limitava-se a chegar na ponta da área e buscar jogo pra trás. Carlinhos era mais ousado, mas não mais efetivo.

Nunes fez o jogo todo um papel de pivô para o ataque que vinha atrás dele, bem por sinal, mas não levava perigo sozinho ao gol adversário. O Vasco talvez abdicou de cruzar na área porque Carpegiani, inteligentemente colocou seu zagueiro mais alto, Rodolfo para cortar as jogadas aéreas que ele sabia que viriam. Funcionou.

Funcionou porque o Vasco não tentava mais cruzar, e quando o fez, fez mal. Com a defesa toda dentro da área, dificilmente o Vasco chegava em condições de finalizar em gol, e quando o fez, perdeu, com Nunes e quase no fim, Fagner.

Mas nesse meio tempo, Léo Gago acertou mais um foguete de fora da área, que o goleiro Neto aceitou, depois de salvar alguns gols. Na verdade, nem se ele quisesse pegava na bola. Que felicidade têm esse Léo Gago chutando de longe!

PC Gusmão pediu para o time trabalhar a bola e não se expor,o resultado estava garantido e tanto faz ganhar de 10 ou de 3, são três pontos, e no final do campeonato ganha quem tem mais pontos e não mais gols.

Com o resultado, ultrapassamos justamente o Patético-PR na tabela, e ocupamos agora a 18ª posição.

Estamos progredindo!

 

Vasco 3 x 1 Atlético-PR

Fernando Prass, Fagner, Dedé, Titi e Carlinhos; Nilton (Léo Gago), Rafael Carioca, Rômulo e Fumagalli (Allan); Jonathan e Nunes (Bruno Paulo).Técnico: Paulo César Gusmão

Neto, Rhodolfo, Eli Sabiá e Leandro; Wagner Diniz,  Chico, Fransérgio, Paulo Baier (Deivid) e Paulinho; Branquinho (Maikon Leite) (Bruno Costa) e Bruno Mineiro.Técnico: Paulo César Carpegiani

Gols: Jonathan, aos 19 min, Nunes, aos 25 min, Bruno Mineiro, aos 47min do primeiro tempo. Léo Gago, aos 18 min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fumagalli (Vasco), Eli Sabiá e Rodolpho (Atletico-PR).  Cartões vermelhos: Chico e Eli Sabiá.
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE-Fifa) e Jossemmar José Diniz Moutinho (PE)
Público: 4530 pagantes Renda: R$ 72.930,00

Créditos vídeo e ficha: Globo.com

 

Em tempo, a diretoria acertou a contratação do zagueiro Douglas do América-RN, por indicação de PC Gusmão que foi quem o lançou aos profissionais no Juventude em 2009. Ele tem 20 anos, 84Kg, e 1,90m, alto pra chuchu.

 

Dito isso, quero deixar a minha impressão da equipe no momento: Nitidamente falta qualidade na armação das jogadas de ataque. Se Jéferson é fraco, Fumagalli é um horror! nenhum dos três volantes vão criar, e embora Jonathan seja esforçado, falta qualidade nos pés para ele e Nunes. Serão mais três jogos sofridos até poder contar com C.A,Coutinho,Felipe ou Zé Roberto na armação.

Mas disso já sabemos,não?

Hoje, nos saboreamos com três pontos, amigos.

Saudações …/+/…

5 comentários:

Zé Julio disse...

Mesmo com chuva e frio na Colina, saí feliz. Podia ter sido melhor éramos 11 contra 9.

Largamos a vice lanterna, subimos um degrauzinho e empurramos a Patético pra baixo.

Vamos vascão, vamos acertar mais esses passes.

saudações

Lair Dias disse...

Se a arbritagem foi polêmica, o problema é deles, sentiram ontem o que a nossa torcida sofre constantemente.

Concordo Gabriel, temos que garimpar esses pontinhos até Agosto.

Juro, que fiquei assustado com aquele gol no final do 1o tempo.

Bom domingo e abraços

Paulo da Cancela disse...

Já é claro nosso avanço técnico, mas ainda é verdade que o nosso setor defensivo continua frágil. Ontem Nilton deu uma de peladeiro de final de semana. rsrsrs

Quanto aos cartões vermelhos, achei justos, pois esses patéticos batem mesmo.

abraços

Carla Lia disse...

O ponto mais positivo de ontem, foi a declaração de amor ao Vasco dada pelo PC Gusmão, isso é contagiante.

Estamos melhorando sim, só não vi muita evolução na qualidade dos passes.

Estava frio na Colina!

abraços

Ruy disse...

Mesmo sem os principais jogadores a postura do nosso time já é outra. PC vai dar certo.

É Gabriel esse Douglas até que é alto, só resta saber se ele joga....chega de lambança na nossa área.

Abraços