terça-feira, 6 de julho de 2010

Quando o buraco é mais embaixo

Olá meus amigos!

Como eu sou pé quente, em menos de um mês como o timoneiro do “Palavra”, já temos um título! E o nosso almirante, foi lá erguer a taça!

Foto: Fred Huber/GLOBOESPORTE.COM

 

Infelizmente, Fernando chegou primeiro e o retirou desse momento de glória…

 

Falando sério, tudo bem que a copa hora não vale mais que barata, cabelo no peito ou meu amigo João, ou seja; Nada, mas título é sempre bom.

De lá, o Vasco volta um pouco mais bem arrumado, e com a certeza que de PC Gusmão entende do riscado. Lúcido, montou um esquema que sim, precisa de entrosamento e ritmo de jogo, mas que visa contornar o maior problema da equipe que é a zaga. E isso não é de hoje, a muito o problema do Vasco é a zaga, mas pergunto: Seria isso exclusividade cruzmaltina?

E a resposta é NÃO. Contratar atacante no futebol é mole, você procura um cara que se destacou fazendo gols em tal lugar, uma promessa ali ou acolá, um que já foi artilheiro de alguma coisa e pronto. Agora, vai contratar zagueiro!

Zagueiro é o anti-herói, o Judas, o inimigo, assim como o goleiro têm por função evitar o mais bonito que é o gol, o drible… e muitas vezes, para não dizer sempre, o coitado do zagueiro é esquecido.

O goleiro se fizer um partidão todo mundo lembra, mas e o cara que passa o jogo todo tentando evitar que a bola chegue nele? Esse é esquecido, zagueiro só é lembrado se fizer um gol contra, tomar uma caneta do atacante ou acusar alguém de racismo. Não citemos o Lúcio, porque ele é de outro mundo.

Então é fácil dizer que o “Vasco não busca um zagueiro” mas é difícil responder: Quem você contrataria levando em conta a situação financeira do Vasco, que vá agradar a todos?

olhemos nosso elenco, e por hora fiquemos no tema zaga:

Fernando é um cara experiente, com passagem internacional, que sempre foi elogiado no flamengo.

Cesinha foi destaque no paulista, parando os “garotos da vila” no primeiro jogo da final.

Martinelli apesar de não ser grande fã, é campeão paulista com o São Caetano, mineiro com o Cruzeiro e também têm experiência internacional no Cerezo Osaka.

Dedé sempre foi alvo dos grandes do Rio enquanto jogava pelo Volta Redonda.

Titi até pouco tempo atrás ninguém queria que voltasse ao Inter.

Ou seja; ninguém caiu ali de pára-quedas. Claro, não é a zaga do São Paulo, não é algo que se diga “MEU DEUS, QUE ZAGA…” mas…realmente, É difícil contratar zagueiro. O último zagueiro que o Vasco contratou que eu pensei “Agora vai” foi Mauro Galvão.

 

No elenco existem muitos jogadores de qualidade, todos que passam pelo Vasco dizem isso, mas que inexplicavelmente sofrem de falta de confiança, que talvez seja criada pela falta de comando nesse time. Mancini,Gaúcho,Roth… ninguém soube extrair desses caras o que eles podem render, Dorival era mestre nisso, tirava lite de pedra.

Alguém se lembra do Rodrigo Souto? tremendo perna de pau que passou por aqui, no Santos de Luxemburgo foi um craque…

Carlos Alberto, Felipe, Zé Roberto, Elton, Éder Luís, Prass, Fernando, Ramon, Fagner, Rafael Carioca, Coutinho,Jéferson, Coelho, Fumagalli, Léo Gago… todos bons jogadores, alguns ótimos.

Assim como também existem péssimos; Jumar, Paulinho,Caíque,Maranhão,Márcio Careca, Robinho,Ernani,Magno…

Alguns desses felizmente nos livramos inclusive, Vade retro!

E outros jovens que merecem mais análises como Allan, Bruno Paulo, Jonathan, Rômulo.

Inclusive temos um goleiro RESERVA bom, Tiago! Antigamente não tínhamos UM goleiro bom, agora temos dois!

 

Se no Vasco talvez falte algo para sonhar com o título brasileiro, também não é elenco para rondar as últimas posições de maneira alguma. Acredito que possamos brigar pela libertadores, com a liderança certa.

Céus, se um time que me contrata Corrêa e Val Baiano pode sonhar com o título porque eu que trouxe Felipe e Zé Roberto não?

Falta(va) um treinador bom, um cara que saiba utilizar os jogadores, que entenda a fraqueza do elenco onde exista, e que saiba contorna-la, e que saiba a força e saiba usa-la.Pessoalmente acho PC um baita técnico, espero muita coisa dele, e torço para que o Vasco, seus mandatários e sua torcida tenham paciência e compreensão com ele, porque não se monta um projeto vencedor da noite para o dia.

Algumas pessoas se perguntam: Como podem times pequenos algumas vezes montarem times piores e conseguirem mais resultados que os nossos?

Eu não vou fingir que sei a resposta, mas tenho uma hipótese: a tal “Pressão”

O Léo Gago ano passado ficou numa grande posição com o Avaí e todo mundo cresceu o olho nele. Agora me digam: Vocês acham que se fosse o Vasco ele teria tal reconhecimento? Não. Porque o Vasco é time de ponta da tabela, e se o fizer, é obrigação, diferentemente do Avaí.

Porque alguns jogadores que são destaques de times pequenos não estouram nos grandes? porque um Robinho na época do Volta Redonda não tinha a terceira maior torcida do país no pé dele.

Pressão é fogo! Eu não consigo trabalhar sobre pressão. Se alguém me cobrar muito eu solto logo um “não enche”.

Isso claro, é o que eu penso.Posso estar errado, como quando eu vi um lateral direito baixinho, negro, nos juniores e pensei: “Esse cara vai ser o bixo”

Esse era o Claudemir ( Claudemi-mi-mi)

 

Dito isso, vamos analisar algumas notícias?

Fellipe Bastos: 'Agora é a minha oportunidade, estou em um clube grande':

O discurso é bonito, mas já falei aqui:Não joga nada, podem me cobrar depois.

 

Presidente da CBF teria confirmado antecipação da janela para o dia 13/07:

Boa notícia para nós!

 

Especulado no Vasco, Morel Rodriguez pode ir para o Galatassaray;

Especulado? primeira vez que eu leio sobre isso, mas vá lá…

Bom jogador, mas não caio nessa estória que o Vasco traria alguém que disputou a copa.

Se é pra especular, que se faça direito: “ Vasco pode trazer Klose” Aí sim…

 

Rodrigo Caetano pode estar de saída em Dezembro:

Resta dúvida? Essa infelizmente é pule de dez. Graças entre outras coisas à um bando de vagabundos que invadiram o treino do time a alguns meses.

E

Caetano afirma que não foi procurado pela CBF:

Se é para perder ele, que vamos, torço para que ele trabalhe na CBF. Rodrigo é o melhor profissional que passou pelo Vasco, e merece a chance de chegar no topo do futebol brasileiro, que é trabalhar lá.

 

Carlos Leite diz que está perto de uma solução para Carlos Alberto ficar:

Felizmente nossa melhor notícia, para mim, é certeza. Quando o presidente do clube que empresta o atleta diz que a chance dele voltar é remota… é porque perdeu as esperanças. Agora, ele de graça, não vai. É mais um jogador que vai ficar nas mãos de Carlos Leite.Não acho que os empresários sejam o câncer que alguns dizem, eles são profissionais do ramo, empreendedores, empresários que vendem…gente, sim, como não? mas que não fazem nada fora da lei. Se o clube não quer que amanhã o passe de tal jogador valha o dobro do que quando lá chegou e possa perde-lo de graça que o compre então. Se não pode comprar então não reclame de boca cheia, pois o cara também botou o atleta lá sem cobrar nada.

A culpa é do Pelé e sua lei.

 

Por hoje é só, não vejo mais nada que valha a pena ser comentado.

 

Quero abrir um parênteses aqui, e agradecer VOCÊS mais uma vez, pelas constantes palavras de incentivo e apoio, que sempre recebo. É muito bom mesmo ler seus comentários. Eu não fico chateado de ver  5,9,12 comentários, que algumas pessoas podem achar pouco pois o importante é ver que são sempre os mesmos comentando, e acreditem o difícil não é ter 50 comentários num post. É fidelizar os comentadores, é fazer aquela pessoa que comentou hoje sempre volte aqui para comentar de novo.

O Combustível do Blogueiro é o comentário, mas eu me preocupo mais com a qualidade deles que a quantidade. Quantidade é relativo, uma pesquisa mostrou que apenas 5% das pessoas que freqüentam blogs comentam, e aqui o número é bem maior.

Por isso, eu agradeço a VOCÊS: Carla Lia, Digo,Paulo,Lima,Fabinho,Caio, Liso,Zé Júlio,Ruy, Telmo,Kiko,Lenon, Manfredi,Lair Dias,Gilberto,Vasconcellos,Murilo, e os Anônimos da vida…

Me desculpem se esqueci alguém, podem me cobrar depois ;D

OBRIGADO

Mas não se esqueçam de seguir o blog, incluam nos seus favoritos, de fazer o boca a boca, passem adiante, pois blog é que nem bolo:

O importante é o sabor, mas ver crescendo é legal pra caramba.

 

Saudações…/+/…

8 comentários:

Ruy disse...

Gabriel, bela análise sobre o tema zagueiro. Vejam só, o Lúcio jogou muito e nem chances de ser o melhor em campo.

Também insisto que o nosso maior problema é a cobrança. Somos grandes e o peso da falta de bons resultados, é enorme... toneladas. Por isso, que essa copa da hora acaba por ter seu valor.

Abraços

Lair Dias disse...

Gabriel e amigos, essa festa "Da Hora", pelo jeito só o Almirante, o Fernando e o Rodrigo (provável CBF) tiveram a chance de curtir mais um momento de glória do nosso Vasco. Nosso amigo Almirante está famoso, em diversos sites vascaínos que visitei, essa foto faz parte da manchete. É o nosso blog em evidência.

Sobre o Rodrigo Caetano, concordo plenamente com tudo. Fiquei muito preocupado achando que ele abandonaria nosso time quando do triste momento daquela invasão idiota.

Sobre a nossa zaga, tenho sentimento que se treinarmos muito, essa falta de entrosamento poderá ser corrigida.

Minha expectativa para o pós copa, continua sendo a situação do Carlos Alberto. Ele foi importante em 2009 e, com certeza será nesse brasileirão.

Abraços

L.Augusto disse...

Prass está precisando de uma visitinha na reserva, tá falhando muito. Tiago nele.

Gilberto disse...

Ó...PAÍ...Í...Ó


Aff meu rey Gabriel, coloque Mainha aí na lista, ela tá sempre aqui.

Não adianta espernear Silas, não importa se é da Hora, do DIA ou do Mês, o que vale mesmo é o VASCÃO!

Tá na pose heim Almirante!

Axé e Saravasco

Ps O blog tá porreta

Carla Lia disse...

Não precisa agradecer Gabriel, esse blog já faz parte do nosso dia.

Fiquei feliz com a nossa conquista, claro que não foi nenhuma Brastemp! Me preocupa também essa fase do Fernando Prass, pois toda a nossa defesa anda falhando muito.

Vou torcer para que a janela se abra realmente no próximo dia 13, assim teremos um vasco mais forte.

Abraços

Manfredi disse...

A partir da abertura, o time será outro. Precisamos ter paciência nessa hora, senão não adianta contratar ninguém, a torcida precisa parar de invadir os treinos e prestigiar mais os jogos. O Prass ainda está com crédito, não pode é sair gastando por aí!

Abraços

Digo disse...

Estão enfiando o cacete no Prass em outros sites. Essa nossa torcida tá muito impaciente, calma galera!

abraços

Gabriel Gago disse...

Só pra fazer justiça:
Eu disse que o Tiago merecia ter tido uma chance, visto a partida que o Prass fez contra o Grêmio, e pela que acabou fazendo contra o Coritiba.
Isso não quer dizer que eu defendo a BARRAÇÃO do Fernando, melhor goleiro desde os tempos de Helton do Vasco, pelo contrário!
As vezes, o cara passa um momento ruim, e até para não gastar a imagem dele seria bom. Além do mais, Tiago não faz uma partida pelo Vasco a mais de um ano, e o cara que está na reserva, assim como o titular, merece ter chance, merece uma "moral" Além disso tudo, o PC Gusmão não está testando os atletas? Então...
Uma coisa é uma coisa....