sexta-feira, 14 de março de 2008

Vasco 4 x 0 Macaé - Taça Rio - 3a Rodada

Foto: VipComm


Casaca! Mais uma goleada!

É verdade que ainda não foi daquele jeito que a gente gostaria de ver. E que dos quatro gols, dois foram de pênalti. E que até aqui o Vasco só enfrentou times pequenos na Taça Rio!

Mas vejamos pelo lado bom: O Vasco está fazendo seu papel nesse segundo turno. Convencendo ou não nas atuações, vêm goleando seus adversários, e soma até aqui 10 gols pró e nenhum contra nesses 3 jogos do returno.

A nota triste da chuvosa partida que assisti ontem em São Januário fica por conta da briga entre as "famílias" da Força Jovem. É verdade que eles já vem se estranhando há algum tempo, mas ontem chegaram às vias de fato dentro da nossa própria arquibancada. Lamentável!

Outra nota desagradável ficou por conta do mal-estar causado entre os jogadores pela indefinição de quem é o cobrador de pênaltis oficial da equipe. Ontem, nas duas penalidades a torcida pediu "Tiago". No primeiro, Edmundo pegou a bola e nosso goleirão nem ameaçou partir. Mas no segundo, Tiago cruzou todo o campo, foi lá pedir no ouvido do Morais que ele deixasse, mas nosso camisa 98 não teve espírito esportivo e mandou o Tiago de volta.

O pior é que depois de fazer o gol (bateu muito bem por sinal), Morais não comemorou o gol e ficou encarando a torcida, no melhor (ou pior) estilo Thierry Henry quando jogava no Arsenal, da Inglaterra. Aí eu me pego pensando: Se ele não comemora é porque não está pensando no time, e sim na sua vaidade! Isso é ruim pro Vasco...

Pra piorar, quando entrava no carro pra ir embora do Estádio, Tiago foi abordado por repórteres da rádio Transamérica, à quem disse apenas: "Não bato mais!"

É uma pena. Espero que ele reconsidere a decisão...


OS GOLS




Titulares

Tiago: Foi bem quando exigido debaixo das traves. Bateu uma falta no primeiro tempo que se não bate na barreira ia lá dentro, pois de onde eu vi o jogo, a visão era frontal! No mais, espero que ele reconsidere a decisão de não cobrar mais infrações. Quem frequenta São Januário sabe que Tiago já é ídolo no clube! E ídolos precisam ser preservados. Pô... não custava nada o Morais ter deixado ele bater o segundo...

Wagner Diniz: Foi bem, mas não chegou tanto ao fundo do campo como costuma fazer. Mesmo assim, sofreu seu pênalti de praxe, e foi sempre uma boa opção de ataque pela direita.

Vílson: Assim como todo o sistema defensivo do Vasco, apresentou melhoras. Sua única falha grosseira foi esquecer de acompanhar uma sobra no primeiro tempo, que proporcionou ao Macaé sua melhor chance. O zagueiro deles deu um bicão pra frente, Vílson ficou batido, o atacante Macaense ficou cara-a-cara, driblou o Tiago e chutou pra fora. Desatenção total!!!

Jorge Luiz: Foi bem. Ganhou muitas jogadas pelo alto, procurou sair jogando sem chutão e ainda orientou seus companheiros de defesa o tempo todo. Até por causa disso, o Vasco não passou tantos sustos na noite de ontem!

Calisto: Ontem apoiou mais do que no jogo anterior, contra o Duque de Caxias. Não é exatamente um grande jogador, mas acho que é indiscutivelmente a melhor opção pra nossa carente lateral-esquerda.

Jonílson: Mostrou mais uma vez que não pode ficar fora desse time. É o primeiro-volante titular sem reserva à altura. Combate o tempo todo, e não inventa quando está com a bola no pé. Foi muito importante pra dar a segurança necessária pra que o Bomfim pudesse sair um pouco mais e ajudar os homens de frente.

Leandro Bomfim: Jogou como segundo-volante e foi bem. Tem muita qualidade no passe, principalmente nas viradas de jogo, coisa que nem Xavier, nem Andrade e quiçá Amaral conseguem fazer. O problema é que Bomfim marca muito pouco, e contra um time grande acho difícil que o Alfredo tenha coragem de lançá-lo como titular. Vamos ver nos clássicos como ele se comporta nessa posição.

Alex Teixeira: Não foi nada bem ontem. No primeiro tempo, até participou do jogo, mas errou muitos passes. Na segunda etapa, pouco foi notado, e acabou justamente substituído. Ficou devendo...

Morais: Foi muito bem. Participou de três dos quatro gols, e ainda criou as melhores jogadas do time. Se movimentou muito durante todo o tempo, fez um golaço e foi sempre o mais perigoso na criação. Seria nota 10 se tivesse tido a humildade e o espírito coletivo de deixar o Tiago bater o segundo pênalti. Pô Morais! Tava 3 x0, jogo ganho, a torcida em peso pedindo pelo goleiro... Custava deixar a massa cruzmaltina ir pra casa um pouco mais feliz? Mas não, fez o gol e ficou fazendo malcriação pra torcida. Desnecessário...

Alan Kardec: Na minha modesta opinião, foi muito bem ontem. Tocou 5 vezes na bola. Em duas, preparou para os companheiros finalizarem (numa saiu o primeiro gol do Morais). Nas outras 3, finalizou sempre com perigo, sendo que a única que veio pelo alto, ele guardou. Continuo dizendo o que sempre disse dele. É talvez o melhor atacante "grandalhão" que o Vasco produziu nos últimos anos, mas precisa que seus companheiros entendam seu estilo de jogo. Kardec é matador nato!

Edmundo: Boa movimentação, bons passes, boas finalizações, enfim, mais uma bela atuação. Mas cá entre nós: Ele vai continuar batendo pênalti? Daquele jeito? É impressionante como bate mal, e sem confiança. Corre sempre olhando pra bola, sem nem tentar ver pra onde o goleiro está ameaçando sair. Está provado! Não sabe bater... Isso tem que parar, antes que percamos mais um jogo importante por causa disso. Se o técnico diz que tem 5 cobradores, porque botar o pior?



Reservas:


Souza: Entrou no lugar do Edmundo. Com o jogo já ganho, se limitou a tocar a bola de lado sem se comprometer. É bom jogador, mas ainda não mostrou seu verdadeiro futebol no time principal, como fez tão bem e por tanto tempo nas equipes de base do Vasco.

Villanueva: Entrou no lugar do Alex Teixeira e finalmente estreou no estadual! Mas foi como se não tivesse estreado, porque pouco pegou na bola, e quando pegou não fez nada de excepcional. Esperemos uma nova oportunidade.

Amaral: Entrou no lugar de um cansado Leandro Bomfim pra segurar os minutos finais do jogo.


Técnico:

Alfredo Sampaio: Me deixa preocupado com essa postura de lançar o Bomfim de segundo volante contra os pequenos, pra depois sacá-lo diante de um clássico. Renato Gaúcho e Celso Roth cometiam o mesmo erro, e o Vasco sucumbiu na maioria dos jogos no Maracanã justamente por atuar com um time diferente do que vinha jogando, com medo dos adversários. Espero que ele já esteja pensando o que vai fazer contra o Fluminense.



Foi assim, meus ilustres amigos cruzmaltinos.

Próximo encontro: Domingo, dia 16, às 16:00 h, contra o Cardoso Moreira, em São Januário!

Até lá!

Saudações ..../+/....



P.S.: Hoje é aniversário da grande conquista do Sul-Americano de 1948. A cobertura completa você pode conferir na bela matéria do Netvasco. Parabéns Vascão...




20 comentários:

Anônimo disse...

- Manual do Torcedor
Campeonato Estadual de 2008 - Taça Rio - 3ª rodada
O Balanço dos Números na PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Campeonato Estadual: feito pelos grandes, para os grandes e em função dos grandes.

MORAIS; O DONO DO JOGO. Comandou o espetáculo. Realmente é um jogador de muita habilidade. Lamento a situação do pênalti.
Mas isto é falta de comando, falta de um técnico de pulso.

Resultados bons:
VASCO 4 x 0 Macaé
Madureira 0 x 2 AMÉRICA
Fluminense 2 x 2 RESENDE

Nada bom:
Botafogo 4 x 1 DUQUE DE CAXIAS
Flamengo 2 x 0 MESQUITA
Friburguense 2 x 0 VOLTA REDONDA

... tanto fez:
Americano 2 x 1 Cardoso Moreira
Cabofriense 0 x 0 Boavista

Classificação Grupo A:
1. Flamengo, 9 p.g.
2. Fluminense, 7
3. América-RJ, 4
4. Volta Redonda, 3
5. Duque de Caxias, 3
6. Boavista-RJ, 2
7. Macaé, 1
8. Cardoso Moreira, 0

A situação no Grupo A é tão confortável que, agora, quem ameaça o Fluminense é o ameaçado de rebaixamento, o pobre América.

Classificação Grupo B:
1. Vasco, 9 p.g.
2. Botafogo, 9
3. Friburguense, 6
4. Madureira, 6
5. Americano, 3
6. Resende, 2
7. Cabofriense, 2
8. Mesquita, 1

O próximo adversário do Vasco será o Cardoso Moreira, domingo, às 16 horas, em São Januário, pela 4ª rodada da Taça Rio.
Com certeza o Vasco deverá jogar com um time misto, a fim de poupar alguns jogadores para o jogo contra o Bragantino, em Bragança Paulista, na próxima quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Para finalizar, eu digo que o Vasco está dando espetáculo, mas não se enganem: estamos montando time para enfrentar apenas os pequenos.
Não estamos aproveitando os pequenos para treinar como jogar com os grandes.

Eu tenho falado aqui e ontem Edmundo afirmou a mesma coisa: o Vasco só tem um volante e com um volante e dois zagueiros, vai se dar mal contra os grandes.
E aí vai mudar o sistema em cima da hora, um outro sistema para o qual não foi treinado.
O Vasco está perdendo o seu precioso tempo.

Anônimo disse...

mais um jogo simples. Valeu pelos 3 pontos. Gostei do Morais e do Tiago, senti a falta do Jean.

Estamos chegando

Saudações
PS O Morais devia ter ficado na dele.

Anônimo disse...

Jogador não tem que decidir em campo quem bate pênalti.
Esta ordem tem que ser superior e todos a acatam.
Ontem, foi uma situação constrangedora para o Tiago. Mas ele sabe que a torcida está com ele.
Edmundo não sabe bater pênalti e Morais é apenas um pouquinho menos ruim.
O melhor do Vasco é Tiago.
A torcida tem que fazer a maior manifestação possível e exigir Tiago.

Anônimo disse...

Acho realmente que o time está melhorando. Amigo Vinicius eu tenho o mesmo pensamento com relação à postura do Alfredo Sampaio.

Essa história de quem vai bater o pênalti, ainda vai acabar mal. O Alfredo precisa definir com urgência quem bate, quando e em que situação de jogo.

Mais uma goleada é sempre motivo de alegria.

Abraços

Anônimo disse...

Vasconcelos, Morais não ficou na dele nem Edmundo fica na dele.
O comando do Vasco é fraco.
Se não contornar esta situação urgente, vai dar problema e pode, inclusive, rachar o grupo.

Ontem, foi uma situação constrangedora para o Tiago.
Após o cochicho com o Morais, teve que voltar o campo inteiro.
Digo e repito: isto ainda vai dar problema.
O Alfredo Sampaio, quando questionado, disse que o Vasco tem 5 batedores e bate quem estiver melhor.
Palavras de um técnico de um clube de massa como é o Vasco.

Anônimo disse...

Manual do Secador.
Preparem-se porque vocês vão ter motivos de sobra. Vejam.

- BOTA PRA SECAR:
Se o Botafogo perder para o urubu, domingo, abre uma chance para Madureira e Friburguense encostarem no forninho. Mas torcer pro urubu... É DOSE.

- URUBU:
o “jogo-treino” de quarta-feira não agradou ao técnico e à torcida. Souza e Ibson se desentenderam e o ambiente na Gávea não é dos melhores.
Urubu promete time misto contra o Botafogo. Na quarta-feira enfrenta o mesmo Nacional que enfiou 3 a 0 no URUBU, SEM PENA.

- FLUMINENSE:
depois do empate de quarta-feira em 2 a 2 contra o Resende, o time dá sinais de que nem tudo são flores. Vai enfrentar o Libertad, em Assunção, quarta-feira, pela Libertadores, e não está tranqüilo.
Mas antes pega o Americano pela Taça Rio, Há quatro anos que o Flu não vence o time de Campos. Quem tinha três atacantes, agora só tem um.
Praga de Bacalhau?

Anônimo disse...

Goleada ontem e hoje dia de relembrar o Expresso da Vitória.

Há 60 anos, Vasco ganhava primeiro título internacional de um clube brasileiro
Os vascaínos têm hoje um grande motivo para se orgulhar. Há exatos 60 anos, em 1948, o Gigante da Colina sagrou-se campeão invicto do Sul-Americano de Clubes Campeões. O inesquecível Expresso da Vitória conquistou o primeiro título internacional de um clube brasileiro (*) e, de quebra, assegurou o primeiro caneco do futebol nacional no exterior. Em 1997, a Conmebol reconheceu o título, considerando o Vasco campeão sul-americano.

O time foi ao Chile por ter conquistado o Carioca de forma invicta em 1947. O Colo Colo, além do Chileno do ano anterior, era o anfitrião. River Plate e Nacional detinham títulos argentino e uruguaio, respectivamente. Emelec (EQU), Litoral (BOL) e Municipal (PER) eram os outros participantes.

Depois de estrear com vitória de 2 a 1 sobre o Litoral, o Vasco enfrentou o Nacional. Os uruguaios não seguraram o Expresso da Vitória, que aplicou inapeláveis 4 a 1. Jogadores que cravaram seus nomes na história do Clube da Colina e do futebol brasileiro, como Ademir de Menezes e Friaça, deixaram suas
marcas na goleada.

Na seqüência, foi a vez de o Municipal sentir a força do Expresso.

Agoleada de 4 a 0, com dois gols de Friaça, foi a terceira vitória em três jogos. A partida seguinte, contra os equatorianos do Emelec, terminou com vitória vascaína por 1 a 0.

O excelente início de competição permitiu ao Vasco chegar bem posicionado na tabela às duas partidas finais, contra Colo Colo e River Plate. Contra os chilenos, empateem1 a 1. Finalmente,em14 de março, uma nova igualdade – em 0 a 0 com os argentinos – bastou para a conquista do campeonato.

Na classificação final, o Vasco somou dez pontos, um a mais do que o River e dois à frente do Nacional. Luiz Mendes, comentarista da Rádio Globo e enviado da emissora ao Chile para cobrir o campeonato, deu a medida da importância da conquista vascaína.

– O futebol brasileiro ainda não havia, até 1948, conquistado um título internacional fora de casa. O Campeonato Sul-Americano de Clube Campeões foi sem dúvida um grande feito do grande Clube de Regatas Vasco da Gama – disse o “comentarista da palavra fácil”.
Fonte: Lance-SuperVasco

--

Valeu amigos, análises, manuais tudo perfeito. Espero que o nosso vasco continue mantendo a regularidade!

Bom final de semana

Anônimo disse...

E eu que queria tanto ver o Villanueva......

saudações

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Verdade Murilo! Me perdôem por esse lapso... vou acrescentar agora um PS na postagem mencionando o aniversário dessa conquista tão importante.

A conquista do Sulamericano de 48!

Valeu pela lembrança!!!

Saudações ..../+/....

Anônimo disse...

Vamos devagar, pessoal. Vocês estão exagerando na dose.
Tá certo, é pra secar, mas nem tanto.
Vejam esta notícia que eu encontrei no blog do Gilmar Ferreira, Jornal EXTRA on-line:

O FLA SOB AMEAÇA DE DESPEJO

O momento pelo qual passa o Flamengo fora de campo não é mesmo dos melhores.
Os salários dos jogadores vão para o segundo mês de atraso (terceiro para funcionários e comissão técnica) e há credores recebendo suas dívidas, por ordem judicial, no guichê do Maracanã.

Para se ter uma idéia, uma empresa de segurança contratada na gestão Edmundo Santos Silva ganhou na Justiça o direito de receber, já computados juros e correção, cerca de R$ 10 milhões, dinheiro que tem saído das rendas do clube.

No último clássico com o Botafogo, por exemplo, a cota caiu de R$ 700 mil para R$ 250 mil.
O aperto já gera constrangimento.
Na terça-feira, véspera da partida contra o Mesquita, o clube por pouco não foi impedido de concentrar seus
jogadores no hotel da rede Windsor, na Barra da Tijuca, por dívidas que beirariam os R$ 25 mil.

Para não ficar ao léu, foi preciso que o vice-presidente financeiro José Carlos Dias se responsabilisasse por uma das três parcelas atrasadas _ cada dia de concentração custa cerca de R$ 8 mil.
A direção da rede hoteleira já estuda a possibilidade de interromper o acordo promocional com o clube.

Aliás, circula pelos bastidores da Gávea uma informação que pode dar pano para manga.
Diz-se que, pelo novo contrato com a Petrobras, os jogadores do Flamengo não podem mais tirar a camisa para comemorar seus gols.
Sob pena de serem multados...

VOCÊS VIRAM? A BRUXA ESTÁ SOLTA NA GÁVEA.

Anônimo disse...

Pois é amigo Vinicius você destacou muito bem as duas tristes notas ontem lá na colina. Simplesmente lamentável...Sobre o batedor oficial de pênalti, até o próprio Tiago está minimizando a polêmica. ... disse ele hoje:
"Eu estava confiante e pedi para cobrar. Mas o Morais insistiu e cobrou. Ainda bem que ele fez", brincou.

Também reprovo a atitude do Morais, logo agora que o time está evoluindo ele cria “caso” com a torcida?!

Jared, agora não tem mais jeito a secada já é oficial e com manual e tudo. Rsrsrs

Mais um belo post e a já consagrada PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Saudações invictas
PS Valeu mesmo Murilo. Parabéns Vasco !!!!

Anônimo disse...

A gente chega atrasado aqui no blog e pronto, tudo já foi dito.... Parabéns galera !
Olha Jared, em matéria de secar.... brincadeira hem! Vamos continuar sim.....

Gostei da idéia do link NOTICIAS, só que meu micro ficou lento demais, será algum problema de configuração pessoal, alguém saberia explicar? Meu irmão deu uma olhada e disse que a cpu fica em 100%...Acho que o problema é meu mesmo

Abraços

Anônimo disse...

Valeu Almirante... Valeu Jared..... eu to FELIZ..... Ontem até acertei o placar...

Qual é Gagagabriel e o mosquito?

O Blog cada dia mais completo – compreto para eles. Rsrsrsr

abraços

Anônimo disse...

Sobre o blog X minha máquina não esquenta não Vinicius. Meu irmão já descobriu, era dedada mesmo.

Leleco - gostei do "compreto" hehehe

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Verdade Leleco... eu li que você disse que ia ser 4 x 0... :D

Liso, sobre esse lance do seu computador, não sei dizer.

Pode ser que pelo fato do blog estar mais "pesado", possa estar influenciando nessa demora sim...

Gostaria inclusive que se estiver acontecendo o mesmo com mais alguém, que me avise. Que aí eu tento fazer alguma coisa a respeito...

Saudações ..../+/....

Anônimo disse...

Vinicius,

A entrada do Bonfim deu outra cara ao nosso time, agora temos saída de bola da defesa...resta saber, se o Alfredo será ousado em manter ele de 2º volante nos clássicos.

E um recado pro Dunga:
Dunga cuz### Diniz é seleção !
hehehehe



Abraços !

Anônimo disse...

Concordo com você Vitor.Inclusive se ele se dedicar mais um pouco nos fundamentos, será o bicho!

Vaaassscccooo na era das goleadas

abraços
PS Vinicius, no meu micro tudo legal!

Anônimo disse...

Liso – Geralmente esse tipo de problema está ligado ao internet explorer. A cpu com 100% significa spys, trojans e outros ads, que se instalam no iexplorer e invadem a cpu com requisições inexistentes, é uma grande vulnerabilidade do navegador.Amigo se você ou mais alguma amigo aqui do blog, precisar de um help, é só falar que terei o maior prazer em ajuda-los.

Vascão 100% isso SIM. E o Morais, bateu um bolão e depois vacilou junto a torcida

Abraços da fuzarca

Anônimo disse...

É isso aí, Lenon.
Esse blog cada vez mais se supera.
Agora contamos até com serviço de apoio a usuários para suporte e resolução de problemas técnicos em informática.
Valeu, Lenon. Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

moraisssss......é indiscutivelmente, que o nosso camisa 98 é o dono do time!!! nosso time está crescendo e certamente o vasco irá ganhar título essa ano!!!!amanha vamos ganhar o bragantino por 2 gols e matar o jogo da volta...... grande abraço família vascaina