sábado, 2 de fevereiro de 2008

Vasco 2 x 3 Botafogo - 5a rodada - Taça Guanabara

Dramático e sofrido...

Foi assim o primeiro clássico do ano pra nós.

Tudo bem que eu até tava esperando uma derrota pior, mas o jeito como foi... affff...

Por dois motivos esse post será um pouco mais curto que os outros:

Primeiro porque estou escrevendo imediatamente após o jogo, e a ainda não esfriei a cabeça o suficiente pra ter paciência.

E o segundo (que é em função do primeiro) é que a partir de amanhã estarei fora do Rio até dia 11, e até o presente momento, nem fiz a mala. Como o vôo é amanhã bem cedo... o tempo urge!

Sobre o jogo, um comentário fundamental na minha opinião. Hoje tivemos um exemplo claro do que significa um time ter um técnico, ou não. No nosso caso, temos dois, que somados não dão metade do técnico do Botafogo.

Enquanto Cuca deu uma aula sobre como jogar com uma equipe que tem um jogador a menos, a nossa "cooperativa" técnica mostrou que ainda precisa estudar um pouco mais pra comandar uma clube da nossa categoria.

Pra mim, quando o Sampaio tirou o Alan pra botar o Abuda no intervalo, ele se precipitou muito! Se tivesse esperado um pouquinho, o Vasco ficaria com um jogador a mais, e podia colocar o Abuda no lugar de um volante, e jogar com 3 atacantes da forma certa!!! Mas não, tivemos que aturar um ataque de 3 jogadores de características parecidas (carregar a bola em velocidade [?]), com a entrada do Bruno "Xuxa", aquela mala!!!

Foi mais ou menos o mesmo problema do esquema do Renato no Flunimed, só que inverso. Eles tem 3 centroavantes de finalização e nenhum "corredor". Nós hoje ficamos com 3 "corredores" e ninguém pra empurrar a bola pra dentro, ou até mesmo segurar um zagueiro adversário dentro da área, abrindo espaço pra chegada pelas pontas.

A torcida reclama da arbitragem pelo pênlati do Luizão aos 40 do segundo tempo, mas se a gente for ver, o gol do "Xuxa" também foi irregular, e ficam elas por elas.

O fato é que o Vasco perdeu porque não soube ganhar. Perdeu porque não soube aproveitar o fato do adversário ter jogado sem dois dos seus principais jogadores boa parte do jogo: o Jorge Henrique (contundido) e o Zé Carlos (expulso aos 7 do segundo tempo).

Mas o Vasco perdeu principalmente não ter um plano de jogo definido, com jogadas definidas e responsabilidades definidas. Aliás, no Vasco de hoje existe muito pouca coisa definida: Quem é o presidente? Quem é o técnico? Quem é o craque do time? Quanto paga o patrocinador?

São tantas perguntas...

Sendo assim, serei curto e grosso nas análises individuais. Me perdôem.



Titulares:



Tiago: Não teve culpa em nenhum dos gols e ainda fez boas defesas. Talvez sua melhor atuação até aqui.


Wagner Diniz: Subiu menos que o habitual, mas muito graças à inteligência do Cuca, que se preparou bem pra matar o nosso time capenga, que só joga pela direita. Mesmo assim, foi um dos melhores do time.

Jorge Luis: Foi bem, mas não foi excelente. Fez um gol muito importante, arriscou boas subidas, mas não teve maturidade suficiente pra guardar a posição em algumas oportunidades.

Luizão: Facilmente envolvido no lance que originou o gol da vitória botafoguense. Fez o pênalti e acabou expulso. No resto do jogo, muito chutão pra frente e pra cima.

Calisto: Não temos lateral-esquerdo. Pode colocar qualquer um pra jogar que não muda muita coisa.

Jonílson: Vinha até bem, mas ganhou cartão amarelo cedo e foi sacado, provavelmente com medo de uma compensação da arbitragem pra cima da gente depois da expulsão do Zé Carlos.

Beto: Não teve o mesmo desempenho dos outros jogos. Mas também não pode ser culpado pela derrota, fazendo o dele discretamente.

Leandro Bomfim: Apagado! Somente uma boa chegada num cruzamento do Alan no primeiro tempo (não era pra ser ao contrário?). A bola passou rente à trave. Além disso, foi culpado no segundo gol do Botafogo, ao não acompanhar o Túlio. A imagem é claríssima...

Morais: Ridículo! Provou mais uma vez que não podemos confiar nele em momentos importantes. Se escondeu do jogo, e quando apareceu, pouco fez. Vergonhoso...

Alex Teixeira: Teve uma atuação de média pra boa. Muito mais no primeiro do que no segundo tempo. Na etapa inicial fez jogadas de jogador realmente diferenciado, e quase marcou um golaço! Já na segunda parte, inexplicavelmente parou de receber as bolas, que só iam pro Abuda e pro "Xuxa". Verdade seja dita, ele também parou de procurar o jogo...

Alan Kardec: Não foi bem. Nem poderia! Do jeito que o Vasco está jogando, as chances desse garoto ser "queimado" crescem a cada partida. A torcida já não tá mais perdoando ele. Mas continuo com meu pensamento de que o Vasco é que joga errado, e não ele...



Reservas:


Abuda: Entrou no intervalo no lugar do Alan. Fez uma jogada de Ronaldinho Gaúcho (que originou o primeiro gol do Vasco), e depois ficou achando que era o próprio durante o resto do jogo. Já viu, né? Afff...

Bruno Meneghel: Insuportável! Parece o Papa Léguas correndo de olhos vendados, prestes a se chocar com o primeiro obstáculo. Perdi toda minha paciência com ele. Só fez o gol porque matou a bola com a mão, pois a técnica dele não permite que seja diferente...

Amaral: Me recuso! Amaral não...


Técnico(s): Quem? Ahn? Onde?






É isso, galera.


Como já disse acima, estarei fora do Rio até dia 11.

Provavelmente terei acesso a computador, mas dificilmente poderei ver os jogos.

Sendo assim, postarei alguma coisa só pra registrar, e vocês me ajudam a contar como foi o jogo nos comentários. Combinado?

Então que assim seja...

Bom carnaval pra todos vocês!

Saudações ..../+/....



5 comentários:

Anônimo disse...

Manual do Torcedor – 5ª rodada
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Confira se valeu a pena torcer e secar.

GRUPO A:

O Fluminense tropeça, de leve, mas garante a vice-liderança e está bem próximo de confirmar sua classificação, coisa que o Flamengo já conseguiu.
América e Duque de Caxias já estão eliminados da Taça Guanabara. Os demais, ainda têm chances matemáticas e podem ameaçar o Fluminense.
Os próximos adversários do time tricolor são:
Quarta-feira, no Maracanã: Fluminense x América
Domingo, no Maracanã: Fluminense x Flamengo.

Resultados:
Fluminense 1 x 1 BOA VISTA = bom
MACAÉ 2 x 0 Duque de Caxias = bom
Flamengo 4 x 0 AMÉRICA = péssimo

Falta um jogo, marcado para amanhã, às 16h00, em Volta Redonda: Volta Redonda x CARDOSO MOREIRA

Classificação:
1. Flamengo, 15 p.g. .. permanece na liderança com 100% de aproveitamento;
2. Fluminense, 11 ...... idem em 2º lugar. Aprov.: 73%;
3. Macaé, 8 ............. subiu 2 posições = 53%;
4. Boa Vista, 7 .......... caiu 1 posição = 47%;
5. Cardoso Moreira, 6 . caiu 1 posição, mas tem 1 jogo a menos = 50%;
6. Volta Redonda, 4 .... permanece em 6ª, com 1 jogo a menos = 33%;
7. Duque de Caxias, 3 . segue na vice-lanterna = 20%;
8. América, 0 ........... lanterna da Taça Guanabara, com 5 derrotas.

GRUPO B:

Vasco x Botafogo, foi um jogo onde prevaleceu a bola parada. Mais parada do que a bola só a nossa defesa. Coisa horrorosa.
O único saldo positivo foi que o juiz nos fez o favor de tirar o Luizão do próximo jogo do Vasco.
Com esta defesa, fica difícil sonhar com alguma coisa.
A situação ficou embolada. A derrota do Vasco combinada com a vitória de Madureira e Friburguense, trouxe estes dois times para a disputa da 2ª vaga.
Próximos adversários do Vasco:
Quarta-feira, às 19:30 horas, em São Januário: Vasco x Friburguense (jogo de 6 pontos).
Domingo, em São Januário: Vasco x Cabofriense.

Resultados:
VASCO 2 x 3 Botafogo = péssimo
Cabofriense 4 x 1 RESENDE = ruim
Madureira 6 x 3 AMERICANO = ruim
Friburguense 1 x 1 MESQUITA = bom

Classificação:
1. Botafogo, 15 p.g. permanece em 1º com 100% de aproveitamento;
2. VASCO, 9 ......... continua em 2º, com aprov.: 60%;
4. Madureira, 9 ..... subiu 1 posição = 60%;
3. Cabofriense, 9 ... caiu 1 = 60%;
5. Friburguense, 7 .. continua em 5º = 47%;
8. Mesquita, 4 ....... subiu 2 posições = 27%;
6. Americano, 3 ..... caiu 1 = 20%;
7. Resende, 3 ........ caiu 1 = 20%.

Em tempo: a União da Ilha fez um desfile impecável, maravilhoso.
Deverá voltar ao Grupo Especial.

Anônimo disse...

Cuca 3 Romario e CIA. 2

Foi isso sim almirante que aconteceu....

Abraços

Anônimo disse...

Completando.....

Almirante O XUXA é brincadeira !.........

Gabriel Gago disse...

Rápido e rasteiro:

Se o vasco não tivesse perdido tantas oportunidades no primeiro tempo, ou aproveitado melhor a superioridade numérica no segundo, teríamos ganho esse jogo,mesmo não tendo feito um jogo ótimo.
Mesmo assim, para uma equipe com o pior preparamento dos 4 grandes, e o único que ainda está armando um time, porque até agora não sabemos quem fica e quem sai desse time, o vasco está de parabéns pelo jogo.
Enfrentou o melhor time do campeonato, se impôs, atacou, machucou o botafogo e foi azarado em tomar um chute espetacular do zé carlos quando estava muito mais próximo à marcar que o botafogo, e depois com um penalti feito pelo Luizão, que até então eu tentava defender, mas que ultimamente tá de brincadeira mesmo.
Resumo: dois gols de bola parada, e tomando um baita sufoco, o botafogo deu sorte. e sorte faz parte.
porém, à este ponto vemos que alguma coisa precisa ser feita nessa lateral esquerda porque dois laterais que só sabem atacar num time com uma zaga como a do vasco é suicídio. e alan kardec precisa sair do time. não por sua culpa, por culpa de quem escala!

se eu mandasse nessa pocilga, armava um 3-5-2 real, não falso como o desse jogo e sacava krdec para entrada de edmundo.
quanto à morais e bonfim, um dos dois precisa sair para a entrada de Jean. como os DOIS são instáveis vai ter que ser no cara-e-coroa.

até a volta meus amigos!

Anônimo disse...

Vinicius:

Assisti o jogo em um trailler em Gov.Valadares-MG. Sinceramente, fiquei surpreso de ver o Vasco. Achei que tomaríamos uma goleada histórica. Entretanto, só não ganhamos, pelas razões muito bem citadas por você. Assim sendo, cheguei à conclusão, precisamos urgentemente de um técnico e um atacante que faça gols. Quem sabe, o Edmundo? É sim amigos, pois do jeito que está, até conseguiremos nos classificar à próxima fase(mais pelo regulamento e técnica dos pequenos, do que por próprio mérito).

Nossa defesa continua uma mãe. Qualquer bola alçada na área, é como se o mundo estivesse desabando. Em tempo, se não contratarmos um zagueiro estilo Mauro Galvão, para comandar a galera de trás, estaremos fadados a muitos erros e vexames durante todo o ano.

Conclusão: Você tem toda razão amigo Vinicius: Por enquanto, estamos entregues às moscas, e, ponto.