sábado, 2 de fevereiro de 2013

[Carioca] Vasco 2 x 4 urubu

 

Amigos, em primeiro lugar, desculpem a demora!

Vamos logo ao que interessa:

Perder para o Flamengo é irritante. Não cabe aqui aquele discurso demagogo de que “é um campeonato a parte”. Nada disso. Nesse caso valia três pontos, e só.

Perdemos quando podíamos perder? Sim, mas é outro discurso demagogo.

O honesto é dizermos que perdemos. Perdemos porque jogamos mal, e o Flamengo jogou melhor e mereceu vencer. Ponto.

A ausência de Carlos Alberto foi determinante. E olhando seis meses para o passado, não acredito que estou dizendo isso, mas, C.A é peça fundamental do Vasco hoje.

O ataque se comportou de maneira diferente, não trocou de posições com tanta frequência, o que ajuda a abrir a defesa, e no caso do Flamengo, que jogou fechadinho esperando o Vasco, foi determinante. Não estou dizendo que o urubu jogou na retranca, caso fosse não teria marcado quatro, mas que jogou com a defesa paradinha e três volantes, para anular o ponto forte do Vasco.

Mesmo assim, não foi o ataque que não funcionou; marcamos dois, e ainda tivemos pelo menos cinco chances claras de gol, mais até do que o Flamengo!

O problema é a defesa!

Nos três jogos anteriores, a defesa não foi bem.  Nada a ver com a ausência de um volante do estilo cão de guarda, como alguns afirmam ( o Barcelona joga sem cabeça de área!), mas sim com erros de posicionamento e individuais dos atletas.

Também pudera! da linha de quatro, dois são improvisados, um não joga porra nenhuma, e só Dedé salva. Ou melhor, Salvava, porque o mito pagou os seus pecados na noite de Quarta, através de Rafinha.

É preciso cuidado com o Dedé. Apesar de badalado, ídolo, o zagueiro ainda é joven, e deveria estar focado únicamente em continuar sua progressão. Desde a lesão em 2012 o zagueiro não foi tão espetacular quanto era, e após uma exibição pífia como essa, não se pode deixar abalar,pois tem muito mais futebol do que mostrou. Todos temos dias ruins, mas tanta especulação envolvendo seu nome não pode subir à cabeça.

Mas, como é engraçado a mídia! Todos elogiavam o Vasco antes do clássico, e Quinta ouvi até que “o que tinha de bom no Vasco, era a fraqueza de seus adversários” !

Pera lá ! Flamengo, Fluminense e Botafogo enfrentaram adversários igualmente fracos, e o único 100% era o Vasco!

O que era bom no time do Vasco continua sendo bom. Infelizmente não tivemos no clássico a presença do homem que vinha desequilibrando. Além disso, Dorival Júnior armou um time pronto para acabar com o sistema defensivo do Vasco, com Rafinha e Nixon atacando os laterais com muita rapidez, e voltando para compor o meio. Ao melhor estilo Paulo Nunes e Nélio.

Isso matou o Vasco. Simples assim. Mais do que qualquer coisa, foi uma vitória desenhada na prancheta.

Agora, juntem os cacos. Continuem trabalhando, porque não se pode questionar um trabalho na primeira derrota. Não se iludam, derrotas serão normais este ano.

É claro que precisamos de reforços -ainda mais com a saída de Douglas- mas a torcida precisa entender a situação do clube; não dá para exigir que fulano ou beltrano joguem mais do que sabem, e não dá para esperar que o clube contrate alguém que não se possa pagar. Daqui para o Brasileiro, pouca coisa vai mudar.

Mas pelo menos nas duas laterais já temos reforços; Yotún e Nei. Quem sabe o Sonda não tire o Vasco da UTI?

A palavra do Nildeval:

O que dizer após uma goleada para o Flamengo em plena quinta-feira? Pior, todos acreditavam que nosso time estava em um momento melhor e que a goleada seria nossa, não deles. A velha desconfiança voltou com tudo nesta rodada, já que tínhamos ganhado de times de menor expressão como Resende, Macaé e Boa Vista. Deu para perceber que estes não podem servir de referencia.

Em suma, no primeiro grande e verdadeiro teste do ano, o Vasco ficou reprovado e com nota baixa. Dorme com um barulho desses...

A coisa foi tão tensa nesta noite, que até o Dedé pisou literalmente na bola. Logo Ele... Nossa defesa errou nos quatro gols, sendo generosa, principalmente no gol mais bonito deles, quando o jogador pegou a bola no seu campo de defesa e inexplicavelmente, caminhou toda a extensão do campo, entrou com bola e tudo, sem que ninguém chegasse nem perto...

Fosse um jogo decisivo, hoje nem poderíamos sair de casa, tamanha seria a gozação, mesmo assim, prepare o seu coração para os dois próximos dias, com aquelas velhas e já conhecidas manchetes de diversos jornais, que adoram explorar o Vasco.

O jogo começou totalmente sem graça e foi assim até aos 20 minutos da primeira etapa, quando o Flamengo fez o primeiro gol. Faltou malandragem ao nosso goleiro, que, soltou uma bola fácil nos pés do atacante.

Só assim o Vasco acordou para o jogo, partiu prá cima, mas, no primeiro lance, tomou o contra ataque rápido pela direita, e o segundo gol. Novamente faltou experiência ao nosso arqueiro que, estagnado, viu o atacante escorar para o gol.

Parecia pintar uma goleada já na primeira etapa, quando o Bernardo colocou caprichosamente uma bola na cabeça do Pedro Ken, que, furioso, cabeceou para estufar as redes. A partir deste momento, o Vasco começou a dominar a pelada e poderia no mínimo ter saído para o intervalo com o empate, quando o Felipe, no susto, fez uma bela defesa, a queima roupa. Logo em seguida, num lance bonito, a bola ficou pipocando na pequena área, quando o zagueiro rubro negro tirou dos pés de 03 atacantes vascaínos. Quer dizer, como dá sorte este flamengo.

O Vasco voltou para a segunda etapa totalmente desatento. O Eder Luis perdeu duas bolas fáceis no ataque e o Dakson, ridiculamente tentou sair driblando todo mundo, permitindo o terceiro gol flamenguista. Estava fácil demais.

Incrivelmente Tenório perdeu dois gols feitos, num deles, bateu de bico e fraquinho para o gol. Percebe-se que ainda precisa trabalhar mais, ganhar ritmo de jogo, se quiser voltar a velha e boa forma.

O quarto e derradeiro gol do Flamengo era questão de tempo, e veio num bonito lance, como dito acima, contou com a total colaboração do nosso sistema defensivo. Este gol decretou o fim do jogo para o Vasco, que, embora ainda tenha assistido um belíssimo gol do Dakson (se regenerando na partida e marcando seu primeiro gol com a camisa cruz-maltina), não teria mais fôlego para buscar um resultado diferente.

O fantasma do ano anterior continua. Sem tirar o mérito do adversário, que se superou com suas novas promessas, nossa falta de um centroavante matador parece estar longe de se resolver. Bernardo, o melhor do Vasco em campo, perdeu um gol incrível, daqueles do Deivid, assim como o Eder Luis (este então, nem se fala). Com isso, fica mesmo difícil ganhar um jogo mais complicado.

Finalmente, é sempre bom lembrar que este jogo, por si só, não representa o fim do mundo, mas não se iludam, sem investimentos, principalmente no setor defensivo, dificilmente iremos longe no decorrer do ano. Ficou claro que, depositar todas as fichas em 03 ou 04 jogadores, como Bernardo, Eder Luis, Dedé e Carlos Alberto, é perigosíssimo.

Nada como um dia atrás do outro. O negócio agora é levantar a cabeça, dar a volta por cima e ganhar já na próxima rodada. Abraços e luz ligada no fim do túnel.

7 comentários:

Liso disse...

Uma vergonha de defesa só podia dar nisso.

Zé Julio disse...

Esse nosso ataque precisa treinar mais finalização, não se perde tantos gols assim, o ditado que diz: quem não faz leva é a mais pura verdade.

kiko disse...

Será que esse ano verei o Gigante da Colina de volta? Tá difícil!

Lenon disse...

Coitado do JOHN CLEY, não vai servir nem pra contrapeso numa troca para a 3a divisão. Queimação total.

Ruy disse...

É Gabriel, agora estamos mais do que nunca dependendo do CA.

E o amigo Nildeval tá certo a diretoria bancou toda a nossa esperança no Dedé, Carlos Alberto, Eder Luis e Bernardo, assim não iremos a lugar nenhum!

Liso disse...

Meu Deus, que 1o tempo foi esse? Péssimo, sem raça e nenhuma criação!

Liso disse...

PQP!!!!!!!!!