quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vasco 3 x 1 Ceará, pela 20ª rodada do campeonato brasileiro.

 

Quem conhece a história do Vasco sabe que esse clube é notório em crescer ainda mais na hora da dificuldade.

Foi assim quando os clubes dos burgueses fugiram do Vasco e fundaram a AMEA, no intuito de excluir aquele clube de negros e operários.

Quando, acusado de não possuir estádio próprio, construiu em tempo recorde e com dinheiro de seus sócios o então maior das américas.

E vem sendo assim em tantas partidas vitualmente perdidas ao longo dos anos aonde acabou vencedor.

Não a toa, é conhecido como “O time da virada”.

Portanto em nada me surpreenderia se nesse momento de consternação, surgisse um Vasco ainda mais forte.

Hoje, o Ceará foi o primeiro a provar do veneno: 3 x 1 aonde caberiam quatro, cinco ou seis. E esse “1” graças a um momento de loucura, devaneio e porque não dizer, pire-paque? do Sr. Fernando Prass.

Como não haveria de ser diferente, a partida começou não antes de um momento de fé e oração pelo nosso mestre que graças ao pai, apresentou sinais significativos de melhores hoje.

E apesar da chuva e do horário bizarro da partida, quase seis mil valentes passavam a energia para que os que estavam em campo honrassem o professor.

E como honraram.

Um tal de Romário certa vez disse que “quando o Vasco joga como Vasco, dificilmente perde”. Neste ano sob o comando de Ricardo, o Vasco vem jogando como Vasco. E como foi profetizado, dificilmente perde.

Eu poderia, ainda no intervalo, apostar qualquer dinheiro na vitória de hoje, mesmo com a chuva de gols perdidos por Diego Souza, Alecsandro, e Éder Luís. Após 45 minutos aonde o Ceará não identificou a marca da bola, o gol era questão de tempo.

Ainda que Juninho errasse quase todos os passes que deu.

Não era possível que em um jogo aonde;

  1. Éder Luís infernizava a zaga cearense,
  2. Allan driblava até a sombra,
  3. Dedé dava conta do ataque adversário todo,
  4. e até Marcio Careca atacava

Não ganhássemos.

Então, no intervalo Deus ouviu minhas preces e mandou uma dorzinha marota no “adutor da coxa esquerda” do Alecsandro.

( Mas a “indisposição” do Juninho não foi obra minha)

Aahhhhh… foi o que faltava.

O time voltou ainda melhor e precisou de apenas seis minutos para que o Chico Bento sacudisse a roseira para cima de dois marcadores e tocasse para Elton, que estava aonde um artilheiro deveria estar, cutucar para as redes.

A partir daí, abriu a porteira e foi um jogo de lá ( na área do Ceará) e cá. (na intermediária do Vasco)

Aos 16, Diego Souza correu como Forrest Gump e lançou na medida para Marcio Careca que – pasmem, cruzou na medida para o Tiririca completar de primeira.

A essa altura, Vagner Mancini fez o que fazia aqui no Vasco; nada. O Ceará simplesmente não conseguia parar o Vasco, mas papai do céu sorriu para eles e deu um piti na cabeça de Fernando Prass que, inexplicavelmente, ao lado de Renato Silva e da linha de fundo, tentou driblar Osvaldo na pequena área.

Lógico que ia dar merda, e deu. Washington bateu de primeira e nem Dedé conseguiu limpar a lambança do capitão.

Rapaz… o que passou na cabeça do Fernando Prass? “Vou driblar esse aqui só pra sacanear!” ?

Bom, em menos de dois minutos Allan recebeu na lateral, deu um drible da vaca ( talvez do touro de tão bem feito) e tocou para Fellipe Bastos que consciente mandou nos pés do iluminado Elton balançar as redes do Ceará novamente.

Aí, o Vagner Mancini que não é bobo nem nada, tirou Michel e Patrick para dar lugar a Edmílson e Felipe Azevedo, respectivamente. Resultado: Fim de papo, três a um Vasco.

O próximo, faz-se o favor!

PS: Todos os gols saíram de jogadas pelas laterais. É aquilo que eu sempre disse; futebol se joga pelas pontas.

Notas:

Prass: 3. Poucas defesas de menor dificuldade, um papelão digno de Victor do Grêmio, e a única defesa difícil, na verdade não foi defesa, o camarada chutou em cima dele.

Allan: 7. Um primeiro tempo de habilidade, mas pouca produção. No segundo evoluiu e participou do lance do terceiro gol.

Dedé: 7. A eficácia de sempre, mesmo com um companheiro novo na zaga.

Renato: 5. Menos nervoso que nos últimos jogos, mas limitado. Diversas vezes recuou para Fernando Prass mesmo tendo o time todo no ataque.

Careca: 6. Dentro das limitações que possui, acertou bastante. Não se omitiu de atacar e até fez bons cruzamentos. Deu uma assistência para o Chico Bento, e inexplicável só a sua mania de chutar de longe. Já fez gol na vida o Careca?

Rômulo: 7. Jogo tranquilo do operário, sem deslizes.

Juninho: 4. Uma noite fatídica do reizinho. Erros de passe e pouca produção.

Eduardo Costa: 6. Assim como Rômulo, sem deslizes. Apoiou bastante no segundo tempo apesar de ter perdido algumas bolas.

Diego Souza: 7. Transpiração foi a palavra. Tanto suou que participou de vários lances de perigo. Iniciou a jogada do segundo gol.

Éder Luís: Nota 9. Seria 10 se não tivesse perdido um na cara do gol ainda no primeiro tempo após driblar a zaga inteira. Cruzou uma bola na cabeça do Alecsandro,infernizou a vida da zaga cearense, fez uma jogada linda no gol do Elton, e marcou o dele.

Alecsandro: 4. Uma cabeçada a queima roupa defendida pelo goleiro, de resto, só perdendo gol. Sua melhor jogada foi quando ele NÃO participou do lance, fazendo o corta-luz no lance que o Éder Luís acertou a trave.

Elton: 8. Dois gols. Não fez nada mais que isso, e é o que artilheiro está lá para fazer. Seis gols no campeonato. ( o reserva tem seis, o titular dois. Encerro meu caso)

Fellipe Bastos: 7. Deu velocidade ao meio campo, protegeu as subidas do Allan e tocou para o gol do Elton. Melhor jogo dele neste campeonato.

Bernardo: 3. Pouco tempo para jogar, mas completou paras as redes um lance aonde estava  “um joelho” impedido.

Cristóvão Borges: 10. Não deixou a peteca cair na ausência do patrão, mexeu muito bem no time e soube apontar os erros que o Vasco cometia (ao prender demais a bola na direita no primeiro tempo) para a equipe no intervalo. Deu certo, tanto que os três gols saíram pelas pontas.

Ao mestre, com carinho.

 

FICHA TÉCNICA

VASCO-RJ 3 X 1 CEARÁ-CE

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de agosto de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Guilherme Camilo (MG) e Fabrício da Silva (GO)
GOLS: VASCO: Élton, aos seis e aos 19 minutos do segundo tempo; Éder Luís, aos 16 minutos do segundo tempo
CEARÁ: Washington, aos 18 minutos do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Juninho Pernambucano (Felippe Bastos) e Diego Souza (Bernardo); Eder Luís e Alecsandro (Élton)
Técnico: Cristóvão Borges

CEARÁ: Diego; Patrick (Felipe Azevedo), Fabrício, Erivelton e Vicente; Heleno, Michel (Edmílson), Eusébio e Thiago Humberto; Osvaldo e Marcelo Nicácio (Washington)
Técnico: Vagner Mancini

A palavra do convidado: Léo

Vasco 3 x 1 Ceará

Ao Mestre Ricardo Gomes com carinho.

Vitória de um jogo dedicado ao comandante Ricardo Gomes, que recebeu uma bela e merecida homenagem antes da pelota rolar.

A Carroça desembestada pode aprontar para cima do urubu, em S.Januário, não.

O grande destaque hoje foi o Eder Luís. Simplesmente infernizou a defesa adversária, deu passes milimétricos e ainda marcou o seu. Uma noite arrasadora e um presente ao comandante, que sempre acreditou no seu trabalho.

Um primeiro tempo com muitas chances e com muitos gols perdidos. O Vasco precisa treinar mais as finalizações, ou, claro, contratar um matador. Foram 06 chances reais de gol e 02 delas com gols quase feitos.

Sem seus 02 laterais titulares, o Vasco criou pouco pelos lados na primeira etapa, mesmo assim, com menos de 04 minutos, foram duas chances de gol.

Talvez pela ansiedade do momento, ou mesmo pela vontade de cada jogador querer fazer o seu e prestar uma homenagem ao comandante, seja como for, ainda tivemos mais 04 chances reais de gol todas elas desperdiçadas pelos nossos atacantes. Numa delas, o Eder Luís fez fila e na hora da finalização bateu fraco e o goleiro defendeu. Na sobra, Alecsandro também bateu fraco, para defesa do Diego. Na outra, Alecsandro quase marca de cabeça, mas ainda não foi hoje que ele desencantou.

O gol não saiu na primeira etapa. Mas, o jogo hoje era mesmo nosso. Praticamente dominamos os 90 minutos.

O Vasco veio mudado para a segunda etapa com Elton no lugar de Alecsandro. Desta vez deu certo. Com apenas 01 minuto quase sai o primeiro gol. Aos 06, não teve jeito. Eder Luís fez belíssima jogada pela direita, passou por 02 e deu açucarada para o Elton, que enfim fez.

O Jogo ficou totalmente aberto, pois, ao Ceará, somente a vitória interessava, que, na parte de baixo da tabela, seria obrigado a reagir. Mas o Vasco marcava muito bem, tanto a saída de bola, quanto o meio de campo.

A0s 16, num contra-ataque mortal, o Vasco, merecidamente, chegou ao seu segundo gol. Linda jogada que começou no campo de defesa do Vasco e foi parar nos pés de Eder Luís. Este gol, Meus Nobres, deixou o Ceará meio que perdido e sendo obrigado a partir para o tudo ou nada.

A carroça só poderia mesmo marcar num possível erro do Vasco, que acabou acontecendo. Aos 19, numa falha incrível e inaceitável do F.Prass, que quis sair driblando, o Ceará marca seu gol de honra.

Sorte, amigos, muita sorte, pois, 01 minuto depois o Elton faz o terceiro, para, frear qualquer reação da carroça desembestada. Que isso sirva de lição para nosso belo arqueiro.

O Ceará só incomodou novamente aos 29 minutos, numa bela defesa do Prass.

Só dava Vasco, que, passou a cadenciar o jogo. Alan, aos 40, ainda perdeu um gol feito, e ficou por isso mesmo.

Estamos vivos. O time não se abateu. Continuamos firmes e fortes rumo ao primeiríssimo lugar.

Aparentemente teremos um jogo fácil na próxima rodada. O América, na lanterna, parece não ter forças para reação.

Aguardemos.

Abraços, recuperação ao nosso comandante e,

Rumo ao título.

10 comentários:

Ruy disse...

Uma noite da Eder Luis para o RG, maravilha!

VASCAOOOOOOOOOOOOOOOOO

Manfredi disse...

Uma noite de gala: a melhora do Ricardo Gomes, a postura do Cristóvão Borges - que soube mexer no time - e a garra do time no 2o tempo.

Vice rumo a ponta!

Abs

Zé Julio disse...

Alô Cristóvão Borges, embrulha o 2o tempo pra presente e manda para o R.Gomes, estamos quase lá.

Vascooooooooooooo

Digo disse...

VALEU VASCÃO..... VALEUUUUU AVAÍ!!

Abs

Lair Dias disse...

Um dia para muita comemoração: Ricardo Gomes em recuperação, uma bela apresentação do nosso time e a justa homenagem ao nosso "professor" em todos os cantos do país (o Botafogo, jogou com o nome dele na camisa).

Eder Luis deu um show!

Abraços

Lenon disse...

Agora eu acho que vai dar Elton como titular! Nosso ataque no 2o tempo estava afinado e veloz!

Sds

Vasconcellos disse...

Que branco foi aquele que de no Fernando Prass, será que ele estava afim de ensinar ao Alecsandro como se dribla?

Boa vascão! Boa E. Luis!

Sds

Murilo disse...

Grande chance de tornarmos lideres no próximo domingo. O Corinthians terá um jogo mais duro lá no Couto Pereira, é só repetirmos o 2o tempo de ontem e não perdermos os gols desperdiçados no 1o tempo.

Eu acredito na volta do Ricardo Gomes ao comando do nossa vascão!


abs

Telmo disse...

Que coisa... a artilharia está na reserva!

Carla Lia disse...

Eu não fazia idéia do quanto o Ricardo Gomes é querido. Emocionate a manifestação de carinho e energia a ele transmitida, com certeza isso influencia em sua recuperação.

Ontem, estava preocupada. A bola não queria entrar. Aí veio o segundo tempo e tudo deu certo. Eder Luis o craque do jogo.

Temos que voltar de Minas com mais 3 pontos. Faremos a nossa parte.

abraços