terça-feira, 9 de agosto de 2011

O peso

 

Na seleção brasileira é assim; Não ganhou a copa do mundo, foi um fracasso.

Não deveria. O maior problema do brasileiro é o ufanismo, é pensar que o campeonato brasileiro é o melhor do mundo, com os melhores jogadores do mundo, que formam a melhor seleção do mundo, e qualquer treinador pode armar duas ou três seleções com os jogadores à disposição.

Nada disso. O Brasil é a seleção mais vitoriosa, possui um passado com alguns dos melhores jogadores da história, o campeonato brasileiro é no máximo equilibrado para baixo, e montar uma seleção digna de seu passado hoje,é difícil.

Quanto mais rápido a torcida e os dirigentes brasileiros assimilarem isso, mais rápido pode vir a se desenvolver um trabalho de longo prazo vitorioso, não um trabalho imediatista e descompromissado com a camisa amarelinha como foi o da era Dunga.

Hoje todos cantam glórias ao Barcelona, com toda a razão; tri-campeão espanhol, base da seleção espanhola campeã europeia e do mundo, e aonde joga o melhor jogador do mundo, Messi.

Mas o que poucos sabem, ou lembram, ou até admitem, é que essa filosofia de jogo e de trabalho culé, foi implantada não por um espanhol, quanto mais um brasileiro, mas um tal Johan Cruyff a décadas atrás, na sua passagem como treinador azul-grená.

O segredo do Barcelona e da seleção espanhola é uma implementação de trabalho que vem desde as divisões de base de La Masia, compromissada com o desenvolvimento daquela jovem promessa dentro da filosofia de jogo da equipe além do próprio desenvolvimento técnico.

Imaginar um trabalho assim no Brasil, onde os clubes são currais aonde os europeus vem escolher os melhores cavalos, é loucura. Mas não custa, dentro do possível, nada imitar, assim como o mundo todo imitou o padrão tático da seleção de 70 comandada pelo Zagallo.

Na era Dunga, o anão da Branca de Neve chegou a dizer que “Não estava preocupado com 2014, mas com o presente”.

Pensando dessa forma, realmente, o Brasil vai continuar revelando craques todos os anos, mas não vai conseguir fazer grandes seleções, porque foi um trabalho nas coxas, imediatista, preocupado em resolver os seus próprios problemas, e não em desenvolver um trabalho a longo prazo na seleção. Alguém consegue me dizer o legado (positivo) que a seleção de 2010 deixou para trás?

A seleção de 62 estava repleta de jogadores de 58, a de 70 com jogadores de 66 ( Pelé, Tostão,Brito e Jairzinho) 94 estava repleta de jogadores de 90, a de 2002 com jogadores de 98.

E para essa seleção que vai disputar em 2014, eu não vejo um único jogador que esteve na África do Sul, em condições de chegar no auge da sua forma na copa. Daí, minha conclusão de que não haverá legado de Dunga.

Claro que alguns jogadores até podem vir a fazer parte do grupo, Como Júlio César, Daniel Alves, Kaká, Thiago Silva, Robinho, e até Nilmar. Na verdade eu INCENTIVO a continuar utilizando estes jogadores, de qualidade indiscutível, com o intuito de dar uma consistência a seleção e orientar os mais novos. Pelo menos num primeiro momento, até que se encontre alternativas mais interessantes.

A copa é só em 2014, até lá muita coisa vai acontecer, muitos jogadores vão surgir, outros vão sumir, e achar que hoje, em 2011 já dá para convocar os atletas que farão aquela seleção é ingenuidade.

Ninguém está feliz com a seleção hoje, eu tampouco. Com esse futebol pouco criativo, um time que é facilmente marcado e perde muitos gols, não dá para se animar, realmente, mas já começar a pedir a cabeça do treinador em menos de um ano de trabalho, é demais.

O Mano perdeu a Copa América, grande coisa. O Dunga venceu tudo antes da Copa do Mundo, e nem por isso seu time teve qualquer chance na hora da verdade, pelo contrário, nunca vi um treinador chegar na copa tão questionado.

Portanto, é preciso dar tempo ao homem para trabalhar. Todo mundo quer saber de “renovação” após uma copa não ganha, mas raramente essas mesmas pessoas têm a consciência de que isso não é feito da noite para o dia. É preciso experimentar, e muito. E nem sempre as experiências são bem-sucedidas, algumas vezes aquele jogador que arrebenta no clube, não joga nada na seleção, ou porque não têm o que é preciso para jogar nela, ou porque precisa de mais ambientação nela.

É o tal “peso” da camisa canarinho.

Só que é preciso haver seriedade, consciência e paciência também. Não adianta convocar o jogador, bota-lo para fazer uma partida e se não gostar da atuação, esquece-lo, como foi o caso de Hernanes e Douglas. ( E também Hulk, que foi convocado com Dunga) Daí a paciência. Não é em um ou dois jogos que será possível determinar o futuro ou não do jogador na seleção.

Também não adianta convocar fulano ou cricrano repetidas vezes mesmo se após meia dúzia de vezes ele não der liga. Aí que entra a consciência.

O que eu acho que o Mano Menezes não pode fazer, é insistir com André Santos, limitado lateral esquerdo e nem sequer convocar um reserva, ignorando o melhor lateral esquerdo do Brasil, Marcelo, por causa de um tal e-mail que teria sido interceptado por ele. Isso é uma rixa pessoal. É preciso que ele sente com Marcelo e diga;

“Prazer, eu sou o professor Luiz Antônio e pretendo contar com você na seleção, você quer ou não?”

Portanto, o Mano tem todo o direito de errar, como qualquer profissional. Ele precisa experimentar mesmo, continuar dando chance aos jogadores novos, em atividade no país, bem como fora dele, tendo em mente que a Copa é daqui a quatro anos. Já que o Brasileiro não se importa com títulos que não sejam a Copa, o importante é chegar LÁ pronto, e não se importar em aprontar um time meia-boca hoje, para ‘Inglês ver”. Só que para isso, é preciso que a torcida, e a imprensa revejam seus conceitos também, porque não adianta o camarada estar trabalhando a longo prazo, e a torcida cobrar resultados imediatos, se não vamos ter outra seleção no estilo Dunga; vencendo aos trancos e barrancos, que quando se deparar com um adversário a altura, não vai saber o que fazer.

Agora, é importante convocar esses jogadores sim, mas tem que pô-los para jogar! De que adianta convocar o melhor zagueiro do Brasil, e deixa-lo no banco em uma partida amistosa? Ninguém vai aprender nada fazendo turismo com a seleção!

Hoje é 09/08/2011, Dez horas e pouquinho da noite, e amanhã teremos Brasil x Alemanha, e o resultado não vai influenciar minha opinião. Não acho que o Mano seja o melhor treinador para a seleção, nem acho que ele seja desqualificado para tal, só queria que deixassem o homem trabalhar em paz, e que deixemos de ser imediatistas.

Nenhum comentário: