quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vasco 2 x 0 Palmeiras, pela 1ª rodada da Copa Sul-Americana

 

Um ótimo resultado, em um jogo não tão bom.

E olha que a equipe da casa entrou com um time bastante modificado se comparado à fatídica derrota para o botaovo;

Elton, Bernardo, Julinho, e Renato Silva assumiram as vagas de Alecsandro, Éder Luís, Careca e Dedé, respectivamente.

Pelo lado dos porcos, apenas Valdívia que está com a seleção chilena desfalcou a equipe de Luís Felipe Scolari.

O jogo do Vasco era de toque de bola, lançamentos e cadência. o Palmeiras era justamente o contrário, buscava um jogo rápido e agressivo, com Kléber, Luan e Maikon Leite cabeceando os ataques paulistas, sempre pelas laterais.

E demorou metade do primeiro tempo para o Vasco fechar esses espaços, a partir daí, o Palmeiras morreu. Marcava muito em cima a linha ofensiva do Vasco, obrigando Bernardo e Elton a receber a bola sempre de costas para a zaga, e sem a velocidade de Éder luís para cair pelos lados, o Vasco acabava caindo na do Palmeiras e sem Felipe para orquestrar o ataque, apesar da apresentação sólida de Juninho Pernambucano, o gigante da colina assustou pouco o gol de Marcos apesar de tanto Bernardo quanto Elton terem tido oportunidades a média distância.

Diego Souza que teve um jogo apagadíssimo, segurando demais a bola e pouco investindo contra a zaga, teve uma sorte “daquelas” aos 42, quando em escanteio (bem) cobrado por Bernardo, a bola explodiu no seu peito e enganou São Marcos. Um gol antes do intervalo era tudo que o Vasco queria.

Na etapa complementar, Ricardo Gomes sacou o valente Jumar para a entrada de Felipe em jogada bastante ousada, mas lúcida; o Palmeiras só atacava pelas laterais, a presença de Jumar no meio, embora ele tenha feito vários desarmes, era dispensável. Fágner e Julinho ( que teve uma atuação longe de brilhante, só que muito, mas MUITO melhor que Careca) foram instruídos a conter seus avanços ainda no primeiro tempo, e no segundo a coisa não mudou de figura, mas o primeiro acertou três bons cruzamentos logo no início, com Elton completando, mas sem sucesso.

A entrada de Dinei no lugar de Maikon no Palmeiras deu certo, e a partir de então o Vasco começou a sentir a pressão paulista. Logo que entrou, recebeu passe de Marcos Assunção e passou a frente de Renato Silva para completar na saída de Prass que salvou com o pé esquerdo uma bola com endereço certo. Pouco depois, em lance muito difícil, Dinei recebeu passe por cima da zaga vascaína e cabeceou para o gol, que foi anulado pela marcação providencial, mas correta de um impedimento.

Foi a vez de monsieur Gomes mexer no time, e Bernardo deu lugar a Leandro.

Aos 30, Diego Souza saiu para que Victor Ramos também estreasse com a camisa vascaína.

E deu certo, o Vasco que jogava nos contra ataques teve um homem a mais na zaga, apesar da atuação afobada do baiano, e teve um homem rápido para puxar um contra ataque mortal, aos 34, em que Leandro na sua melhor atuação com a camisa do Vasco cruzou na cabeça de Elton, meio sem ângulo, cabecear no gol.

Com 2-0, para o Vasco o que importava era NÃO sofrer gols em casa, que é critério de desempate na Sul Americana assim como na Copa do Brasil, e foi o que Fernando Prass garantiu por mais 10 minutos, apesar de que o Palmeiras pouco, ou nada assustou a partir daí.

Considerações:

  1. Não é possível que Fernando Prass não seja merecedor de uma convocação.
  2. Renato Silva sabe o que está fazendo, assim como Victor Ramos, mas ambos ainda estão sem nenhum ritmo de jogo, e garantiram a defesa mais na base da vontade d que outra coisa. Já Anderson Martins, como de costume fez boa atuação, segura.
  3. Julinho não fez boa partida, é de se esperar muito mais dele, mas em comparação ao Márcio Careca, a briga é com Jumar pela lateral esquerda!
  4. Rômulo errou mais passes que o normal.
  5. Juninho foi consistente os 90 minutos. A bola nos pés dele está sempre sobre controle e sua visão de jogo garante que, mesmo sem ter dado um chute mais perigoso, ou assistência, tenha sido um dos melhores em campo.
  6. Felipe e Leandro, cada um a sua maneira foram importantes para a vitória. O primeiro garantia que a posse de bola não fosse mais rifada, e o segundo dava uma válvula de escape aonde tocar a pelota. Além de ter cruzado a bola do segundo gol, em bola tocada pelo Maestro,inclusive.
  7. Diego Souza e Bernardo não cometeram nenhum erro. pelo contrário, foi a falta de ousadia que decepcionou neles.
  8. Elton mostrou o porque venho pedindo sua entrada na equipe. Um Alecsandro em boa fase é bem melhor que o Elton. Mas não é o caso, e o nosso velho conhecido está sempre fazendo um gol importante quando entra.
  9. Quem diria, Ricardo Gomes além de ter acertado em todas as alterações, deu um nó no Felipão. RÁ!

Olha a cara de feliz aí do fera. ( foto devidamente chupada do Twitpic do nosso eterno @ViniciusCRVG )

Vasco 2 x 0 Palmeiras

 

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 0 PALMEIRAS

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de agosto de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (Brasil)
Assistentes: Altemir Hausmann (Brasil) e Erich Bandeira (Brasil)
Cartão Amarelo: Henrique, Thiago Heleno (Palmeiras)
Gols:
VASCO: Diego Souza, aos 42 minutos do primeiro tempo, e Elton, aos 34 minutos do segundo tempo.
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Anderson Martins e Julinho; Rômulo, Jumar (Felipe), Juninho Pernambucano e Bernardo (Leandro); Diego Souza (Vítor Ramos) e Elton
Técnico: Ricardo Gomes
PALMEIRAS: Marcos, Cicinho, Henrique (Maurício Ramos), Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (Vinicius) e Maikon Leite (Dinei); Luan e Kleber
Técnico: Luiz Felipe Scolari

image

Fontes: Vídeo do Youtube, troféu da Netvasco,Foto Flickr Oficial, Foto @ViniciusCRVG.

9 comentários:

Zé Julio disse...

Bela análise Gabriel. Valeu Vasco, levaremos uma excelente vantagem pra sampa.

abs

Digo disse...

Isso mesmo Gabriel, o Prass merece a amarelinha, ontem garantiu o placar!


Começamos bem.....

Sds

Paulo da Cancela disse...

Ricardo Gomes vai precisar montar um belo esquema para domingo, Felipão vai querer surpreender.

Bela vitória, apesar de não ter sido nenhuma grande exibição do nosso time.

Um bom dia dos pais a todos.

abraços

Liso disse...

Gol na sorte, Elton com vontade de jogar, é bom ver o Vasco assim....

Te cuida Alecsandro.

Manfredi disse...

Juninho está muito bem. Alecandro realmente precisa de um banquinho, Elton nele.

Prass, a muralha.

sds

Vasconcellos disse...

Acho que agora Alecsandro e Careca esquentarão o banco.

Segura o Felipão no domingo e no jogo de volta, temos vantagem de sobra, se ficarmos na retranca será dureza!

Valeu Vasco......

saudações

Carla Lia disse...

Destaco o esforço do Leandro que acreditou numa bola difícil e deu um belo passe pro gol do Elton e o próprio Elton, que se não foi tão produtivo, mostrou boa colocação na área no momento certo.

Domingo, outro jogo e outra escalação.

Bom dia dos Pais a todos.

Abraços

Manfredi disse...

Amigos, eu queria me referir ao Julinho e não Juninho, o nosso reizinho!

abs

Breno Ferreira disse...

Não foi uma atuação de gala, mas o Vasco jogou pro gasto. A vitória mostrou muito coisa: mostrou que o Vasco não se abateu pela derrota no clássico, mostrou que o elenco é forte, mostrou que mesmo priorizando o Brasileiro vai em busca da Sul-Americana e mostrou que Elton merece vaga no time. Falei mais sobre isso em minha coluna no Blog 'Sou Cruz De Malta'. Que quiser, pode dar uma conferida:

http://soucruzdemalta.blogspot.com/2011/08/uma-vitoria-que-mostra-muita-coisa.html


http://soucruzdemalta.blogspot.com/