quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O retorno

 

Saiu a lista dos convocados para o amistoso contra Gana dia 5 de Setembro em Londres.

E a surpresa ficou por conta do retorno de Ronaldinho à camisa canarinho após nove meses. Merecidamente.

O Gaúcho teve um início muitíssimo fraco no urubu, dando todos os motivos para chacota, mas a verdade é que a algum tempo vem trocando a indolência pela competência que lhe rendeu o título de melhor do mundo duas vezes. O físico é outro, mas o Ronaldinho de hoje, jogando o que está jogando, tem uma vaga certa na seleção. Até quando, não dá para saber. Não é possível dizer que em 2014 ele ainda tenha fôlego para defender a seleção, é quase certo que com a vida que ele leva fora do campo, não. Mas isso não quer dizer que ele não possa desempenhar um papel importante para a criação do time de 2014, hoje.

Como eu já disse antes, um dos problemas que o Mano tem que conviver é a falta do jogador que desequilibra. Não temos um Messi, um Villa, Um Cristiano Ronaldo, um Robben, um Sneijder, um Xavi, um Forlán,um Iniesta, um Rooney, e por aí vai.

O Brasil tem um Kaká longe da forma ideal, um Luís Fabiano lesionado, um Ronaldinho que só agora recuperou o bom futebol, um Adriano lesionado e que não joga nada desde que saiu do Flamengo…

Não há um jogador brasileiro hoje, que ponha medo em ninguém lá fora. Neymar? pode vir a ser, hoje ainda não é.

Portanto a seleção precisava e muito, poder convocar um jogador de renome, de currículo, em boas condições físicas, para poder além de agregar experiência ao elenco, impor respeito no adversário.

E digo mais, eu incluía o Kaká nessa lista!

Portanto muito me espanta ver a quantidade de reclamações gerada pela convocação do Jar jar Binks na mídia especializada hoje. Mesma mídia que pressionava, e pressiona o Mano Menezes por uma convocação mais forte.

Se o camarada convoca, criticam. Se não convoca, criticam também. Aí é impossível o treinador ter sossego para trabalhar. Tudo isso porque a data impedirá que os convocados atuem em uma rodada do brasileirão, possivelmente duas. Eu concordo em parte com o treinador quando diz que está fazendo o trabalho dele; como treinador da seleção o seu papel é chamar que está melhor. E discordo quando ele diz que o campeonato não vai ser decidido em duas rodadas; num campeonato de pontos corridos, um pontinho pode ser a diferença entre o primeiro e segundo lugar.

A seleção vai levar jogadores dos quatro primeiros times da tabela: Corinthians, Flamengo, Vasco e São Paulo. Portanto, nenhum time pode alegar que foi prejudicado intencionalmente. Serão 14 partidas ‘prejudicadas” pela convocação, sendo a mais importante Corinthians x Flamengo. Pode até se dizer que o Flamengo perde mais com Ronaldinho que o Corinthians com Ralf, mas agradeçam ao presidente da CBF, que inclusive é Flamenguista.

Só que a culpa não é do camarada que a CBF escolheu para comandar a seleção; Ele está fazendo o que é pago para fazer, e claro, tentando garantir o emprego dele, já que o cargo de treinador da seleção balança mais que limpador de janelas na ventania.

A culpa, é da CBF do nefasto Ricardo Teixeira, que marca esses amistosos caça-níqueis longe do Brasil em datas com rodada do brasileirão. Se tivéssemos um calendário sério, essa partida seria entre uma rodada e outra do nacional.

Então não me venham reclamar do Mano por tentar convocar os melhores.

No mais, gostei da convocação. Da nova chance a Marcelo, Hulk, Leandro Damião… da ausência do frangueiro Victor, do comediante André Santos, e da saída do (ótimo) lateral Maicon para poder testar o Danilo do Santos.

O caminho é esse; testar. Dar oportunidade aos jogadores que se destacam aqui, mesclando com outros mais experientes para não perder o “corpo” da seleção.

Agora, vamos torcer para que o Ronaldinho jogue aonde está arrebentando, que é no ataque, e não na posição de Ganso. Também que este último não tenha que carregar a bola sozinho e ser responsável pela criação o tempo inteiro.

E principalmente: Que se ponha o Dedé em campo.

Confira a lista:

Goleiros: Fábio (Cruzeiro), Jéfferson (Botafogo) e Júlio César (Inter de Milão);
Laterais: Adriano e Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Santos) e Marcelo (Real Madrid);
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Lúcio (Inter de Milão) e Thiago Silva (Milan);
Meio-campistas: Elias (Atlético de Madri), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Lucas (São Paulo), Lucas Leiva (Liverpool), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Paulo Henrique Ganso (Santos), Ralf (Corinthians);
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), Hulk (Porto), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Robinho (Milan) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo).

5 comentários:

Caio disse...

Dedé neles, dessa vez será titular!

Que noite bela essa quinta-feira:

Gostei disso - FR4MENGU1NHO !!!

Carla Lia disse...

Parabéns VASCO DA GAMA!


113 ANOS.

ABS

Liso disse...

valeu reizinho.... nada de recuar agora hein!

Liso disse...

Perdemos o toque de bola e entregamos o empate, voltamos pior do vestiário.

Ruy disse...

algum problema Gabriel?
abs