quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vasco 2 x 0 Avaí, 2ª mão da Semi-Final da Copa do Brasil

 

Como eu dizia anteriormente: “Só acaba quando termina”

E seguindo a tradição vascaína de superação, de virada, de conquista pelo caminho mais difícil… o Gigante da colina foi na ressacada, lugar que só nos traz boas memórias, e ao invés de ser atropelado, como um fulano do Avaí disse… atropelou.

O Vasco não tomou conhecimento do Avaí, o Vasco surrou o Avaí, foi um 2 x 0 com um gol contra sim, e mais um pênalti ignorado em Diego Souza, um impedimento inventado no gol de Alecsandro, e mais uma jogada em que o próprio perdeu na cara do goleiro.

Em suma, foi tudo aquilo que não pudemos comemorar em São Januário: Um jogo em que o clube maior, com o time melhor, que jogou mais, venceu.

Porque teve a coragem de atacar desde o primeiro minuto.

Porque teve a vontade de ir em todas as bolas, em todos os lances, em todas as jogadas.

Porque mostrou que camisa não ganha mais jogo, mas ajuda.

Porque teve a humildade de não se deixar levar pela vantagem.

Porque todos, do mais técnico ao menos, fizeram uma partida quase perfeita.

E como meu compromisso é com a verdade, não necessariamente com a coerência, posso dizer: Alecsandro mesmo perdendo um gol feito, foi decisivo.

Fica até difícil falar individualmente, porque de maneira geral todos jogaram muito bem a exceção de Allan que continua sendo o ponto fraco do time, deixando um vão na lateral direita. Alguns se sobressaíram como Diego Souza que fez um belo gol, chutou uma na trave, deu chapéu, pintou o sete como diria meu velho pai.

Felipe foi preciso nos passes, guerreiro, 33 anos roubando bola na defesa…

Éder Luís que infelizmente saiu sentido uma fisgada na coxa ( presente do nefasto Allan) vinha tendo uma atuação daquelas que nos acostumamos em 2010: Muita velocidade, dribles e movimentação.

Eduardo Costa fazendo uma partida impecável junto com Rômulo… ( nunca pensei que fosse dizer isso, mas Rômulo hoje é titular incontestável)

A dupla de zaga rebatendo tudo que vinha em sua direção…em alguns lances parecia que Dedé sabia o que o atacante do Avaí ia fazer antes mesmo dele…

Fernando Prass seguro, encaixando quase tudo…

O pior foi nas laterais, que Allan e Ramon não conseguiam prevenir os avanços de Julinho e Romano. Este último felizmente improvisado mesmo quando acertava, a bola caia no pé ruim. Já vem sendo o calcanhar de Aquiles do Vasco a algum tempo esse espaço nas laterais, que já era grande com Ramon e Fágner, e agora é maior ainda com Ramon e Allan. Hoje novamente, Julinho que é um baita lateral esquerdo, ganhou quase todas as jogadas com Allan. Desta vez, ele foi menos mal, mas podem assistir os melhores momentos do Avaí: quase todos os lances passando pelos pés do Julinho.

Coletivamente o Vasco foi superior. Um time compacto no ataque e na defesa, com muita posse de bola e errando poucos passes, e justamente por isso, e pela vitória, incontestável, fica difícil apontar defeitos. Mas eles existem, sempre dá para melhorar, mas se o Vasco joga assim sempre, se jogar com esse espírito e essa dedicação aliados claro, a competência, a Copa do Brasil é nossa.

Muitos de vocês já tinham desistido não é? Eu nunca desisto e o Vasco também não.

A oposição deve estar muito puta agora, porque não vão poder soltar nenhuma nota na imprensa amanhã dizendo que a “derrota era anunciada”.

FINAL meus amigos!

VASCO!…/+/…

 

O JOGO

Como o 0 a 0 não servia, o Vasco se propôs a jogar como se fosse o dono da Ressacada. E o fez com grande categoria. Desde o apito inicial, foi para cima do Avaí e sem se desorganizar na defesa. Para surpresa da torcida catarinense, a equipe da Colina abriu o placar logo aos três minutos. Felipe cobrou falta do lado direito, e Revson desviou de cabeça na direção do próprio gol: 1 a 0. Ele já havia marcado contra nas quartas de final, no Morumbi, contra o São Paulo.

Poderia se imaginar que o Avaí fosse se lançar ao ataque alucinadamente para tentar a reação, mas, atordoado, o time viu o Vasco se manter superior em campo. Com um alto índice de acerto nos passes, os cruz-maltinos foram criando chances em sequência. Felipe assustou com um chute de fora da área. Depois, após boa jogada de Allan, Diego Souza também esteve perto de ampliar, mas o defensor impediu. Os cruz-maltinos reclamaram pênalti.

Eder Luis era um dos que mais destacava. Incansável também na marcação, ele era o motorzinho que levava o Vasco ao ataque. No meio, Felipe organizava com o meio de campo com a técnica de sempre. A superioridade em campo logo se refletiu no placar novamente. Aos 34 minutos, Alecsandro deu ótimo passe para Diego Souza, que, com só tocou por cima do goleiro Renan e viu a bola parar no fundo da rede: 2 a 0.

Com a defesa vascaína bem postada, o Avaí teve poucas oportunidades claras de chegar ao gol. A melhor foi uma bola na trave após chute de Julinho, que com seus avanços pela esquerda, era o mais perigoso dos jogadores da equipe catarinense. Durante a primeira etapa, o técnico Silas tentou deixar seu time mais ofensivo com a entrada de Rafael Coelho na lugar de Acleisson, mas a mexida não surtiu muito efeito.

Na volta do vestiário, o Vasco tentou não recuar demais e trazer o Avaí todo para o seu campo de defesa. Com Diego Souza inspirado, a equipe carioca seguiu muito perigosa. Por duas vezes o time acertou a trave, com o camisa 10 e com Ramon. O técnico Ricardo Gomes foi obrigado a fazer duas substituições por problemas médicos. Bernardo entrou na vaga de Eder Luis, com uma lesão na virilha, e Marcio Careca foi lançado no lugar de Ramon, com dores na coxa.

Não faltava disposição e correria para o Avaí, mas, com um meio de campo sem criatividade, o time catarinense pecava no último passe. A maioria das bolas passava pelos pés de Marquinhos, mas o meia pouco conseguiu produzir. A partir da metade da segunda etapa, a torcida vascaína aumentou a confiança e passou a gritar "olé" a cada passe.

Quando o Avaí conseguia chegar bem, esbarrava no grande dia dos volantes e zagueiros vascaínos, principalmente Dedé, que, por exemplo, travou um chute perigosíssimo de Estrada. Os catarinenses lutaram até o fim, mas era dia do Vasco, que ainda marcou mais uma vez, com Alecsandro, mas o árbitro anulou o gol de forma errada.

O apito final foi a senha para a comemoração vascaína em Florianópolis.

 

Vasco 2 x 0 Avaí

FICHA TÉCNICA

AVAÍ X VASCO

Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 25/05/2011

Público: 16.920 torcedores
Renda: R$ 297.830

Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Auxiliares: Altemir Hausman (RS) e Márcio Eustáquio Santiago (RS)

Gols: Revson (contra), aos 5, e Diego Souza aos 34 do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Acleisson e Marcinho Guerreiro (AVA); Ramon e Allan (VAS)

Avaí: Renan, Gustavo Bastos, Cássio e Revson; Romano (Róbson, 23/2T), Marcinho Guerreiro, Acleisson (Rafael Coelho, 29/1T), Marquinhos e Julinho; Marquinhos Gabriel (Estrada, intervalo) e William. Técnico: Silas

Vasco: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon (Márcio Careca, 16/2T); Eduardo Costa, Rômulo, Felipe (Jumar, 36/2T) e Diego Souza; Eder Luis (Bernardo, 12/2T) e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes

Sem título

14 comentários:

Lima disse...

Se jogarmos desse jeito seremos campeões com certeza!!!

Fomos perfeitos em tudo! Diego deu show, muitas bocas caladinhas agora.

Vasssscooooo

Léo disse...

O Vasco teve coragem de atacar desde o primeiro minuto. PERFEITO Gabriel. Ficamos a perguntar: Porque não acontece isso em S.Januário?

Amigos, caso venhamos a fazer o primeiro jogo em casa, temos que MATAR o confronto logo de cara, não precisa ser tão sofrido assim.

Estamos somente a 02 jogos da tão sonhada taça. Agora vai???

Abraços.

Ps: Reservas no domingo Sr. R.Gomes.
Eu amo o Vasco.

Digo disse...

Nem dormi direito de tanta alegria. Indo pra aula com o nosso manto sagrado!

Eduardo Costa foi um gigante.


Chupa Milton Neves...

TO FELIZ......

Vasconcellos disse...

MARAVILHA....MARAVILHA....MARAVILHA....MARAVILHA....

QUE JOGAÇO, QUE GARRA!

NEM QUERO DESTACAR UM OU OUTRO, MAS AQUELE CHAPÉU DO DIEGO SOUZA, FOI PARA COROAR SUA EXIBIÇÃO.

AGORA, MUITA CONCENTRAÇÃO.

VASSSSCCCCOOOOOOO

Reinaldo disse...

Futebol de campeão ontem! Segura Cutiriba!!!!!!!

Lair Dias disse...

Torci muito por um Vasco aguerrido e determinado, e foi isso que se viu!

Essa fama do Vasco em se apresentar acima do esperado em campos dos adversários, já é o comentário geral no mundo brasileiro do futebol.

Parabéns a todo o nosso elenco.

Estamos quase lá, falta muito pouco!

abraços

Paulo da Cancela disse...

Impomos um ritmo forte e o Avai ficou perdido em campo. Como já disseram aqui, jogamos como um verdadeiro Vasco da Gama. Todos de parabéns!

Só lamento aquele bandeirinha, ter anulado um golaço, onde o Diego Souza deu show. Sinceramente, era pra ter sido de no mínimo 4.

Já colocamos um pézinho lá. Força Vascão.

Saudaçoes

Manfredi disse...

Hoje o dia amanheceu mais bonito, é o Rio de Janeiro com cara de Vasco da Gama!

Quem surfou, fomos nós. Que jogo meus amigos. Felipe é um mestre, é até sacanagem elogiar um só, então parabéns a todos, jogaram muito.

Sds

Manfredi disse...

Continuando...

Estou ansioso por notícias do Eder Luis. Alguém sabe?

Sds

Ruy disse...

É jogar com o América-MG pelo brasileirão, já de olho na decisão.

Parece que nosso engasgado grito vai sair. Se jogarmos com a personalidade de ontem, não tem pra ninguém!

Parabéns RG, ontem vc foi um verdadeiro técnico.

Outro que jogou muito, foi o Eduardo Costa.

Abraços aos felizes amigos!

Murilo disse...

Ainda não sei se gostei da final (jogo de volta) ser lá na casa deles...

Valeu vascooooooooooo

Carla Lia disse...

Tão bonito o Rio com as nossas camisas em desfile.

Agora, precisamos apoiar , muito no 1o jogo!

Abraços

Telmo disse...

Esse é o VASCO que a torcida merece e que se merece tombem!

Novidades sobre o Eder Luis?

Léo disse...

Gabriel e Amigos:

O que achei mais legal nesta sensacional Vitória foi o fato do Vasco voltar a ser Vasco. A impressão que tive era a de que, caso o Avaí fizesse um gol, o Vasco faria mais uns três.

A receita pára o jogo de volta é muito simples. O Vasco precisa DESENCANTAR em São Januário. Amigos, é simples. Vi, revi todos os jogos do Coritiba na Copa do Brasil. Atuando fora de casa. É um time totalmente previsível.

Com certeza eles virão para tentar um empate e de preferência marcando gols. Quer dizer, o empate é o objetivo, o gol, um prêmio extra.

O Vasco jogou muito bem contra o Avaí em SJ. Nosso maior problema é aquele toque final. Gosto do Coritiba, sua imensa torcida, respeito. Agora, convenhamos NE, nosso Vascão tem TUDO para decidir já nos primeiros 90 minutos. Tem sido difícil, tenso, ter que suportar uma longa semana com empates sofridos em casa e aquele velho questionamento na cabeça: “Será que vamos atuar bem fora de casa?”.

Vejam, meus prezados, nosso querido time não precisa inventar, basta jogar tudo que vem jogando com simplicidade. Fico indignado quando o time entra em campo preocupado em não levar gols em casa. Isso é um absurdo. Tem que partir prá cima mesmo, fazer gols, a vitória na quarta-feira será fundamental. Imaginem gente, se vencermos por 2 x 0, o Coritiba vai “endoidar” totalmente no jogo de volta, quando, com um simples gol, poderemos transformar este segundo jogo num simples amistoso.

Neste final de semana teremos os reservas atuando contra o América-MG, uma oportunidade de abrirmos 06 pontos no Campeonato Brasileiro. Detalhe, se ganharmos a Copa do Brasil, o Brasileirão será apenas um detalhe. Sem aquela pressão que é peculiar em time grande, os jogadores poderão fazer um restante de temporada sem nenhum compromisso.

Sem modéstia, chegou a nossa vez. São vários anos de sofrimento. Galera, este título tem que vir de qualquer jeito.

A receita é simples. O Vasco tem que ser Vasco (SÓ ISSO) em São Januário.

Abraços, bom final de semana, muita ansiedade no aguardo do jogo de quarta-feira.

Ps: Que comemoração aquela do Diego Souza. Contagiante...