quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vasco 1 x 1 Avaí, 1ª mão da Semi-Final da Copa do Brasil

 

É amigos…complicado!

Complicado um time jogar para frente, em cima o tempo todo, criar pelo menos três ou quatro chances e não marcar. É a mesma coisa que você flertar com uma menina a festa toda e no final das contas não ter chamado para sair.

Não se pode dizer que o Vasco não fez o que era esperado dele, que era tomar as rédeas do jogo e ditar o ritmo. Nada mais normal para um time da grandeza do Vasco, enfrentando um time sem qualquer tradição como o Avaí, com o devido respeito. Não, o Vasco atacou, não fez um futebol “apagado” como as partidas contra o patético-PR criou chances e não marcou por detalhe. E por detalhe, leia-se Alecsandro e Éder Luís.

Logo no início, ficou claro que a partida seria de ritmo intenso: o Vasco tomava a iniciativa, agredia o Avaí, que por sua vez sabia sair em contra-ataque explorando as laterais do Vasco, especialmente a direita. Um velho problema que Ricardo Gomes e alguns torcedores teimam em não admitir.

Allan é um cara que deve receber o reconhecimento de ter ajudado o time em um momento difícil. Mas já passou, e deve voltar para o banco, porque é um jogador que não decide nada, marca extremamente mal, abre uma avenida do lado direito da zaga, e todo jogo. Todo santo jogo, toma um drible escroto e deixa a zaga vendida. Ele joga para torcida, dá um ou dois dribles bonitos por jogo, e essa torcida iludida compra o peixe dele. Eu estou farto de Allan, mais uma vez ele foi decisivo para um resultado ruim do Vasco. O Julinho ontem fez o que quis nas costas dele, e em cima dele fez um belo drible e chutou cruzado para marcar.

Ramon não deixou barato e também jogou mal, dando espaços, mas menos que Allan.

O Avaí teve UMA chance de gol, numa cabeçada de Willian no segundo tempo que Prass defendeu milagrosamente. UMA. O resto, foi bola rebatida, mascada, que explodiu na zaga… e o gol. Numa jogada individual.

Coisa que está faltando ao Vasco.

Um jogador que chame para si a responsabilidade e efetivamente, faça alguma coisa.

Não quer dizer que no time tenha algum covarde que se esconda nos momentos difíceis, não é isso. O covarde está no banco. Não dá para entender o que Ricardo Gomes quer com Alecsandro e Éder Luís no ataque jogando nada, mais uma vez Élton entrou no jogo e deu um uma cara nova ao ataque, muito mais perigoso.

Alecsandro só acertou uma coisa ontem: Ao tocar para Diego Souza logo no primeiro lance de perigo do Vasco. Aliás, foi a única coisa que Éder Luís também acertou. Um lance para cada um, no mesmo lance.

Felipe no primeiro tempo foi outro inútil: Não acertava um passe, e ainda perdia muitas bolas. Felizmente voltou outro jogador no segundo tempo, esse sim o Felipe que conhecemos, e foi o melhor do time na segunda etapa. Diego Souza fez uma boa partida, quase abriu o placar em um lance bonito do Vasco aonde deu tudo certo, ou quase tudo, faltou o zagueiro do Avaí não tirar a bola em cima da linha.

A dupla de zaga começou jogando de maneira perigosa, longe um do outro e aos poucos, graças a muitos gritos de Ricardo Gomes, se acertou. Infelizmente quase no fim da partida, Anderson Martins se lesionou, e deu lugar a Douglas que não inventou e espanou tudo que veio em sua direção. Anderson é dúvida para a partida de volta.

Jumar e Fellipe Bastos não conseguiram parar o Avaí quando tinha a bola. Deram muitos espaços e cobriram muito pouco as laterais. Jumar pelo menos teve o mérito de ter roubado muitas bolas, e individualmente não comprometeu, fez o simples. Foi bem melhor que Fellipe Bastos, que não faz diferença no time a alguns jogos. Defensivamente Fellipe é fraco, nós sabemos disso, mas se ele não oferece apoio ofensivo, se transforma em um jogador ruim, porque marcação não é seu forte.Seu forte é o elemento da surpresa, com chutes de fora da área, e chegada no ataque Só que nesse caso, não era uma opção de Ricardo Gomes, que tinha Rômulo, machucado, e Eduardo Costa, suspenso, indisponíveis para este jogo.

Também na etapa complementar, entrou Bernardo em campo. E nada fez além de tocar para trás.

O Vasco teve um pouco mais de posse de bola que o Avaí, 52%, e o adversário acertou quase sessenta passes a mais que o Vasco…

No segundo tempo o Avaí que já não deixava barato, melhorou, e diminuiu muito a diferença de posse de bola para o Vasco. Tocava a bola cozinhando o galo, e o Vasco pouco fez para muar isso.

No final da partida, quando tudo parecia perdido, Wilson Luiz Seneme marcou um pênalti em cima de (quem?) Elton com muita coragem. Não há dúvida de que houve falta, mas aquela altura, não é qualquer um que colocaria o pescoço em risco.

Diego Souza cobrou bem, e diminuiu consideravelmente os problemas do Vasco para a partida de volta na Ressacada.

Eu acho que o Vasco sentiu a mudança de ter que decidir a vaga fora de casa. Jogou para vencer, sim, mas não soube marcar. Errou coletivamente pouco, e individualmente muito.

Para o jogo de volta, qualquer empate com mais de um gol classifica o Vasco, assim como qulquer vitória. Ou seja, o Vasco vai ter a obrigação de jogar para vencer, para marcar, porque o zero a zero garante o Avaí na final. Portanto, eu acho que o time PRECISA de mudanças. Ricardo Gomes precisa colocar o time agressivo, e trocar as peças que não vem dando resultado.

Eu acho Alecsandro e Éder Luís grandes jogadores, assim como Fellipe Bastos, mas alguém precisa ser sacado. Temos no banco Élton, Leandro e Bernardo que são jogadores de qualidade e quem sabe, têm mais sorte nesse momento.

A íntegra da matéria do jogo pode ser conferida aqui.

20 comentários:

Léo disse...

Pois é Gabriel e Amigos:

O que mais me admirou foi exatamente a passividade do Vasco diante da estratégia do Avai. É incrível, mas o time aceitou com facilidade e nossos principais jogadores não conseguiram absolutamente NADA.

Achei o Felipe apagado, errou quase todos os passes. Lógico, o Avaí marcou muito bem nosso principal jogador. O Eder Luis abusou dos dribles, o Alexsandro simplesmente sumiu e o Diego Souza, esforçado, mas sem muito resultado.

Copa do Brasil é isso aí. As carroças da vida costumam parar os trens e os bondes. Todo mundo sabia do jogo do Avaí. Veio para empatar e, se possível fazer um milagre, ou seja, empate com gols.

Continuo achando que o Vasco, embora não merecesse perder, milagrosamente fôra salvo no ultimo minuto. Uma derrota, seria catástrofe, porém, empate, ficou até de bom tamanho.

Tá difícil? Sim, mas ainda dá. Se o Avai joga pelo ZERO, temos que marcar gol de qualquer jeito. O goleiro deles é bom.

O que me chama a atenção é que o Vasco tem feito suas melhores apresentações fora de casa. Quando 99,9% dos times preferem jogar em casa, justamente para fazer uso do mando de campo, o Vasco viaja o caminho contrário. Aí, meus diletos, está nossa maior esperança. Foi assim contra o ABC, Náutico e At.Paranaense. É verdade que decidimos a vaga em casa, agora, o negócio inverteu.

Gabriel, vamos ver se o RG tem peito para mudar. Uma peça ou outra que não está funcionando precisa de mudança. Élton, Bernardo, Fágner. Precisamos de gols, muitos gols.

Do contrário, todo o trabalho que vem sendo feito será comprometido.

Abraços.

Liso disse...

Repito meu comentário logo após ao jogo!

Põe dose nisso Léo. Mexidas mal feitas pelo RG acabou no azar com o Anderson, assim perdemos a opção do Fagner.

abs

Manfredi disse...

Tá difícil, mas não é impossível!

A verdade é que nosso caldeirão não funciona mais a nosso favor! O Sillas deu um banho no Ricardo, o toque de bolas deles era preciso e armou o jogo em cima do coitado Allan.

Sinceramente, não sou mais 100% RG.

Acho que já demos um bye bye.

Abs

Digo disse...

Como pode o nosso time às vezes ser tão veloz e em outras paradão e perdido sem ter pra onde tocar a bola???? Nisso o Avaí arrebentou.

Temos que apelar pras rezas do bom baiano. rsrsrsrs

Ary disse...

Dificultou...
Vasco não me enganou com aquele gl de penalty,analisando friamente e sem sentimentalismos eu posso dizer que Alan realmente fraco na lateral,alias , as duas laterais são fracas,para mim o unico que salva em todas as partidas é o Felipe,eu fico imaginando um ataque decente sendo abastecidos pelas armadas do felipe.
Do time os unicos que prestam são pass,felipe,dedé..o resto ta bola murcha e acredito que o vasco não vai as finais infelizmente pq o futebol carioca merece um representante.

Ruy disse...

Concordo com o Ary e acrescento o fato de que o Ricardo Gomes continua insistindo nos erros e não conhece o elenco que tem na mão.

Na ressacado, ele, o RG, será mais cauteloso ainda. Voltaremos de lá com uma big ressaca!

Abs

Léo disse...

Amigos:

Nem penso no jogo de estréia do brasileirão. Estou focado no jogo de volta do Avai.

Acredito que o Avai é o favorito para este jogo. Por 04 motivos:

1. Joga no seu campo e tem feito dele sua grande arma;

2. Eliminou Botafogo e São Paulo, dois times da série A;

3. Não precisa fazer gols para ir à final, desde que também não tome;

4. Os jogadores lutarão palmo a palmo, minuto a minuto, como uns esfomeados brigando por um único prato de comida.

Acredito no Vascão por que:

1. Tem jogado melhor longe de sua torcida. Vide jogos contra ABC, Náutico e At.Paranaense;

2. Um raio não cai 03 vezes no mesmo lugar. Sim senhores, o Avai eliminou S.Paulo e Bota, não vai sair por aí eliminando e ganhando de todo mundo né?

3. Favorito não é sinonimo de vitória, vide o próprio Vasco;

4. Uma hora essa turma de come e dorme do Vasco terá que jogar bem não acham? Não é possível minha gente. Que seja na próxima quarta.

Abraços.

Ps: Poupar ou não alguns jogadores para a estréia do brasilião??????

Paulo da Cancela disse...

É amigo Léo, eu fico apenas com as suas seguintes hipóteses:

1. Tem jogado melhor longe de sua torcida. Vide jogos contra ABC, Náutico e At.Paranaense;

2. Um raio não cai 03 vezes no mesmo lugar. Sim senhores, o Avai eliminou S.Paulo e Bota, não vai sair por aí eliminando e ganhando de todo mundo né?

Agora, eu acho que o Avaí vai ter muito mais tranqüilidade no jogo. nossa chance era ontem. Tem mais, Ricardo Gomes anda pisando muito na bola, ainda não entendi qual é a dele! Se ontem faltou calma nas finalizações, imaginem lá na casa deles????

O que mais me preocupa é que não respeitam mais a nossa tradição e, a nossa torcida, tão sofrida, já não cresce como antigamente.

Estou me lixando também para o jogo contra o Ceára.

Saudações

Carla Lia disse...

Eu e todos aqui de casa, estamos desacreditados e tristes.

Abraços

Caio disse...

Gente é muito simples - acabou! Time de incompetentes e mascarados e o Ramon é um dos principais.

kiko disse...

SIM, ACABOU!!!!

Vejam essa afirmação do Bob para a ESPN "Dinamite diz que o Vasco entra no Brasileiro para ser campeão"
hahahahahaha......

Fonte: ESPN Brasil /supervasco


Saravasco

Léo disse...

É Amigos:

A nossa confiança estava toda no jogo em SJ. Quando vi o Avai fazer aquele gol, foi como se estivessem jogando um balde de água fria, ou melhor, gelada em minha cabeça. Posso dizer, com certeza, que a frustração de vocês foi igual ou pior.

É claro que estamos nos perguntando até agora. Mas Avaí? Acreditem Amigos, esperava até uma goleada, mas ela passou longe, bem longe.

Bem, agora, resta-nos um pouco de alento no retrospecto fora de casa na Copa do Brasil. Temos que fazer gol. É aquele negócio, perder de 01 ou de 10 vai dar na mesma. Esperamos que o RG pelo menos faça alterações onde não tem funcionado. Não é possível Amigos, nós, como amadores, neste momento, conseguiríamos armar um time melhor. Brincadeira ter que suportar isso. E olha que todos nós torcemos para que o São Paulo fosse eliminado hein??

Abraços Amigos e confiança.

Gabriel Gago disse...

Eu compreendo o baixo astral de todos, acho que ontem foi um resultado muito, mas muito negativo mesmo.

Mas só acaba quando termina, e eu não sou de desacreditar até que o juiz apite o fim. Portanto, até o momento que acabar a partida na ressacada eu não vou me torturar, porque é uma tarefa difícil sim, mas não impossível, nem de perto.

O Botafogo, que é o botafogo (...) foi lá e só não levou a classificação porque foi roubado.

O São Paulo já não assusta ninguém como antigamente...

E o Avaí tem um time bastante interessante, sim, mas nada espetacular. não é um Cruzeiro ou um Santos da vida...No frigir dos ovos, o do Vasco é bem melhor.

O que realmente falta... é uma coisa que o Léo bem disse: Que uma hora esse pessoal jogue bola!

Porque Alecsandro até agora não mostrou o que veio fazer no Vasco, Éder luís não é nem de perto o jogador que era, Diego Souza a gente nunca sabe quando ele vai comer a bola ou não...
E Bernardo não faz uma boa partida também a alguns jogos.

Mas, uma hora a uruca vai acabar! O Vasco é o time da virada!

De repente essa necessidade de mostrar serviço é o que estava faltando? Agora, o time precisa de uma sacudida sim.
Ricardo Gomes não é um treinador perfeito, todos têm direito de errar, mas ele não pode repetir os passos de PC, e escalar o time pior do que a torcida faria.

Só sendo muito cego para continuar com Allan, Alecsandro e Fellipe Bastos como titular.

Volto a repetir gente:
Eu não tenho nada contra nenhum desses jogadores, são todos bons jogadores, mas fase é fase! Mais vale poupar um cara que hoje não está muito bem e dar chance a outro, do que ficar tentando tirar leite de uma vaca seca: Você só pode tomar um coice!

Zé Julio disse...

Amigos, não entendo o Ricardo Gomes. Todos sabem que a receita é muito simples: tá mal sai, tá melhor entra. Inventar é que não pode! Desse jeito, ele vai acabar queimando o Allan,por exemplo.

Quanto a essa declaração do Dinamite, eu acho que ele esquece que existe o Santos, Inter, Cruzeiro e outros melhores que nós!

Só para lembrar ao Dinamite: O Joel está livre no mercado.

abs

Telmo disse...

Considero o Fagner um dos melhores laterais no Brasil. É ofensivo e defensivamente é bem melhor que o Allan. Portanto, sem querer queimar o jovem e bom Allan, a vaga na Lateral é do Fagner. Por favor, ACORDA, pois lá na ressacada a ordem é atacar!!!

Zé Julio, eu gostaria de ver a prancheta lá pelas bandas de São Januário!

kiko disse...

Mais uma pérola: Eder Luis garante: 'O time não fica no meio do caminho'

Fonte: ESPN Brasil/Supervasco

Não Eder, não fica não, quem fica somos nós. Vocês esquecem rapidinho e depois vão beijar outras camisas por outros gramados.

Saravasco

Léo disse...

Amigos:

Permitam-me chamar-vos a atenção. Estamos nos comportando como se a para estivesse definida. Vamos com calma galera. O jogo é de 180 minutos, onde apenas 90 foram jogados.

Claro é que tudo poderia já estar definido, a nosso favor. As chances foram muitas, mas não deu. Paciência.

Amigos, um golzinho, apenas um poderá mudar nossa trajetória.

Nossa vida é marcada por desafios. No esporte, social, material, profissional, psicológico e até espiritual.

Nosso Vascão atual não transmite lá muita confiança. Mas, vamos analisar com calma. Nosso elenco é bem superior aos 04 que estão na disputa. Isso ganha jogo? Claro que não, mas, insisto, uma hora o Vasco terá de mostrar um futebol digno de suas tradições. Das 04 estrelas atuais: Felipe, Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro, pelo menos duas delas terão que desequilibrar, a nosso favor, é claro. Portanto, fiquemos na torcida.

Nosso grande problema: Saber concluir. Tem que trabalhar este fundamento. E, claro, treinar bastante cobrança de penalidades.

Fé Meus Amigos. Estamos diante do mais importante jogo do ano. Curioso é que, para chegarmos à Libertadores faltam apenas 03 jogos e somente 02 adversários. Fora isso, vem aí o Brasileirão, mas, serão 38 jogos contra 19 adversários. Tem também a tal Copa Sul Americana, aquela que ninguém dá valor...

Pelos jogadores que foram para o jogo no Ceará, dá a entender que teremos mudança na próxima quarta-feira. O Alexsandro ficou, deve ser titular. Volta o Rômulo e talvez o Márcio Careca. Também, convenhamos, não se pode promover várias mudanças abruptamente. Algumas porém, precisam ser feitas já.

É isso Amigos, FÉ. Chegou aquela hora em que as táticas, nós, esquemas, essas bobagens todas não funcionam mais. Resta aos jogadores somente uma alternativa: Colocar o coração na ponta das chuteiras.

Abraços, fé. Ainda dá Amigos. Um golzinho...

Léo disse...

Corrigindo o primeiro parágrafo: Estamos nos comportando como se a PARADA estivesse definida.

Manfredi disse...

Repito: Tá difícil, mas não é impossível!

Estou com o Léo, principalmente nos 4o e 5o parágrafos.

Vamos com fé moçada.

abraços

Vasconcellos disse...

Hoje começa nossa maratona, vamos ter que ter paciência. Diferentemente do Dinamite, eu já me contento com a sulamericana. Melhor que isso, só se melhorarmos muito e se tivermos um técnico corajoso. RG já teve o timaço do São Paulo nas mãos e não arrumou nada.

Só quero saber agora do Avaí.

Bom jogo e abraços