terça-feira, 10 de maio de 2011

Sustentabilidade

 

Nesses tempos modernos ( aliás, quem nunca viu o filme, faça o favor de baixar e assistir) só se fala em sustentabilidade.

É banco falando em sustentabilidade, grandes empresas, órgãos públicos…

Então porque não clube de futebol?

É uma coisa que devíamos cobrar do nosso clube; sustentabilidade

Então o que é “Sustentabilidade”? Trocando em miúdos, ser sustentável é prover e gerir recursos para saciar as necessidades presentes, sem comprometer as futuras.

Aí eu te pergunto: O que fazem Elder Granja, Misael, Fernando,Douglas, Chaparro ( esse têm a desculpa de ser da TRAFFIC que banca uma parte das despesas e colocou de graça no Vasco com a promessa de ser um craque), Patric e Irrazábal no Vasco?

Ricardo Gomes já mostrou que têm um grupo de 16 preferidos;

Os titulares Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins, Ramon, Romulo, Fellipe Bastos, Diego Souza, Felipe, Eder Luis e Alecsandro estão sempre entre os viajantes. O goleiro e Eder Luis jogaram todas as 24 partidas desse ano. Atrás deles vêm Romulo (23 jogos), Dedé (22) e Felipe (21). Entre os reservas, Bernardo entrou em campo 15 vezes. Fágner, 13, e Eduardo Costa, 14, e estão sempre jogando. Diego Souza e Alecsandro, apesar de só terem jogado dez e nove vezes, respectivamente, têm lugar marcado, pois chegaram ao Vasco apenas no meio do Estadual e dificilmente ficam fora da equipe.

Mais atrás temos Enrico, Elton e Leandro que volta e meia entram no decorrer das partidas.

E inexplicavelmente, Jéferson entrou pela última vez em campo dia 27/03 contra os tricoletes das Laranjeiras. (O que Enrico e Caíque têm que o Jéferson não têm, eu não sei)

Tudo bem, o técnico pode e deve ter na cabeça um grupo de jogadores de confiança, isso é esperado.

Também se pode argumentar que o Vasco estava envolvido com reta final de Carioca e Copa do Brasil, e portanto precisava ter os melhores em campo.

Agora, o que eu não posso aceitar, é o Vasco ter Elder Granja sob contrato, e o desgraçado comer e dormir e chega fim do mês receber normalmente. Tudo bem, ele é fraco. Mas será que essa peste nem vendo titular e dois reservas de lesionando, ao ponto de RG improvisar Allan na lateral consegue fazer uma sombra pra ele, criar uma dúvida na cabeça do técnico? Porra, então pelo amor de Deus, vende, empresta, dá esse encosto para o primeiro que aparecer! Pombas, parece que não têm empresário!

Misael é um coitado, que PC Gosmão inventou, contou o maior caô que ele jogava bola, e… quando foi que ele jogou mesmo?

Fernando se livrou da concorrência de Jadson Vieira, e nem assim no banco fica, sendo preterido por Cesinha. Tudo bem que está lesionado, ou estava lesionado… mas a ultima partida dele com a camisa do Vasco foi em 06/02, substituindo Anderson Martins e foi o pior em campo.

Douglas ( o zagueiro) vestiu o uniforme duas vezes ( três com um amistoso) aonde levou a nota mais baixa do troféu Netvasco em ambas e nas duas perdemos. Outra invenção de PC que não joga rigorosamente merda nenhuma.

Patric e Irrazábal sofrem do mesmo problema: Genético. Nenhum dos dois joga nada e o segundo vive se machucando.

Porra, você têm um lateral reserva, aquele fraco mas honesto, que quando você precisa o iluminado tá machucado… fica complicado. Ainda mais agora que descobrimos que temos um volante que joga de lateral melhor que ele.O garoto Max é tão bom quando ele, e de quebra mais barato.

E olha que coisa: Fágner,Max,Irra,Alan ( mais Elder Granja)na lateral direita, Ramon e Marcio Careca na esquerda.

Já o caso do Chaparro é diferente: A TRAFFIC jura de pés juntos que o moleque é um craque. Ok, já se passaram três meses e nem no banco ficou. O que pode ser considerado até uma coisa boa: Sinal de que temos um elenco de qualidade. Eu não duvido nada que ele seja bom jogador pois de vez em quando lemos na net que ele se destacou no treino… mas essa coisa toda que disseram dele, aí eu não acredito mais.

E engana-se quem pensa que um salário a mais ou a menos não fará diferença. Além do merecido soldo no fim do mês, o clube têm despesas com vestuário, alimentação e logístico com os atletas.

Eu vou tomar a liberdade de chutar ( sem nenhum conhecimento de causa, é verdade) que o Vasco gasta com esses camaradas algo em torno de 50 mil por mês, vá lá…

Poxa, cinquenta barão a mais de caixa dá pra fazer um bocado de coisa! Deve cobrir a folha salarial de quase todos os funcionários do clube, ou fazer uma melhor manutenção no estádio e suas dependências, investir em propaganda…

Eu li esses dias, que o Vasco gasta uma faixa de 37 mil reais com a empresa que fabrica os ingressos cada vez que manda uma partida. Olha aí, aonde que o dinheiro escorre.

Li que andamos tomando prejuízo mandando jogos em São Januário devido aos altos custos de logística e as malditas penhoras que o clube leva das rendas sucessivamente. Coisas que se não cobertas, poderiam ser diminuídas caso o Vasco não desperdiçasse tanto em outros aspectos.

É muito importante sim termos um elenco com opções suficientes para o treinador ter com o que trabalhar, ainda mais quando se disputa competições longas, como é o caso do Campeonato Brasileiro.

Mas é igualmente importante administrar os recursos que são gastos no departamento de futebol, e isso é porque eu estou falando exclusivamente de futebol, e ignorando outros esportes mantidos pelo clube. Além disso podemos destacar por exemplo o Colégio Vasco da Gama. O clube faz uma tarefa social que muitas vezes o Estado não faz.

Será que com a diferença salarial que a saída destes jogadores traria, não seria possível trazer um jogador que efetivamente venha a somar para o time?

Saudações…/+/…

Um comentário:

Digo disse...

Hj para alegria completa Vascão classificado. Bom jogo galera.
abs