domingo, 29 de maio de 2011

Expectativa

 

Uma vez me disseram que as pessoas que pulam de lugares extremamente altos para se suicidarem, já chegam mortas no chão, vítimas de ataques cardíacos pela expectativa da morte.

Nefasto, não?

Pois bem, a expectativa que todo vascaíno está sentindo é justificada: Lá se vão oito anos sem gritar “É campeão”, coisa que o vascaíno se acostumou a fazer desde sempre.

É a tal “Década perdida”, pois apesar de termos sido campeões nacionais em 2001, era válido pelo campeonato de 2010. De lá para cá, a década da ditadura, dos times fracos, dos vexames, dos vices, do “gol mil” pode acabar de uma maneira muito mais condizente com a grandeza do Vasco: Campeão da Copa do Brasil.

Um campeonato que por si só é muito importante já que presenteia o ganhador com uma vaga na libertadores do próximo ano, para o vascaíno é ainda mais importante, é a oportunidade de acabar com três escritas incômodas: A do vice-campeonato já que não ganhamos uma decisão desde 2003. A de nunca ter vencido da copa do Brasil, única taça nacional que falta ao Vasco. E voltar a disputar uma libertadores da américa após 10 anos, desde aqueles dois péssimos jogos contra o Boca Juniors que acabou ganhando a competição.

É a chance do Vasco começar uma vida nova, ou melhor, de retomar a vida antiga, de conquistas.

E a prova de que a torcida está confiando neste time, vem sendo dada durante toda a competição, onde mesmo após a perda da Taça Rio para o urubu, continuou lotando o caldeirão jogo após jogo. Ontem, a procura de ingressos para a final foi tão grande, que houve tumulto em todas as sedes do clube; São Januário, Lagoa e Calabouço. Muita gente vai ficar de mão abanando pois eles acabaram.

E por favor, você que não conseguiu ingresso, NÃO VÁ a São Janú no dia do jogo, porque é isso que sempre acontece em partidas decisivas do Vasco; um mundo de gente que não têm ingresso fica criando alvoroço a entrada.

E olhem que coisa curiosa: A final da CB reunirá os últimos dois campeões da Série B. O Vasco em 2009 e o Coritiba em 2010.

O Coxa merece respeito pois chega a final fazendo uma bela campanha na Copa do Brasil, tal como fez no campeonato Paranaense onde sagrou-se campeão. Não é como o Avaí, time local que apenas recentemente chegou no cenário nacional. O Coritiba é campeão nacional de 1985, e possui tradição de ser um adversário extremamente complicado, especialmente quando joga no Couto Pereira.

Mas não é um timaço. Pode ser mais entrosado que o Vasco, e só. O Vasco é melhor no gol, na defesa, no meio, e no ataque, e se jogar como jogou contra o Avaí, não há a menor chance de perder. Lembrando que o Vasco não sabe o que é perder a 18 partidas.

Para a primeira partida, que vai ser realizada em São Januário e não no engenhão como chegou a ser cogitado, Éder Luís e Ramon ainda são dúvidas. Exames realizados nesta Sexta-Feira não garantiram, tampouco cortaram os atletas da decisão, pois não apontaram estiramento dos músculos, apenas um edema. o caso de Ramon é mais difícil porque o lateral ainda têm dor no local, ao contrário do atacante.

Ramon tem um substituto imediato que é Marcio Careca que vem fazendo partidas consistentes na defesa. No ataque, é outra história…

Já Éder Luís pode ser substituído por Bernardo, o que normalmente acontece, ou ainda por Leandro que recuperou-se de contusão e deve jogar hoje contra o América-MG. A primeira alternativa é a mais plausível.

E por falar no América, que vai ser recepcionado hoje as 18h30 no Estádio Vasco da Gama, o Coelho vai vir com força máxima ao contrário do Vasco que com toda razão, vai poupar os titulares para a decisão da Copa do Brasil.

O time que irá a campo deve ser esse:


 1-Fernando Prass [cap], 23-Fagner, 4-Fernando, 2-Jomar e 43-Max (32-Márcio Careca); 18-Jumar, 21-Fellipe Bastos, 11-Jéferson e 31-Bernardo; 19-Leandro e 39-Elton. Técnico: Ricardo Gomes.

Muito me preocupa ver Fernando Prass escalado para essa partida, porque apesar de contar com um vigor físico invejável para o desespero dos reservas, nunca se sabe quando o azar vai bater na porta. Imagina só se o Fernando leva uma pancada na cabeça e fica de fora da decisão… Alessandro e Diogo são duas incógnitas. A única explicação é que a comissão técnica quer fazer com que Prass alcance a mesma marca do Conca em 2010 de ter disputado todas as partidas do time.

O time, mesmo reserva é bom! São todos jogadores rodados e experientes, nenhuma surpresa a não ser Jomar que substitui o lesionado Cesinha. Se o garoto jogar da mesma maneira que da última vez, com seriedade, estará de bom tamanho.

Não vai ser fácil, contudo. A dupla de zaga tem zero entrosamento, um deles é Junior, e o outro tem 31 anos, volta de contusão e não disputa uma partida a 143 dias. Isso certamente vai ser explorado pelo adversário.

Apesar dos pesares, eu acredito que o expressinho vai buscar mais três pontos e fazer o Vasco ocupar a parte de cima da tabela.

A quanto tempo o Vasco não têm um time reserva de nível?

“Isso prova o quanto o Vasco tem um bom elenco. Poder formar dois times dessa maneira é prenúncio de coisa boa, de título. Após muito tempo, o Vasco volta a montar um time forte, com condições de brigar. Já existia uma base e as contratações para esta temporada foram pontuais e muito bem realizadas”

- Antônio Lopes, o delegado.

2 comentários:

Digo disse...

Hoje teremos + 3 pontos. O expressinho garante.

abs

Léo disse...

Pois é Digo, Gabriel e Amigos:

O Vascão já é o lider, ou melhor, o Expressinho é o lider. Fico imaginando a cara do Luis Roberto, Júnior, R.M.Prado, Márcio Guedes e o desespero da Globo, isso mesmo Amigos, esse povo deve estar com uma dor de cotovelo nuna visto antes.

3 x 0 - o espressinho desbancou Santos, Cruzeiro, Inter, Grêmio, Fla, Unimed, etc, etc, etc.

Se os reservas estão assim, imaginem os titulares...

Mas o que interessa mesmo é o jogaço de quarta-feira. O coritiba vem para o empate. Ao Vascão caberá vencer a retranca, comemorar e partir para o segundo jogo com certa tranquilidade.

Abraços, boa semana e cxoração batendo acelerado.