sábado, 14 de maio de 2011

Elton1 x 1 Atlético-PR, 2ª mão das oitavas de final da Copa do Brasil

 

( Desculpem a demora a postar, mas o Blogger estava retornando erro 503 desde Quinta)

Se estamos na Semi-final, agradeçam a ele.

Já era de se esperar que o Vasco jogasse com o regulamento embaixo do braço, afinal de contas 0x0 ou 1x1 era o suficiente para avançar à próxima fase da competição.

Os adversários são outros, e não é como enfrentar os times pequenos do Rio. Embora muito inferior tecnicamente que o Vasco, o Atlético-PR não é bobo.

Sabedor da obrigação de fazer gols para lutar pela vaga, o time visitante tratou de atacar o Vasco que jogava dentro de um São Januário abarrotado de gente, eu incluso.

E esbarrava nas suas limitações técnicas. Não foi raro ver jogador do time visitante se enrolar sozinho com a bola, mas assim como foi em Curitiba, o Vasco aceitava esse sufoco.

A rigor, o Atlético só foi realmente perigoso quando Nieto entrou em campo, ou quando Paulo Baier cobrava escanteios. Antes disso, era uma pressão no campo do Vasco sem muita objetividade. E por sua vez, o Vasco não conseguia matar o jogo em um contra ataque ou quando tinha a bola, porque muitos jogadores tiveram uma noite bastante apagada.

A começar pela ausência de Rômulo que sentiu lesão no vestiário e deu lugar a Fellipe Bastos que foi fraco na defesa, e só aparecia no ataque errando passe. Muito lento.

Eduardo Costa por sua vez era a aposta de RG logo de início para fechar o meio do Vasco, e na faixa de campo que ele deveria estar ocupando que saiu o gol do Atlético. Além disso, frequentemente largava Paulo Baier sozinho para ser marcado por Allan ou Fellipe.Péssimo.

Felipe e Bernardo nem de longe jogaram o que sabem; O primeiro sempre que tinha a bola encontrava seus companheiros marcados e forçava um passe difícil ( o que a rigor não é sua culpa) e o segundo, bem… o segundo só se fez notar em campo quando acertou a trave em cobrança de escanteio, e quando perdeu um gol certo dentro da área. Mais um jogo como titular aonde Bernardo não faz metade do que faz quando entra no segundo tempo.

No ataque, Éder Luís alternava bons e maus momentos e embora não tenha protagonizado um lance de perigo, ao menos se doava.

Coisa que não posso dizer de Diego Souza. Uma parcela de culpa é do Ricardo Gomes que me inventa um camarada que é meio campo (e nem aí está jogando muito bem), no ataque enquanto o terceiro maior artilheiro do Vasco no Século esquenta banco.

Mas também não é culpa do Ricardo Gomes que esse camarada não corria, não brigava,não dividia uma bola aérea, não chutava uma bola no gol… é brincadeira!!!!! Só posso dizer que Diego Souza no ataque é uma piada de mal gosto e que a torcida estava muito certa quando gritou por Elton no segundo tempo ( como eu) já que em metade de um tempo, ele levou o dobro de perigo ao Atlético do que os outros dez vascaínos no restante da partida.Fez o gol, dividiu todas as bolas, correu… fez tudo que Diego Souza não fez.

Até quando vai durar o castigo do Elton? Acho que de uma vez por todas ficou claro que NÃO DÁ para jogar sem um centro-avante. porra, eu estou cansado de falar isso. Será que eu, um mero torcedor consigo enxergar isso e Ricardo Gomes não?

Agora vamos falar dos laterais e zaga: Eu me surpreendi com a atuação de Márcio Careca. Não só foi consistente na defesa sem dar espaços, soube apoiar mesmo com suas limitações técnicas, e não tinha bola perdida para ele. Nem acredito que seja o mesmo Márcio Careca. Ao final da partida a torcida merecidamente gritava seu nome.

Allan (que as pessoas teimam em dizer que eu não gosto, o que não é verdade eu simplesmente digo que ele não pode jogar de lateral) foi bem no apoio. Várias vezes ele puxava o contra ataque pela direita e não Éder Luís. Agora, na defesa continua dando espaços, marca muito frouxo, de longe. Fágner mesmo sem ritmo foi melhor na defesa que ele e ainda cruzou na medida para Elton.

Já a zaga teve trabalho, muito trabalho, principalmente quando Nieto entrou em campo ( aliás não sei porque ele não é titular daquele time sem graça) com Paulo Baier e suas bolas enfiadas e cruzadas na área. Dedé e Anderson ganharam praticamente todas. O primeiro em um certo lance ganhou uma bola só de chegar perto do adversário, na base do susto. Mas bastou UM cochilo em um lance aonde Felipe perdeu a bola de bobeira no ataque e Eduardo Costa não ter aparecido para que uma bola lançada entre os dois zagueiros resultasse em gol do adversário.

Passamos de fase, que é o que importa. Mas não precisava ser com tanta emoção: Se o Vasco quisesse, dentro de casa, empurrado por 25 mil vascaínos, poderia ter ido para cima do patético e ganho com folgas, porque é infinitamente superior ao time curitibano. Então eu dou nota zero para Ricardo Gomes que fez um futebol feio e covarde nas duas partidas, inventou Diego Souza no ataque, só colocou Elton em campo depois da torcida pedir muito, e viu que estava errado desde o começo.

Será que com o embalado Avaí, decidindo a vaga fora de casa, também vai ser assim?

Vasco 1 x 1 Atlético-PR

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 1 ATLÉTICO-PR

Competição: Copa do Brasil - Quartas-de-final - Jogo de volta

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 12/5/2011 - 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Árbitros Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Márcio Soares Maciel (GO)

Público e renda: Não divulgados

Cartões amarelos: Eduardo Costa (VAS); Robston, Paulo Roberto (APR)

Gols: Nieto 28'/1ºT (APR), Elton (cabeça) 34'/2º (VAS)

VASCO: Fernando Prass; Allan (Fagner, 26'/2ºT), Anderson Martins, Dedé e Márcio Careca; Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Felipe e Bernardo (Jumar, 39'/2ºT); Diego Souza (Elton, 23'/2ºT) e Eder Luis - Técnico: Ricardo Gomes.

ATLÉTICO-PR: Renan Rocha, Rômulo, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Robston (Wendell, intervalo), Paulo Roberto e Paulo Baier; Guerrón (Nieto, 23'/2ºT) e Branquinho (Madson, 17'/2ºT) - Técnico: Adilson Batista.

Sem título

15 comentários:

Manfredi disse...

A escalação do time do segundo tempo, ao meu ver, é a melhor do Vasco. Eduardo Costa e Fellipe Bastos na cabeça-de-área e Éder Luis e Elton (ou Alecsandro) no ataque. Chega de insistir com Rômulo e Diego Souza. Rômulo até que vem jogando bem, mas o Bastos é melhor.

André Brasil disse...

Eu tb acho Manfredi, mas ontem neste caso o Fellipe Bastos estava irreconhecível!

Para mim, Elton tinha que ser titular isso sim!

Alecsandro é bom jogador, matador mas não anda fazendo nada!

Murilo disse...

Essa de jogar pelo regulamento, é a maior furada. O Vasco é grande e tem que ser respeitado, tem que sufocar o adversário e disputar cada palmo do gramado, seja jogando em casa ou fora. Precisa se impor, ter autoridade e ditar o ritmo de jogo, até porque tecnicamente nosso time é melhor do que os demais finalistas.

Saudações

Liso disse...

Esse próximo jogo, tem uma importância marcante! Não podemos vacilar em nada!

Nossa torcida deu verdadeiro show e precisamos repetir o apoio.

Vascão é o Rio de Janeiro na Copa do Brasil....

Valeu e abraços

Pedro César disse...

Com essa postura, vamos perder para o Avaí, que não tem nada a perder e vai jogar pra frente o tempo todo.

Aquele futebol ofensivo do Ricardo Gomes que a gente admirava, parece que acabou.

O Vasco não tem time para jogar atrás, tem time pra jogar à frente! Nossos melhores ficam do meio pra frente.
Na zaga, temos dois laterais pequenos, um zagueiro raozavel e o melhor do Brasil,Dedé, mais um goleiro razoável também.
No ataque, Diego Souza, Felipe, Alecsandro, Elton, Eder, Bernado...
VAMO ATACAR VASCOOOO

Ruy disse...

Pois é, complicamos um jogo que parecia ser mais fácil!

O grande problema está na escalação do time. Temos que ser ofensivos.

Sempre pedi a escalação do Elton e protestava contra aquelas substituições aos 40 e poucos minutos. Que fique a lição!

Sds

Digo disse...

Nosso time continua dando MUITO mole: perde MUITAS chances claras de gol (NÃO PODE DESPERDIÇAR!) e relaxa muito na marcação no segundo tempo aceitando pressão do adversário. Se RG der um jeito nisso, estaremos na final!

Pra dentro do Avaí!

Vassssccooooooo!

Digo disse...

Aê Gabriel, deixei mensagem no outro post e não pintou! Vc tirou? abs

Gabriel Gago disse...

Olá meu camarada Digo

De forma alguma amigo, nunca precisei fazer isso no blog.

Não posso te garantir que tenha sido isso, mas o blogger tem se comportando de maneira estranha a algum tempo. Por exemplo, não está pedindo a palavra de verificação algumas vezes, dá erro ao comentar em outras...
Deve ter sido isso, porque eu nunca excluí comentário do blog,muito menos seu.

Um abraço

Digo disse...

Tava de onda Gabriel, sei que vc não faria isso, coisas do tal erro.

Vascooooooooooooooo

Léo disse...

Gabriel:

Sua análise está perfeita. NOTA ZERO para o Sr. Ricardo Gomes. Como, jogando em casa, contra um adversário tecnicamente inferior, o cara me coloca 05 volantes no meio e NENHUM atacante de origem? Caramba, até quando? Precisava ser tão sofrido? Amigos, o Vasco achou aquele gol. Prestem atenção no que o Pedro disse acima. O Avaí eliminou o poderoso São Paulo, que aliás, estava completíssimo.


Temos todas as chances de passar de fase. Não é possível que vamos entrar com esquema cauteloso na quarta-feira. Temos que partir prá cima, fazer o máximo possível de gols e só então pensarmos no jogo de volta. Dá sim amigos, com Alecsandro e Ramon de volta ao time, vamos completos prá cima deles.

Acredito eu, que com a saida do S.Paulo, nossas esperanças dobraram. Tá com cara de Vasco x Coritiba na final. Antes porém, temos o Avaí que precisava de 03 gols e surpreendentemente conseguiu.

Bom domingo, boa semana a todos.

Gabriel Gago disse...

Eu concordo com o Pedrão, o Avaí é um bom time, já não é surpresa para ninguém, está embalado e tem um jogador que está fazendo a diferença, justamente o Rafael Coelho que não jogava nada aqui.

Além disso, joga sem a pressão do favoritismo.

Se o Vaco entrar contra Avaí e possivelmente Coritiba se tudo der certo, da maneira que foi contra o patético... vamos sofrer muito e quiça chorar mais uma eliminação da CB.

Não dá, o Vasco é um clube grande, com um belo time, um estádio que lota e uma camisa que faz uma parte do serviço sozinha, portanto tem a obrigaçao de partir para cima dos seus adversários, especialmente quando são times pequenos como Avaí, com todo o respeito a instituição a qual aliás eu tenho grande simpatia.

Chega dessa estória de "Prefere ganhar feio ou perder bonito?"
Eu quero os dois, e é perfeitamente possível, como a Espanha mostrou na copa do mundo.
como português até me dói dizer isso, mas é verdade.

Paulo da Cancela disse...

Agora só dependemos da nossa coragem e postura em campo. Ricardo Gomes escala mal o time. Foi ridículo no início do 2º tempo. Orientados pelo treinador, o time demorava para cobrar faltas e laterais e cadenciava o jogo, burocraticamente para deixar o tempo passar, e quase foi punido por isso. Deixaram o Atlético - PR gostar do jogo e só não fomos eliminados por causa do gol do Élton e do gol que o Dedé salvou no final do jogo.

A pressão vai ser grande e temos que voltar a ser grandes.

Saudações

Caio disse...

Que coisa.... Reservas 1 X Patético 1

O Avaí vai ficar na retranca e levar a decisão pra casa. Se não formos ofensivos desde o início, adeus Copa BR.

Espero que treinem bastante as finalizações, perder gol nessa fase e quase igual a gol contra.

Abs

Ruy disse...

Mais uma dedada dessa administração e do D. Jurídico, liminar cancela eleições e Eurico pode se tornar interino. Tá F!

sds