domingo, 8 de agosto de 2010

Vasco x Vitória, 13ª rodada

Saudações amigos!

Hoje começo o post oferecendo a vocês meus votos de felicidades e meus parabéns neste dia dos pais. A minha jornada começou a vinte e um meses atrás e posso dizer que não há nada no mundo que traga tanta felicidade (e cabelos brancos) quanto a paternidade.

 

E o nosso amado gigante da colina nos deu um presente também: A vitória sobre o derrota-BA e a aproximação ao 10º colocado, que por coincidência é aquele clube da Gávea que não possui estádio e em menos de um ano teve três jogadores interrogados pela polícia.

Com isso, acho eu, o Vasco é o melhor clube no pós-copa, PC é o único invicto do brasileirão, e a cada dia nos aproximamos da parte da tabela que nos interessa.

Mas quem não viu o jogo e está lendo isto, pode ter a impressão de que foi mole,certo?

Errado, foi um sufoco dos infernos, 45 minutos de sangue suor e lágrimas após um bom primeiro tempo que acabou com um lance polêmico: Carlos Alberto, justo ele, foi reclamar acintosamente com o árbitro da partida após levar uma falta ( errado) e levou um cartão amarelo. Não contente, cinicamente bateu palmas debochando da decisão do árbitro ( mais errado ainda) que, muito puto, mostrou-lhe o segundo cartão e o expulsou. C.A não contente, continuou batendo palmas ( ainda mais errado, céus!) o que certamente o sr. juiz irá relatar na súmula e possivelmente renderá um gancho ao nosso capitano.

Na volta do intervalo, o derrota-BA logicamente veio pra cima,e restou ao Vasco defender-se como pôde.

Antes da análise da partida que será devidamente surrupiada da netvasco, quero fazer algumas colocações.

  • Nílton, novamente foi preciso. Na segunda etapa, coisa de 30’ disputou uma bola com um jogador do derrota-BA que teve direito até a lance de capoeira. Que garra,coisa de doido!
  • Sei que Éder Luís entrou para gastar tempo com a bola na frente, mas ele não acertou uma em!
  • Primeiro gol de Zé Roberto com a cruz de malta no peito.
  • Dedé fez um partidão, na base do Odvan Style a bola que passava na frente dele era rechaçada. Pode não ser um Cannavaro da vida, mas ele afasta o perigo, a cada dia se firma na titularidade.
  • Felipe joga muito, pena que a idade anda pesando.
  • Fágner NÃO PODE ser reserva do Irrazábal.
  • Boa estréia de Max! Não comprometeu, e deu o passe para o gol. Tirando aquela furada bisonha num rebote logo no início do segundo tempo, fez tudo certinho.
  • Aquele Renato continua pavoroso! Só que na época de Vasco não tinha o apelido de “Xampu”
  • O tal Schwenck é um descontrolado, deveria estar usando coleira, mas…
  • que gandula sacana!

A vitória veio suada, o time mostrou uma garra impressionante para segurar um resultado que podia ter ido para o espaço quando ficamos com um homem a menos, e mesmo jogando o segundo tempo todo assim, não lembro de UMA defesa de Prass. O que mostra que não só a zaga está se acertando, como todo o time entendeu a necessidade de defender. Futebol moderno é assim, a primeira linha de defesa são os atacantes, e PC desde sua chegada cobra isso.Se nosso futebol não é bonito, é altamente competitivo.

A torcida no final da partida gritou a plenos pulmões o nome de PC Gusmão, que admitamos, é um baita técnico! Pena que o Vasco, só o encontrou, e só está se acertando, no desenrolar do campeonato. Quando será que veremos o time chegar pronto no brasileirão?

Outra coisa que merece atenção, diz respeito à arbitragem. Não, não reclamarei da expulsão justa de C.A, mas quero uma explicação de por que Schwenck não foi expulso no lance em que deu um tapa em Fernando. A partida estava parada, Felipe no chão esperando a maca retirar-lhe de campo, e chega Schwenck para dizer-lhe alguma besteira, quando Fernando o afasta de Felipe. Nisso o atacante desfere-lhe um tapa nas costas. Se foi tapa é agressão, e se foi agressão, é para levar vermelho,e o árbitro Wallace Valente, próximo ao lance, fingiu que não viu.

Não sei vocês, mas eu estou farto.O Vasco constantemente é prejudicado pela arbitragem, mas em casa, contra o Vitória, é demais…

O JOGO

Com Felipe, Zé Roberto e Carlos Alberto começando pela primeira vez uma partida juntos, o Vasco começou pressionando. Aos sete minutos, Felipe foi derrubado na entrada da área. Carlos Alberto arrumou com carinho e cobrou. A bola explodiu no travessão e quicou perto da linha. Lee ficou só olhando e torcendo.

O Vitória entrou em campo com três desfalques. O goleiro Viáfara, com uma luxação em um dos dedos da mão direita, e o lateral Nino, com uma lesão na coxa direita, foram vetados pelo departamento médico. Já o experiente meia Ramon foi poupado. Mesmo assim, o time baiano estava bem organizado em campo e conseguia ficar bastante com a posse de bola. Mas faltava pontaria. E os chutes saiam sem direção.

O gol vascaíno saiu aos 22 minutos. A jogada começou com Carlos Alberto na direita, que tocou para Felipe no meio. O meia limpou a marcação e rolou para Rafael Carioca. De primeira, ele passou para Max, que chegava na lateral esquerda. O cruzamento foi rasteiro para Zé Roberto, que chegou pelo meio da área para completar para o gol sem chance para Lee. Um lindo gol. Com a assinatura da trinca de ases da Colina. Vasco 1 a 0. Foi o primeiro gol de Zé Roberto com a camisa cruzmaltina.

No lance de mais perigo do Vitória no primeiro tempo, Soares cruzou para a área e Schwenck completou para as redes... mas pelo lado de fora. Fernando Prass estava em cima da jogada.

No último minuto do primeiro tempo, em um lance bobo na lateral, Carlos Alberto perdeu a cabeça. O meia estava irritado com a marcação que vinha sofrendo e reclamou com o árbitro Wallace Valente, que não gostou do que ouviu e puniu o jogador com o cartão amarelo. Mas aí o capitão cruzmaltino foi irônico e resolveu bater palmas para o árbitro, que na hora puxou o cartão vermelho e expulsou o camisa 19. De cara fechada, Carlos Alberto deixou o gramado mudo e sem falar sobre o lance.

Com um jogador a mais em campo, o técnico Ricardo Silva resolveu partir para o ataque. E o Vitória voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Renato e Henrique entraram no time baiano nos lugares de Elkeson e Bida. Já o Vasco retornou com a mesma escalação. Paulo César Gusmão resolveu deixar Zé Roberto sozinho na frente com Felipe tentando a aproximação com o ataque.

O Vasco recuou e passou a tentar explorar o contra-ataque. Aos sete minutos, o time carioca quase fez o segundo. Rômulo arriscou de longe e a bola foi no ângulo direito. O goleiro Lee se esticou todo para fazer uma difícil defesa e evitar o gol.

Mas o Vitória partiu para o sufoco. E chegava com perigo. Porém pecava ao não conseguir finalizar e sempre tentar um toque a mais. O Vasco não tinha saída de bola e exagerava com os chutões sem direção para tirar a bola do campo de defesa. Aos 18 minutos, Felipe pediu para ser substituído. Estava cansado. Éder Luis entrou no time. Cinco minutos depois, Zé Roberto fez o mesmo. E Fumagalli foi para a partida.

O Vitória teve duas ótimas oportunidades em cobranças de falta na entrada da área. Na primeira, a cobrança de Egídio ficou na barreira. Na segunda, Renato chutou a bola passou por cima do travessão.

A torcida vascaína procurava ajudar o time e vibrava com todo chutão para frente e roubada de bola. Enquanto isso, os gandulas de São Januário passaram a esconder as bolas para tentar ganhar tempo. O atacante Schwenck chegou a se estranhar com um deles.

Com raça, o Vasco se defendeu de todas as formas. E o Vitória insistia nos cruzamentos para a área. Fernando Prass só precisou trabalhar em um chute rasteiro de Henrique. No fim, faltou objetividade ao Vitória. E o resultado foi comemorado como um título pelos jogadores vascaínos.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 0 VITÓRIA

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de agosto de 2010, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Assistentes: Márcio Eustáquio (Fifa-MG) e Guilherme Dias (MG)
Público pagante: 16.865 pagantes
Cartões Amarelos: Carlos Alberto e Dedé (Vasco);Lee, Soares, Wallace, Egídio, Henrique e Schwenck (Vitória)
Cartão Vermelho: Carlos Alberto (Vasco)
Gol: VASCO - Zé Roberto aos 22 minutos do primeiro tempo
VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Fernando e Max(Jumar); Nilton, Rafael Carioca, Rômulo e Felipe(Éder Luís); Zé Roberto(Fumagalli) e Carlos Alberto
Técnico: PC Gusmão
VITÓRIA: Lee; Jonas, Anderson Martins, Wallace e Egídio; Vanderson), Bida( Henrique), Ricardo Conceição e Elkeson(Renato); Soares(Renan Oliveira) e Schwenck
Técnico: Ricardo Silva

A classificação do brasileiro hoje é esta:

tabela

De novidades, a saída de Élton que defenderá o Braga, e Jéferson que irá para o Avaí,  surfar e conhecer a ilha de Lost.

Élton fará falta, o Vasco fica apenas com Nunes de centroavante*, já a saída de Jéferson, para mim, é a permanência de Fumagalli, uma vez que os dois desempenham a mesma função. Como todos sabem, não sou fã do futebol de Fernando Fumagalli, mas pelo menos ele não vive no estaleiro que nem o Jéferson.

Edit:09/08/10

Na verdade, ainda temos Rafael Coelho no elenco. Eu não o considero um atacante de área, um centro-avante de ofício, mas como o próprio se considera,fica aí a lembrança. Se Rafael finalmente se curar de seus problemas, é um cara que eu tenho grande esperança, então fica aqui a torcida para que ele volte a trabalhar com bola logo.

Por hoje é só!

Saudações…/+/…

12 comentários:

Digo disse...

Foi na raça e já estamos em 11. Valeu vascão!

Liso disse...

Um a menos e muita raça, levamos mais esses 3 pontinhos.

Com o trio Felipe, Zé Roberto e Carlos Alberto (sem ser expulso), teremos um belo time.

saudações

Diego Louzada disse...

Muita luta, muito brio e três pontos muito comemorados. Confiante no nosso Vascão, agora vem uma dura sequência de jogos, mas o time mostra força a cada partida.

Abraço e sds vascaínas!

André Brasil disse...

Perfeito, perfeito...
A cada dia melhora, o Vascão, e o blog =]

Pedro SPV disse...

Primeira visita aqui no seu blog, e tenho que te dar os parabéns...
muito bem escrito, e sem aquele rabo-preso que a gente vê por aí...

Sempre Vasco

Anônimo disse...

Vascoooooooooooooooooo!

Paulo da Cancela disse...

A raça foi um belo presente para o dia dos pais. Esse Vascão ainda vai nos dar muita alegria. # pontos e subindo sempre.

A perseguição ao CA continua! cabeça Fria CA, o Vasco precisa de vc!

vascoooooooooooooo

abraços

Lair Dias disse...

Mesmo com a bobagem do CA a hora é de exaltar tudo: técnico, grupo, diretoria e torcida.

Valeu muito pela raça.

Abraços

Manfredi disse...

amigo Lair - E claro que o nosso craque CA vive de cabeça quente e fez bobagem sim, só que eu também acho que a perseguição a ele, ainda vai continuar nesse ano. Lembra do ano passado?

O importante mesmo é que estamos ganhando forma de um time verdadeiro.

Vascoooooooooo..

Abraços

Rodrigo Macêdo disse...

Ótima análise Gabriel. Não tive tempo de postar sobre o jogo de domingo, mas já podemos dizer que o Vasco tem a cara e jeito do PC; defesa segura, organização tática...só falta acertar o ataque, mas isso é questão de tempo e de os recém contratados entrarem em forma.
Haa, valeu pelos primeiros comentários em meu Blog! Em breve colocarei meus links lá e o seu blog vai estar. ;)

http://eternamente-vasco.blogspot.com/2010/08/coluna-jogos-para-sempre.html

Murilo disse...

Diversas notícias apontam para um bom movimento de marketing pró vasco. Isso mesmo diretoria, pecisamos reforçar esse nosso caixa!

abraços

Zé Julio disse...

A globo anda divulgando notícias que irão tumultuar a relação entre o CA e o Zé Roberto. Temos que repudiar essas matérias que estão sendo veiculadas.

Abraços