quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Reversal russa

Olá amigos!

Para quem notou uma pequena queda na atualização do blog, tenho duas explicações:

1) Meu PC andava me tirando, blue screen toda hora.

2) Eu estou de férias, ora bolas…

 

Mas resolvido o problema 1, é chegada a hora de falar meia dúzia de bobagens sobre as últimas do gigante da colina:

Começarei debatendo sobre o “caso Carlos Alberto”

Como todos sabem, C.A é um jogador excepcional. E excepcional também é seu temperamento. Em menos de dois anos de Vasco, ele conquistou a torcida, os dirigentes, uma série B, e os corações de milhares de crianças pelo Brasil. E neste mesmo tempo levou quatro cartões vermelhos e vinte e três amarelos.

É verdade, juro podem conferir aqui!

Números dignos de um zagueiro, ou cabeça de área bem brucutu, Amaral-Style.

Apesar disso, todos amamos ele.

Porém, a imagem que ele começou a desfazer quando chegou no Vasco, parece ter voltado. A de um jogador problemático dentro de campo, pois fora, felizmente deixou de ser.

Essa imagem não foi construída pelos juízes, comentaristas, narradores, ou torcedores, ela foi construída por ele mesmo, e ele mesmo precisa apagar ela. Se ele vai conseguir, é um mistério, não sei nem mesmo se será possível um dia tal feito, mas o fato é que C.A não é mais um garoto promissor mas indisciplinado.

C.A hoje é um jogador reconhecido e desejado em qualquer lugar do país, pai de família e dono de seus 25 anos. A categoria de “promessa” já o deixou a muito tempo, ao contrário de sua habilidade.

Então o que falta para Carlos Alberto chegar à seleção?

Bom, falta ele botar na cabeça que, embora eu entenda que temperamento não se muda de uma hora para outra, que sua raiva tem toda razão de ser, afinal ele apanha o jogo todo vítima de um rodízio de faltas – nem sempre marcadas- , se seus marcadores não recebem cartão, MUITO MENOS PODE ELE.

Senão vira uma reversal russa!( Para quem não conhece o conceito de reversal russa, leia isso)

No futebol da  Rússia, cometem falta, mas quem leva o cartão é VOCÊ!”

Não estou dizendo que ele deva apanhar calado, afinal de contas aquela braçadeira não é só enfeite, o capitão deve sempre ser o porta voz dos jogadores em campo, mas tudo tem o devido jeito de se falar.

Não precisa chegar ao ponto de dizer:

O Sr. excelentíssimo juiz poderia, por gentileza, punir este jogador adversário por cometer esta infração utilizando de força desproporcional e colocando minha integridade em perigo, se não for incômodo?”

Mas que ele deve ter dito alguma palavra cabeluda para o Sr. Wallace Nascimento, deve!

 

Parodiando o Ben Parker: Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.

E usar a braçadeira do Vasco da Gama, não é para qualquer um não, afinal, ela já foi usada por gente do naipe de Bellini,Romário,Mauro Galvão e ELE, Roberto Dinamite.

Grandes coisas para “ Um pedaço de pano”

Ninguém é obrigado a usar a braçadeira, mas a partir do momento que você a carrega, têm a obrigação de dar exemplo.

E mesmo que não usasse, não seria menos grave suas infrações.

Portanto, Carlos Alberto precisava de uma conversa ao pé do ouvido, que já lhe foi dada por PC, e agora é apagar o que ficou para trás e mostrar que quer mudar, afinal, a diretoria fez um baita esforço para garantir sua permanência, e ele precisa mostrar que não foi à toa, e que ninguém taca pedra em árvore que não dá fruto.

 

Seguimos:

Éder Luís foi confirmado no ataque contra o Grêmio Prudente, e a explicação é que ele precisa de ritmo.

Justo. Mas não seria melhor começar com Jonathan, que vinha em grande momento, e em plenas condições, e lançar Éder ao longo da partida?

É chegado o segundo mês de salários atrasados no clube. Zé Roberto admitiu o óbvio, que incomoda, mas não pode atrapalhar.

Todos sabemos a condição financeira do Vasco. Além de muitas dívidas, temos rendas de partidas penhoradas, cotas da TV que já foram antecipadas, receita de patrocínio que não entra, ausência de parceiros alternativos no uniforme que não a Eletrobrás, e 50 mil fanfarrões inadimplentes no programa de sócios.

A parceira com a Eletrobrás se mostrou uma grande furada. Se o clube está atolado em dívidas, firmar parceria com uma estatal que requere certidões negativas de débito, chega ser piada. Ainda assim, tínhamos esperança de após tantos anos sem parceiro fixo, as coisas fossem melhorar. Não aconteceu. Dinamite afirmou que será explorada as costas da camisa e os calções para uma receita extra, além de utilizar a imagens dos novos reforços em ações de marketing. Se isso tudo sair do papel, mais o reforço da Ambev, talvez a situação melhore, mas nada será resolvido se a principal receita, da Eletrobrás, não for recebida.

Para continuar nesse embalo, é preferível talvez acertar com um novo patrocinador, se é que existem interessados, e se a parceria com a estatal acabasse sem nenhum tipo de ônus, coisa praticamente impossível.

Ou seja, não adianta chorar pelo leite derramado, e o jeito é conseguir as malditas CNDs para pagar as dívidas mais urgentes.

 

Juninho Pernambucano foi eleito o craque da década da França.

E não adianta argumentar ; “ Ah, mas também na França…”

Porque na lista ainda havia Barthez,Ribéry, Ronaldinho Gaúcho, Drogba e Pauleta. A escalação do time da década pode ser conferida no link da notícia.

Para mim, mais do que justa, Juninho foi o craque de um Lyon Heptacampeão francês, e que sempre deu trabalho na Champions League. Lá, ele é tido como um Deus, e é para lá que ele voltará após suas aventuras no deserto. Não como jogador, mas como dirigente do clube. E ele têm todos os motivos para isso.

 

Dedé elogia PC Gusmão e diz que o Vasco pode brigar pelo título.

Calma, Calma…

É verdade que no Brasileirão não há bicho-papão, e que o urubu em 2009 ganhou o penta após no final da 13ª rodada ocupar o 10º lugar, mas não vamos pôr a carroça na frente dos bois.

Para um time que a cinco rodadas ocupava a degola e possuía tantos problemas, está aspirando demais nesse momento. Não adianta se iludir, achar que os problemas do time acabara, porque não é verdade. PC melhorou o time 90%, mas ainda há um longo caminho a percorrer, e pode até ser que lá na frente o Vasco brigue na ponta da tabela, quem sabe, mas pensar nisso HOJE, é um “ufanismo” digno da obra de Afonso Celso.

Não adianta achar que a zaga é segura, porque não é. Não adianta pensar que não há buracos no meio, porque há. Não adianta pensar que o ataque é preciso, porque não é.

Como já disse, se não praticamos de um futebol bonito, somos altamente competitivos hoje, PC transformou um bando de perdidos num time, mas pensar em título é querer pôr esperanças demais nos torcedores.

Volto a dizer, não é impossível brigar pelo título, até vence-lo, mas na 13ª rodada dizer isso é brincadeira!

 

Como vocês já devem saber, o conselho fiscal reprovou as contas de 2009, e o conselho deliberativo irá analisar as mesmas. Em especial, o conselho fiscal questiona a negativa da diretoria sobre a suposta dívida com Romário de R$ 13 milhões, e os valores recebidos pelos atletas Geder e Souza pelo Vasco no chamado Mecanismo de Solidariedade na formação de atletas.

Pano para a manga!

8 comentários:

Ruy disse...

Mais um belo post Gabriel. Concordo sobre o tema CA. Também acho que ficar levanto pancadas na cara do juiz e não poder reclamar na hora que o bicho tá pegando em campo, é dose pra leão.

Sei que ele vai superar essa tensão a "flor da pele" em campo.

Abraços

Lima disse...

É verdade GABRIEL, o PC está transformando o nosso vasco n um verdadeiro time. Sobre o CA, ele ainda é o bola da vez dos juízes, paciência!

abraços

Digo disse...

É amigos já estamos às portas do G4.... CA será exemplo de atleta.

abraços

kiko disse...

Palavras do Felipe :'O Vasco voltou a ter o respeito que merece'


É isso aí............ Vascoooooooo

Saravasco

kiko disse...

OLHA O VASCO AÍ GENTE...


Fernando Prass, Fagner, Dedé, Fernando e Max; Nilton, Rômulo, Rafael Carioca e Felipe; Zé Roberto e Eder Luís.

JONATHAN NO BANCO.....

SARAVASCO

Digo disse...

Dá-lhe Vascoooooooooooooo!

Subindo...subindo

Ary Saldanha disse...

Bom nobre colega,desde já parabéns pelo excelente conteúdo aqui apresentado;Carlos Alberto é uma figura ilustre não só do futebol carioca como também do cenário mundial,o problema de temperamento por você citado é justamente conseqüência de uma escola de arbitragem mal estruturada e corruptível.Em debates ferrenhos com também seu ilustre amigo Sr.Raphael Baia Nicolato,chegamos a conclusão de que o futebol é um esporte em que a magia justamente é o nível medíocre de interpretações arbitrarias.Quanto ao Pc Acredito que ele seja um ótimo treinador e está no caminho certo também com um elenco invejável em 2010,não é difícil sonhar com uma libertadores e quem sabe até o titulo.Condecorações pelo Blog estou muito satisfeito por ter tempo e ainda animo de comentar sobre esse esporte tão belo que aos poucos perde a magia por um pedaço de papel chamado dinheiro . Ary Saldanha

Gabriel disse...

Espero que CA vá embora do Vasco o quanto antes!!! O que ele fez de bom pelo Vasco, nos deu uma vergonhosa série B. Isso é nada.
O que ele nos deu mesmo foi um monte de expulsões infantis.

Fora CA!!!