segunda-feira, 2 de junho de 2008

Por que o Vasco pode brigar pelo título brasileiro?

(foto: VipComm)

Edmundo volta aos treinos em São Januário


Alô, almirantes...


Ontem, no meu post de estréia oficial (já havia escrito um uma vez, mas foi um empréstimo), escrevi que acredito que o Vasco poderia disputar o título brasileiro neste ano. Agora, vou expor minhas razões.

Este ano, o Campeonato Brasileiro está nivelado por baixo. Em outros anos, tinha sempre um, dois, três e até quatro equipes com bons elencos, acima da média. Em 2008, não há. Posso dizer que há alguns grandes times (como o Fluminense, por exemplo), mas nenhum time tem um grande elenco. Basta vez o próprio Fluminense. Colocou os reservas para jogar e amarga a lanterna do Brasileiro. No caso do Tricolor, há o Cruzeiro, o Inter e o Flamengo. Essas equipes têm bons times titulares mas, seus reservas não mantêm a mesma qualidade.

O elenco cruzmaltino está longe de ser uma Brastemp mas, ao menos, as peças de reposição são do mesmo nível. A zaga titular dá medo, mas se sair um ou outro, não vai fazer a menor diferença. O meio-de-campo titular tem Jonílson, Leandro Bomfim e Morais. No banco, tem Pablo, Souza, Rodrigo Antônio, Alex Teixeira... No ataque, tem Edmundo e Leandro Amaral. No banco tem Alan Kardec, Jean... Na ala esquerda, pode jogar tanto Mádson quanto o Valmir.

A única baixa é na direita, que não temos um substituto do mesmo nível de Wagner Diniz. Mas o Pablo tem adquirido experiência na posição e, uma partida ou outra, quebra um galho no setor.


O Vasco tem um técnico experiente que, acima de tudo, tem os jogadores nas mãos. Nas partidas desse ano, Lopes soube identificar na mosca o problema da equipe quando o Vasco ia mal. Esse conhecimento é fundamental para um campeonato de longa duração. Além disso, o elenco é jovem e todos os jogadores estão querendo provar alguma coisa. Só que os jogadores mais experientes assumem papel de liderança na equipe. Dá para perceber em campo que Edmundo e Leandro Amaral assumem esse papel. Mas, acima de tudo, eles têm respeitado o Lopes.

Acima de tudo, nesse Brasileiro, não tem nenhum time que assuste. O Cruzeiro começou bem, mas ainda está no início da competição para assumir esse posto de bicho-papão.


Outro fator fundamental, o Vasco começou o Brasileiro bem, fazendo o dever de casa: venceu as partidas em casa, empatou um clássico e perdeu uma partida que, digamos, poderia perder.

Apesar do pessimismo de muitos (inclusive meu), acredito que esse ano de 2008 tem tudo para ser o melhor do Vasco na era dos pontos corridos. Agora, cabe a nós, vascaínos, a torcer para isso acontecer. Até porque, o futebol não é um esporte justo.


...::: NAVEGADAS :::...


- A notícia da nova eleição para presidente em 30 dias é animadora. Mas duvido muito que ela vá mesmo acontecer. Por que? Esse pleito está há dois anos na justiça, por que agora seria para valer?


- Conforme foi dito pelo Eurico, Edmundo voltou a treinar. Parece que sua aposentadoria foi um ato desesperado de sua parte. Eu fico feliz em vê-lo treinando novamente. O Vasco precisará dele neste Brasileiro.

É isso, Almirantes... Espero que estejam gostando do início de minha passagem pelo blog. Como vocês mesmo dizem, SaraVasco a todos!!

24 comentários:

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Muito bom, meu garoto!

Sabia que você não ia me decepcionar...

Se mantiver esse ritmo nosso espaço só tende a ganhar, e a crescer!

Concordo com sua teoria, e acho que times como o próprio Cruzeiro, ainda vão perder muitos jogadores até o fim da janela de contratações européia...

O Marcelo Moreno já foi...

Será que seguram Guilherme, Wagner, Ramires, Espinoza...etc ???

A tendência é que o nivelamento por baixo seja ainda maior daqui pra frente...

Se bem que por outro lado, esse período também é conhecido por trazer a volta de alguns que andaram fazendo dinheiro pelo Catar, Coréia, Japão, Emirados Árabes e afins... e o campeonato ganha uma qualidadezinha a mais...

Na verdade, o que fica de conclusão é isso... só vamos conhecer as verdadeiras "forças" das equipes depois que a janela de contrataçõe européias acabar... realidade de um futebol "periférico", como é o Brasileiro em relação aos Europeus...

Gostei muito do post Dennis!

..../+/....

Anônimo disse...

Olha Dennis, eu como todos nós aqui amo o Vasco e sempre penso o melhor pra ele apesar dos imensos pesares. Hoje mesmo conversando com o meu pai eu disse pra ele: olha pai to sentindo que esse ano vai ser melhor apesar de eu estar sempre reclamando e achando que não vamos longe! Só que comecei a ver o Vasco mais centrado taticamente e com alternativas de mudanças ao longo do jogo. Isso eu devo exclusivamente ao Lopes.

Clao que a sua análise é bem mais abrangente que a minha e, te dou toda razão. Será sim ano bem melhor. Gostei do tema. Gosto do otimismo!


Abraços e SaraVasco

Ps E aí Vinicius, como é o dia-a-dia na colina? Deve ser intenso!

novadedetizadora-campos@hotmail.com disse...

Carla,Dennis,Vinicius!
nós todos estamos confiantes, apesar que se chegar pelo menos um zagueiro experiente, as chances aumentam!

SaraVasco

Anônimo disse...

Que bom que estamos todos otimistas e esperançosos ...

Apesar de também participar desta corrente, continuo com minhas reservas quanto às soluções encontradas até aqui em São Januário.

Se formos comparar, por exemplo, a movimentação do entra-e-sai no mês de maio, percebo que foram embora Thiago Maciel, Rafael, Abuda e Xavier, o que confesso que foram medidas acertadas.

O Vasco, por sua vez, anunciou a contratação de quase o dobro (7):
Hugo, Anderson, Roberto Junior, Valmir, Vinicius, Élton e Landu.
Sinceramente, ainda é cedo para saber se o Vasco fez um grande negócio adquirindo estes sete jogadores.

Sem contar que continuam no elenco jogadores como Marcus Vinicius, Eduardo, Beto, Marquinho, Ernane, Villanueva e Abubakar (se algum destes foi embora, por favor, me avise).

O Vasco não contratou este ano e espero que ainda o faça, um nome de peso para o setor defensivo.
Tem que ter um jogador referência que organize aquela defesa.

Até aqui, tive que remexer no passado para sentir orgulho de ser vascaíno.
O jogo contra o Grêmio me sinalizou que nem tudo está perdido, mas, aqui pra nós: o Grêmio deste ano é muito ruim.

Vou esperar o jogo com o Cruzeiro. Sei que é difícil vencer, mas um empate já é bom ou, mesmo que perca, que seja lutando, aguerrido, na raça, e não no marasmo, no amarelão que volta e meia colore o nosso time.

Continuo dizendo: quero que o Vasco arrebente, estou torcendo por isto, mas está me faltando um argumento forte que sustente esta idéia. Não é pessimismo, é realismo.
Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

Amigos.

Também vejo melhoras, ainda mais considerando o nivelamento por baixo, e a provável debandada pra Europa, Ásia etc. Porém é fundamental uma ajuda da administração que é simples ao meu ver: 1) Como frisou o Jared, dispensar quem não produz nada e é sabido que nada irá produzir, só engorda a folha de pagamento. 2) Contratar mais um jogador de nome, principalmente para a defesa, pois Edmundo, Leandro Amaral e mais este a ser contratado, nos dariam moral suficiente para enfrentarmos qualquer um, além da qualidade que daria ao nosso time.

Bom saber que estamos otimistas e realistas.

Muito bom Dennis, é um assunto que precisamos debater e expor nossa opinião.

Uma boa noite e o nosso já consagrado SaraVasco.

Anônimo disse...

O mais interessante, inclusive já disse outras vezes aqui, é esse clima aqui do blog. Sabemos de nossas dificuldades e todos aqui sem exceção buscam uma saída nem que seja só pelo otimismo.
Sou participativo aqui no blog e sou testemunha do esforço que todos fazem. A cada manual do Jared, eu termino a leitura me sentindo vencedor. Os incentivos, repito que mesmo sabendo das dificuldades, são intensos e isso é a melhor postura de uma torcida verdadeira; apontar as falhas, reivindicar e ACREDITAR SEMPRE. Fico muito feliz, por mim e pelo Vasco da Gama. Estão todos de parabéns!

Você foi perfeito Dennis, e todos que me antecederam nas mensagens, foram claros, lógicos, otimistas e realistas. Que bom, chego a me emocionar! Aí eu pergunto, se essa nossa energia e ponderações fossem absorvidas pela administração, pelo time e pela maioria da nossa torcida, quem iria segurar esse gigante que se chama Vasco da Gama?

Uma boa noite, PAZ e saraVasco!

Anônimo disse...

Boa pessoal, muito bom mesmo.

Acho que o Lopes é fundamental na ajuda ao nosso otimismo.

Boa noite - abraços

Anônimo disse...

MEA-CULPA

Eu me engajei na idéia de que o Vasco não podia enfrentar o urubu no Maracanã quando tivesse o mando de campo.
Este discurso, que partiu de João Carlos da Nóbrega, articulista do site Casaca, dizia coisas assim:
“Dois jogos no Maracanã contra eles nem pensar. Devemos examinar, com muito cuidado, a possibilidade de exigir mandar o nosso jogo onde quisermos. Vamos para São Paulo, Minas, Volta Redonda...”

Imaginei que o Vasco estaria sendo roubado e nós não podíamos entrar nessa "roubada".
Reconheço que este tema é enganoso, serve para desviar o assunto do foco principal. Enfim, é uma falácia.

Afinal de contas, qual o objetivo? Justificar constantes fracassos em decisões contra o inimigo maior?
O Maracanã é de todas as torcidas e também é nosso.

Quantos e quantos títulos conquistamos no Maracanã, quantas e quantas voltas olímpicas foram dadas ali pelo time do Vasco, quantas e quantas vezes a urubuzada foi obrigada a abandonar o Maracanã mais cedo para não ver o vexame de seu time?

Pelo oitavo ano consecutivo, o que está faltando é elenco, é organização, é planejamento.
Espero que o Vasco resolva estes três itens, sem precisar de lutar por uma causa que, na verdade, nos levaria a divulgar pra todo mundo que o Maraca é deles.
Embarquei numa canoa furada. Na verdade...
... O MARACA É NOSSO.
Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

Gil, meu Rey. Isto aqui tá parado demais!
Vomos ver se o dicionário Baianês-Português desperta algum interesse:

"Oxente, seu roscofe é peba".

Tradução: "Ora, seu relógio é barato".

Axé e saravasco

Anônimo disse...

Mano Jared... gostei “ O MARACA É NOSSO” !

Meu Rey, cê não imagina o que sucedeu aqui no trabalho(toc toc toc), a rede internet ta agoniada, pipoca toda hora, tá lerdinha. É o que eu digo, rede aqui só se for pra uma sonequinha!

Axé e SaraVasco

Anônimo disse...

Ligue não, meu Rey. Esse negócio de pressa, pra quê? Só se for pra ficar mais tempo à toa.
Confesso, mano Gil, que já tô pegando o sotaque.

Esse negócio de internet é coisa do cão.
Tu vai no Gúgol, digita qualquer bobagem e ele diz que tem 17 milhões de endereços com aquela doideira que você escreveu.

Ih, é quase 1 hora, vô almoçar, depois vô tirar uma madorna porreta.
Vô ficando até aqui, cê desculpa mais é que eu tô todo troncho e acabei ficando boiado, vô abrir o gás, vô me picar. Fui ... bem devagar pra não cansar.

Anônimo disse...

Fui, mas já voltei. É que eu tinha lido uma notícia no Supervasco que diz: "Serginho e Roque Júnior especulados no Vasco".

Serginho é aquele lateral-esquerdo do Milan, que jogou na seleção em 2002, e o Rogue Junior todos nós sabemos que o Vasco está de olho nele há muito tempo.

Serginho falou que é Vascaíno e isto pode ajudar na transação. Ele tem 37 anos.
Vamos ver no que vai dar.

Anônimo disse...

Ó...PAÍ...Í...Ó

AFF! Mano Jared, só de ler a madorna porreta, eu tô lerdinho! Não vá ficar empaxado!

Boas falas Serginho e Roque Júnior !

Axé e SaraVasco

Anônimo disse...

Tem mais, Gilberto.
Estão falando que o Edmilson também vai sobrar na temporada auropéia 2008-2009.

Já pensasse nosso Vascão com Roque Junior, Edmilson, Serginho, Edmundo, Leandro Amaral, Morais, Wagner Diniz, Pablo, não necessariamente nesta ordem..
Ô time pai d'égua !!!...

A gente vai ter tanto jogador que pode até emprestar uns pro Vitória e pro Bahia.

Aí. eu tenho que tirar o chapéu pro profeta Dennis, que previu tudinho, tudinho antes de acontecer.

P.S. De vez em quando eu escorrego nos sotaques e misturo uns do Recife, Fortaleza, Natal, João Pessoa, todos lugares lindos, maravilhosos, por onde passei algumas temporadas viajando por tudo isso a trabalho (toc toc toc).
Isto sem contar o sul e o centro-oeste, com a inesquecível Chapada dos Guimarães.

Mas aqui não é guia turístico.
O bom é que o Vasco pode se ajeitar. Aí, dá pra entrar no G4, pelo menos. E G4 é Libertadores para o ano.

Anônimo disse...

Ó...PAÍ...Í...Ó

Mano Jared... é tudinho lugar bonito meu Rey!

Oxente! O Vasco cum time desse vai ficar no jeito. Ô meu Rey, acho que o guia do Dennis é caboclo forte!

Axé e SaraVasco

Anônimo disse...

hehe Jared, seria G4, seria libertadores..... seria maravilhoso....

vamos rezar bom baiano!

SaraVasco

novadedetizadora-campos@hotmail.com disse...

se esses 3 viessem, estariamos entre os favoritos ao titulo, mas o Edmilson é muito dificil, ja roque jr e serginho as possibilidades são maiores!!!
vamos torcer!!!


www.ny-knicks-brasil.blogspot.com

Dennis Nery disse...

Esqueci de um detalhe que todos vocês lembraram... da janela de transferência! O Vasco não tem nenhum jogador visado pelo mercado externo. Até mesmo o Morais não está com a bola tão cheia assim. Então, o desmanche no Vasco não deve ocorrer, o que é bom para nós.

Outro detalhe importante: o salário economizado com a saída dos três (Marcus Vinícius, Xavier e Abuda) pagará os ordenados dos 15 que vieram do Itumbiara (por um preço menor). E, como de praxe, desses 15 do Itumbiara, se três derem certo, ótimo! Os caras estão dispostos a ficar e não vão dar mole para perder essa chance.

Sobre a vinda de Roque Junior e Serginho, seria ótimo. Jogadores experientes que entrariam em setores carentes do time. Mas duvido que isso aconteça, já que seus salários são altos. Mas, tomara que eu queime minha língua.

SaraVasco!

Anônimo disse...

Olá Dennis,

Realmente, acredito que o elenco vascaíno tem total condições de brigar pela Libertadores, agora título eu já acho mais complicado.Não é pessimismo não, mas acho que para um time ser campeão tem que ter alguém diferenciado no elenco, alguém que faça a diferença,enfim, alguém que chame a responsabilidade e possa desequilibrar em campo.
E é do conhecimento de todos que o Morais não é, e nunca será esse jogador.O Edmundo pode até ser em alguns jogos...mas não numa constante.

Na minha opinião, temos um elenco mediano feito de muitas apostas.Mas com total chances de Libertadores devido ao nivelamento por baixo do futebol brasileiro.

Sucesso aí na condução da caravela iniciado pelo meu irmão.
Estamos torcendo pro novo Rodrigo Paiva da Colina e pro novo Capitão desta caravela.

Parabéns pelo post e sucesso no blog !

Abraços e SaraVASCO !

Vitor

Anônimo disse...

Amigo Murilo, só tenho mais que agradecer a citação do manual e do otimismo que ele passa.
Realmente, não faria sentido às vésperas de um jogo a gente ficar relembrando fracassos, destacando desgraças.

Se não tivermos o presente para comemorar, iremos ao passado resgatar as grandes glórias do GIGANTE DA COLINA (em CAIXA ALTA, mesmo, assim como você colocou ACREDITAR SEMPRE; faz sentido).

Volto a falar que é cedo para uma análise mais confiável que evolva números, pois só agora que atingimos os 10% do campeonato.
Mas faz sentido a abordagem feita pelo Dennis quanto a uma análise comparativa de elenco, prováveis reforços, debandada, nivelamento, etc.

Espero, mesmo, que após a 8ª rodada, quando atingirmos os 20% da competição, estejamos numa situação privilegiada e os números nos mostrem indicadores positivos para este ano.
Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

Fui na minha agenda do Vasco e localizei o seguinte:
A Copa Sul-americana será de 30 de julho a 3 de dezembro.

A gente sabe que disputar duas competições não é nada fácil. Praticamente você tem que abrir mão de uma. E haja elenco de qualidade.
Taí o Fluminense com 1 ponto ganho em quatro jogos no Brasileirão por causa da Libertadores. Se for desclassificado, ficará no prejuízo.

Então, até o dia 30 de julho o Vasco vai enfrentar:

Rod/data/local/adversário
05 - 08/jun - F - Cruzeiro
06 - 14/jun - F - Náutico
07 - 22/jun - C - Palmeiras
08 - 28/jun - C - Ipatinga
09 - 06/jul - F - Figueirense
10 - 10/jul - C - Sport
11 - 13/jul - M - Flamengo
12 - 17/jul - C - Goiás
13 - 20/jul - F - Atlético-PR
14 - 23/jul - M - Fluminense
15 - 27/jul - F - Santos
16 - 31/jul - C - Atlético-MG

Resumo:
12 jogos (5 em São Januário, 5 fora do Rio e 2 no Maracanã).

Esta é uma fase em que o Vasco precisará acumular um maior número de pontos possível, pois quando começar a Sul-Americana, terá que dividir atenções, usar reservas, viajar bastante, etc.

O ideal é que o Vasco consiga ganhar 2/3 dos pontos disputados, isto é 24 dos 36: ganhar 8 dos 12 jogos, ou ganhar 7 mais 3 empates, coisas assim.
Este levantamento é apenas informal, enquanto digito o texto.
Nenhuma simulação foi processada, mas posso ver isto.

Acredito, inclusive, que o Vasco já possa estar fazendo estudo semelhante, pois um clube como o nosso deve ter pessoal voltado para esta parte mais estatística e de projeção dos números.

Se não estiver fazendo, não tem problema: aqui estarei e é só ler o blog ou pedir qualquer auxílio.
O preço? 0800.

Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

O levantamento que fiz é informal, pois ainda não encontrei tabela confeccionada e a data real da estréia do Vasco na competição.
Vale, apenas, a preocupação e é bom que estejamos atentos para este detalhe que é muito importante.
Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

Grande Jared, esse é o detalhe. Temos que acumular postos, criar uma gordura para estarmos bem nas duas competições.

Abraços e SaraVasco

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Hoje o Marcus Vinicius treinou normalmente...

Pelo jeito ainda não tem nada certo, apenas um interesse do Cuca no seu futebol...

Vai entender, né?

..../+/....