segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O Vasco do "fulano"

No colégio, mais especificamente no segundo ano do colegial, tive um amigo que era igual ao Vasco. Isto é; igual à ESSE time do Vasco.

De cara você sabia que ele era muito melhor aluno ( pra não dizer "inteligente") do que eu ou qualquer outro da classe. Bastava ver no currículo escolar dele, oriundo de um colégio melhor, as notas que jamais eram menor que 8,9.

Mas tinha qualquer coisa errada com ele. 15 minutos de conversa era o suficiente pra perceber que ele não se sentia bem naquele colégio, não gostava das pessoas, da companhia, dos professores... sei lá! Não gostava de estar ali. Passou o ano inteiro no seu canto, na dele, sem incomodar ninguém, mas não havia dúvida alguma entre nós que o "fulano" ia passar de ano na quinta verificação (prova) [das seis existentes]. Talvez até na quarta! Ele mesmo contava com isso.

Acontece que veio a primeira verificação; e ele foi mal. Veio a segunda; mal. Terceira; mal... e a chance dele passar de ano antecipado, ficou pra trás.

Ainda assim, ninguém pensava que o "fulano" ia repetir de ano! ( e não repetiu mesmo, mas já havia começado um incômodo, uma pequena incerteza, talvez até "medo" de acontecer)

Então veio a quarta verificação, e pra nossa surpresa, a sua nota outra vez não correspondeu à expectativa. 

Bom, o "fulano" já era, a essa altura, famoso no colégio todo. Todos sabiam quem era o tal do estudante de Viçosa-MG, que estava na MABE só de passagem, que todos achavam que ia passar de ano antecipadamente e não conseguiu.

O "fulano" passou de ano na quinta verificação, sem maiores problemas, mas seu "caso" ficou famoso entre nós, e toda vez que alguém se gabava que ia passar de ano antecipado, brincávamos chamando-o(a) de "fulano".

Após a derrota ridícula para o Ceará, lembrei do "fulano", e fiquei abismado como as duas situações, embora totalmente diferentes, são semelhantes.

O Vasco tem um time muitas vezes superior ao Joinville, à Ponte Preta ou qualquer outro dessa série B. Não tem nenhum, "São Caetano" na série B. nenhum time forte disfarçado de fraco. Todo time que nos venceu, perdeu pra outros muito abaixo da tabela de classificação. O Vasco, assim como o "fulano", se deixou convencer pela mídia, pela torcida, e por ele mesmo, de que era muito melhor do que aqueles que estavam ali, e que "passar de ano" era apenas questão de tempo.

Acontece que os pais do "fulano", assim como nós torcedores do Vasco, contávamos com um ano tranquilo, com o Vasco (fulano) dando espetáculo, e não foi isso que aconteceu. A cada nota ruim do fulano, ele que já não se sentia bem ali, desanimava ainda mais, entrando num turbilhão de emoções e frustrações que lhe impediam de se recuperar e mostrar tudo que podia.

O motivo? Não sabemos. Nem ele sabia dizer. Ele dizia que não gostava do Rio, não gostava da comida, não gostava do colégio, que pegava um ônibus que demorava muito, que o colégio era longe... enfim, reclamava de um monte de coisas que eram parte da rotina de todos nós, inclusive de quem, como eu, passou de ano antecipado. Eu, que morava na baixada fluminense ( e o colégio era no Centro do Rio!), que vinha dormindo e voltava dormindo pra Caxias, que mal tinha tempo de estudar, e entre uma coisa e outra ficava numa loja, pois nem casa tinha....

Eu sou como o Joinville. Superei minhas dificuldades, porque nunca tive a impressão de ser capaz daquilo, eu me esforcei além da conta, e certamente não era nem de perto tão "inteligente" quanto o fulano. 

Da última vez que falei com o "fulano" ele tinha voltado pra Viçosa, ao seu colégio antigo, e sua rotina de notas altas. À sua zona de conforto, enfim.

O Vasco nunca esteve na sua zona de conforto em 2014, sempre teve uma série de problemas extra-campo ( e as vezes até dentro!) para atrapalhar. Não compreendo até onde um problema financeiro, ou do clube, pode influenciar a mente ( e o rendimento) de um jogador profissional, mas fato é, que foi assim.

Como o "fulano", o Vasco praticamente não corre risco de NÃO "passar de ano. Faltam três jogos para confirmar a volta; Vila Nova, Icasa (ambos na zona da degola) e Avaí, hoje em sétimo. O Vila-Nova, já está na série C, o Icasa vai vir com tudo... e o Avaí pode chegar na última rodada matematicamente incapacitado de entrar no G4, ou não, dependerá de seus dois próximos jogos.

Assim como os pais do "fulano" sabemos que é muito difícil não passarmos de ano, mas a pontinha de medo, existe,


Por; Gabriel Gago


3 comentários:

Nildeval disse...

O frio na barriga está cada dia mais intenso, pois o Vasco não consegue render o que se espera dele. Outro problema que poderia afundar de vez o clube seria a permanência na serie B. Com esta nova diretoria, seria praticamente impossível gerir o clube. Falta 01 vitória, somente 01. No futebol tudo pode acontecer, portanto, o jogo do ano para o Vasco é este diante do já rebaixado Vila Nova. Como tem proclamado a torcida do Galo, EU ACREDITO. Quarta-feira Eurico Miranda e Cia podem começar a programar o ano de 2015.

Manfredi disse...

Tô cansado. Muito tempo de sofrimento.

Zé Julio disse...

Time horrível sem motivação e técnico ultrapassado.