sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O ano que vem (1)

Hoje começo a postar uma série de ..."matérias", sem querer soar presunçoso, sobre o Vasco. O título vi ser sempre esse " O ano que vem", porque é genérico e posso usar várias vezes. E também porque a criatividade anda em baixa.

É visível que o time, além de todos os problemas que se arrastaram pelo ano, ainda tem mais um para se preocupar e atrapalhar seu rendimento; Estamos em 24/11 e o Vasco mudou de "dono". 

Que Caetano não vai permanecer, é óbvio, e os jogadores sabem disso. Então temos um elenco de 30 e poucos jogadores, onde, tirando os prata da casa e uns poucos que já estavam aqui, a maior parte foi trazida por Rodrigo; uns por vontade própria, outros por indicação de Adílson Batista.

Tirando Martín Silva, Guiñazú, e os jogadores que subiram da base, ninguém sabe onde vai estar em 2015. Nem Douglas, que falem o que quiser dele ( para mim é o único sopro de criatividade no meio campo vascaíno) é o artilheiro da equipe, e nem atacante é!

É certo que vai haver um verdadeiro cataclisma no elenco vascaíno. Carlos Leite foi votar em Eurico, e já está de arestas aparadas com o Vasco. O presidente do Madureira, cujo nome me foge agora, foi visto na tribuna de São Januário com Eurico no último jogo. Coincidências? claro que não. O vendedor tem que visitar seus clientes de vez em quando!

Então podem contar com pelo menos um nome de peso no Vasco em 2015, do portfólio de Carlos, que pode ser consultado AQUI. ( o link é um pouco antigo e os jogadores podem ter trocado de clube, mas não de "dono").

Contem também com (após o carioca) nova farra de atletas dos times pequenos, fonte favorita de Eurico, como foi entre 2001-2008. O que não é necessariamente ruim, desde que seja feito de forma criteriosa, apostando em jogadores que se destaquem, não como foi antes; inchando o elenco de jogadores medíocres.

Até aí, nada me surpreende. No futebol brasileiro, time que não conta com empresário por trás, não tem jogador bom, e historicamente, os times pequenos sempre foram a maior fonte de atletas para os grandes de cada Estado. (só não pode pegar meia dúzia de uma vez, contando que "pelo menos um" vai vingar!)

Mas confesso que estou curioso. Normalmente não gosto de grandes reformulações, porque se perde todo o entrosamento que se construiu em um ano, e passa uma imagem ruim para quem poderá vir a ser sondado.

Mas, assim como o Barcelona teve de fazer com aquele elenco que ganhou tudo com Ronaldinho e depois amoleceu, e agora novamente com Messi...as vezes é preciso passar uma borracha. Identificar aqueles menos entusiasmados, comprometidos, que estejam rendendo menos, em suma.

Também acho que, matematicamente está provado que, ao longo termo, vence mais aqueles times que fazem um trabalho de longo prazo, com o mesmo técnico, e este com voz ativa na contratação. O brasileiro gosta de criticar esses jogadores "de técnico", mas na Europa por exemplo, é a coisa mais normal. Lá o treinador é parte integral da montagem do elenco, e também pudera; é ele quem vai ter de montar um esquema com aquelas peças!

Com Eurico, que demitiu treinador às vésperas de final de Sul-Americana, acho difícil. 

Mas, queira Deus, que pelo menos Joel não fique!

Quando ele chegou fui à favor. Achava que, pior que estava não ficava. E de fato teve bons momentos. Mas depois ficou claro mais um dos defeitos desse elenco; a falta de respeito. 

Divulgar vídeo de palestra é foda. É uma falta de caráter, de vergonha na cara. O filho da puta que botou essa porra no WhatsApp é um corno, e responsável por uma parte dos problemas do Vasco nessa reta final. Até essa merda acontecer, o Vasco não havia perdido, e de lá para cá, o trem descarrilou. 

Os jogadores não tem respeito pelo Joel, dizem que o Vasco não tem palestra, tem stand-up comedy. Uma tremenda falta de respeito com o clube que lhes emprega e precisa de seus FUNCIONÁRIOS (por que jogador não passa disso!), e com seu treinador, que queiram ou não, é superior na hierarquia. Mais que isso, é uma falta de respeito com um cara que tem um baita currículo, e querido por todos.

Talvez a carreira de Joel tenha chegado ao fim mesmo. Talvez não dê para voltar atrás para o futebol, depois dos "remove all the caspa em your shoulders", mas não era preciso mais que um Joel para o Vasco, com um elenco mais que qualificado para a série B, vencer essa porcaria, se houvesse um mínimo de união em volta do objetivo do Vasco.

Já mencionaram Gilson Kleina no Vasco, Vágner Mancini (que visitou o clube na última segunda), Deus sabe quantos nomes ainda vão surgir. Mas certo é que até acabar esse pesadelo de série B, não sabemos. Nem de treinador, nem de jogador.

Um comentário:

Manfredi disse...

Acho que 2015 ainda será péssimo.