quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Campeonato brasileiro, 35ª rodada; Vasco 3 x 1 Vila-Nova

 

Vila-Nova rebaixado encarando o Vasco em São Januário. Há! Vai ser goleada!

Outra vez me enganei. Vimos um time que nos últimos jogos da competição deveria estar botando o coração na ponta da chuteira, mas que na realidade não podia ser MAIS apático. 

A falta de qualidade no futebol a gente entende. Não aceita, não concorda, não acha razoável, mas entende.

Agora, falta de vontade…é o bicho! Aí que nos mata de RAIVA!

Rodrigo disse que pediu para eles “tirarem o pé”, como se o Vasco precisasse que o Vila-Nova tirasse o pé…. e a resposta do adversário era a de que eles “precisavam aparecer”.

Acho que este é o problema. Ninguém no Vasco “precisa aparecer”, ninguém ali tem pelo quê correr arás. É um bando de velhos cansados e desanimados, refugos de outros times e jogadores que não teriam espaço em times de série A ou que estão em vias de se aposentar , ou pelo menos se aposentar de times grandes.

O Vasco é o craque aposentado que não aguenta meia hora de futebol na quadra do condomínio, correndo atrás “da molecada”. Lhe falta fôlego e um mínimo de vontade. Se limita a dar um toque de letra aqui, uma caneta ali, para os espectadores suspirarem… um “ohhh” ou “ahhhh” ali e acolá, e tá bom demais.

Série B, como os jogadores e o treinador cansam de dizer, “é diferente”. É mais correria e superação que qualquer outra coisa. E tirando o Guinazú, ninguém parece muito disposto à uma coisa nem outra.

O clima é de fim de festa. É daquela sensação que você tem, quando já está cansado e com vontade de ir pra casa, enquanto seus colegas ainda estão jogando na quadra do aterro as 11 da noite e você não vai embora para não estragar a brincadeira.

Felizmente os três pontos vieram, e isto nos deixa com 99% de chances de subir. Basta um ponto para garantir matematicamente, e ainda que percamos contra o Icasa (só o que faltava, perder para Icasa no Maracanã!), dependendo dos resultados, subimos já na próxima rodada.

-------

Foi sofrido, dramático. Ao final, valeram os 03 pontos e a classificação (ou quase), para a elite. Para não depender de ninguém, basta um empate no jogo de sábado, possivelmente com um maracanã lotado, ou, no último jogo, diante do Avaí, tarefa um pouco mais complicada.

Um primeiro tempo de um Vasco irreconhecível. Atuando diante de um adversário já rebaixado, nossa zaga fez uma lambança e quase que a coisa se complica. Por sorte, este elenco ainda possui pelo menos uns 02 ou 03 atletas que ainda se entregam por completo. É o caso do estabanado, porém raçudo volante argentino Guinhazu. Numa bola quase perdida, ele acreditou e o Vasco conseguiu empatar, ainda na primeira etapa, tranquilizando um pouco nossa torcida.

O segundo tempo até foi mais interessante, com o Vasco buscando logo a virada, e com o Vila Nova fazendo de tudo para segurar o placar, com isso, o Max Rodrigues apanhou pra caramba. Mesmo assim, o Vasco conseguiu virar o placar, com um bonito gol, em que tiveram os papéis invertidos, o Douglas fez o gol de cabeça, após cobrança de falta do Max Rodrigues. Embora não tão fácil, o terceiro gol acabou por aliviar nosso sofrimento. Aquela apresentação de gala ficou mesmo para o próximo ano.

Ao final da rodada, 03 equipes ainda podem alcançar o Vasco: Boa Esporte, Avaí e Atlético Goianiense.

Boa Esporte – Oeste (casa) e Icasa (fora);

Avaí - Santa Cruz (fora) e Vasco (casa);

Atlético Goianiense – Sampaio Correa (fora) Santa Cruz (casa);

Além destas equipes terem que vencer seus 02 jogos, diga-se de passagem, jogos dificílimos, o Vasco ainda tem que perder os 02. Uma combinação improvável. Se pelo menos 02 destas equipes empatarem na próxima rodada, o Vasco se classifica, mesmo não marcando pontos nos 02 jogos restantes.

Resumindo, o Vasco está classificado, mas continua devendo uma grande exibição e terá uma chance de ouro para faze-lo diante de um maracanã lotado, com a torcida toda a favor. Um jogo para ficar marcado na história do Vasco. Portanto, vencer é mais que obrigação. Depois, é só começar a planejar o ano de 2015, pensando em economizar, ainda no mês de dezembro, dispensando boa parte deste elenco e selecionado os poucos que deram certo.

Grande abraço e até sábado.

Por Nildeval Sten

3 comentários:

Manfredi disse...

Esse time não tem vontade pra nada!

Digo disse...

Timeco da porra!

Zé Julio disse...

Outro joguinho deprimente.