quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Lusófono

 

Como filho de portugueses, sempre achei muito engraçado as idéias que alguns brasileiros tem de Portugal, e dos portugueses.

Não é nenhum segredo, o preconceito mudo que existe nesse país, contra os oriundos da terra-mãe.

Já ouvi até o absurdo de que “português é xenófobo!”

Como assim? O português é um dos povos mais espalhados por esse mundo. Em Portugal, país pequeno de aproximadamente 10 milhões de habitantes, um terço dessa população é formada por estrangeiros!

Por muito tempo, Portugal foi refúgio para Brasileiros que procuravam uma vida melhor, principalmente na década de 80 e 90, anos de Collor, inflação, etc.

Não só brasileiros, como sérvios, croatas, montenegrinos e demais povos eslavos, que fugiam dos bálcãs com medo da guerra que afligia essas antigas repúblicas soviéticas. E como esquecer dos cabo-verdeanos,angolanos,timorenses, moçambicanos, guinéenses e são-tomeenses, que decidiram tentar a vida no velho continente?

Portanto, se você se encaixa nessa descrição, pense de novo. O maior exemplo disso é a seleção portuguesa, que ao longo dos anos foi povoada por diversos jogadores nascidos fora de portugal continental, desde o maior de todos, Eusébio “pantera negra’ oriundo de Moçambique, passando pelo venezuelano Danny, até o brasileiro por nascimento, Deco. O próprio Cristiano Ronaldo nasceu fora de Portugal continental, sendo oriundo da ilha da Madeira, arquipélago 740 km distante da península ibérica.

Mas por que estou a falar disso tudo?

Porque o Vasco está negociando com o lateral Nélson Augusto Tomar Marcos, de 29 anos, nascido em Cabo Verde e que defende a seleção das quinas, atualmente no Real Bétis Balompié.

Que notícia!

Para quem não conhece, Nélson começou a sua carreira no Vilanovense, passou por Salgueiros ( até aí não espero que ninguém conheça) e Boavista até chegar em 2005 ao SLB, Sport Lisboa Benfica. Em 2008, o Bétis se interessou pelo lateral rápido e habilidoso que jogava nas duas laterais e comprou seu passe por 6 milhões de euros, numa época que o euro valia mais de três reais.

Nélson já fez mais de 71 jogos com a camisa do clube de andaluzia, mas em maio de 2011, quebrou seu tornozelo em um choque com laurato Acosta do Sevilla. A lesão custou a curar, e Nélson começou a viver com problemas físicos, novidade em sua carreira. O Bétis emprestou o lateral ao Osasuna de pamplona, onde recuperou seu bom futebol. Tanto que o Bétis exigiu seu retorno para a época 2011/2012 aonde fez apenas quinze jogos.

Nélson foi eleito pelos torcedores, um dos melhores jogadores da década do Benfica, mas não vive o melhor da sua carreira, tanto técnica quanto fisicamente. Se vivesse, não estava sendo especulado no Vasco.

Gosto muito desse jogador, e quando escuto o nome dele, lembro de um jogo da Chanpions League em 2006 aonde ele marcou o gol do Benfica em um petardo de fora da área no ângulo do Van der Sar. O United acabou ganhando por 3 a 1.

Seria um baita reforço para o Vasco, mas pago para ver Júlio baptista e Nélson com a camisa do Vasco.

5 comentários:

Ruy disse...

Que venha o Cabo-verdiano!

Lenon disse...

Melhor que o tal de Nei ele é com certeza!

Digo disse...

No Benfica ele bateu um bolão!

Manfredi disse...

Bye bye Nei e Zé Love.... melou, tudo era papo furado dessa incompetente administração.

kiko disse...

Felipe Bastos indo pro Inter, levem o nosso presidente como brinde!