quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

[Carioca] Vasco 4 x 2 Macaé

 

Apontado como apenas a quarta força do Rio, o Vasco até o momento é o time que jogou melhor. É claro que o Fluminense está poupando titulares, e o Flamengo, esse sim o time mais fraco, vive período conturbado pós-eleição.

Mas eles que se danem.

A ideia da comissão técnica formada por Ricardo e Gaúcho planejou que o Vasco fosse um time mais rápido, concentrado e participativo em 2013, e é exatamente isso que estamos vendo.

É cedo para tecer elogios exagerados. Apenas dois jogos. Mas é inegável que alguma coisa mudou.

Pode ser que o Vasco não seja repleto de talento nato, mas que é um time interessado, que está começando a apresentar um futebol moderno e competito, com marcação dobrando nas laterais e por zona no meio, ao contrário do habitual zona nas laterais e dobrada no meio, é.

A chave para os resultados do Vasco vem sendo uma constante alternância de posições do ataque formado por Bernardo, Éder Luís e Carlos Alberto. Curiosamente, três jogadores que tiveram um pavoroso 2012 e parecem ter recuperado a confiança. O último parece ter encontrado a posição ideal para essa etapa da carreira.

Mas isso não seria suficiente se o meio campo não entregasse a bola com a tranqulidade que Filipe Souto e Pedro Ken vem apresentando.

Agora, as laterais…

Wendel não é um especialista na posição, e nem abuda. Ambos estão improvisados, mas o segundo vem sofrendo no papel de lateral. O primeiro gol do Macaé veio de um lance mano a mano em que ele levou a pior, e deixou o atacante adversário puxar a bola para o pé direito que era o ideal para o chute, e a marcação, que deveria ter dobrado nesse momento, não veio.

Talvez esse problema seja resolvido com a contratação de Nei, ex-Inter, hoje dia 24. O jogador que quase parou no Santos aceitou diminuir sua pedida salarial até o limite vascaíno, e será apresentado amanhã. É uma boa contratação dependendo do valor de seu salário, e do retorno que der ao Vasco em campo. Gastamos ZERO com sua contratação.

Com Yotún e Nei, o Vasco pode resolver o que vem sendo o principal problema do time, e se o ataque continuar funcionando, quem sabe, o Vasco ainda possa ter um ano muito melhor que o imaginado.

Para estatísticas e ficha técnica, clique AQUI.

A palavra do comentarista, por Nildeval Sten:

 

Vasco 4 X 2 MACAE

Ver as gêmeas na arquibancada de São Januário foi o ingrediente saudável para escrever estas linhas. Pelo jeito, estas também inspiraram nossos atletas, que mais uma vez, mostraram um bom futebol.

O Vasco começou o jogo sonolento, deixando o Macaé ficar àvontade e ter 02 oportunidades claras de gol, aos 05 e 10 minutos, até abrir o placar aos 15.

Só então, acordou, empatando aos 20. Logo, logo, a diferença técnica apareceu (embora ainda tenha levado uma bola na trave na primeira etapa e o segundo gol posteriormente). Assim, o Vasco vai mesclando suas jovens promessas, com os 04 ou 05 experientes do seu ainda fraco elenco.

Aos 31, mais um gol de placa do Carlos Alberto. Sempre disse que categoria Ele tem de sobra. Agora, se caprichar, tem tudo para se tornar nossa maior estrela do ano. Esperar para ver.

Ainda teve um gol do novato zagueiro que, ao lado de Dedé vai ganhando seu espaço. Para compor o elenco, creio que Ele será uma boa opção, apesar do pênalti infantil cometido logo em seguida.

Sem alarde, com a velha política dos pés no chão, assim caminha nosso clube do coração. Visivelmente sem condições de brigar por um torneio de maior expressão, mas até aqui, vai trabalhando certo. Rejeitou mais uma proposta pelo nosso único jogador diferenciado na atualidade – que foi coroado no finalzinho com o gol de pênalti-.

Pergunta que não quer calar. Até quando conseguiremos segurá-lo?

Abraços.

9 comentários:

Murilo disse...

É amigos, acho que o CA voltou. mais um golaço. Vamos que vamos.

Digo disse...

Dever de casa feito, golaço do CA. Eestou achando o time mal no preparo físico, 2o tempo caímos de rendimento. Que tomei um susto no 1X0 ,eu tomei!

Liso disse...

Espero que com a contratação do Ney, nossa lateral melhore, pois está difícil de aturar. Lá na frente parece que vai dr para ficar na briga, assim espero!

Lenon disse...

Estamos indo, veremos contra o urubu. Eder Luis se arrasta em campo. Alô comissão técnica!

Zé Julio disse...

Primeiro jogo em casa com vitória, excelente resultado apesar do fraco Macaé. Flamerda e Foguinho já deixaram 2 pontos pelo caminho. Vamos lá vascão!

E o Carlo Alberto, que coisa boa o seu retorno ao bom futebol!!

Paulo da Cancela disse...

Estou gostando do Pedro Ken. Acho que se o John Cley continuar jogando fora de sua posição de origem, ele vai acabar queimado, ainda não fez nada!

Sds

Gabriel Gago disse...

Esqueci de mencionar no post a atuação patética de John Clay, o João de Barro vascaíno.

Não sei se a posição é diferente da que ele fazia no sub20... tenho a impressão que não, atuando pelo meio, entre o circulo central e o ataque.

Seja como for, errando muito passe, perdendo muita bola, não continuaria com ele na equipe.

E o André Ribeiro, clone do Thiaguinho?
Atuação segura, fez um bonito gol...e derrepente me comete um pênalti BOBO!

Estava jogando tão bem e resolveu cagar na sabedoria...

Ruy disse...

maravilha o Carlos Alberto ta achando o jogo dele. Bernardo também parece que está com sede. Agora o John Clay nome de whisky paraguaio ou até mesmo um João de Barro tá devendo e precisa se cuidar, senão vai ficar queimado, a torcida não perdoa.

Anônimo disse...

Esta é uma vista fantástica sobre a situação, eu não acho que eu tenho visto muito isso por essa perspectiva antes.