domingo, 22 de janeiro de 2012

[Carioca] Vasco 2 x 0 Americano

 

Sim, sim, sim amigos… agora o ano começou pra valer!

No primeiro compromisso da temporada vascaína 2012 o gigante da colina entrou em campo e mostrou que se condicionamento físico ganhasse jogo sozinho, o time do Quênia seria imbatível.

Na base da qualidade técnica, conjunto e raça começamos a temporada com o pé direito com uma boa vitória sobre o fraco Americano de Campos em Macaé por dois tentos a zero. Alecsandro e Fágner  foram os artilheiros vascaínos.

E por falar em Fágner, para mim, se trata do nome do jogo, que ainda contou com uma surpreendente atuação de Thiago Feltri na tão problemática lateral esquerda, mais no segundo tempo do que no primeiro.

Chaparro fez seu primeiro jogo como titular e não mostrou muita coisa além de um chapéu humilhante em Pachola. Também não comprometeu, em seu lugar entrou Jonathan aos 18` do segundo tempo e esse sim, cagou no pau. Recebeu um encontrão de Márcio Boiola ( ou Loiola) e como o moleque que é, deu um safanão nele para ser expulso. Aqui cabem duas perguntas:

1_ O que nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? O Jonatham foi burro de revidar, mas o primeiro acontecimento foi um chega-pra-lá que ele recebeu, não seria o caso de expulsar ambos? Ou vai dizer que o tapa do garoto foi tão forte assim pro Márcio Boiola ( ou Loiola) gritar daquele jeito?

2_ Se isso foi motivo pra cartão vermelho, o que dizer do chutão no peito de Leandro Chaparro cometido por Pachola no primeiro tempo? Pode isso Arnaldo?

De resto, foi o típico começo de temporada; muitos passes errados, falta de fôlego e de pernas, e alguns deslizes de posicionamento, como o de Dedé no lance em que deu um passe para trás e permitiu que Evandro saísse na cara de Fernando Prass. Nada preocupante, porém. Na minha opinião, o Vasco começa 2012 no mesmo patamar técnico em que terminou 2011.

Na próxima rodada, Rodolfo, Tenório e Abelairas estarão regularizados, pelo menos é o que promete a diretoria. E se o Cristóvão cumprir o que prometeu, veremos eles terem oportunidades em breve.

 

( Diretoria, por favor… Juan NÃO)

O JOGO

Muito mais na base da empolgação do que no preparo físico, o Vasco iniciou a partida pressionando o Americano. No entanto, a equipe ainda mostrava falta de ritmo, com muitos passes errados e dificuldades de encontrar o melhor posicionamento. Já o time de Campos apresentava melhor condicionamento e, diante da falta de consistência do adversário, logo equilibrou a partida.

Assim, foi do Americano, aos dez minutos, o primeiro chute a gol da partida. Mas no momento em que ameaçava ser pressionado pelo Americano, o Vasco acordou e passou a atuar com mais perigo. Aos 26 minutos, o time de Cristóvão Borges fez sua primeira finalização, num cruzamento de Fagner que Alecsandro cabeceou para fora. O lance serviu como ensaio para a jogada fatal, que aconteceu aos 30 minutos. Fagner recebeu belo passe de Fellipe Bastos pela direita e cruzou para Alecsandro. Mesmo marcado, o atacante conseguiu improvisar um voleio e abriu o placar para os cruz-maltinos.

Com a vantagem no marcador, o Vasco passou a atuar com maior tranquilidade, explorando os espaços deixados pelo Americano, que foi ao ataque de forma desorganizada. E a equipe cruz-maltina percebeu que seu lado direito era a melhor alternativa para ampliar a vantagem. Aos 39 minutos, Dedé achou Fagner em velocidade. O lateral recebeu e chutou cruzado, fazendo 2 a 0.

As duas novidades do Vasco para a partida alternaram bons e maus momentos. O estreante Thiago Feltri começou o jogo tímido, sem se apresentar como uma alternativa de ataque, mas aos poucos arriscou subidas e teve uma boa chance de marcar um gol no primeiro tempo. O argentino Chaparro mostrou habilidade e disposição, mas cometeu erros bobos por conta do excesso de vontade de mostrar serviço ao substituir Allan.

A vantagem adquirida e o desgaste fizeram o Vasco voltar do intervalo com o pé no freio. A equipe passou a apostar mais nos toques do que nos lançamentos, esperando o momento certo para atacar. No entanto, os erros em alguns passes proporcionavam contra-ataques ao adversário.

Mas a tranquilidade do Vasco ficou ameaçada quando Jonathan recebeu cartão vermelho aos 26 minutos após troca de empurrões com Márcio Loyola. Ele havia entrado em campo pouco tempo antes, substituindo Chaparro. Já sem esconder o cansaço, a equipe passou se arriscar menos no ataque para compensar o fato de ter um a menos. E como o Americano não teve capacidade técnica para aproveitar os espaços, a partida terminou com a justa vitória cruz-maltina.

 

FICHA TÉCNICA

VASCO X AMERICANO

Local: Estádio Moacyrzão, em Macaé (RJ)
Data/Hora: 22/1/2012 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Lilian da Silva Fernandes (RJ) e Andréa Izaura de Sá (RJ)
Renda/Público: R$127.290/6.920
Cartões amarelos: Fellipe Batos (VAS) Pachola, Pedro e Pedro(AME)
Cartão vermelho: Jonathan (VAS)

GOLS: Alecsandro, 28'/1ºT (1-0); Fagner, 30'/1ºT (2-0)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri(Max 31'/2ºT); Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Chaparro(Jhonatan 18'/2ºT); Diego Souza e Alecsandro - Técnico: Cristovão Borges.

AMERICANO: Erivélton, Alex, Adalberto, Ricardo Braz e Márcio Loyola; Caetano, Paulo Vítor, Pedro(Tardelly 31'/2ºT) e Pachola(Marconi 17'/2ºT); Evandro e Hugo - Técnico: Moacir Júnior

image

image

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo, estatísticas), Lancenet (ficha)

A palavra do convidado: Léo

Pois é Amigos. Depois das férias merecidas de todos nós, dos nossos jogadores, da pré-temporada na belíssima Atibaia, o Vasco COMEÇOU 2012 com o pé direito.

Fica até difícil analisar nossa equipe já no início de temporada. Primeiro jogo do ano, bate aquela preguicinha, e depois, a diferença técnica entre as 02 equipes é enorme.

Com isso, chame como quiser. Jogo treino, amistoso, treino de luxo, enfim, o campeonato carioca é o tipo de competição que só chama a atenção e fica atraente nas fases decisivas, quando, 04 equipes disputam quem ganha o turno e vai para a final. Geralmente os 04 grandes se classificam. Surpresas existem, mas são raras.

Assim mesmo já dá para ir avaliando a atuação de alguns atletas, principalmente aqueles que vão estreando e os que não estavam sendo aproveitados na temporada passada, mas que continuam no elenco.

Nossas atenções hoje estavam voltadas para a lateral esquerda, onde Tiago Feltri fez sua primeira apresentação. Acredito eu que Ele foi muito bem, lógico, nossa carência de um lateral de origem é muito grande, e, o adversário também não ajuda muito na avaliação. Vamos ter que aguardar um pouquinho mais.

O Chaparro mostrou muita vontade e vai brigar por uma posição de titular. Fernando Prass, Fagner, Juninho (que performance), Diego Souza e Alecsandro tiveram boas atuações para uma estreia, este último, aliás, cumpriu sua palavra dita durante a semana, mostrando que a camisa 9 será disputada jogo a jogo.

O Garoto Jonathan entrou no decorrer do jogo, teve sua oportunidade e foi expulso. É bom alguém encostar no menino e ter uma conversa ao pé do ouvido, embora, os 02 jogadores merecessem ser expulsos. Nem bem começou o ano e o Vasco já pode se ligar na arbitragem.

Na sequência, ainda teremos mais 02 jogadores fazendo sua estreia com a camisa vascaína. A tendência é mesmo o time melhorar a cada jogo. Vamos precisar muito, pois a Libertadores está batendo a nossa porta.

Abraços e uma excelente semana a todos.

9 comentários:

Digo disse...

Que bolão jogou o Fagner. Nosso time tá afinadinho.

Valeu galera, valeu vascão.

abs

Carla Lia disse...

Olá amigos, e o charmoso Carioca está de volta! Começamos muito bem. Acho que esse Chaparro será uma boa aposta!

Gabriel - Esta havendo algum problema no blog. Já havia tentado por 3 vezes deixar um comentário. Parecem que eles somem.

Abs

Liso disse...

Isso aí Carla, coloquei uma msg por volta da 7 horas e blau blau, sumiu....

Começamos bem o Carioca e esse campeonato promete.
Fagner comeu a bola.

Vascooooooooo

Paulo da Cancela disse...

Temos que vencer esse Carioca! Tb gostei do Chaparro, acho que ele irá render mais se jogar mais um pouco adiantado. Tb gostei do nosso preparo físico.

Sds

Ruy disse...

E o Trem-Bala deu a largada! Que passe do Mito Dedé pro Fagner!

A tendência é só melhorar.

Abraços

Lenon disse...

Atenção - O que está acontecendo com as msgs é que estamos precisando confirmar duas vezes na verificação de palavras. Na 1a dá erro, apesar de certo e precisamos digitar uma nova palavra!

Vasco vai embalar em 2012.

Vascoooooooooooo

André Brasil disse...

Rapáaaaaa o tal do Feltri joga pra kcete!

Manfredi disse...

Eu achei esse Chaparro um bonde. Não entendi a ausência do Bernardo. Bela estréia no geral.

abs

Vasconcellos disse...

Fernando Prass fechou o gol, continua firme!

Fagner e Dedé são craques!

Abração e Vascão 2012